12/08/2007

6 e meia em Interlagos...

Após muito agito, alguma tranquilidade...

- Sobe-se escada, desce-se escada, conversa-se aqui, conversa-se alí, passa-se reto pelo banheiro pois não dá tempo de parar, chama-se piloto, recebe-se jogador de futebol, sobe-se escada mais uma vez, pausa para tomar um bom suquinho Ades, ignora-se o computador, desce-se escada novamente, tampa-se o ouvido para não ficar surdo quando perto da mureta, entrevista-s alguém, entrevista-se alguém novamente, mais uma vez e outra, para-se para conversar com alguém necessário, sobe-se e desce-se escada mais algumas vezes para repetir algumas coisas e também para fazer outras que não vem mà mente no momento. Senta-se enfim no computador para atualizar o blig. Uffa, assim é o dia na Stock Car... e hoje foi um daqueles.


- Thiago Camilo recupera a boa forma e marca a pole position em uma pista de Interlagos com novo asfalto. O recorde, como era previsto não veio, acredito que a chuva de ontem impediu que o novo acerto fosse testado com mais afinco. O tempo foi 1:40:137, superando 1:40:170 que ele mesmo havia feito na volta anterior, ou seja, pole com folga. Sua volta foi 3 cerca de 3 décimos de segundo mais rápida que a de Rodrigo Sperafico, que larga em segundo. Allam Khodair é o terceiro.

- Cacá Bueno largará em último lugar pois sua posição foi revogada devido à uma irregularidade técnica não divulgada por Carlos Montagner, o diretor de prova aqui em Interlagos. A corrida deve ser divertida. É tradicional, a última prova do ano, em especial com título definido, sempre tem algum diferencial. Amanhà um deles será a presença de Cacá no fim do grid. Até a décima quinta colocação vai sobrar porrada pra todo lado. Ou seria para ambos os lados?

- Um dos destaques de hoja foi a presença do solícito Richarlyson, interpelado por 80% dos presentes em Interlagos: "Pode tirar uma foto?" - "Pode me dar um autógrafo?" - "Aí Richarlyson... parabéééénnsss". Foi a tônica do sábado. O volante do São Paulo esteve aqui à convite do Chevrolet Power Team. Esteve em todas as equipes que correm com o Chevrolet Astra, ouviu dicas, conversou com pilotos e até entrou no carro de Paulo Salustiano, com direito à carro ligado e algumas barulhentas aceleradas. Se divertiu muito com o dia no autódromo, local que ele nunca havia estado. No final do dia andou no carro da GM e participou de uma corrida entre os carros que são preparados para levar convidados junto à atores, atrizes e ex-BBB's. Humilde esse garoto que ainda diz que não quer sair do Brasil tão cedo pois quer ser campeão do mundo pelo São Paulo como titular. Adiantou também que Breno está fora do tricolor, uma pena.

- Sobre a categoria, muitas negociações envolvem pilotos principalmente da Nextel. Na Medley mesmo apenas Marcos Gomes permanece onde está. Seu companheiro de equipe será Valdeno Brito, que está fora da JF, caminho que também deve ser seguido por seu companheiro de equipe Ruben Fontes... e olhe que ele é um dos que tará duas equipes no ano que vem. Ainda na Medley, Ricardo Maurício passará a correr com o Peugeot da WA e seu companheiro deve ser William Starostik. Apenas para se ter uma idéia... prometo para os próximos dias uma lista completa de mudanças.
- Com algum agito aconteceu hoje o lançamento da Pick Up Racing, nova categoria encampada pela Vicar e que a partir de 2008 usará o mesmo chassi tubular que a Stock usa. A primeira bolha apresentada foi a da S10, da Chevrolet. Um modelo com o desenho de uma cabine estendida que visualmente é muito mais bonito que os modelos que são usados no campeonato deste ano. É mais bonito também poder ver o carro colado no chão. A grade dianteira destaca bem o símbolo da Chevrolet com um estilo bem "americano de ser". Bem desenhada.

- O dia foi de muito Sol, o que prejudicou ainda mais a correria que tivemos todos de enfrentar. A divertida sala de imprensa segue com risos espalhados aos quatro cantos. Os colegas Rafael Lopes (globoesporte.com/Voando Baixo) e Rodrigo Mattar (Sportv/Saco Vazio de Gatos) se divertem com um desenho do Pica Pau através do computador de Mattar contando quantas vezes o personagem perde para alguém e citam a cada 15 segundo o bordão "hey, você é um rachador"... Fred Sabino do Lance e Victor Martins do Grande Prêmio hoje estão concentrados, embora o segundo não perde a chance de lançar piadas. No exato momento em que escrevo estee post Wagner Gonzales, Rafael Lopes e eu estamos quebrando de vez o silêncio. Marcelo Braga, famoso assessor de imprensa da categoria já ouviu 256 vezes a canção "parabéns à você", que é cantada para ele durante todo o ano, apenas no dia de comemoração de seu nascimento. Este é o clima de sala de imprensa.

- Este é o clima de fim de tarde em Interlagos. Eis os resultados:

Copa Nextel - 10 primeiros:

1º) Thiago Camilo (CA, SP), 1:40.137, média de 154,91 Km/h
2º) Rodrigo Sperafico (VB, PR), 1:40.477
3º) Allam Khodair (CA, SP), 1:40.803
4º) Marcos Gomes (CA, SP), 1:40.839
5º) Valdeno Brito (P3, PB), 1:40.871
6º) Felipe Maluhy (ML, SP), 1:40.977
7º) Antonio Jorge Neto (ML, SP), 1:41.054
8º) Cacá Bueno (ML, RJ), 1:41.056
9º) Popó Bueno (CA, RJ), 1:41.162
10º) David Muffato (P3, PR), 1:41.491

Stock Car Light - 10 primeiros:

1º) Gustavo Sondermann (SP), 1:44.841, média de 147,96 Km/h
2º) Rafael Sperafico (PR), 1:44.966
3º) André Bragantini (PR), 1:45.168
4º) Tiago Gonçalves (SP), 1:45.280
5º) Ariel Barranco (PR), 1:45.392
6º) Norberto Gresse F° (SP), 1:45.436
7º) Luiz Carreira Jr (SP), 1:45.648
8º) Eduardo Santos (RJ), 1:45.760
9º) Leonardo Burti (SP), 1:45.878
10º) Rafael Daniel (SP), 1:46.034

Stock Jr. - 10 primeiros:

1º) Eduardo Leite (SP), 1:58.614, média de 130,78 Km/h
2º) Cauê Carvalho (SP), 1:58.617
3º) Lucas Finger (PR), 1:58.887
4º) Thiago Riberi (SP), 1:58.887
5º) Jason Oliveira (*, SP), 1:59.252
6º) Rafael Negrão (SP), 1:59.371
7º) Cassio H de Mello (SP), 1:59.562
8º) Patrick Gonçalves (*, BA), 1:59.782
9º) Rodrigo Navarro (*, SP), 2:00.189
10º) Alessandro Xavier (, PR), 2:00.637

12/07/2007

Pausa para o café... e para o banho!!!

Chuva não para em Interlagos, pausa nos trabalhos de pista gera momentos de reflexão...

- Primeiros treinos encerrados. Poucas referências para amanhã caso o tempo melhore. Rodrigo Sperafico foi o mais rápido na Copa Nextel com o tempo de 1:47:665, seguido por Allam Khodair e Felipe Maluhy. Na Light a família ficou na frente também, com Rafael Sperafico e o tempo de 1:59:489, seguido por Luiz Carreia Jr e Gustavo Sondermann. A Jr. teve Thiago Riberi na frente, 2:18:725.

- A previsão é que o tempo não melhore até amanhã no classificatório. Vai demorar um pouquinho ainda para que os pilotos possam sentir o novo asfalto paulistano. A maioria não o conhece.

- Duas presenças ilustres estão confirmadas para o final de semana. O excepcional nadador Thiago Pereira, que vem à convite da equipe Medley de Ricardo Maurício e Marcos Gomes, e Richarlyson, não menos excepcional meio campo do São Paulo Futebol Clube, que dará as caras por aqui amanhã e andará de carona em um Stock Car. Richarlyson veio à convite do Chevrolet Power Team.

Stock Car V8 - 10 primeiros:

1º) Rodrigo Sperafico (VB, PR), 1:47.665, média de 144,08 Km/h
2º) Allam Khodair (CA, SP), 1:47.944
3º) Felipe Maluhy (ML, SP), 1:47.952
4º) Ingo Hoffmann (ML, SP), 1:48.022
5º) Valdeno Brito (P3, PB), 1:48.181
6º) Thiago Camilo (CA, SP), 1:48.316
7º) Paulo Salustiano (CA, SP), 1:48.317
8º) David Muffato (P3, PR), 1:48.424
9º) Enrique Bernoldi (VB, PR), 1:48.665
10º) Ricardo Mauricio (CA, SP), 1:48.885

Stock Car Light - 10 primeiros:

1º) Rafael Sperafico (PR), 1:59.489, média de 129,82 Km/h

2º) Luiz Carreira Jr (SP), 2:00.496
3º) Gustavo Sondermann (SP), 2:00.573
4º) Tiago Gonçalves (SP), 2:00.647
5º) Eduardo Santos (RJ), 2:00.953
6º) Claudio Capparelli (RJ), 2:01.101
7º) Vicente Siciliano (SP), 2:01.248
8º) Leonardo Burti (SP), 2:01.294
9º) Ariel Barranco (PR), 2:01.931
10º) André Bragantini (PR), 2:01.955

Stock Jr. - 10 primeiros:

1º) Thiago Riberi (SP), 2:18.725, média de 111,82 Km/h

2º) Eduardo Leite (SP), 2:18.868
3º) Cauê Carvalho (SP), 2:19.339
4º) Jason Oliveira (*, SP), 2:19.879
5º) Lucas Finger (PR), 2:20.330
6º) Cassio H de Mello (SP), 2:20.370
7º) Rodrigo Navarro (*, SP), 2:20.437
8º) Patrick Gonçalves (*, BA), 2:20.763
9º) João M Carvalho (*, SP), 2:21.522
10º) Rafael Negrão (SP), 2:21.808

Chove em Interlagos

Última etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car... pista molhada e mudanças...

- Mudanças acontecerão na próxima temporada do Campeonato Brasileiro de Stock Car, muitas. Desde sua quarta etapa, tratei esta temporada da principal categoria do automobilismo nacional como de transição. Mudanças de regulamento, a maioria temporárias, muita polêmica e a despedida de algumas figurinhas carimbadas seriam a tônica do ano de 2007. Não deu outra.

- No próximo domingo, apenas as 16 melhores equipes continuarão no campeonato. As outras seguirão o doloroso caminho da "segunda divisão" que agora também assombra o nosso automobilismo. Isso me lembra quando Max Mosley quis misturar Fórmula-1 e GP2 com acesso e rebaixamento ignorando orçamentos. Ainda bem, não deram bola. O raio caiu aqui no Brasil, na nossa Stock Car.

- A idéia infelizmente é inevitável pois se faz necessário diminuir esse assomboso número de 50 pilotos treinando para uma mesma categoria em uma mesma pista ao mesmo tempo. Nada melhor que usar como regra o desempenho nas pistas, com sorte e azar comuns ao automobilismo, um esporte onde nem sempre o talento define as coisas.

12/06/2007

Slicks... dia 2

Hamilton volta à andar com um Fórmula-1 e é o mais rápido do dia... de pneus sulcados...

- O desempenho dos slicks em tempos de volta ainda não apareceu no segundo dia de testes coletivos que a Fórmula-1 realiza em Jerez de La Frontera na Espanha. Lewis Hamilton, de volta à um Fórmula-1 fez 1:19:371 e foi o mais rápido do dia com pneus sulcados. Ele foi 5 décimos de segundo mais rápido que David Coulthard da Red Bull que fez 1:19:421. Ninguém ainda atingiu a marca do próprio Hamilton na mesma pista em 7 de dezembro do ano passado, portanto com as mesmas condições climáticas. A marca dele foi 1:18:684.

- Destaque para duas declarações de pilotos que andaram de slicks. Giancarlo Fisichella afirmou que se sentiu muito bem quando andou com pneus sulcados mas estranhou um pouco quando vestiu slicks. Ele afirma que se sentiu mais feliz com a borracha cortada e quando colocou pneu liso o carro saia muito de frente. Okay... só poderia ser Giancarlo Fisichella à reclamar dos slicks e afirmar que se sentiu melhor com o pneu usado atualmente quando um de seus trunfos poderia ser exatamante o fato de já ter andado com calçados lisos.

- Destaque também para James Rossiter, que afirmou que o carro com a configuração aerodinâmica de 2009 e pneus sulcados fica impossível de se guiar. É... talvez vejamos também uma boa compensação aerodinâmica, que é o que todos esperamos. Na temporada de adoção dos slicks os carros terão asa traseira mais baixa e aerofólio dianteiro mais largo. Com isso, os carros não se tornarão tão ariscos quando atrás de outros. Mais ultrapassagens à vista.

- E é por isso que eu não estou nem aí para o meu desempenho dos slicks.

- Três brasileiros foram à pista. Felipe Massa (3º), Nelsinho Piquet (6º) e Rubens Barrichello (18º)

Jerez de La Frontera - Dia 2:

1. Lewis Hamilton (McLaren) 1:19.371 (73 voltas)
2. David Coulthard (Red Bull) 1:19.421 (80)
3. Felipe Massa (Ferrari) 1:19.761 (97)
4. Kimi Raikkonen (Ferrari) 1:19.779 (87)
5. Pedro de la Rosa (McLaren) 1:19.887 (62)
6. Nelsinho Piquet (Renault) 1:19.982 (71)
7. Christian Klien (Force India) 1:20.187 (86)
8. Sebastian Vettel (Toro Rosso) 1:20.398 (57)
9. Giancarlo Fisichella (Force India) 1:20.470 (102)
10. Robert Kubica (BMW-Sauber) 1:20.487 (118)
11. Timo Glock (Toyota) 1:20.523 (54)
12. Sebastien Bourdais (Toro Rosso) 1:20.533 (75)
13. Nico Rosberg (Williams) 1:20.671 (66)
14. Andreas Zuber (Super Aguri) 1:20.897 (109)
15. Mark Webber (Red Bull) 1:20.944 (41)
16. Nico Hulkenberg (Williams) 1:21:068 (67)
17. Anthony Davidson (Super Aguri) 1:21:076 (74)
18. Rubens Barrichello (Honda) 1:21:184 (103)
19. Kamui Kobayashi (Toyota) 1:21:699 (118)
20. Nick Heidfeld (BMW-Sauber) 1:22.875 (93)

12/04/2007

Lentos slicks... tô nem aí!!!

Pneus slicks voltam à andar na Fórmula-1. Não tão velozes quanto se esperava, mas ninguém está ligando para isso...


- Claro que o principal objetivo da volta do pneu slick à Fórmula-1 não é que os carros ganhem mais velocidade e melhores tempos de volta, ninguém está preocupado com isso (embora esperava-se). A grande vontade dos entusiastas da Fórmula-1 é que com esse tipo de calçado os carros ficarão menos dependentes da aerodinâmica e, assim, tenham mais condições de se ultrapassarem.

- É por isso que a volta da borracha lisa à Fórmula-1, que aconteceu hoje, era tão aguardada. Junto à essa ansiedade pairava no ar uma curiosidade sobre o quanto os carros seriam mais rápidos, afinal de contas, a nova/velha ferramenta proporciona uma maior área de contato do carro com o solo (e não do solo com o carro como andei escrevendo por aí, mea culpa). Só que não foi como se esperava.

- No dia 7 de dezembro de 2006 Lewis Hamilton foi à mesma pista de Jerez com a McLaren de 2006 equipada com pneus sulcados e, aguardando ser anunciado como titular, fez 1:18:684 em sua melhor volta. Hoje Nick Heidfeld com o bom carro da BMW de 2007 fez sua melhor volta em 1:19:042, de slicks. 358 milésimos mais lento. Nem todos os pilotos usaram slicks, apenas Heidfeld, Jenson Button que foi naturalmente o segundo e James Rossiter da Super Aguri, mostrando que nem o pneu liso pode superar as limitações de um carro ruim.

- Os slicks devem entrar "em operação" à partir da temporada 2009. Era para ter entrado em 2008, mas a saída da Michelin da categoria ajudou a Bridgestone a protelar por mas um ano sua entrada alegando que eram necessários mais estudos. Espero que nenhum empecilho nos seja empurrado "goela abaixo" dessa vez e que em 2009 possamos ver de volta esses pneus que, mais que nenhum outro, são os verdadeiros pneus de corrida.

- O teste promoveu a estréia com a Fórmula-1 de Javier Villa e Niko Hulkenberg, que andaram pela BMW. Kimi Raikkonen foi hoje o quarto colocado, uma posição à frente de Nelsinho Piquet da Renault. Sebastién Bourdais também foi muito bem ficando em sexto lugar, tendo fechado em segundo no treino da manhã. Mais que isso... durante a semana ainda veremos o duelo Schumacher/Hamilton...

Jerez de La Frontera - Dia 1:

1. Nick Heidfeld (BMW) - 1min19s042 - Slick
2. Jenson Button (Honda) - 1min19s155 - Slick
3. Pedro de la Rosa (McLaren) - 1min19s712
4. Kimi Raikkonen (Ferrari) - 1min20s083
5. Nelsinho Piquet (Renault) - 1min20s366
6. Sébastien Bourdais (Toro Rosso) - 1min20s615
7. Gary Paffett (McLaren) - 1min20s638
8. Mark Webber (Red Bull) - 1min20s682
9. Marc Gene (Ferrari) - 1min20s832
10. Mike Conway (Super Aguri) - 1min20s927
11. Sebastien Vettel (Toro Rosso) - 1min21s086
12. James Rossiter (Super Aguri) - 1min21s246 - Slick
13. Timo Glock (Toyota) - 1min21s336
14. Giancarlo Fisichella (Force India) - 1min21s424
15. Nico Hulkenberg (Williams) - 1min21s556
16. Franck Montagny (Force India) - 1min21s559
17. Kazuki Nakajima (Williams) - 1min21s586
18. Marko Asmer (BMW) - 1min21s962
19. Kamui Kobayashi (Toyota) - 1min22s186
20. Javier Villa (BMW) - 1min23s583

Dias depois...

Ausente por uns dias do "Mundo Veloz", estou de volta em uma semana quase agitada...

- Rubens Barrichello venceu sua primeira e única corrida no ano de 2007, e uma de suas preferidas. Estive na Granja (ausente mesmo, apenas do Mundo Veloz) até as quatro da manhã. Perdi o melhor da festa - os problemas de cronometragem que deram vitória à seu grupo - e pude acompanhar apenas o início da corrida, bem como o êxtase inicial de pilotos e equipes.

- Barrichello venceu com Tony Kanaan, Felipe Giaffone, Lucas di Grassi e Renato Russo. Exceção feita ao vice campeão da GP2, todos já são da turma de Rubens para as 500 Milhas.

- E esta semana promete ser agitada. Hoje começam os últimos testes coletivos do ano na Fórmula-1 em Jerez de La Frontera. Na próxima quinta feira saberemos o destino do julgamento que envolve a Renault e um caso de espionagem contra a McLaren. No final de semana também teremos a última etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car. Aguardemos, pois.

- O julgamento em si, na temporada das multas, não deve dar em nada. Mesmo sofrendo uma punição financeira, a Renault não deve passar pelo mesmo que a McLaren, espionagem é algo liberado na Fórmula-1. Foi o que aprendi com o caso McLaren. Tudo isso em meio à testes que acontecem com pneus slick em Jerez de La Frontera com Schumacher, Hamilton, Barrichello e, claro, sem Alonso.

- A Stock Car brindará quem estiver em Interlagos com a disputa pelo vice campeonato da categoria principal e com uma disputa muito interessante: O campeonato de equipes. Apenas os 16 melhores times participarão da próxima temporada e por isso a corrida deve ser, enfim, muito agitada. Na Berlinda RC3 Bassani, HotCar, L&M e Nascar. Tentando a vaga, a 17ª colocada é a M4T.