4/03/2009

Sexta em Sepang

Ferrari de volta e Hamilton também (às polêmicas)...


- Treinos livres cercados de polêmicas, muito pelo fato do inglês Lewis Hamilton ter passado por mentiroso após desdobramento ainda de sua manobra contra o italiano Jarno Trulli da Toyota, a quem ele deixou passar sob bandeira amarela.

- Okay, Hamilton errou? Parece sim, mais do que eu pensava ou segeria aqui ontem. Ele mentiu induzido pela equipe (cabeça fraca esse moço) e agora vive o drama de poder sofrer uma sanção ainda maior, que seria a sua exclusão do campeonato (já vi esse filme antes).

- Certo, supondo que tenha sido tão grave assim o que ele fez. A própria McLaren que, após um ano limpo volta a se envolver em sujeiras, afirmou corretamente que acreditou que a FIA tinha analisado os dados de prova e também transcrição de conversa por rádio (algo pelo qual ela detém todo o domínio).

- É bom para os comissários aprenderem. Não tem santinho na Fórmula-1, nem eles, e por isso uma conversa de fim de prova não pode decidir a punição à qualquer piloto (como no caso de Trulli, que passou uma semana sem seus pontos no mundial). Há que se analisar as provas, depois puna-se, caso contrário...

- E falando em treinos, ao que tudo indica a Ferrari também não blefava quando dizia que o Grande Prêmio da Malásia seria mais benéfico para seu carro do que o GP em Melbourne. Raikkonen e Massa voltaram às primeiras posições com certa tranquilidade, mostrando que os dois pilotos devem voltar a brigar pela vitória.

- E a Brawn? As boas e más línguas afirmam que eles treinaram com tanque cheio em simulações de corrida, algo que teria comprometido o tempo final de volta. Tudo bem, sexta feira é assim mesmo, não quer dizer nada. A resposta será dada amanhã.

- Apenas Rubens Barrichello ja tem uma má notícia que é a troca de seu câmbio, o que lhe custará 5 posições no grid. Uma pena. Mas seu carro pode lhe permitir a recuperação. Bom para Button.

Confira o combinado dos tempos dos dois treinos:

1) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1:35:707 (Treino 2)
2) Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1:35:832 (Treino 2)
3) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1:35:954 (Treino 2)
4) Nico Rosberg (ALE/Williams), 1:36:015 (Treino 2)
5) Mark Webber (AUS/Red Bull), 1:36:026 (Treino 2)
6) Rubens Barrichello (BRA/Branw-GP), 1:36:161 (Treino 2)
7) Jenson Button (ING/Branw-GP), 1:36:254 (Treino 2)
8) Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 1:36:290 (Treino 2)
9) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 1:36:397 (Treino 2)
10) Nelsinho Piquet (BRA/Renault), 1:36:401 (Treino 2)
11) Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1:36:515 (Treino 2)
12) Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1:36:516 (Treino 2)
13) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 1:36:628 (Treino 2)
14) Timo Glock (ALE/Toyota), 1:36:639 (Treino 2)
15) Fernando Alonso (ESP/Renault), 1:36:640 (Treino 2)
16) Adrian Sutil (ALE/Force India), 1:36:875 (Treino 2)
17) Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 1:37:025 (Treino 1)
18) Robert Kubica (POL/BMW), 1:37:039 (Treino 1)
19) Sebastién Bourdais (FRA/Toro Rosso), 1:37:278 (Treino 2)
20) Nick Heidfeld (ALE/BMW), 1:37:640 (Treino 1)

4/02/2009

Hamilton: O caçado?

Me diga, em um ano Lewis Hamilton sofreu 6 punições por manobras realizadas... você acha justo?

Malásia 2008: Hamilton, bem como seu companheiro Heikki Kovalainen, perdem cinco posições no grid de largada por obstruirem o caminho de outros pilotos durante o treino de classificação. Opinião Mundo Veloz: Injusta;

Canadá 2008: Após acertar Kimi Raikkonen por trás na saída do pit stop (com farol vermelho, o que impediria que ambos deixassem o box), ele mais uma vez perdeu 10 posições no grid de largada. Dessa vez, a punição ficou para a corrida seguinte, o Grande Prêmio da França. Opinião Mundo Veloz: Justa;

França 2008: Após largar no fundo do grid devido à perda de posições pelo incidente no Canadá, Hamilton ultrapassou o alemão Sebastian Vettel cortando uma chicane logo nas primeiras voltas da prova e não devolveu posição. Resultado: Um Drive Trough e algumas posições perdidas. Opinião Mundo Veloz: Justa;

Bélgica 2008: Mais uma vez ele ultrapassou um adversário, Kimi Raikkonen, cortando uma chicane na chuvosa prova em Spa. Em uma das mais contestadas decisões dos últimos anos, ele devolveu a posição mas por ter feito isso já preparando o bota para recuperá-la ele perdeu 25 segundos em seu tempo total de prova. Sua vitória foi pro espaço e o brasileiro Felipe Massa herdou o trunfo do inglês. Opinião Mundo Veloz: Justa;

Japão 2008: Após uma largada conturbada, Hamilton foi acusado de ter "espalhado" o carro contra seus adversários, sendo que alguns foram obrigados a contornar a primeira curva por fora da pista. Na volta seguinte foi abalroado por Felipe Massa e caiu para a última posição. Como o brasileiro foi punido, Hamilton também o foi, talvez para dar mais equilíbrio ao campeonato que se encaminhava pro final. Opinião Mundo Veloz: Injusta;

Austrália 2009: Hamilton ultrapassou Jarno Trulli sob bandeira amarela quando o italiano saiu da pista. Sua equipe mandou o inglês devolver a posição e ele o fez. Porém, Trulli foi punido com a perda de 25 segundo em seu tempo total de prova por ter feito isso também em bandeira amarela. A McLaren comunicou Hamilton mas não a direção de prova. Hamilton não fez nada demais, apenas devolveu a posição, mas foi punido por ter, segundo os comissários, tentado enganar a direção de prova. Seu resultado, quarto lugar, foi anulado. Opinião Mundo Veloz: Injusta;

- E você? O que tem a dizer sobre as punições recebidas por Hamilton no último ano?

Os espanhóis adoraram

Aliás, contra Hamilton os espanhóis sempre sorriem...


- Essa imagem era capa do "As" há alguns instantes. Antes que saísse do ar eu resolvi postar aqui. Acho que alguém gostou da punição imposta à Hamilton.

Vai e vem 2009

Em mais uma decisão a FIA volta atrás este ano...


- Trulli foi punido na Austrália, passou Hamilton sob Safety Car. Porém, Hamilton já havia feito o mesmo quando o italiano escapou da pista. O campeão do mundo afirmou já no domingo que a McLaren o havia dito para deixar o italiano passar.

- Agora Hamilton é punido? Por apresentar uma versão enganosa dos fatos? O que ele fez de errado? Passou Trulli quando não podia, devolveu a posição, afirmou para os comissários que a equipe pediu para que fizesse isso e mesmo assim puniram Trulli.

- Quem errou? Hamilton ou os comissários?

- Assumiram o erro, mas decidiram punir Hamilton para justificar o próprio erro. Ele foi quarto colocado e pronto, era só anular a punição dada ao italiano e ninguém ficaria mal na história. Nem Trulli, nem os comissários e muito menos Hamilton, o atual prejudicado.

4/01/2009

O 1º de abril no Brasil

Seguindo os passos da matriz européia, a equipe Red Bull na Stock Car distribui release anunciando troca de Cacá Bueno por Otávio Mesquita... é convincente, mas não acredito... amanhã vem o desmentido...

Segue na íntegra o release que acabei de receber:

Cacá Bueno Torce o Joelho, e Otávio Mesquita É o Novo Piloto da Red Bull Racing na Stock Car

Piloto-apresentador assumirá o volante do carro 0 em Curitiba.

Uma lesão no joelho direito sofrida em uma partida de Winning Eleven com seu irmão Popó significa que Cacá Bueno, piloto do carro 0 da Red Bull Racing na Copa Nextel Stock Car, não poderá disputar a segunda etapa da temporada 2009 do campeonato, marcada para o próximo dia 12, em Curitiba.

O substituto do bicampeão e novo companheiro de Daniel Serra no time da Red Bull será um velho conhecido dos fãs da Stock Car: o apresentador-piloto Otávio Mesquita, que fará assim seu retorno à categoria onde competiu entre 2005 e 2007, na então Stock Car Light, hoje Copa Vicar.

“Para mim será a realização de um sonho”, diz Mesquita, que nunca disputou uma prova na divisão principal da Stock. “Não tenho nenhuma experiência nem com a Stock principal, tampouco com o carro novo, mas conheço bem a pista de Curitiba – foi lá que ganhei minha primeira corrida na Porsche Cup em 2007, terminando o campeonato daquele ano em 3º lugar. Acredito que o traçado não tenha mudado muito desde então. Vou pedir umas dicas para o Serrinha, e estou bastante confiante”.

Cacá, por sua vez, lamentou a lesão e prometeu trabalhar forte para retornar a carro 0 da Red Bull Racing já na etapa de Brasília, em 3 de maio.

“Realmente não tenho dado sorte com o futebol – ano passado sofri uma lesão no rosto em um choque com o Thiago Camilo, na partida entre os pilotos no Estádio do Morumbi, e agora esse incidente no Winning Eleven com o Popó me prejudica novamente”, explicou o bicampeão. “Que zica!”, concluiu.

Os treinos para a segunda etapa da Stock Car 2009 começam na sexta-feira, 10/4.

CURRÍCULO – OTÁVIO MESQUITA (PILOTO)

2005, 2006 e 2007 – Stock Car Light – Melhor colocação 8° lugar;
2005, 2006 e 2007 – Porsche Cup – 2 vitórias; 3° lugar no Campeonato 2006.
2001, 2002, 2003 e 2004 – Mil Milhas – Vencedor Categoria GT3 por 2 vezes;
2001, 2002 e 2003 – Fórmula Espron BMW – Melhor colocação 2° lugar;
97 – Copa Clio – Melhor colocação 5° lugar;
93, 94, 95 e 96 – Campeonato Fiat Uno – Melhor colocação 7° e 9° lugares;

CURRÍCULO – OTÁVIO MESQUITA (APRESENTADOR)

Conhecido por "invadir" a intimidade de famosos, Otávio Mesquita foi um dos precursores do jornalismo informal da televisão brasileira, que acabou virando sua marca registrada. Desde 2001, apresenta o programa A Noite É Uma Criança, na Band.

3/30/2009

Bourdais e Toro Rosso - Imprudência

Correr sem cinto de segurança deveria ser motivo para uma punição severa...

- O francês Sebastian Bourdais assumiu ter completado o Grande Prêmio da Austrália sem cinto de segurança, equipamento obrigatório para que alguém dispute uma corrida de carros. A notícia completa pode ser lida no F1 Mania, clicando aqui.

- "Tive de encontrar uma maneira de me sentir preso no carro", disse o Bourdais. Imprudente. Encontrar uma maneira de se manter preso dentro do carro é uma coisa, mas será que ele não parou para pensar que, caso houvesse um acidente, hoje estaríamos provavelmente noticiando a morte do francês?

- Essa declaração de Bourdais não pode passar em branco. Em nome da segurança e do exemplo que deve ser dado às pessoas ele merece uma punição severa e imediata. Um corrida de suspensão não seria nada pesado, o que ele fez foi sério demais, com o cinto tendo se soltado ele deveria imediatamente voltar para o box da Toro Rosso pra providenciar uma solução.

- A equipe que, por sua vez, deve investigar ao máximo os motivos dessa ocorrência.

Okay, eu errei (que bom)

Fora a torcida para quem quer que seja foi um bom momento de se ver na Fórmula-1...


- Contra todos os prognósticos. Antes que os meios de comunicação divulgassem de forma mais contundente, a F1 Mania já trazia o histórico de equipes novas vencendo em sua temporada de estréia. O resultado não era nada animador para a nova equipe de Ross Brawn, afinal, vitórias em temporada de estréia datavam apenas de 1950 (quando todos estreavam), 1954 e 1977.

- Eu fui contra as apostas, não acreditava e julgava inconcebível em minha mente que uma equipe estreante na nova Fórmula-1 pudesse chegar a um ponto onde nem na velha fase da principal categoria do automobilismo mundial os estreantes chegavam.

- E por que otanta descrença? Porque a Fórmula-1 que eu conhecia até sábado passado não tinha nada de fantástica, embora continuasse sendo uma grande paixão.

- Mesmo a Fórmula-1 não sendo ainda fantástica, embora agora caminhe a passos largos para tal, o trabalho realizado sob o comando de Ross Brawn o foi. Parabéns a este cidadão prestes a entrar para a galeria dos gênios da Fórmula-1 e que fez um carro absurdo de bom, dentro do regulamento que ele próprio ajudou a criar.

- Button e Barrichello não são pilotos fanstásticos, mas tem um chefe assim.