12/14/2007

Quem se deu bem?

Quatro pilotos... três mudanças... quatro dúvidas...


- Hoje a McLaren acertou a contratação do finlandês Heikki Kovalainen para companheiro de Lewis Hamilton na temporada 2008. Assim de desfazem as grandes dúvidas da Fórmula-1 para o ano que vem: Alonso na Renault e Kovalainen na McLaren. Sem espantos.

- Assim temos quatro pilotos envolvidos nessas duas equipes, sendo três mudanças: Alonso sai da McLaren e vai para a Renault, Kovalainen faz o caminho inverso e Nelsinho Piquet deixa a posição de pilotos de testes para assumir o posto de titular. Hamilton está como fica... ou não!!!

- Os quatro agora sucitam grandes dúvidas para a próxima temporada pois a McLaren é uma equipe mergulhada em problemas desde o desfecho do caso de espionagem e passa a não ter pilotos para desenvolver seu carro em pista. Já a Renault, conta com o espetacular Fernando Alonso mas vem de um ano muito complicado onde não pôde dar um bom carro à nenhum de seus dois pilotos.

Vamos às mudanças:

Fernando Alonso:

- Sai de uma equipe completamente estruturada que o possibilitou disputar o título até a última etapa do ano, perdendo por apenas 1 ponto, para uma que teve inúmeros problemas durante a temporada com Fisichella e Kovalainen. De qualquer forma não se pode esquecer que ele foi bicampeão exatamente pela Renault.

- Ele sabe trabalhar com Flavio Briatore e também terá a tranquilidade necessária para fazer do carro francês novamente um bólido vencedor. Os 7 décimos que ele se diz capaz de levar à qualquer equipe irão fazer muito bem ao time.

Lewis Hamilton:

- Fica como está. Ou não. Ganhou com a saída de Alonso um status indispensável de número da equipe inglesa. Mesmo com Kovalainen jurando que não será segundo piloto de ninguém.

- Em contrapartida a saída de Alonso tira de Hamilton o referencial para acerto do carro. Pode parecer à primeira vista uma grande balela, mas hoje não se sabe até mesmo quem é que será o reponsável por fazer o projeto evoluir. A própria McLaren já anunciou que não desenvolverá determinadas partes do carro após o escândalo em que se envolveu com a Ferrari e com tanta restrição nos testes, nem De La Rosa poderá ajudar muito.

- E o pior, será cobrado como primeiro piloto e pode se tornar a frustração do ano.

Nelsinho Piquet:

- Independente do nível que a Renault se encontrar em 2008 ele já se deu bem, sai de uma posição de piloto de testes para uma valorizada condição de piloto titular. Como é seu primeiro ano não haverá problema algum se classificar-se atrás de Fernando Alonso, é necessário apenas que não provoque muita expectativa caso não tenha certeza de que é capaz de cumprí-la, algo que Hamilton deveria ter feito.

- Nelsinho precisa fazer apenas uma grande corrida e chegar algumas vezes na frente de Alonso em treinos e o resto o destino se encarrega de fazer, afinal, tem nome e sobrenome de campeão. E um pouco da marra do pai também. Será uma das atrações do ano, em especial se o gerador de caracteres da televisão expor como seu nome apenas "Nelson Piquet".

Heikki Kovalainen:

- A chance de sua vida. Depois de um ano ruim na Renault, onde por sinal foi muito cobrado quando à seu desempenho, Kovalainen ganha uma chance de continuar a trabalhar em uma equipe grande. Será seu segundo ano na Fórmula-1, o segundo por uma equipe diferente e as duas equipes são grandes. Não me lembro de um novato que tenha conseguido tal proeza.

- Kovalainen não será cobrado por muitos. Tem nas mãos um carro que, se não for o melhor da temporada é certo que será um bom carro. Pode andar de igual para igual contra Lewis Hamilton, ou seja, se perder foi para a sensação da última temporada e se vencer receberá os louros de ter passado por cima do inglês. Existe a possibilidade de usar isso psicologicamente à seu favor. Ele não será campeão do mundo e nem sequer passará perto disso, mas uma boa temporada o credenciará como um dos grandes pilotos da nova geração, definitivamente. O mundo inteiro acha que ele será segundo piloto, mas se surpreender...

Resumindo:

- Para mim quem se deu bem foi Heikki e Nelsinho, que saem de posições ruins para locais onde podem mostrar mais potencial. Lewis e Alonso, depois de tanto brigarem entre si, deverão viver uma temporada difícil. Daqui um ano eu volto e vamos ver quanta besteira eu escrevi aqui.

O que teria acontecido em pista

Ouvi de quem estava na pista...

- Conversei por telefone ontem com Alexandre Cunha, piloto da Stock Car Light que, junto à André Bragantini Jr. estava próximo à Rafael Sperafico em Interlagos, quando ele escapou da pista. A intenção não foi levantar mais e mais questões sobre o que teria causado a morte do piloto, afinal, partilho da opinião que Alexandre também tem de que o acontecido deve servir como base de estudos para o futuro.

- Assim Alexandre descreve o acidente: "O Rafael vinha com o carro pela parte suja da pista, depois de uma corrida muito acidentada, então provavelmente o carro não estava em ótimas condições. Eu me mantive atrás do Bragantini e o que ele fizesse eu faria também. O Rafael tentou fazer a curva um pouco mais fechada mas o Bragantini já estava com o carro à frente e não teve espaço. Quando ele recolheu na parte suja não teve como controlar o carro. Foi o que eu ví, passei reto e só fiquei sabendo que o acidente foi um pouco mais sério quando parei o carro."

- A possibilidade do toque que foi colocada em pauta no último domingo não poderia ser citada por mim aqui no "Mundo Veloz" enquanto eu não desse a possibilidade de defesa à Alexandre, o que foi feito agora. Vale lembrar também que, mesmo que tivesse havido o toque, nada teria sido feito de forma intencional, isso não existe, principalmente entre praticantes de uma modalidade tão insegura. A conversa foi em cima de um lance NORMAL de corrida, apenas vale para que se mate a curiosidade alheia.

- Alexandre que, como não poderia ser diferente, está muito abalado me atendeu muito bem e a conversa rendeu cerca de 10 minutos esclarecedores. Ele pediu para não falar ao vivo pois as pessoas nesse momento tendem a desvirtuar algumas coisas que são ditas e a tentar encontrar culpados que não existem. Fez questão de ressaltar que se sente muito seguro dentro de um chassi da Stock Car bem como na pista. Ressaltou também que acredita que os pneus não estão bem colocados naquele ponto, preferia um muro.

- Alexandre ainda disse que os pilotos haviam acabado de descer do carro e, enquanto estavam conversando, Luis Carreira Jr, o Carreirinha, escutou dois fiscais de pista conversando entre si sobre o que teria acontecido com Rafael e saiu gritando "não, isso não, não pode ser...". Assim Alexandre e os demais pilotos ficaram sabendo da notícia pois não havia mais como segurar.

- Que ninguém procure mesmo um culpado. Como disse o próprio Cunha, pessoas estudadas vão agora encontrar uma solução para que isso não aconteça mais e, mesmo assim, a gente sabe que um dia, mesmo que se passe 100 anos alguém vai novamente perder a vida no automobilismo. As estruturas de segurança de hoje apenas serão consideradas ruins quando se passarem 20 anos, e mesmo assim, não serão infalíveis. Bem como nos anos 80 e 70 as pessoas consideravam as estruturas seguras.

- E ele está certíssimo...

Em tempo: Vi na Laje de Imprensa e resolvi adotar a idéia do selinho em homenagem à Rafael que foi criado por Zé Mario Dias que agora está na coluna direita do "Mundo Veloz".

12/13/2007

Errei...

Em meus palpites Alonso não seria piloto da Renault em 2008, pois será... e com Nelsinho Piquet como companheiro...


- Quando Fernando Alonso começou seus problemas com a McLaren, ainda no meio da temporada, a Renault logo tratou de fazer o possível para levar o espanhol para a casa onde ele conquistou seus dois títulos mundiais. Em novembro, depois de muita água ter passado por baixo da ponte de Alonso, aconteceu o destrato entre ele e a equipe de Ron Dennis e de Lewis Hamilton.

- Parecia tão óbvio que ele assinaria com a Renault que, com tantas equipes interessadas em Fernando, e também com sua alta valorização, eu não acreditava que ele ficaria em uma equipe que não paga bem e que também não fez uma boa temporada. A Renault também não lhe daria a grande chance de fazer apenas uma temporada na nova/velha casa para depois se transferir para uma equipe mais forte. Alguns pensam ser a Ferrari, outros a BMW. Fico por sinal com a segunda opção.

- Diante disso, todos esperavam o movimento de Alonso para definir suas cadeiras em 2007. Pilotos como Nelsinho Piquet, Heikki Kovalainen, Giancarlo Fisichella, Lucas di Grassi... todos eles em algum momento citaram que esperavam a definição de Alonso para decidirem onde correriam em 2008.

- O assunto por sinal estava ficando chato. Molda banco aqui, conversa com alguém ali, jornal afirma que fontes quentes dão Alonso assinando contrato acolá...

- Agora Alonso oficialmente foi anunciado como titular da equipe francesa. Nelsinho será seu companheiro, Fisichella e Kovalainen receberam os cumprimentos e a despedida de Flávio Briatore e Lucas di Grassi ficou sem caminho. Apenas para citar alguns nomes. Romais Grosjean foi anunciado como piloto de testes para espanto geral de todos.

- Acabou a chata novela sobre o destino do chato Fernando Alonso, que só pode ser assim tão chato pois igualmente é competente. E foi disputado. Resta agora saber quem ocupará a vaga de companheiro de equipe de Lewis Hamilton na McLaren. E o mercado 2008 enfim pode se movimentar.

Equipes 2008: Em verde nomes confirmados. Em vermelho nomes não confirmados.
A sequência de números das equipes já está confirmada, mas os únicos dois pilotos que já tem números para a próxima temporada são Kimi Raikkonen, o campeão e Felipe Massa, seu companheiro de equipe.

Ferrari:
1-Kimi Raikkonen
2-Felipe Massa

BMW:
3-Nick Heidfeld
4-Robert Kubica

Renault:
5-Fernando Alonso
6-Nelsinho Piquet

Williams:
7-Nico Rosberg
8-Kazuki Nakajima

Red Bull:
9-Mark Webber
10-David Coulthard

Toyota:
11-Timo Glock
12-Jarno Trulli ou Heikki Kovalainen

Toro Rosso:
14-Sebastian Vettel
15-Sebastien Bourdais

Honda:
16-Jenson Button
17-Rubens Barrichello

Super Aguri:
18-Takuma Sato
19-Anthony Davidson

Force India:
20-
21-
Adrian Sutil, Giancarlo Fisichella, Vitantonio Liuzzi, Giedo van der Garde e Roldán Rodríguez, Christian Klien e Franck Montagny brigam por duas vagas.

McLaren:
22-Lewis Hamilton
23-Pedro de La Rosa ou Heikki Kovalainen

Foto: Agência Estado

12/10/2007

Como o silêncio se quebrou...

Em algum canto de Interlagos acontecia uma festa...

- Nada mais natural que em um dia como ontem o silêncio tomasse conta do autódromo de Interlagos. Não havia motivos para sorrir. O clima estava péssimo.

- Eis que por volta de 5 da tarde, pouco tempo depois do corpo de Rafael Sperafico ser removido do centro médico pela viatura do IML o silêncio foi quebrado por uma semi-festa nos boxes de uma grande equipe. De nome talvez seja a mais famosa daquele ambiente.

- Pessoas conhecidas por todos tomavam cerveja, falavam alto e davam risada. Um conhecido do meio, outro conhecido nacionalmente, e odiado por sinal, um idolatrado por todos devido à seus feitos no automobilismo nacional, alguém que trabalha para ele também se encontrava presente, dois desconhecidos do grande público, sendo que um é proprietário desta equipe e o outro estava em Interlagos a fim de bagunça mesmo.

- Cada um encara os fatos de uma maneira diferente e isso é humanamente aceitável e natural. Mas erraram, e feio, na escolha do local.

12/09/2007

Interlagos hoje não teve a mínima graça

Vir a um autódromo e sair sem sorriso no rosto é algo que nunca imaginei que fosse me acontecer...

- Quem acompanha sites e blogs de automobilsmo já não precisa mais que eu dê a notícia de que Rafael Sperafico perdeu a vida hoje em Interlagos. Já fiz isso hoje para a Rádio Capital e não foi nem um pouco fácil. Acredite, é preciso muito equilíbrio.

- Como não poderia deixar de ser o silêncio tomou conta do autódromo e não há mais o que se fazer por aqui a não ser transmitir novidades, nunca boas. Ao que se sabe o corpo ainda está aqui em Interlagos que, tristemente, assiste uma fina garoa que umedece o local.

- Um grande clichê, é verdade, mas todos nós sabemos que o automobilismo é um esporte perigoso, mesmo com todos os investimentos pelo qual passou. E mesmo assim jamais nenhum de nós vem para um autódromo pensando que isso possa acontecer.

- Todos se espantaram com o acidente, mas apenas quando o carro parou de vez é que pensamos no pior. Confirmado instantes após. Havia poucas pessoas do meio no local que relatam o acontecido de forma horrorizada. Nem vem ao caso.

- Enfim, foi um momento triste, ainda está sendo. Não quero viver isso de novo. Fico por aqui.