3/07/2008

Guia da Fórmula-1 - Honda

Se existe uma equipe que não tem o direito de errar novamente, essa é a Honda...

(Clique na capa para baixar e ampliar)

Modelo:RA 108
Motor:
Honda
Responsável: Ross Brawn
País:
Japão

Status: Equipe média
Em 2007:
8º lugar, 6 pontos.


Em 2007: A temporada passada foi a pior da história da equipe, em um ano em que os investimentos realizados causaram grandes expectativas. Rubens Barrichello e Jenson Button amargaram as últimas filas de grids e sofreram também com o péssimo ritmo de prova apresentado pelo RA107. Mais que isso, Rubens Barrichello perdeu completamente a vontade de ser competitivo e apenas Jenson Button reuniu alguns poucos esforços que renderam os únicos 6 pontos do time no ano.


Expectativas: A Honda não espera que esse seja um ano de vitórias, e nem pode. O principal é recuperar a confiança de todos dentro do time e isso só será alcançado caso o carro ande comumente entre os pontos. A tarefa pode até não ser fácil, mas dada a estrutura da montadora e a chegada de Ross Brawn para comandar o time é completamente possível de ser alcançada.

Ponto Positivo: A estrutura é grande, bem como o orçamento, que também deve contar com parte do que era destinado à Super Aguri. Aliado a isso a chegada de Ross Brawn à equipe deve mexer com os brios de todos aqueles que tanto sofreram em 2007. Seu entrosamento com Rubens também pode ajudar.

Ponto Negativo: Os primeiros resultados obtidos na pré-temporada indicam que o carro não parece ter nascido bem. É possível que a equipe estivesse escondendo o jogo, mas talvez não seja só isso.

PILOTOS

16-JENSON BUTTON

País: Inglaterra
Nascimento: 19/01/1980
Altura: 1,82 m
Peso: 69 Kg
Corridas: 135
Vitórias: 1
Poles: 3
Pontos: 229
Melhores Voltas: 0
Em 2007: 15º, 6 pontos.


Expectativa: Button tentou mudar diversas vezes de equipe para tentar fazer parte de times mais fortes em determinados momentos. Ano passado, mesmo com a derrocada da Honda, ele não cogitou em momento algum a saída do time. Foi paciente, mas agora ele espera que possa vencer corridas em 2009, caso contrário pula fora. Button perder algo muito importante que é a esperança dos torcedores ingleses em seu talento, algo que ele almeja recuperar. Não será em 2009.

Ponto Positivo: Button é um conservador dentro das pistas. Com um bom carro nas mãos ele já provou ter bom ritmo de corrida e ser capaz de vencer provas. É um bom piloto constante e que não oscila muito entre uma corrida e outra.

Ponto Negativo: Assim como seu companheiro de equipe ele já não parece tão motivado quanto antes.

17-RUBENS BARRICHELLO

País: Brasil
Nascimento: 23/05/1972
Altura:
1,72 m

Peso:
71 kg

Corridas:
249

Vitórias:
9

Poles:
13

Pontos:
519

Melhores Voltas:
15

Em 2006:
20º, 0 ponto.



Expectativa: Desde 1993 na Fórmula-1, Rubens Barrichello é o piloto mais experiente da categoria. Duas vezes vice-campeão, nove vitórias no currículo, 6 anos como piloto da Ferrari são números que impressionam qualquer um, menos o próprio Barrichello. Seu grande sonho é conquistar um dia um título mundial e, por saber que não teria chance em outra equipe, ele diz acreditar que pode conquistá-lo pela Honda. Dia 22 de junho, no Grande Prêmio da França ele se tornará o piloto com o maior número de largadas na história da categoria. Tudo que almeja é não parar de escrever essa história. Será difícil, infelizmente esse talvez seja o último ano do brasileiro na Fórmula-1.

Ponto Positivo: Experiência ele tem de sobra, é um ótimo acertador de carros e, embora não como antes, ele continua sendo muito veloz. Todos esses predicados podem ser muito úteis à Honda e à Ross Brawn, seu novo/velho chefe.

Ponto Negativo: Será a 16ª temporada de Barrichello na Fórmula-1. Infelizmente a idade chega para todos que lá estão e com esse bônus, o ônus da perda física vem de brinde. Mais que tudo isso, ele convive com a dúvida dos envolvidos com a Fórmula-1 e com o desânimo da possibilidade da Honda não ter construído mais uma vez um bom carro.

Fotos: Divulgação
Arte: Mundo Veloz

O Mundo Veloz continua sendo...

Guia da Fórmula-1 e link para testes, acompanhe aqui no MV...


- Falta exatamente uma semana para o início da temporada 2008 de Fórmula-1. Na próxima sexta feira neste mesmo horário em que escrevo este post já teremos os resultados dos primeiros treinos livres para o Grande Prêmio da Austrália em Melbourne. Serão as primeiras impressões de uma temporada que ainda nos deixa sem respostas muitas das perguntas que fazem a festa em nossas mentes.

- Para que você possa acompanhar melhor os detalhes desta temporada o "Mundo Veloz", como o amigo já deve ter percebido, com algumas informações sobre todas as equipes e pilotos que farão parte deste mundial e principalmente com as expectativas de cada um deles.

- E durante o ano mais duas novidades farão parte do layout do MV:


- A primeira é a lista de todos os testes coletivos que as equipes realizarão em 2008. Ao lado você já pode ver um banner chamado "Testes - 2008" que ficará no mesmo local até o fim do ano. Lá você já encontra os resultados dos testes de pré-temporada e também encontrará os testes futuros.

- A segunda é que os resultados de todas as etapas também poderão ser localizados facilmente com as respectivas bandeiras dos países também ao lado direito. Resultado final, grid e treinos livres. Informações à mão no "Mundo Veloz" em 2008.

Aurélio Batista Félix:

Aurélio Batista Felix em 1987, caminhão da direita
Foto: Grande Prêmio

- Não havia ainda falado aqui sobre essa assunto, mas nunca é tarde. Nunca fui fã de Fórmula Truck e, apesar dos comentários extra pista que ouvi, tinha uma certa admiração por Aurélio, que perdeu a vida esta semana, vítima de um infarto e complicações após uma angioplastia.

- Sua capacidade como promotor de eventos, mostra que muitas vezes a pessoa pode sim ser autodidata em algumas funções por mais importantes que sejam. Ele nunca havia cursado uma faculdade de publicidade mas sabia como fazer o show. E além de controlar tudo com punhos de ferro, realizava um belo show antes da largada e corria para pilotar o "Medical Truck". Em outras palavras batiao escanteio e corria para cabecear.

- Pessoas assim fazem falta ao nosso automobilismo carente de mão de obra qualificada. Até mesmo porque agora é muito complicado termos certeza da continuidade do nível deste show.

- Força em especial à família.

E mais...

- Sem divulgar os tempos a Honda completou sua sessão de testes em Jerez de La Frontera 603 voltas após seu início. Button, Barrichello e Wurz afirmaram que é um pouco complicado saber do real desempenho do carro pelo fato de terem treinado sozinhos, mas que algo parece ter mudado. Será que agora vai?

- Pneus para condições extremas de pista (fortes chuvas) também serão sinalizados a partir desta temporada. A Bridgestone, fornecedora de pneus, agora com um pouco mais de experiência no assunto, ainda não sabe como fará essa marca, mas foi um pedido das equipes que motivou a decisão da empresa. O motivo é o mesmo, melhor informação ao espectador;

- Após abraçar a finada Champ Car, o dono do circuito de Indianápolis Tony George quer levar a Fórmula-1 mais uma vez para o circuito para a comemoração do centenário da clássica pista. Já há conversas em andamento em especial com patrocinadores. Só o que posso fazer é mandar minhas boas vibrações. Minha torcida é grande para que isso aconteça;

- Hamilton e Kovalainen escaldados. Os dois falam que o grande objetivo hoje é o Grande Prêmio da Austrália. Neste momento os dois evitam falar em disputa de título ou algo parecido. Além disso, apenas elogios ao carro. À contar pelo ano passado é bom Hamilton não prometer campeonato e melhor ainda que Kovalainen se preocupe com a estréia;


- Na Toyota a coisa é diferente não só na capacidade como nos comentários. Trulli acredita que o carro não é tão bom nas classificações mas vai bem em corridas, já Glock acredita que o carro é rápido em poucas voltas e ruim em longas distâncias. Vai saber;

- Os amigos da comunidade F1 Brasil realizaram esta semana a primeira edição da "Rádio F1 Brasil", que pode ser ouvida aqui. Leonardo Felix, Leandro Verde, Wendell Fiorin e Fernando Ringel fizeram um bom prólogo do que promete ser a atração que nas próximas edições terá a participação de Eduardo Azeredo.

Guia da Fórmula-1 - Super Aguri

Ainda não existe sequer a certeza de que a Super Aguri alinhará no grid de largada em Melbourne. Nem ao menos quem será dono do time...


(Clique na capa para ampliar ou baixar)

Modelo: SA01
Motor:
Honda
Responsável: Aguri Suzuki
País:
Japão

Status: Equipe pequena
Em 2007:
9º lugar, 4 pontos.


Em 2007: O ano passado não foi de todo ruim para a Super Aguri. Utilizando o carro da Honda de 2006, Takuma Sato e Anthony Davidson chegaram a ficar boa parte do campeonato à frente da "matriz", possível motivo para a cada vez maior retirada de investimentos na equipe de Suzuki. Com o passar da temporada o defasado carro mostrou algumas dificuldades de evolução e a equipe foi ficando sem dinheiro necessário para tal. Com isso, os dois pilotos do time voltaram a viver uma situação parecida com o ano de 2006 quando amargavam apenas e tão somente as últimas posições do grid.


Expectativas: Devido às péssimas condições financeiras do time e à inexplicável atitude da Honda em não investir em seu time B, a única expectativa compreensível da Super Aguri para 2008 é sobreviver até o final da temporada. Existe até mesmo a possibilidade do time ser vendido antes do início da temporada ou até mesmo de nem largar para a primeira prova do ano. Dessa forma pode-se dizer que será quase impossível chegar aos pontos já que mais uma vez o time utilizará o carro da Honda de 2006, afinal de contas, o carro do ano passado ninguém quer. Será que vale a pena?

Ponto Positivo: Praticamente impossível encontrar pontos positivos em uma equipe que vive tantas dificuldades como a Aguri. O fato do time ter ficado parte do campeonato à frente da matriz em 2007 pelo menos mostra que existem bons profissionais na Super Aguri.

Ponto Negativo: Além da falta de dinheiro, a motivação deve ser um grave problema à ser enfrentado pela equipe em 2008. Fora isso, talvez seja impossível desenvolver o carro, que foi projetado para a temporada 2006 e viverá agora seu terceiro ano de vida. As modificações para adaptar o modelo ao novo regulamento devem prejudicar ainda mais a velocidade.

PILOTOS

18-TAKUMA SATO

País: Japão
Nascimento: 28/01/1977
Altura: 1,63 m
Peso: 60 Kg
Corridas: 86
Vitórias: 0
Poles: 0
Pontos: 44
Melhores Voltas: 0
Em 2007: 17º, com 4 pontos.



Expectativa: Takuma foi eleito pouco tempo atrás o melhor japonês da história da Fórmula-1. Com a contratação de Barrichello pela Honda, a montadora criou até mesmo o seu time "B", a Super Aguri para que ele não ficasse à pé. Mas Takuma vive hoje um momento complicado pois esse time "B" não lhe dá condição nenhuma para que ele consiga mostrar seu trabalho na Fórmula-1 e agora outro japonês deve atrair os holofotes, já que Kazuki Nakajima fará sua primeira temporada como piloto titular da Williams. a única saída para ele é conseguir bons resultados em 2008 para tentar uma vaga em qualquer outro time. As duas metas serão muito complicadas de se atingir.

Ponto Positivo: Takuma é rápido e, embora o time não permita muita coisa, ele se sente muito bem na Super Aguri. Na última temporada conquistou todos os quatro pontos do time e anda constantemente à frente do companheiro.

Ponto Negativo: Piloto à moda antiga, Sato ainda tem alguns problemas de constância. Em uma mesma corrida é capaz de realizar inúmeras ultrapassagens e dar show, mas pelo excesso de arrojo pode botar tudo à perder. Errar em um treino com o carro de uma equipe pequena pode inclusive gerar grandes prejuízos à ele.

19-ANTHONY DAVIDSON

País: Inglaterra
Nascimento: 18/04/1979
Altura:
1,67 m

Peso:
55 kg

Corridas:
20

Vitórias:
0

Poles:
0

Pontos:
0

Melhores Voltas:
0

Em 2007:
23º, com 0 ponto.



Expectativa: A demora para a oficialização de seu nome pode ser um indício de que sua vaga esteja à venda. Caso apareça algum piloto pagante, Davidson ficará à pé, e não há dúvidas que o escolhido para deixar a titularidade do time seria ele. Sua única saída é trabalhar forte nos testes para tentar fazer o carro mais veloz, isso lhe daria uma boa possibilidade voltar à Honda função de terceiro piloto. Brigará para andar à frente de seu companheiro de time e raramente conseguirá chegar em uma situação que lhe permitirá brigar pelos pontos.

Ponto Positivo: É bem cotado por muitos no meio da Fórmula-1, em especial pela cúpula da Honda. O tempo que esteve como piloto de testes da matriz prova que é um bom desenvolvedor de carros.

Ponto Negativo: Faz parte do grupo de pilotos que nunca deixa de ser promessa. Aguri Suzuki brigou pesado para tê-lo como titular em 2007 mas ele perdeu a batalha para Takuma Sato. Não parece ser um piloto muito constante.

Fotos: Divulgação
Arte: Mundo Veloz


3/06/2008

Guia da Fórmula-1 - Force India

Quarta versão da equipe Jordan mais uma vez promete bons resultados em dois ou três anos...

(Clique na imagem para ampliar ou baixar)

Modelo: VLM-01
Motor:
Ferrari

Responsável: Michel Mol e Vijay Mallya
País:
India

Status: Equipe pequena
Em 2007:
10º lugar, 1 ponto. (Como Spyker)


Em 2007: Como Spyker a equipe iniciou a temporada como o pior entre todos os times da Fórmula-1. Adrian Sutil, porém, conseguiu boas performances na segunda metade da temporada alcançando até mesmo o oitavo posto no Grande Prêmio do Japão, fato que rendeu o primeiro ponto do time. As dificuldades financeiras cada vez mais evidentes aliadas à mudança de estratégia da montadora, que teve inúmeros prejuízos, fez com que a alta cúpula se rendesse aos dólares indianos.


Expectativas: Desde 2005 a equipe troca de nome a cada ano. Naquele ano era a Jordan, em 2006 Midland, em 2007 Spyker e agora o time alinha em Melbourne com o quarto nome: Force India. Mais do que uma equipe de Fórmula-1, a Force India é uma forma de atrair investimentos para o país com a divulgação de seu nome. A cúpula da equipe não espera grandes resultados para 2008, mas a evolução do carro da Spyker pode render alguns pontos ao novo time que conta com um piloto novato e rápido e um experiente.

Ponto Positivo: Difícil encontrar pontos positivos em um time que estréia com base montada por um time pequeno. De qualquer forma um recomeço é sempre um alento e o ânimo adquirido por todos dentro do time poderá ajudar sem dúvida alguma. A torcida é essa.

Ponto Negativo: É a terceira estréia de um novo time com base no espólio da Jordan. Quando o tempo passa e tempos a oportunidade de ver tantas tentativas sem sucesso, chegamos à pensar que há alguma coisa errada com o espólio e não com quem o adquire. Só conseguirão produzir bem se se conseguirem praticar uma renovação total.

PILOTOS

20-ADRIAN SUTIL

País: Alemanha
Nascimento: 11/01/1983
Altura: 1,83m
Peso: 75 Kg
Corridas: 17
Vitórias: 0
Poles:
0

Pontos:
1

Melhores Voltas: 0
Em 2007: 19º, com 1 ponto



Expectativa: Depois de ser apontado como possível substituto de alguns pilotos em equipes maiores o alemão tem a obrigação de manter o bom nível dentro das pistas e errar menos. Isso caso ele ainda tenha vontade de transferir no futuro para equipes como a McLaren, já que a Mercedes está de olho nele. Alguns pontos podem ajudar

Ponto Positivo: É um piloto que provou que pode tirar mais velocidade do que o carro tem. O ponto conquistado no Grande Prêmio do Japão do ano passado em meio à um dilúvio também mostrou que ele sabe lidar com adversidades.

Ponto Negativo: Mostra velocidade mas também um pouco de inconstância, provavelmente fruto de sua inexperiência. Não pode cometer erros como aconteceu no Grande Prêmio da Europa quando estava em boa posição mas escapou da pista.

21-GIANCARLO FISICHELLA

País: Itália
Nascimento: 14/01/1973
Altura:
1,72m.

Peso:
66 Kg.

Corridas:
194

Vitórias:
3

Poles:
3

Pontos:
267

Melhores Voltas:
2

Em 2007:
8º, com 21 pontos.



Expectativa: Precisa recuperar, entre outras coisas, a auto-confiança. Saiu da Renault depois de 2 temporadas devendo velocidade. Tido como um piloto em final de carreira ele afirma que ainda tem muito à fazer. Só conseguirá se andar constantemente nos pontos.

Ponto Positivo: Experiência nunca faz mal à ninguém, e isso ele tem de sobra. Depois de quase 200 corridas (número que atingirá em 2008), ele pode ajudar na evolução do novo carro da equipe.

Ponto Negativo: Falta velocidade e constância à Físico. Caso não consiga atingir o objetivo de levar esse carro aos pontos pode acabar seguindo os passos de Alexander Wurz, ou pior, de Ralf Schumacher.

Fotos: Divulgação
Arte: Mundo Veloz

Testes coletivos - 2008

Mundo Veloz informa: Lista dos testes coletivos entre as equipes em 2008

PRÉ-TEMPORADA

Jerez de La Frontera - I:

Dia 1 - 14/01/2008
Dia 2 - 15/01/2008
Dia 3 - 16/01/2008

Tempos Combinados

Valência:

Dia 1 - 21/01/2008
Dia 2 - 22/01/2008
Dia 3 - 23/01/2008
Dia 4 - 24/01/2008

Tempos Combinados

Barcelona - I:

Dia 1 - 01/02/2008
Dia 2 - 02/02/2008
Dia 3 - 03/02/2008

Tempos Combinados

Bahrein:

Dia 1 - 04/02/2008
Dia 2 - 05/02/2008
Dia 3 - 06/02/2008
Dia 4 - 09/02/2008
Dia 5 - 10/02/2008
Dia 6 - 11/02/2008

Tempos Combinados

Jerez de La Frontera - II:

Dia 1 - 11/02/2008
Dia 2 - 12/02/2008
Dia 3 - 13/02/2008
Dia 4 - 14/02/2008

Tempos Combinados

Barcelona - II:

Dia 1 - 20/02/2008
Dia 2 - 21/02/2008
Dia 3 - 22/02/2008
Dia 4 - 25/02/2008
Dia 5 - 26/02/2008
Dia 6 - 27/02/2008

Tempos Combinados

3/04/2008

Guia da Fórmula-1 - McLaren

Após escândalos de espionagem, polêmicas entre seus pilotos e inúmeros problemas extra-pista, McLaren tenta recuperar principalmente a moral perdida em 2007... na temporada das perguntas... será possível?

(Clique na capa para ampliar ou baixar)

Modelo: Mp4/23
Motor:
Mercedes

Responsável: Ron Dennis
País:
Inglaterra

Status: Equipe grande
Em 2007:
11º lugar, 0 ponto.


Em 2007: 2007 foi um ano de fortes e diferentes emoções para a McLaren. Mesmo brigando pelo título o time viveu talvez o pior ano de toda a sua gloriosa história na Fórmula-1. Tentando apagar um ano de 2006 sem vitórias on ingleses se envolveram em um caso comprovado de espionagem contra a equipe Ferrari após oferta de um funcionário da equipe, Mike Coughlan, que por sua vez foi tentato por Nigel Stepney, do time italiano.

- O resultado foi a exclusão do time do mundial e uma astronômica multa de US$100 milhões, que ainda pode deixar alguma seqüela para esta temporada.

- Não bastasse isso, Ron Dennis não soube controlar o ímpeto de seus dois pilotos, o novato e audacioso inglês Lewis Hamilton e o difícil espanhol Fernando Alonso. Os dois brigaram dentro de fora das pistas durante toda a segunda metade da temporada e o resultado foi a perda também do título de pilotos que foi conquistado pelo azarão Kimi Raikkonen na última etapa aqui no Brasil.


Expectativas: Será necessário para este ano, mais que o título, recuperar a confiança de torcedores, imprensa e de todo o mundo da Fórmula-1. O título, embora secundário, não é impossível de ser conquistado por um time grande como este e que ao que parece conseguiu fazer nascer um bom carro.

Ponto Positivo: O bom desempenho na pré-temporada coloca a equipe inglesa em um nível muito próximo ao da Ferrari no que diz respeito à performance. Caso seja repetido o campeonato do ano passado, a McLaren pode levar vantagem sobre a Ferrari no quesito confiabilidade.

Ponto Negativo: Se desfazer de Fernando Alonso era necessário, mas pode se transformar em um grande baque para a equipe inglesa. Ninguém pode garantir que Heikki Kovalainen e Lewis Hamilton possam fazer o carro se desenvolver durante o ano.

PILOTOS

22-LEWIS HAMILTON

País: Inglaterra
Nascimento: 07/01/1985
Altura: 1,74m
Peso: 67 Kg
Corridas: 17
Vitórias: 4
Poles: 6
Pontos: 109
Melhores Voltas: 2
Em 2007: com 109 pontos


Expectativa: Após uma temporada de muito aprendizado, que lhe rendeu números impressionantes como a média de 1 vitória à cada 4 corridas, o inglês mais do que nunca precisa brigar pelo título e conquistá-lo. Talvez não seja necessário chegar mais uma vez ao final da temporada com chances e ser derrotado novamente. Caso isso aconteça ele será muito criticado, se não chegar ao final brigando pode pelo menos por a culpa no carro.

Ponto Positivo: Já mostrou o quanto pode ser veloz, e com o bom ambiente que deve viver com o novo companheiro de equipe, terá tranquilidade para ser veloz, algo que ele já provou ser capaz.

Ponto Negativo: Há ainda a dúvida sobre sua capacidade para liderar um time grande e ambicioso como a McLaren, além disso, não é reconhecido ainda como um bom acertador de carros. Na última temporada usava setups encontrados por Alonso.

23-HEIKKI KOVALAINEN

País: Finlândia
Nascimento: 19/10/1981
Altura:
1
,72m
Peso:
66kg

Corridas:
17

Vitórias:
0

Poles:
0

Pontos:
30

Melhores Voltas:
0

Em 2007:
7º com 30 pontos.



Expectativa:
Foi quem mais se deu bem com toda a confusão entre Alonso, Hamilton e McLaren pois pôde aproveitar para dar um belo salto de qualidade no que diz respeito à estar em uma melhor equipe em 2008. Aprendeu tudo que podia na Renault e agora tem uma grande chance para vencer corridas.


Ponto Positivo: Foi muito cobrado em 2007 na equipe francesa, tanto que encontrou inúmeras dificuldades para se adaptar ao ambiente de corridas. Será também cobrado no novo time mas dessa vez já sabe como se livrar dos maus fluídos.

Ponto Negativo: O que ajuda as vezes também atrapalha, ou seja, a cobrança que sofrerá nos primeiros meses pode atrapalhar caso ele não seja tão paciente quanto foi em 2007. Será necessário também uma boa dose de paciência para que aceite o cargo de segundo piloto, algo que pode ser confirmado caso Hamilton conquiste bons resultados.

3/03/2008

Guia da Fórmula-1 - 2008

Temporada chegando e o "Mundo Veloz" estará marcando em cima mais uma vez...


- Como término da pré-temporada 2008 começam as grandes especulações e é hora de preparar o espirito e a mente. Assim como em 2007 o "Mundo Veloz" trará esse ano um guia contando tudo sobre a temporada que se inicia no próximo dia 16 de março em Melbourne na Austrália. Todas as equipes e pilotos e suas devidas expectativas para mais um mundial.

- Conheça e entenda um pouco mais o que devemos assistir em 2008 em mais uma temporada que terá disputa do início ao fim do ano. Pelo menos fora da pista.

- A primeira edição é chega amanhã com tudo sobre a preparação da McLaren para o mundial. Depois de tudo que aconteceu ao time inglês na última temporada parece estranho, mas é com a equipe dos números 22 e 23, última colocada no último mundial, que o guia começa.

- Não perca. Até lá.