- "Queríamos ver como o carro se comportava andando leve", assim Kovalainen explicou seu desempenho no terceiro dia de testes coletivos em Valência, na Espanha. E pelo jeito o carro se comportou bem pois, sem analisar a estratégia de cada um, ele foi o mais rápido do dia entre os pilotos que andaram ontem.
- Além disso ele credenciou seu desempenho ao novo molde de banco, algo que o incomodava mas que já é problema do passado. Segundo o finlandês por enquanto é possível se conformar com a quarta colocação, algo normal para o piloto e para o time nesse início de ano. Ninguém duvida que a McLaren será forte, difícil é acreditar que no início do ano eles briguem de cara pela vitória, por tudo aquilo que aconteceu no ano passado e que deixou resquícios para 2008.
- A segunda colocação ficou com o brasileiro Felipe Massa, 662 milésimos atrás de Kova, Raikkonen foi o terceiro e Hamilton o quarto lembrando um pouco os rumos tomados pela temporada passada quando McLaren e Ferrari dividiam as quatro primeiras posições entre si. Nakajima foi o quinto colocado à bordo de um modelo 2007 com componentes de 2008, o chamado híbrido.
- Ontem foi possível também à quem esteve em Valência, assistir à estréia do novo carro da Honda, pilotado por Rubens Barrichello. O desempenho? Mesmo com tanto investimento, com a chegada de Ross Brawn e com promessas de que 2008 seria melhor ele foi apenas o 16º entre 17 pilotos. Natural, foi a primeira vez que o carro foi à pista. Todos torcemos para que tudo seja diferente.
Mais uma vez a torcida espanhola lotou o autódromo Ricardo Tormo, onde acontecem os testes, para ver o bicampeão Fernando Alonso. Impressionante a paixão do torcedor local pelo controverso piloto que ontem foi apenas o 6º colocado mais uma vez. Está difícil recuperar o desempenho do primeiro quando provavelmente com o tanque vazio ele foi o mais rápido do dia com o carro do ano passado. Parece que serviu para chamar atenção. Hoje é Nelsinho quem testará o R28.
- E ainda sobre a torcida é impossível ignorar as manifestações anti Hamilton e McLaren. Vide abaixo.
- O "Mundo Veloz" está defasado sempre em um dia com relação ao resultado dos testes, mas seguimos acompanhando todo o burburinho deste início de ano.
Valência - Dia 2 - 23/01/2008
Pos Piloto Equipe Tempo VlsE mais:
1. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:11.000 92*
2. Massa Ferrari 1:11.662 81*
3. Raikkonen Ferrari 1:11.850 108*
4. Hamilton McLaren-Mercedes 1:12.076 115*
5. Nakajima Williams-Toyota 1:12.255 93
6. Alonso Renault 1:12.360 111*
7. Rosberg Williams-Toyota 1:12.493 117*
8. Webber Red Bull-Renault 1:12.594 87*
9. Heidfeld BMW-Sauber 1:12.976 51
10. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:13.015 63
11. Glock Toyota 1:13.129 95*
12. Kubica BMW-Sauber 1:13.230 121*
13. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:13.307 118
14. Sutil Force India-Ferrari 1:13.409 98
15. Trulli Toyota 1:13.547 96*
16. Barrichello Honda 1:14.588 36*
17. Kogure Honda 1:16.954 40
* Carros de 2008
- Falando em Honda, o diretor esportivo da equipe Nick Fry afirmou ontem ao mundo que entende a péssima temporada vivida por Barrichello e sua desmotivação. Segundo ele Button se comprometeu desde o início da temporada e Barrichello ficou devendo, mas não poderia ser diferente para um piloto que havia disputado 15 temporadas na categoria e de repente encontra um carro terrível pela frente. Coerência? Sim, sem dúvida, mas se o carro de 2008 andar um pouco mais ele fica sem desculpa para Rubens;
- Kimi Raikkonen afirmou ontem também que não sabe se continua na Fórmula-1 após o término de seu contrato com a Ferrari ao final de 2009. Para ele seria muito interessante disputar alguma categoria de Rali. Mas afirmou, mesmo que continue na Fórmula-1 ele será piloto da Ferrari, equipe que definiu como a última que ele pilotará em sua passagem pela Fórmula-1. Uma rara demonstração de calor do finlandês;
- Chamou atenção: Steve Johnson, diretor administrativo da Champ Car informou ter ficado decepcionado pelo fato de, mesmo com 2 milhões de dólares para investir na categoria, o campeão da Fórmula Atlantic Raphael Mattos ter se transferido para a Indy Pró-Series. Segundo ele é necessário agora rever alguns conceitos do programa de formação de pilotos para a categoria que a cada ano que passa perde mais espaço nos EUA;
- Stock Car anuncia recordes de público batidos na temporada passada: 401 mil pessoas, contra 365 de 2006, assistiram os eventos da categoria segundo a organização, sem contar o público de Buenos Aires. Brasília e São Paulo-III foram as provas mais assistidas com 46000 pessoas nas arquibancadas e camarotes. O maior crescimento foi São Paulo-II passando de 22 para 34 mil. A única queda foi Santa Cruz do Sul que caiu de 41 para 39 mil. São números oficiais, questionáveis em 80% das provas que estive presente, mas oficiais. Carlos Col, presidente da Vicar, que organiza a categoria afirmou que para que o público aumente é necessário investimento nos autódromos. É melhor esperar deitado, Col... até sentado cansa;
- Nos testes matutinos de hoje Raikkonen foi o mais rápido seguido de Kovalainen, Massa e Nakajima. Daqui a pouco tem mais.
0 comentários:
Postar um comentário