4/07/2007

Massa na pole... como esperado...

O Brasil e o mundo estavam aguardando uma classificação sem problemas do brasileiro que não decepcionou...


- Felipe Massa conquistou nessa madrugada (pelo horário brasileiro) a pole position para o Grande Prêmio da Malásia, segunda etapa do mundial 2007 de Fórmula-1 que acontece na próxima madruga às 4 da matina (de Brasília).

- É um resultado esperado, todos queriam ver o brasileiro competir em condições de igualdade com Kimi Raikkonen e Fernando Alonso para que se pudesse ter uma noção do real patamar da disputa. Em Melbourne ele liderou quase todos os treinos livres mas teve problemas de câmbio na classificação ficando de fora da disputa pela pole e principalmente pela vitória pois largou em último.

- Não foi fácil, Fernando Alonso liderou as duas primeiras partes da qualificação com boa participação também de Kimi Raikkonen, porém, a Ferrari não parece ter forçado o ritmo. Na terceira fase as surpresas foram guardadas para o final quando estavam na pista, na ordem, Kimi Raikkonen, Fernando Alonso e Felipe Massa. Como em um bom filme Raikkonen fez o melhor tempo que em seguida foi batido por Alonso, que por sua vez também ficou para trás quando Massa cruzou a linha de chegada. Massa provou que está na briga...

- Alonso acredita que a McLaren conseguiu diminuir a diferença que tem dos carros de sua equipe para os carros da Ferrari. Porém, só teremos essa confirmação durante a prova pois na Fórmula-1 de hoje uma posição mais à frente pode significar um tanque um pouco mais vazio. Massa acredita que a eqiupe rival está chegando e para ele isso tornará o trabalho muito mais difícil... melhor assim!!!

- Note-se nesse grid uma peculiaridade. Massa foi o primeiro mostrando que a Ferrari é mesmo o melhor carro do grid, mas com esse carro Kimi Raikkonen não foi o segundo. Em uma Fórmula-1 decidida por diferenças tão pequenas (169 milésimos de diferença entre Alonso e Raikkonen) eu considero a terceira posição completamente normal. Porém, é bom ele abrir o olho e "rebolar" para oque na corrida ele consiga ficar à frente de Alonso. Nâo seria nada interessante para ele em sua briga direta com Massa ficar atrás de uma McLaren. Sem se esquecer que é bom Felipe abrir o olho também com Alonso que vem com tudo.

- Dureza sem fim vive Rubens Barrichello... em meio a tantas confusões e a um baixo rendimento a Honda ainda conseguiu trocar o carro de Barrichello por unidade reserva que não estava preparada para ir à pista (!!!)... assim fica muito difícil mesmo. "A sensação era que eu estava guiando o carro de uma outra equipe" disse Barrichello após o treino, "pra que trazer o reserva então?". Eu como sempre muito crítico das declarações de Barrichello dessa vez sou obrigado a assinar embaixo. Último lugar para ele pois na troca de carro o motor não foi junto como manda o regulamento, aliás, isso nem quer dizer muita coisa pois de qualquer forma ele largaria em 19º.

Confira o Grid de largada para o Grande Prêmio da Malásia:

1º Felipe Massa (Ferrari) 1:35.043
2º Fernando o Alonso (McLaren) 1:35.310
3º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1:35.479
4º Lewis Hamilton (McLaren) 1:36.045
5º Nick Heidfeld (BMW-Sauber) 1:36.543
6º Nico Rosberg (Williams) 1:36.829
7º Robert Kubica (BMW-Sauber) 1:36.896
8º Jarno Trulli (Toyota) 1:36.902
9º Ralf Schumacher (Toyota) 1:37.078
10º Mark Webber (Red Bull) 1:37.345
11º Heikki Kovalainen (Renault)
12º Giancarlo Fisichella (Renault)
13º Takuma Sato (Super Aguri)
14º Jenson Button (Honda)
15º Vitantonio Liuzzi (Toro Rosso)
16º Scott Speed (Toro Rosso)
17º Anthony Davidson (Super Aguri)
18º Rubens Barrichello (Honda)
19º Alex Wurz (Williams)
20º Christijan Albers (Spyker)
21º Adrian Sutil (Spyker)
22º David Coulthard (Red Bull)

4/05/2007

Zonta: Ligação direta F-1/Stock Car

Piloto de testes da Renault disputará temporada 2007 pela L&M Competições...


- Ricardo Zonta, piloto de testes da Renault na Fórmula-1, um dos mais conceituados do circo da maior categoria do mundo... piloto da Stock Car Brasil. É assim que ele será chamado a partir de agora, pelo menos pelos brasileiros que poderão acompanhar de perto esse que na minha opinião foi o maior piloto do país na era pós-Senna. Agora temos Felipe Massa, mas antes dele sempre depositei muito fortemente minhas fichas no paranaense.

- Depois de ser contratado como piloto da Mercedez, Ricardo Zonta teve dficuldades para entrar na Fórmula-1 e disputou o FIA-GT, campeonato mundial de turismo com um protótipo da montadora sendo campeão em sua primeira e única temporada. Tudo parecia certo para que ele fizesse sua estréia em umas duas temporadas, talvez até mesmo pelo McLaren, mas a ansiedade de disputar logo a Fórmula-1 e a fantasia criada pela Reynard, por Craig Pollock e Jacques Villeneuve em relação à BAR fizeram com que ele fizesse sua estréia pela nova equipe da F-1.

Ricardo Zonta no GP da Hungria de 1999

- O resultado não poderia ter sido outro, o carro não andava e Villeneuve foi o maior problema que um piloto pode ter como companheiro de equipe, até que, em um acidente entre os dois companheiros Zonta foi demitido da BAR... na verdade era o fim de um calvário.

Entre Schumacher e Hakkinen, em uma das mais lindas ultrapassagens da história da Fórmula-1, onde Zonta foi... escudo!!! Mas assistiu de camarote esse momento lindo!!!

- Depois disso ele fez corridas esporádicas por Jordan e Toyota, mas onde ele se destacou foi como piloto de testes da equipe japonesa, principalmente em 2005 onde a Toyota tinha um terceiro carro à disposição nas sextas feiras e Zonta estava sempre entre os mais rápidos. Ele sempre foi també muito elogiado por todos no time japonês por sua capacidade de "feedback" em relação à pista e carro. Esse "feedback" foi o que lhe valeu o convite para testar para a Renault em 2007.

Zonta exibindo a Toyota no Saca Rolha em Laguna Seca

- Só que agora as novas regras dos testes da Fórmula-1 permite apenas um carro por pista, e além dos dois titulares Kovalainen e Fisichella, a equipe tem Nelsinho Piquet que é o escolhido de Flavio Briatore para a titularidade em breve na equipe.

- Zonta assim começa levemente a perder espaço na Fórmula-1 e começa a seguir os passos de Marc Gené da Ferrari e Pedro de La Rosa da McLaren que como pilotos de teste resolveram buscar outras categorias para se manterem na ativa.

- Dessa forma poderemos ver o campeão do FIA-GT de 1998 e piloto de Fórmula-1 competindo na principal categoria do automobilismo brasileiro, essa gaiola de loucos que viajarão o Brasil em busca dos melhores tempos, das melhores ultrapassagens e do título. Se por um lado é uma pena que Zonta não esteja recebendo a atenção que merece na Fórmula-1, por outro é sensacional poder vê-lo tão perto. Fazendo uma analogia com o futebol é como se um daqueles craques que são vendidos para times europeus viesse jogar aqui no São Paulo, Santos, Inter ou Flamengo.

- Seja bem vindo Zonta, tenho certeza que muita gente está de cabelo em pé com essa contratação da L&M.

4/02/2007

Identificação definida

Pneus moles terão ranhura pintada de branco para diferenciá-los para o público...


- No próximo final de semana com o Grande Prêmio da Malásia, que acontece na próxima madrugada de sábado para domingo às 4 da manhã (horário de Brasília), a Bridgestone terá mais uma chance de acertar na identificação dos pneus de compostos mais moles.

- Já na etapa de abertura do mundial a FIA convenceu à empresa a diferenciar os pneus sob justificativa que seria melhor para que o público entendesse o espetáculo, mas a identificação não foi suficiente. Uma bola branca de cerca de três centimetros de diâmetro se confundiu com a marca da Bridgestone e do pneu Potenza. Tudo bem, todos entenderam, a ordem para diferenciação chegou muito em cima da hora.

- E agora depois dos testes coletivos a fornecedora instaurou uma pintura branca em uma das ranhuras dos pneus moles (que se pode ver na imagem acima). Não é bonito, chama demais atenção, mas é importante para o espetáculo. Não deve durar muito tempo no pneus pois as ranhuras estão muito próximas ao chão, mas não tem problema, ao sair dos boxes o piloto já nos mostra qual o seu pneu e a informação importante nós já teremos. Aliás, espero que as marcas não durem mais de cinco voltas, é muito feio!! Mas funciona...

E mais...

- No próximo final de semana a previsão é de chuva para todo o final de semana. Principalmente para o sábado, ou seja, vem emoção por aí, basta lembrar de uma pista monótona como Budapeste que recebeu a última prova da categoria realizada com chuva e foi tida como uma das melhores da temporada.