Ferrari de volta e Hamilton também (às polêmicas)...
- Treinos livres cercados de polêmicas, muito pelo fato do inglês Lewis Hamilton ter passado por mentiroso após desdobramento ainda de sua manobra contra o italiano Jarno Trulli da Toyota, a quem ele deixou passar sob bandeira amarela.
- Okay, Hamilton errou? Parece sim, mais do que eu pensava ou segeria aqui ontem. Ele mentiu induzido pela equipe (cabeça fraca esse moço) e agora vive o drama de poder sofrer uma sanção ainda maior, que seria a sua exclusão do campeonato (já vi esse filme antes).
- Certo, supondo que tenha sido tão grave assim o que ele fez. A própria McLaren que, após um ano limpo volta a se envolver em sujeiras, afirmou corretamente que acreditou que a FIA tinha analisado os dados de prova e também transcrição de conversa por rádio (algo pelo qual ela detém todo o domínio).
- É bom para os comissários aprenderem. Não tem santinho na Fórmula-1, nem eles, e por isso uma conversa de fim de prova não pode decidir a punição à qualquer piloto (como no caso de Trulli, que passou uma semana sem seus pontos no mundial). Há que se analisar as provas, depois puna-se, caso contrário...
- E falando em treinos, ao que tudo indica a Ferrari também não blefava quando dizia que o Grande Prêmio da Malásia seria mais benéfico para seu carro do que o GP em Melbourne. Raikkonen e Massa voltaram às primeiras posições com certa tranquilidade, mostrando que os dois pilotos devem voltar a brigar pela vitória.
- E a Brawn? As boas e más línguas afirmam que eles treinaram com tanque cheio em simulações de corrida, algo que teria comprometido o tempo final de volta. Tudo bem, sexta feira é assim mesmo, não quer dizer nada. A resposta será dada amanhã.
- Apenas Rubens Barrichello ja tem uma má notícia que é a troca de seu câmbio, o que lhe custará 5 posições no grid. Uma pena. Mas seu carro pode lhe permitir a recuperação. Bom para Button.
Me diga, em um ano Lewis Hamilton sofreu 6 punições por manobras realizadas... você acha justo?
Malásia 2008:Hamilton, bem como seu companheiro Heikki Kovalainen, perdem cinco posições no grid de largada por obstruirem o caminho de outros pilotos durante o treino de classificação. Opinião Mundo Veloz:Injusta;
Canadá 2008: Após acertar Kimi Raikkonen por trás na saída do pit stop (com farol vermelho, o que impediria que ambos deixassem o box), ele mais uma vez perdeu 10 posições no grid de largada. Dessa vez, a punição ficou para a corrida seguinte, o Grande Prêmio da França.Opinião Mundo Veloz: Justa;
França 2008: Após largar no fundo do grid devido à perda de posições pelo incidente no Canadá, Hamilton ultrapassou o alemão Sebastian Vettel cortando uma chicane logo nas primeiras voltas da prova e não devolveu posição. Resultado: Um Drive Trough e algumas posições perdidas.Opinião Mundo Veloz: Justa;
Bélgica 2008: Mais uma vez ele ultrapassou um adversário, Kimi Raikkonen, cortando uma chicane na chuvosa prova em Spa. Em uma das mais contestadas decisões dos últimos anos, ele devolveu a posição mas por ter feito isso já preparando o bota para recuperá-la ele perdeu 25 segundos em seu tempo total de prova. Sua vitória foi pro espaço e o brasileiro Felipe Massa herdou o trunfo do inglês.Opinião Mundo Veloz: Justa;
Japão 2008: Após uma largada conturbada, Hamilton foi acusado de ter "espalhado" o carro contra seus adversários, sendo que alguns foram obrigados a contornar a primeira curva por fora da pista. Na volta seguinte foi abalroado por Felipe Massa e caiu para a última posição. Como o brasileiro foi punido, Hamilton também o foi, talvez para dar mais equilíbrio ao campeonato que se encaminhava pro final.Opinião Mundo Veloz: Injusta;
Austrália 2009: Hamilton ultrapassou Jarno Trulli sob bandeira amarela quando o italiano saiu da pista. Sua equipe mandou o inglês devolver a posição e ele o fez. Porém, Trulli foi punido com a perda de 25 segundo em seu tempo total de prova por ter feito isso também em bandeira amarela. A McLaren comunicou Hamilton mas não a direção de prova. Hamilton não fez nada demais, apenas devolveu a posição, mas foi punido por ter, segundo os comissários, tentado enganar a direção de prova. Seu resultado, quarto lugar, foi anulado. Opinião Mundo Veloz:Injusta;
- E você? O que tem a dizer sobre as punições recebidas por Hamilton no último ano?
Aliás, contra Hamilton os espanhóis sempre sorriem...
- Essa imagem era capa do "As" há alguns instantes. Antes que saísse do ar eu resolvi postar aqui. Acho que alguém gostou da punição imposta à Hamilton.
- Trulli foi punido na Austrália, passou Hamilton sob Safety Car. Porém, Hamilton já havia feito o mesmo quando o italiano escapou da pista. O campeão do mundo afirmou já no domingo que a McLaren o havia dito para deixar o italiano passar.
- Agora Hamilton é punido? Por apresentar uma versão enganosa dos fatos? O que ele fez de errado? Passou Trulli quando não podia, devolveu a posição, afirmou para os comissários que a equipe pediu para que fizesse isso e mesmo assim puniram Trulli.
- Quem errou? Hamilton ou os comissários?
- Assumiram o erro, mas decidiram punir Hamilton para justificar o próprio erro. Ele foi quarto colocado e pronto, era só anular a punição dada ao italiano e ninguém ficaria mal na história. Nem Trulli, nem os comissários e muito menos Hamilton, o atual prejudicado.
Seguindo os passos da matriz européia, a equipe Red Bull na Stock Car distribui release anunciando troca de Cacá Bueno por Otávio Mesquita... é convincente, mas não acredito... amanhã vem o desmentido...
Segue na íntegra o release que acabei de receber:
Cacá Bueno Torce o Joelho, e Otávio Mesquita É o Novo Piloto da Red Bull Racing na Stock Car Piloto-apresentador assumirá o volante do carro 0 em Curitiba. Uma lesão no joelho direito sofrida em uma partida de Winning Eleven com seu irmão Popó significa que Cacá Bueno, piloto do carro 0 da Red Bull Racing na Copa Nextel Stock Car, não poderá disputar a segunda etapa da temporada 2009 do campeonato, marcada para o próximo dia 12, em Curitiba. O substituto do bicampeão e novo companheiro de Daniel Serra no time da Red Bull será um velho conhecido dos fãs da Stock Car: o apresentador-piloto Otávio Mesquita, que fará assim seu retorno à categoria onde competiu entre 2005 e 2007, na então Stock Car Light, hoje Copa Vicar. “Para mim será a realização de um sonho”, diz Mesquita, que nunca disputou uma prova na divisão principal da Stock. “Não tenho nenhuma experiência nem com a Stock principal, tampouco com o carro novo, mas conheço bem a pista de Curitiba – foi lá que ganhei minha primeira corrida na Porsche Cup em 2007, terminando o campeonato daquele ano em 3º lugar. Acredito que o traçado não tenha mudado muito desde então. Vou pedir umas dicas para o Serrinha, e estou bastante confiante”. Cacá, por sua vez, lamentou a lesão e prometeu trabalhar forte para retornar a carro 0 da Red Bull Racing já na etapa de Brasília, em 3 de maio. “Realmente não tenho dado sorte com o futebol – ano passado sofri uma lesão no rosto em um choque com o Thiago Camilo, na partida entre os pilotos no Estádio do Morumbi, e agora esse incidente no Winning Eleven com o Popó me prejudica novamente”, explicou o bicampeão. “Que zica!”, concluiu. Os treinos para a segunda etapa da Stock Car 2009 começam na sexta-feira, 10/4. CURRÍCULO – OTÁVIO MESQUITA (PILOTO) 2005, 2006 e 2007 – Stock Car Light – Melhor colocação 8° lugar; 2005, 2006 e 2007 – Porsche Cup – 2 vitórias; 3° lugar no Campeonato 2006. 2001, 2002, 2003 e 2004 – Mil Milhas – Vencedor Categoria GT3 por 2 vezes; 2001, 2002 e 2003 – Fórmula Espron BMW – Melhor colocação 2° lugar; 97 – Copa Clio – Melhor colocação 5° lugar; 93, 94, 95 e 96 – Campeonato Fiat Uno – Melhor colocação 7° e 9° lugares; CURRÍCULO – OTÁVIO MESQUITA (APRESENTADOR) Conhecido por "invadir" a intimidade de famosos, Otávio Mesquita foi um dos precursores do jornalismo informal da televisão brasileira, que acabou virando sua marca registrada. Desde 2001, apresenta o programa A Noite É Uma Criança, na Band.
- "Tive de encontrar uma maneira de me sentir preso no carro", disse o Bourdais. Imprudente. Encontrar uma maneira de se manter preso dentro do carro é uma coisa, mas será que ele não parou para pensar que, caso houvesse um acidente, hoje estaríamos provavelmente noticiando a morte do francês?
- Essa declaração de Bourdais não pode passar em branco. Em nome da segurança e do exemplo que deve ser dado às pessoas ele merece uma punição severa e imediata. Um corrida de suspensão não seria nada pesado, o que ele fez foi sério demais, com o cinto tendo se soltado ele deveria imediatamente voltar para o box da Toro Rosso pra providenciar uma solução.
- A equipe que, por sua vez, deve investigar ao máximo os motivos dessa ocorrência.
Fora a torcida para quem quer que seja foi um bom momento de se ver na Fórmula-1...
- Contra todos os prognósticos. Antes que os meios de comunicação divulgassem de forma mais contundente, a F1 Mania já trazia o histórico de equipes novas vencendo em sua temporada de estréia. O resultado não era nada animador para a nova equipe de Ross Brawn, afinal, vitórias em temporada de estréia datavam apenas de 1950 (quando todos estreavam), 1954 e 1977.
- Eu fui contra as apostas, não acreditava e julgava inconcebível em minha mente que uma equipe estreante na nova Fórmula-1 pudesse chegar a um ponto onde nem na velha fase da principal categoria do automobilismo mundial os estreantes chegavam.
- E por que otanta descrença? Porque a Fórmula-1 que eu conhecia até sábado passado não tinha nada de fantástica, embora continuasse sendo uma grande paixão.
- Mesmo a Fórmula-1 não sendo ainda fantástica, embora agora caminhe a passos largos para tal, o trabalho realizado sob o comando de Ross Brawn o foi. Parabéns a este cidadão prestes a entrar para a galeria dos gênios da Fórmula-1 e que fez um carro absurdo de bom, dentro do regulamento que ele próprio ajudou a criar.
- Button e Barrichello não são pilotos fanstásticos, mas tem um chefe assim.