10/28/2006

Stock Car: Felipe Maluhy é pole em terras portenhas...

E Losacco sai na frente de Cacá...


(Felipe Maluhy)

- O paulista Felipe Maluhy da equipe Terra Avallone Motorsport conquistou hoje a pole position para a décima etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car, a segunda etapa do Playoff decisivo ou "Super Final", que decidirá o campeão da temporada. Maluhy, que também está presente no playoff fez o tempo de 51:209 no trioval de Buenos Aires, 32 milésimos de segundo mais rápido que Rodrigo Sperafico, da equipe Neosoro JF, que também está no playoff. Na terceira posição um dos líderes do campeonato, Giuliano Losacco que está empatado com Cacá Bueno com 237 pontos cada, Giuliano que passou por um drama pois ontem se envolveu em um acidente com Paulo Salustiano e Fabio Carreira danificando completamente a suspensão de seu carro que passou a madrugada sendo reparado com sucesso. Cacá Bueno tranquilo larga em sexto lugar e deve buscar uma corrida cerebral para manter a liderança no campeonato, liderança essa que ele tem desde a primeira etapa.

- Em Buenos Aires a chuva tem causado alguns transtornos para pilotos e equipes que não estão acostumados com o autódromo. Além do problema dos boxes que já foi citado ontem os pilotos estão reclamando dos "remendos" da pista que com pista molhada acabam formando poças que não se dissipam nem com a passagem dos carros. Treinos da F-3 Sulamericana que também está na programação do evento já foram adiados assim como os próprios treinos da Stock Car.

- De qualquer forma a corrida que acontece amanhã às 11 da manhã com transmissão ao vivo pela Rede Globo de Televisão dentro do programa Esporte Espetacular deve reservar para quem gosta do automobilismo e até agora está emocionado com a vitória de Felipe Massa em Interlagos na última semana mais um grande show de velocidade, pois caso a pista esteja seca o traçado favorece excelentes disputas. A grande preocupação é que por enquanto a meteorologia prevê que seja inevitável a corrida com chuva amanhã, o que segundo alguns pilotos torna a corrida impraticável. A corrida de amanhã deve tirar alguns pilotos que estão no playoff da briga pelo título.

Confira o grid de largada:

1) Felipe Maluhy (SP/Terra Avallone/L), 51s209
2) Rodrigo Sperafico (PR/Neosoro-JF/A), 51s241
3) Giuliano Losacco (SP/Medley-A.Mattheis/A), 51s280
4) Valdeno Brito (PB/L&M/A), 51s282
5) Luciano Burti (SP/Petrobras-Action Power/B), 51s436
6) Cacá Bueno (RJ/Eurofarma-RC/L), 51s453
7) Thiago Camilo (SP/Vogel/A), 51s512
8) Ingo Hoffmann (SP/Filipaper/L), 51s554
9) Ricardo Maurício (SP/Katalogo/A), 51s555
10) Chico Serra (SP/WB/B), 51s605
11) Allam Khodair (SP/Sorriso-Boettger/A), 51s490

12) Luis Felipe Gama (SP/Scuderia 111/A), 51s495
13) Antonio Jorge Neto (SP/Eurofarma-RC/L), 51s558
14) Pedro Gomes (SP/Sama-GomeSport/B), 51s577
15) Nonô Figueiredo (SP/Scuderia 111/A), 51s582
16) Popó Bueno (RJ/Hot Car/A), 51s604
17) Hoover Orsi (MS/NasrCastroneves/B), 51s688
18) Thiago Marques (PR/Petrobras-Action Power/A), 51s758
19) Christian Fittipaldi (SP/RC3 Bassani/A), 51s783
20) Paulo Salustiano (SP/M4T/A), 51s811
21) Ruben Fontes (GO/Neosoro-JF/A), 51s821
22) David Muffato (PR/NasrCastroneves/B), 51s830
23) Tarso Marques (PR/Terra Avallone/L), 51s876
24) Raul Boesel (PR/WB/B), 51s885
25) Gualter Salles (RJ/Vogel/A), 51s925
26) Guto Negrão (SP/Medley-A.Mattheis/A), 51s988
27) Alceu Feldmann (PR/Sorriso-Boettger/A), 51s988
28) Mateus Greipel (SC/RC3 Bassani/A), 52s071
29) Duda Pamplona (RJ/Officer Pamplona's/L), 52s077
30) Diogo Pachenki (PR/Powertech/A), 52s087
31) Átila Abreu (SP/RS/A), 52s124
32) Juliano Moro (RS/Nascar/L), 52s153
33) Carlos Alves (SP/CA Competition/B), 52s231
34) Renato Jader David (SP/Carreira/A), 52s312
35) Lico Kaesemodel (PR/Katalogo/A), 52s409
36) Christian Conde (SP/Nascar/L), 52s523
37) Hybernon Cisne (CE/Powertech/A), 52s810
38) Giuliano Pilagallo (PR/L&M/A), 53s292
39) Mano Rola (CE/Hot Car/A), 53s495
40) Fábio Carreira (SP/Carreira/A), sem tempo

10/27/2006

Stock Car: Buenos Aires una vez más...

Creo que sea más una gran carrera...


(Cacá Bueno, o mais rápido hoje em Buenos Aires)

- O Campeonato Brasileiro de Stock car chega a Buenos Aires, onde em um dos templos do automobilismo mundial, o autódromo Oscar Galvéz, disputa a décima etapa da temporada 2006, a segunda do playoff final. É a segunda vez que a Stock visita Buenos Aires para correr junto com a TC-2000, principal campeonato do automobilismo local. O ato faz parte de um intercâmbio já que a TC-2000 também já fez duas visitas ao Brasil para correr junto com a Stock Car, as duas provas aconteceram em Curitiba.

- É o confronto entre uma escola que pode ser chamda de vencedora, depois de oito títulos mundiais de Fórmula-1, prestes a fazer mais um campeão e que nos últimos anos sempre teve dois ou mais pilotos na Fórmula-1, há 7 temporadas coloca um piloto na Ferrari(ficará ainda mais dois) e uma escola tradiocional, tem cinco títulos mundiais de F-1 mas todos eles com o mesmo piloto, Juan Manuel Fangio, que teve outros grandes pilotos como Reutemann, Froilan Gonzalez, mas que não coloca um forte piloto na Fórmula-1 já faz um bom tempo. Contrastando com esse cenário o automobilismo brasileiro sofre um pouco em suas menores categorias (excluindo-se Stock Car e F-Truck) e o automobilismo argentino vai sempre muito bem obrigado. Os autódromos estão sempre muito lotados independente da categoria e a TC-2000 é um show de organização, preparo e profissionalismo.


(Juan Manuel Silva, TC-2000 em Buenos Aires)

- Mas falando em Stock Car, a emoção tomou conta dessa reta final de campeonato, onde apenas dez pilotos tem chances de serem campeões. Cacá Bueno e Giuliano Losacco estão empatados na liderança com 237 pontos, isso faltando 3 provas contando esta na Argentina. Losacco venceu a prova do ano passado e está confiante para mais esta etapa, como não pdoeria deixar de ser, segundo ele a Medley A. Mattheis tem um bom acerto para esta pista.

- Outro fator que chama bastante atenção é o problema com os pneus da Pirelli, que parece sere eterno. Os pilotos ainda não conseguem entender porquê esses pneus duram tão pouco. À partir desta etapa a Pirelli depois de autorização da CBA fornecerá um jogo de pneus a mais, agora serão três jogos de pneu para cada piloto. Tudo isso para que eles possam treinar na sexta feira e testar todos os componentes do carro sem o risco de perder um jogo de pneu para a classificação e a corrida. Os pilotos foram unânimes em elogiar a atitude, mas alguns deles corretamente já estão reivindicando que durante a corrida os pneus possam durar um pouco mais.

- A corrida será disputada em uma versão tri-oval do circuito portenho. É a pista mais curta do calendário, são apenas 2607 metros com três curvas para a direita sendo duas de alta velocidade e uma onde os pilotos exigem um pouco mais do freio, até mesmo porquê com duas curvas de alta velocidade o acerto privilegia mais a velocidade que o controle. Os pontos de ultrapassagem também existem o que pode possibilitar uma corrida de recuperação para quem largar atrás, já que os carros andam constantemente no mesmo segundo. Acredito eu que tenhamos o recorde da temporada de carros no mesmo segundo, a pista oval favorece isso e a pista curta favorece ainda mais, talvez tenhamos 35 ou 36 carros no mesmo segundo depois do treino de classificação.


(O circuito visto pelo alto no Google Earth)


(E a versão oval da pista que será utilizada pela Stock)

- Uma preocupação é a chuva. Hoje chove em Buenos Aires, até que não chove muito, mas é o suficiente para formar poças de água nas várias emendas do circuito. Outro detalhe é que os boxes da Stock Car são improvisados, já que a TC-2000 como não poderia deixar de ser ficou com os boxes permanentes (o mesmo aconteceu em Curitiba de forma inversa, a TC-2000 ficou com os improvisados) e nesses boxes que a Stock está usando a água tomou conta do chão atrapalhando e muito o trabalho dos mecânicos. Sem se esquecer do fato que em provas de oval o bonito é ver os pilotos acelerarem.

- E nos primeiros treinos livres Cacá Bueno foi o mais rápido, confira os tempos:

1) Cacá Bueno (RJ/Eurofarma-RC/L), 1min02s152
2) Juliano Moro (RS/Nascar/L), 1min02s379
3) Fábio Carreira (SP/Carreira/A), 1min03s072
4) Paulo Salustiano (SP/M4T/A), 1min03s964
5) Diogo Pachenki (PR/Powertech/A), 1min04s312
6) Thiago Marques (PR/Petrobras-Action Power/A), 1min04s449
7) Alceu Feldmann (PR/Sorriso-Boettger/A), 1min04s577
8) Christian Fittipaldi (SP/RC3 Bassani/A), 1min04s613
9) Átila Abreu (SP/A), 1min04s751
10) Mano Rola (CE/Powertech/A), 1min04s836
11) Ruben Fontes (GO/Neosoro-JF/A), 1min05s036
12) Hybernon Cisne (CE/Powertech/A), 1min05s982
13) David Muffato (PR/NasrCastroneves/B), 1min06s099
14) Carlos Alves (SP/CA Competition/B), 1min06s329
15) Tarso Marques (PR/Terra Avallone/L), 1min06s393
16) Guto Negrão (SP/Medley-A.Mattheis/A), 1min06s551
17) Luis Felipe Gama (SP/Scuderia 111/A), 1min07s086
18) Gualter Salles (RJ/Vogel/A), 1min07s190
19) Valdeno Brito (PB/L&M/A), 1min07s260
20) Allam Khodair (SP/Sorriso-Boettger/A), 1min07s429
21) Duda Pamplona (RJ/Officer Pamplona's/L), 1min07s925
22) Pedro Gomes (SP/Sama-GomeSport/B), 1min08s348
23) Raul Boesel (PR/WB/B), 1min10s290
24) Giuliano Losacco (SP/Medley-A.Mattheis/A), 1min12s714
25) Thiago Camilo (SP/Vogel/A), 1min13s159
26) Giuliano Pilagallo (PR/A), 1min13s967
27) Nonô Figueiredo (SP/Scuderia 111/A), 1min18s911
28) Rodrigo Sperafico (PR/Neosoro-JF/A), 1min25s011
29) Chico Serra (SP/WB/B), 1min30s097
30) Antonio Jorge Neto (SP/Eurofarma-RC/L), 1min32s172
31) Felipe Maluhy (SP/Terra Avallone/L), 1min38s717
32) Christian Conde (SP/Nascar/L), 35min46s742


Classificação do playoff:

1º Cacá Bueno, 237
2º Giuliano Losacco, 237
3º hoover Orsi, 220
4º Rodrigo Sperafico, 218
5º Felipe Maluhy, 218
6º Thiago Camilo, 216
7º Guto Negrão, 215
8º Alceu Feldmann, 214
9º Antônio Jorge Neto, 211
10º Ricardo Maurício, 207
(Apontados os critérios desempate)


E ainda...

- Stock car chega a Buenos Aires depois do anúncio da quarta marca a fornecer as carrocerias para a categoria, à partir da próxima temporada. É a Peugeot, que com o seu 207 Sedã passa a fazer parte da principal categoria do automobilismo nacional;


(Carro foi apresentado no salão do automóvel e andará com oito pilotos)

- O espanhol Roldan Rodriguez, foi o eleito pela Minardi by Piquet Sports para ser o companheiro de equipe de Xandinho Negrão na próxima temporada, deixando pra trás Alberto Valério e Tuka Rocha, Bruno Senna também era cotado embora não tenha feito testes pela equipe;

- Schumacher pode virar livro e filme... é o que dizem por aí, talvez aposentado ele ganhe mais dinheiro que pilotando;

- Michelin cogita ceder pneus para que suas ex-equipes façam testes de inverno, afinal os novos pneus da Bridgestone ainda não estão prontos. Mas as equipes que quiserem os pneus precisam correr pois os técnicos da Michelin serão transferidos para outras áreas dentro da empresa;

- Ímola está mesmo fora do calendário para a próxima temporada. Bernie Ecclestone ratificou a ausência da pista que pode voltar em 2008 depois de reformas similares às que tiraram Spa-Francorchamps do calendário 2006 e que volta em 2007;

- Ferrari confirma saída de Ross Brawn (que agradeceu de forma emocionada à todos na equipe) e Jean Todt, que agora será diretor executivo da empresa. Seu substituto será Amedeo Felisa, resta agora saber como será a estrutura da equipe que continua com Felipe Massa e que recebe Kimi Raikkonen para a próxima temporada.

10/25/2006

Valeu Schumacher!!!

Agora ele se foi...

(Schumacher recebe homenagem do rei do futebol...)

- A F-1 se despediu no Grande Prêmio do Brasil de Michael Schumacher, o maior piloto em números da história da categoria. Desde 1994 (com o abandono forçado de Ayrton Senna) que o fã de automobilismo não assistia com tanta emoção à despedida de um ídolo. Campeões se aposentaram nesse meio tempo: Nigel Mansell (que havia saído e voltou para abandonar a Fórmula-1 de vez), Damon Hill (discretamente, elogiado por uns e criticado por outros) e Jacques Villeneuve (igualmente criticado e elogiado e que se despediu de forma melancólica sendo substituído na BMW por Robert Kubica no meio da temporada). Mas nenhum deles como Schumacher.

- Hà três temporadas especula-se sobre quando Schumacher pararia e nessa temporada os boatos eram ainda mais fortes devido à iminente contração de Kimi Raikkonen pela Ferrari. Depois do Grande Prêmio do Canadá ele finalmente tomou sua decisão, que foi anunciada para poucos privilegiados que souberam guardar muito bem o segredo. Passad o Grande Prêmio dos Estados Unidos Felipe Massa renovou contrato com a equipe e não tinha mais como voltar atrás, Michael deixaria as pistas no final da temporada, no Grande Prêmio do Brasil.

(O anúncio da despedida)

- A decisão foi anunciada para o Grande Prêmio da Itália, em Monza. Nada mais natural que fazer o anúncio na casa da Ferrari, diante de sua sempre fanática e enlouquecida torcida. E assim foi, Schumacher depois de bencer a prova anunciou na conferência de imprensa da FIA que aquela havia sido a sua última corrida no circuito. A emoção tomou conta de todos os que gostam de Schumacher, da Ferrari e do automobilismo em geral. Schumacher anunciou inúmeros motivos, entre eles que não poderia atrapalhar a evolução da carreira do amigo Felipe Massa, que seria relegado a piloto de testes caso Schumacher continuasse na Fórmula-1.

- Schumacher é o que se pode chamar e ídolo ideal para a imagem de um esporte. Excelente no que fazia e polêmico tanto dentro das pistas quanto fora dela, sem no entanto perder toda a sua "doçura" ao tratar as pessoas sempre muito bem. Sempre chamou muita atenção por onde passou e sempre venceu por onde passou. A Fórmula-1 foi sempre marcada por pilotos que ou eram rápidos demais ou eram cerebrais demais. Schumacher inaugurou uma nova era mesclando as duas coisas. Talvez ele não seja mais rápido do que era Ayrton Senna, talvez ele não seja mais cerebral do que era Alain Prost, mas certamente é em toda a história o piloto que mais conseguiu unir velocidade e raciocínio, se tornando o mais completo de todos os pilotos. Não ouso dizer que ele seja o maior piloto da história pela impossibilidade de comparar pilotos de épocas diferentes, mas é possível afirmar com a maior segurança que ele é o maior piloto da história em números, acompanhe alguns deles:

Corridas: 250
Vitóris: 91
Pontos: 1364
Pódios: 153
Pódios seguidos: 19 (2001/2002)
Pole-positions: 68
Hat-Tricks (Vitóris, pole e melhor volta): 22
Melhores Voltas: 75
Segundos lugares: 43
Dobradinhas com o mesmo piloto: 24 (Rubens Barrichello)
Títulos mundiais: 7 (1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004)

(A bandeirada para o título de 2001)

- Não é fácil, esses são apenas alguns dos números desse piloto execelente que estreou na Fórmula-1 em 1991 no Grande Prêmio da Bélgica pela Jordan, substituindo Bertrand Gachot, que havia sido preso. Schumacher foi bancado financeiramente pela Mercedes e por Peter Sauber que convenceram Eddie Jordan que Schumacher era um mestre naquela pista sendo que ele só tinha dado algumas voltinhas de bicicleta. Schumacher colocou a Jordan em 7º lugar no grid embora não tenha conseguido completar a primeira volta com problemas de câmbio.

- Claro que Schumacher ficará marcado também como diz Barrichello por alguns momentos extremamente negativos como jogar o carro em cima de Damon Hill para conquistar o mundial de 1994, jogar em cima de Jacques Villeneuve em 1997 para tentar novamente (sem sucesso dessa vez) conquistar o mundial, ultrapassar Rubens Barrichello na linha de chegada do Grande Prêmio da Áustria duas vezes, uma em 2001 pela segunda posição e outra em 2002 pela vitória, entre tantos outros problemas como parar o carro em Mônaco para que ninguém lhe tomasse a pole position. Isso jamais será esquecido, Barrichello tem razão, mas os mais otimistas não devem esquecer também provas como essa de Interlagos o último domingo.

(Schumacher e Barrichello, relação amor e ódio)

(Passando o trono para Alonso)

E ainda...

- R$40.000,00 esse foi o preço que a Red Bull pagou à CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e à Prefeitura de São Paulo para poder "desfilar" pelas ruas de São Paulo. Realizar um sonho (cruzar do Teatro Municipal ao Ibirapuera em apenas três minutos) custa caro. Talvez porquê o valor do IPVA seja relativo ao valor do carro;

- Jornal aponta que Jean Todt será presidente da Ferrari no próximo ano. Ele abandonaria assim a gerência da equipe de Fórmula-1 que tende a sofrer um duro golpe;

- Michael Schumacher ganhou de presente do príncipe de Dubai uma ilha em um arquipélago artificial no valor de 7 milhões de dólares. Agora ele já tem lugar para curtis a aposentadoria com a esposa;

- Pilotos e equipes da Stock Car estão chegando aos poucos à Buenos Aires onde no próximo domingo será disputa a décima etapa do campeonato brasileiro de 2006 (a segunda do playoff ou super final). Saiba tudo durante o decorrer da semana aqui no "Mundo Veloz";

- Amanhã confira também um especial sobre as regras que mudam na Fórmula-1 em 2007.

10/24/2006

Alonso, bicampeão com futuro indefinido!!!

O substituto?

(Alonso comemora com a equipe com a qual teve tantos problemas em 2006)

- Fernando Alonso, espanhol, asturiano, 25 anos e bicampeão mundial de Fórmula-1. Ele conquistou em Interlagos no último final de semana seu segundo título mundial e pela segunda vez em Interlagos. 134 pontos contra 119 de Schumacher, muito contente por ter conseguido dois títulos ainda com Michael Schumacher, o rei dos números na pista, isso é muito importante para um "novato".

- Vamos ouvir Alonso em espanhol na coletiva da FIA realizada após a prova agradecendo toda a equipe, equipe de testes, Flávio Briatore e mais em sua despedida da Renault (Clique em play, depois em pause e aguarde carregar como no "youtube"):



- E quem é esse espanhol que muitos classificam como sisudo e em alguns casos até arrogante? Fernando Alonso nasceu em Oviedo (Asturias - Espanha) em 29 de julho de 1981, aos sete anos começou a andar forte de Kart ganhando em pouco tempo os seus primeiros títulos. Confira uma breve lista:

- 1994: Campeão espanhol de Kart;
- 1996: Campeão espanhol e mundial de Kart;
- 1997: Campeão espanhol de Kart;
- 1998: Vice-campeão europeu de Kart;
- 1999: Campeão europeu de F-Nissan;
- 2001: Estréia na Fórmula-1 com a Minardi;
- 2005: Campeão mundial de Fórmula-1;
- 2006: Bi-campeão mundial de Fórmula-1.

- Alonso estreou pela Minardi em 2001 e assim como Felipe Massa em sua segundo temporada ele foi renagado a piloto de testes de uma equipe grande, a Renault. Em 2003 ele voltou à disputar corridas como companheiro de Jarno Trulli que foi mandado embora no final da segundo temporada com Alonso pois a equipe já estava decidida a apostar no espanhol mesmo ele tendo menos pontos que o italiano.

- Em 2005 com o baixo rendimento da Ferrari Alonso dominou a primeira metade da temporada com maestria podendo administrar no final com a crescente da McLaren. Alonso praticamente sozinho ainda conquistou o campeonato de construtores para a Renault.

- 2006 foi uma temporada mais difícil, como o próprio Alonso queria a Ferrari voltou das trevas e Schumacher em ótima forma já tendo decidido abandonar a carreira no final da temporada estava cheio de vontade de se despedir em alto estilo. Melhor para Alonso que queria enfrentar Schumacher de frente para poder provar que poderia vencer o alemão. Fica a eterna dúvida... poderia Alonso vencer Schumacher no auge da carreira? A maioria das pessoas diria que não, mas não temos como saber, assim como não temos como saber se Schumacher venceria Senna e por aí vai...

(Sim, é sua Alonso)

- Na próxima temporada Alonso correrá pela McLaren. Sua nova equipe depois de dez anos passou uma temporada sem conseguir uma vitória sequer, foi um dos piores desempenhos da história da equipe que promete na próxima temporada (de patrocinador novo, a Vodafone, que vem da Ferrari) voltar a vencer e dar a Alonso um carro competitivo. É uma dúvida que só poderá começar a ser tirada no dia 17 de março de 2007 na Austrália. Vale lembrar também que independente de quem seja o segundo piloto da equipe (provavelmente será mesmo o inglês Lewis Hamilton) a McLaren não tem tradição de eleger um primeiro piloto. Os pilotos da equipe tem total liberdade para disputar entre sí, mas um desafio para Alonso. Poderia então o espanhol continuar a vencer? Seus maiores rivais na próxima temporada deverão ser exatamente Kimi Raikkonen e Felipe Massa, a briga é boa.

- Ele ainda não respondeu essa pergunta, mas já começa a dizer que quando conquistar o teceiro título pensará em se aposentar. Ele diz que não é maior que Senna e quando conquistar o mesmo número de títulos chegou a hora de pensar em parar.

Lista de campeões do mundo atualizada:

2006 — Fernando Alonso (ESP/Renault)
2005 — Fernando Alonso (ESP/Renault)
2004 — Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
2003 — Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
2002 — Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
2001 — Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
2000 — Michael Schumacher (ALE/Ferrari)
1999 — Mika Hakkinen (FIN/McLaren-Mercedes)
1998 — Mika Hakkinen (FIN/McLaren-Mercedes)
1997 — Jacques Villeneuve (CAN/ Williams-Renault)
1996 — Damon Hill (ING/ Williams-Renault)
1995 — Michael Schumacher (ALE/Benetton-Ford)
1994 — Michael Schumacher (ALE/Benetton-Renault)
1993 — Alain Prost (FRA/Williams-Renault)
1992 — Nigel Mansell (ING/Williams-Renault)
1991 — Ayrton Senna (BRA/McLaren-Honda)
1990 — Ayrton Senna (BRA/McLaren-Honda)
1989 — Alain Prost (FRA/McLaren-Honda)
1988 — Ayrton Senna (BRA/McLaren-Honda)
1987 — Nelson Piquet (BRA/Williams-Honda Turbo)
1986 — Alain Prost (FRA/ McLaren-TAG Turbo)
1985 — Alain Prost (FRA/ McLaren-TAG Turbo)
1984 — Niki Lauda (AUT/ McLaren-TAG Turbo)
1983 — Nelson Piquet (BRA/Brabham-BMW Turbo)
1982 — Keke Rosberg (FIN/Williams-Ford)
1981 — Nelson Piquet (BRA/Brabham-Ford)
1980 — Alan Jones (AUS/Williams-Ford)
1979 — Jody Scheckter (AFS/Ferrari)
1978 — Mario Andretti (EUA/Lotus-Ford)
1977 — Niki Lauda (AUT/Ferrari)
1976 — James Hunt (ING/McLaren-Ford)
1975 — Niki Lauda (AUT/Ferrari)
1974 — Emerson Fittipaldi (BRA/McLaren-Ford)
1973 — Jackie Stewart (ESC/Tyrrell-Ford)
1972 — Emerson Fittipaldi (BRA/Lotus-Ford)
1971 — Jackie Stewart (ESC/Tyrrell-Ford)
1970 — Jochen Rindt (AUT/Lotus-Ford)
1969 — Jackie Stewart (ESC/Matra-Ford)
1968 — Graham Hill (ING/Lotus-Ford)
1967 — Denis Hulme (AUS/Brabham-Repco)
1966 — Jack Brabham (AUS/Brabham-Repco)
1965 — Jim Clark (ESC/Lotus-Climax)
1964 — John Surtees (ING/Ferrari)
1963 — Jim Clark (ESC/Lotus-Climax)
1962 — Graham Hill (ING/BRM)
1961 — Phil Hill (EUA/Ferrari)
1960 — Jack Brabham (AUS/Cooper-Climax)
1959 — Jack Brabham (AUS/Cooper-Climax)
1958 — Mike Hawthorn (ING/Ferrari)
1957 — Juan Manuel Fangio (ARG/Mercedes-Maserati)
1956 — Juan Manuel Fangio (ARG/Mercedes)
1955 — Juan Manuel Fangio (ARG/Lancia-Ferrari)
1954 — Juan Manuel Fangio (ARG/Maserati)
1953 — Alberto Ascari (ITA/Ferrari)
1952 — Alberto Ascari (ITA/Ferrari)
1951 — Juan Manuel Fangio (ARG/Alfa Romeo)
1950 — Giuseppe Farina (ITA/Alfa Romeo)


E ainda...

- Felipe Massa recebeu hoje medalha de honra do presidente Luis Inácio Lula da Silva. Essa medalha é destinada a todos os esportistas que conseguem conquistas em nível mundial, assim como aconteceu com Massa;

- Fernando Alonso foi convidado pela modelo brasileira Fernanda Tavares a participar da "corrida dos pelados" que é nada mais nada menos que uma corrida com pessoas quase (eu disse quase) desnudas em protesto às touradas que acontecem na Espanha;

- Honda já se aproveita do bom desempenho na parte final da temporada para começar a falar em título para 2007. Alguém acredita?

- Acompanhe no "post" abaixo o final do Grande Prêmio do Brasil com minha narração na Rádio Tupi-Am e também declarações de Felipe Massa em entrevista coletiva à FIA.

10/23/2006

Massa: O dia seguinte!!!

O principal assunto no Brasil...

(Massa com a bandeira do Brasil)

- Não tem jeito, era muito assunto para falar, Michael Schumacher se despedindo das pistas, Alonso bicampeão do mundo junto com a sua equipe Renault. Mas aqui no Brasil só se fala de Felipe Massa. Foi ele quem ganhou as capas de jornal, é ele que está fazendo parte hoje das conversas de boteco e pode ser ele o responsável pelo brasileiro voltar a acordar domingo de manhã como não fazia desde tempos que a gente sabe muito bem quais são.

- Ontem na rádio Tupi-AM fiz a narração do final da corrida, então vamos relembrar esse que foi o momento mais emocionante do automobilismo brasileiro dos últimos anos. Clique no play, depois em pause e aguarde carregar pelo menos 50% assim como fazemos com os vídeos do "Youtube".


- Abaixo você pode ouvir Massa falando em português na coletiva da FIA depois da prova:



- Ele conseguiu chamar atenção para ele. Tinha que ser no Grande Prêmio do Brasil, o momento em que atualmente o brasileiro mais presta atenção à Fórmula-1. Só assim para ter o apelo que teve. Agora correndo pela Ferrari, sendo eleito pelo próprio Fernando Alonso como favorito para o título do ano que vem Massa poderá conquistar uma fatia esquecida do povo brasileiro e reviver os momentos (apenas em relação ao apelo da torcida, diga-se) da época de Ayrton Senna e Piquet.

- O mais engraçado é que provavelmente teremos também um novo Prost. Com essa aposentadoria de Michael Schumacher a torcida de uma hora para outra resolveu apadrinhar o alemão de uma hora para outra e com isso seu rival direto na luta pelo campeonato virou alvo de chacota. Schumacher andava simpático, sorria para todos os lados, deu risadas até com o pessoal do Pânico (sim, foi de mim que o Repórter Vesgo roubou o microfone) e Alonso não, sempre sisudo, sem sorrir muito, não segurou a bandeira brasileira durante o desfile dos pilotos e de quebra será o próximo rival de Massa. Não acho que Massa será o novo Senna, mas em relação torcida brasileira acredito que Alonso será o novo Prost. Isso é bom, ninguém vira herói sem ter um vilão, não é isso que disseram durante toda a semana?

(Novo Prost???)

- De qualquer forma Alonso está de parabéns pelo título de 2006. Ano passado ele venceu com autoridade, mas Schumacher não era combativo até então. Esse ano ele teve o maior dos pilotos em números como rival no campeonato e mesmo assim conseguiu vencer e vencer com folga, com problemas no decorrer do periodo e claro, com muita astúcia.

10/22/2006

Interlagos: Massa vence e Alonso é bi!!!

Festa total...


(Massa e Alonso comemoram no pódio em Interlagos)

- O brasileiro Felipe Massa da Ferrari venceu hoje quase que de ponta a ponta o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula-1 que encerrou a temporada 2006 e coroou o espanhol Fernando Alonso como bicampeão depois de chegar em segundo lugar contra quarto do alemão Michael Schumacher que fez uma espetacular corrida de recuperação em sua despedida da categoria. Jenson Button foi o terceiro.

- Foi uma festa, depois de largar na pole position Massa fez um início de prova arrasador abrindo mais de um segundo por volta sobre Kimi Raikkonen, o segundo colocado. Mais atrás Schumacher já havia ultrapassado as duas BMW e seu irmão Ralf Schumacher. Quando tentou disputar a posição com Giancarlo Fisichella ele recebeu um leve toque do italiano (não intencional) que acabou furando o pneu do alemão que parou nos boxes e voltou em último.

(Largada em Interlagos)

- Alonso vinha mantendo a terceira colocação com boa dose de consciência sabendo que precisaria apenas manter a posição. Nos boxes ele ainda conquistou a segunda posição de Kimi Raikkonen que depois também foi ultrapassado por Jenson Button no "S" do Senna. Massa se aproveitou do fato de Pedro De La Rosa estar segurando o pelotão atrás dele e usou a sua segunda janela de pit para abrir ainda mais vantagem chegando a ter mais de 30 segundos de vantagem para Alonso.

- Schumacher não se dando por vencido ultrapassou um a um na pista fazendo uma corrida de recuperação que jamais será esquecida pelos fãs do alemão. Ele entrou na zona de pontuação a menos de 15 voltas para o final ultrapassando Robert Kubica nos "S", logo depois ele teve um problema, perdeu a posição para Kubica e a recuperou. Em uma bela disputa ele ultrapassou Rubens Barrichello no "S" e induziu Fisichella ao erro. Fazendo a festa na mesma curva ele ainda conseguiu realizar a mais linda ultrapassagem da prova sobre Kimi Raikkonen quase tocando roda com roda.

(Schumacher com o pneu furado)

- Felipe Massa a essa altura já tinha o resultado pra ticamente garantido a ponto de poder administrar as voltas finais para conquistar para o Brasil uma vitória que não acontecia desde 1993 quando Ayrton Senna venceu na mesma pista de Interlagos. O encanto está quebrado, depois de inúmeros problemas com Rubens Barrichello em busca de uma vitória em casa Felipe Massa venceu, comemorou com a bandeira brasileira (lembrando o gesto característico do próprio Ayrton) e levou o autódromo de Interlagos à extrema loucura.

- Claro, como não poderia deixar de ser Fernando Alonso também teve muito o que comemorar pois ao chegar na segunda colocação o espanhol Fernando Alonso conquistou o segundo título mundial de sua carreira. O agora bicampeão mais jovem da história da Fórmula-1 encerra a temporada com 134 pontos contra 121 de Schumacher. A corrida também deu o título do mundial de construtores à Renault com 206 pontos contra 201 da Ferrari.

- São três momentos históricos. A vitória de Felipe Massa, primeira dele em casa e a primeira do Brasil em casa depois de 13 anos. O bicampeonato do espanhol Fernando Alonso, esses dois pilotos representam juntos o futuro da Fórmula-1 e o abandono de Michael Schumacher, depois de quase 16 temporadas. Um momento que a cidade de São Paulo jamais esquecerá e que muitas pessoas no mundo inteiro irão se lembrar por muito tempo. Massa não poderia ter encerrado a temporada de forma melhor, duas vitórias contra nenhuma de seu futuro companheiro de equipe Kimi Raikkonen. Com a autoridade que ele venceu a prova hoje ele tem tudo para se impor dentro da equipe e ser talvez o piloto mais credenciado à conquista do título de 2007.

- Rubens Barrichello largou em quinto lugar, foi ultrapassado na largada por Giancarlo Fisichella e voltas depois por Michael Schumacher. Não pôde ser muito combativo pois passou muito tempo atrás de um lento Giancarlo Fisichella e chegou em sétimo.

Confira o resultado final do Grande Prêmio do Brasil:

1) Felipe Massa (BRA/Ferrari/B), 71 voltas em 1h31min53s751
2) Fernando Alonso (ESP/Renault/M), a 18s658
3) Jenson Button (ING/Honda/M), a 19s394
4) Michael Schumacher (ALE/Ferrari/B), a 24s094
5) Kimi Raikkonen (FIN/McLaren-Mercedes/M), a 28s503
6) Giancarlo Fisichella (ITA/Renault/M), a 30s287
7) Rubens Barrichello (BRA/Honda/M), a 40s294
8) Pedro de la Rosa (ESP/McLaren-Mercedes/M), a 52s068
9) Robert Kubica (POL/BMW Sauber/M), a 1min07s642
10) Takuma Sato (JAP/Super Aguri-Honda/B), a 1 volta
11) Scott Speed (EUA/Toro Rosso-Cosworth/M), a 1 volta
12) Robert Doornbos (HOL/Red Bull-Ferrari/M), a 1 volta
13) Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso-Cosworth/M), a 1 volta
14) Christijan Albers (HOL/MF1-Toyota/B), a 1 volta
15) Tiago Monteiro (POR/MF1-Toyota/B), a 1 volta
16) Sakon Yamamoto (JAP/Super Aguri-Honda/B), a 2 voltas
17) Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber/M), a 6 voltas

Não completaram:

David Coulthard (ESC/Red Bull-Ferrari/M), 15/câmbio
Jarno Trulli (ITA/Toyota/B), 11
Ralf Schumacher (ALE/Toyota/B), 10
Mark Webber (AUS/Williams-Cosworth/B), 1/colisão
Nico Rosberg (ALE/Williams-Cosworth/B), 1/colisão


Resultado final do campeonato de pilotos:

1º Fernando Alonso, 134
2º Michael Schumacher, 121
3º Felipe Massa, 80
4º GIancarlo Fisichella, 72
5º Kimi Raikkonen, 65
6º Jenson Button, 56
7º Rubens Barrichello, 30
8º Juan Pablo Montoya, 26
9º Nick Heidfeld, 20
10º Ralf Schumacher, 20
11º Pedro De La Rosa, 19
12º Jarno Trulli, 15
13º David Coulthard, 14
14º Mark Webber, 7
15º Jacques Villeneuve, 7
16º Robert Kubica, 6
17º Nico Rosberg, 5
18º Cristian Klien, 2
19º Vitantonio Liuzzi, 1


Resultado final do campeonato de construtores:

1º Renault, 206
2º Ferrari, 201
3º McLaren, 110
4º Honda, 86
5º BMW, 36
6º Toyota, 35
7º Red Bull, 16
8º Willians, 11
9º Toro Rosso, 1

Mf1 e Super Aguri não marcaram ponto algum