Grande Prêmio do Japão é o início da grande reta final do campeonato...
- Faltam apenas 3 provas para o final do campeonato. Japão, China e Brasil... é a grande reta final do campeonato. É o momento em que, caso Hamilton vença, todos darão o campeonato como definido. Caso Massa vença aumentam as especulações sobre as duas últimas provas e expressões como "Reta Final" (usado no título deste post) serão muito mais usadas.
- A verdade é que com 7 pontos de diferença nada está definido como diz o próprio Felipe Massa. Kimi Raikkonen enfim saiu do muro e prometeu ajuda à Felipe. Os dois não são amigos, o finlandês não está bem, mas ele sabe que é bom apresentar bons desempenhos nas últimas provas e, de preferência, ficar à frente de Hamilton e atrás de Massa. Isso é vital para o título do brasileiro.
- Hamilton do seu lado resolveu assumir seu segredo e admitiu que nas últimas provas de 2007 sentiu sim a pressão da disputa do título creditando boa parte de sua derrocada ao fato de ter ficado 5 semanas na Ásia longe da família. É uma boa forma de desviar o foco e fazer todos acreditarem que ele realmente está focado na conquista do título deste ano.
- As cartas estão na mesa, de um lado a atrapalhada Ferrari que promete um carro melhor para as provas finais. De outro a McLaren em ótima forma e que está praticamente sem cometer erros durante a temporada.
- "Façam suas apostas" seria mais um bom clichê para o final deste post, mas o usarei apenas de Massa vencer o Grande Prêmio do Japão, em especial no caso de uma dobradinha ferrarista.
Mais uma apresentação de um carro da Red Bull está marcado em solo brasileiro... como será dessa vez?
- Ano passado a Red Bull marcou uma apresentação nas ruas de São Paulo em um caminho que ia do Teatro Municipal até o Pq do Ibirapuera, tendo como ponto máximo a subida e descida da 23 de Maio. Seria uma quarta feira, mas o evento foi cancelado devido ao tempo chuvoso. Aconteceu na quinta, mas sem que ninguém fosse avisado.
- Agora o carro está em exposição em Brasília, será que tudo correrá bem?
Uma das etapas mais agitadas da temporada não acontecerá em 2009...
- As pistas tradicionais aos poucos vão deixando espaço no calendário para novos centros, em especial os localizados na Ásia. Ímola foi embora, bem como A1, Estoril, Jerez, Adelaide, Indianápolis. Tudo bem, acho um exagero de saudosismo, as coisas precisam ser renovadas de tempos em tempos. Mas acompanhar uma temporada inteira sem assistir uma corrida em Montreal será algo doído.
- Aqueles que me conhecem um pouco mais de perto sabem que depois do Grande Prêmio do Brasil (que não conta, é café com leite), minha pista favorita é Montreal. Em que lugar acompanhamos provas com tantas variáveis nos últimos anos?
- Em 2008 tivemos o atropelamento de Hamilton em Raikkonen, que resultou em abandono dos dois e um vexame para o inglês. Em 2007 a prova assustou o mundo com o acidente de Robert Kubica (foto) e eliminação de Felipe Massa e Giancarlo Fisichella da prova. 2006 nos mostrou uma prova recorde em número de Safety Cars e por aí vai.
- A pista de rua, travada e com bons pontos de ultrapassagens é localizada em meio à Ilha de Notre Dame com um visual maravilhoso. Em termos de acerto a grande dificuldade é o freio, era comum há alguns anos que as equipes levassem para a pista sistemas completamente novos e muitas vezes até fora do regulamento, como fizeram Williams e Toyota em 2004.
- Enfim, vai ser duro, mas fazer o que? Pela primeira vez na história a América do Norte não receberá um Grande Prêmio de Fórmula-1 e a ausência dos Estados Unidos é provavelmente um dos grandes motivos da escolhe de ausência do Canadá. Os custos são muito grandes para se montar o circo apenas uma vez naquela parte do continente. O mesmo acontece aqui no Brasil, mas estamos com bom aporte financeiro para tal.
- Seria interessante fazer a prova junto com o GP do Brasil no fim do ano? Seria, o duro é aguentar o inverno canadense, um dos mais fortes do planeta.
- Curioso.. a prova em Valência por enquanto aparece como "Grande Prêmio da Europa" e não "Grande Prêmio do Mediterrâneo como havia sido previamente anunciado. A prova de Nurburgring consta como "Grande Prêmio da Alemanha", nome que lhe foi impedido de usar pelos organizadores da prova em Hockenheim, detentores do nome.
Confira o calendário:
29 de março - Austrália 05 de abril - Malásia 19 de abril - Bahrein 10 de maio - Espanha 24 de maio - Mônaco 07 de junho - Turquia 21 de junho - Inglaterra 28 de junho - França 12 de julho - Alemanha 26 de julho - Hungria 23 de agosto - Europa (Valência) 30 de agosto - Bélgica 13 de setembro - Itália 27 de setembro - Cingapura 11 de outubro - Japão 18 de outubro - China 01 de novembro - Brasil 15 de novembro - Abu Dhabi
- Um anúncio dos mais importantes foi feito hoje pela BMW Sauber. Nick Heidfeld e Robert Kubica seguirão como pilotos do time alemão na próxima temporada. Esse anúncio vem acompanhado de uma série de efeitos colaterais:
Fernando Alonso perde uma de suas principais opções e "Mundo Veloz" erra suas previões iniciais;
Nick Heidfeld deixa de ser especulação em algumas equipes;
Time alemão o 5º a manter a dupla para a próxima temporada.
- Nick Heidfeld ainda ganha sobrevida na Fórmula-1 já que seu nome andava ligado a equipes de menor expressão. Na BMW ele tem mais um ano para mostrar serviço, brigar de igual paara igual com Robert Kubica e até mesmo conseguir a primeira vitória da carreira já que o time lhe dá condições para tal. Mas Kubica segue com muito mais moral
- O anúncio também da moral para os brasileiros na Honda. Fernando Alonso deve permanecer na Renault e Bruno Senna briga pela segunda vaga contra Rubens Barrichello. O segundo deve levar.
MERCADO FÓRMULA-1 2009
Legenda:
Contrato assinado
Confirmação no dia
Grande possibilidade
Favorito
Possibilidade remota
Negócio esfriando
Briga pela vaga
Especulação
EQUIPES
Kimi Raikkonen Felipe Massa
Robert Kubica Nick Heidfeld
Nelsinho Piquet Fernando Alonso Lucas di Grassi Sebastién Bourdais Romain Grosjean
Nico Rosberg Kazuki Nakajima
Mark Webber Sebastian Vettel
Jarno Trulli Timo Glock
Sebastién Bourdais Sebastien Buemi Bruno Senna Romain Grosjean Takuma Sato Anthony Davidson Rubens Barrichello Nelsinho Piquet Sebastian Vettel
Rubens Barrichello Jenson Button Fernando Alonso Bruno Senna
Giancarlo Fisichella Adrian Sutil Vitantonio Liuzzi