10/20/2007

Massa... pole de novo

Mais uma vez a torcida brasileira faz a festa em Interlagos, Massa é pole pelo segundo ano consecutivo...


- Felipe Massa mais uma vez... quase não deu, mas o brasileiro conquistou pela segunda vez consecutiva uma pole position em Interlagos depois de um treino interessante.

- Na Q1 Massa foi o mais rápido com 1:12:303, com Alonso em segundo, Raikkonen em terceiro e Hamilton em quarto, uma sessão estranha onde Massa e Raikkonen tiveram de dar voltas a mais pois nas primeiras voltas de cada um eles nem sequer conseguiriam passar à Q2.

- Na segunda sessão Raikkonen foi o mais rápido e, somando-se o resultado do treino da manhã, provou que a Ferrari estava mesmo melhor no dia de hoje. Hamilton foi o quarto colocado, Massa o terceiro e Alonso apenas o quarto. Rubens Barrichello nessa sessão raspou a trave, por muito pouco tempo esteve na superpole mas não foi possível por lá permanecer.

- Veio a Superpole e assim todos partiram para duas voltas cada, logo após a "queima de combustível". Logo na primeira tentativa Felipe Massa foi o mais veloz, 1:12:128, Raikkonen que havia sido o primeiro a tentar volta foi o segundo colocado, Hamilton o terceiro, Mark Webber em excelente performance foi o quarto colocado e Alonso o quinto apenas.

- Raikkonen sua segunda tentativa se encontrou com Hamilton na pista e não conseguiu baixar o tempo de Massa, que na sequência fez a volta da pole 1:11:931. Hamilton na sequência fez as duas melhores parciais mas a volta final foi 1:12:082, à frente de Raikkonen mas não de Felipe e Alonso fez 1:12:356, largará apenas em quarto.

Massa:

- Pole position mais uma vez conquistada com certa facilidade, assim como é de costume para ele. No final uma polêmica que foi rapidamente resolvida. Massa deu uma volta a mais no circuito para comemorar com a torcida acenando de forma diferente, uma festa.

- Foi um momento muito bonito, mas não me lembro de ninguém que tenha cruzado em sua última volta depois do cronômetro zerado e ainda assim tenha dado um giro a mais, além de tudo, gastou mais combustível.

- Porém rapidamente a história foi abafada e os comissários analisaram que ele passou sob luz verde, exatos 2 segundos antes do final do da classificação, assim sendo, poderia tranquilamente mesmo dar mais uma volta, para deleite da torcida.

- É hora de dizer... aquela volta foi excepecionalmente bonita. Era tudo que a torcida queria, parabéns pela sensibilidade de não recolher o carro aos boxes, quem foi à Interlagos pagou caro para ver o evento e queria mesmo ver um show como esse.

- Agora ele tem tudo para conquistar mais uma vitória em casa, e deve fazê-lo. Assim sendo termina o ano com o mesmo número de vitórias que Hamilton e Alonso, mas longe da possibilidade de ser campeão, uma pena.

Edit: O amigo Alexander Grunwald, do Sportv lembra bem que desde que chegou à Ferrari Felipe se dá muito bem nos circuitos anti-horários. Faltou vitória em Ímola-2006, mas... foi uma boa lembrança.

Hamilton:

- O segundo lugar como não poderia deixar de ser colocou Hamilton em posição de honra, o "pole dos postulantes", meio caminho andado para que ele conquiste amanhã seu primeiro título mundial. Que ele abra caminho para Kimi Raikkonen, que deve vir babando e sempre larga bem, assim ele não corre maiores riscos.

- Lewis disse: "Realmente eu gostei da sessão de qualificação. O carro estava ótimo para pilotar e o time fez um bom trabalho. Minha última volta foi boa. Perdi um pouco de tempo na últiva curva, mas não foi um erro"

- Só mesmo essa perda de tempo pôde tirar a pole do inglês, afinal de contas, Mass admite um erro em sua última volta rápida e teve, segundo ele, a certeza de que não conquistaria a posição.

- O apoio da torcida à Lewis foi impressionante, muito bom. E que ele preste atenção em Raikkonen.

Raikkonen:

- Larga em terceiro lugar, mas larga no lado limpo da pista. Tem um bom histórico de largadas e deve partir para cima de Lewis Hamilton, depois escoltará Felipe Massa torcendo para que as McLarens se encontrem e quem sabe assim ele poderia conquistar o improvável título.

- Será interessante acompanhar a corrida do finlandês, em especial na forma como deve se comportar atrás de Felipe Massa caso consiga mesmo conquistar op lugar de Hamilton. Ponto forte...

Alonso:

- Um final de semana estranho para quem está brigando pelo título. Falta algo ao espanhol, que ainda não chamou atenção de forma positiva.

- Alonso disse logo após o treino: "Não estou tão feliz porque quarto não é uma boa posição. Estou largando em quarto, vou tentar recuperar, mas não é fácil. As chances diminuíram, mas a corrida é longa. O líder estava 12 pontos na frente e agora está só quatro"

- Não deve mesmo estar feliz, está atrás dos dois outros concorrentes ao título e seu carro ao que tudo indica não é tão veloz... seriam os cavalos a menos?

Palavra de Carlos Montagner, o diretor de prova do Grande Prêmio do Brasil: "No 'S' do Senna, as McLarem irão se estranhar... Massa primeiro, Raikkonen segundo e Raikkonen campeão..."

Uau...

Grande Prêmio do Brasil - Sexta feira

Mais uma vez, os pitacos do dia sobre a última prova do mundial...


Tivemos treinos livres, muitos comentários sobre o novo asfalto de Interlagos, anúncio de que a Prodrive não fará parte do campeonato mundial de 2008 e também alguns burburinhos.

Treino Livre 1:

- Com uma garoa intermitente Ferrari foi mais rápida que a McLaren, que sequer pôde fazer uma seqüencia rápida de voltas. Raikkonen superou Massa logo no final. Um dos destaques foi Rubens Barrichello que fez uma bela seqüencia de voltas rápidas.

1º Kimi Raikkonen - Ferrari - 1:19:580
2º Felipe Massa - Ferrari - 1:20:062
3º Heikki Kovalainen - Renault - 1:20:829
4º Nico Rosberg - Williams - 1:21:064
5º Lewis Hamilton - McLaren - 1:21:121

11º Rubens Barrichello - Honda - 1:22:434

Treino Livre 2:

- A pista secou e a McLaren dominou amplamente. As Ferraris bem que tentaram mas não conseguiram igualar o rendimento de Alonso e Hamilton. Destaque dessa vez para as Williams que ficaram à frente de Nick Heidfeld. Giancarlo Fisichella também foi bem e Massa ficou à frente de Raikkonen.

1º Lewis Hamilton - McLaren - 1:12:767
2º Fernando Alonso - Renault - 1:12:889
3º Felipe Massa - Ferrari - 1:13:075
4º Kimi Raikkonen - Ferrari - 1:13:112

13º Rubens Barrichello - Honda - 1:13:892

Fernando Alonso não completou volta.

Alonso não indo à pista no primeiro treino:

- Ao que tudo indica foi um quase desdém com relação à chuva. Para ele definitivamente não teremos água no próximo domingo. Ok, é o que a chuva aponta, não deve chover, mas São Paulo não é uma cidade tão previsível assim, eu particularmente não gostei nem um pouco do que ví hoje no céu. Mas não sou meteorologista e ele tem profissionais bons atuando a seu lado.

- Mas se por um acaso resolver pintar água por aqui a referência que ele terá é zero.

Novo asfalto:

- Parece mesmo que não decepcionou, a palavra de ordem era: "fizeram um bom trabalho", ok, como se fosse impossível isso por aqui. Mas tudo bem, a gente entende, o Brasil é um país muito complicado de se compreender.

- De qualquer forma os pilotos gostaram muito e parece que o resultado ficou muito bom. O tempo de volta deve mesmo baixar.

- Alguns pilotos chegaram a reclamar do final da reta oposta, que teria deixado marcas de assoalho no asfalto. Engraçado, eu nunca vejo ninguém falando isso de Istambul...

- Ralf Schumacher disse: “Os organizadores fizeram uma ótimo trabalho no circuito, as ondulações foram eliminadas e o asfalto está mais suave”

- Jarno Trulli:
“O novo asfalto é ótimo, as ondulações, que eram o maior problema, desapareceram"

- Sebastian Vettel:
"parece ser bastante aderente, o que se percebe comparando os tempos deste ano com os do ano passado. As ondulações diminuiram um pouco, mas no final do treino já se notavam marcas do fundo dos carros no mesmo lugar que no último ano"

Giancarlo Fisichella, vencedor em 2003 e que sempre anda bem aqui:
"Fizeram um trabalho fantástico com o novo asfalto, e está muito melhor de pilotar agora. Pela manhã, a aderência estava baixa, mas quando a pista secou ficou muito bom"

David Coulthard: "
A pista está mais suave do que era antes, resultado da reforma na pista que fizeram aqui"

Nick Heidfeld:
“O circuito apresentou uma melhora incrível”

Mark Webber:
"Nós estamos aprendendo sobre como será o desempenho dos pneus no novo asfalto. Esta noite, a principal coisa a ser feita por nós é de avaliar os pneus e trabalhar muito nisso. Eu acredito que todos terão de passar por esta situação"

Rubens Barrichello: "
Com respeito ao novo asfalto de Interlagos, ele melhorou bastante e tem muito menos ondulações do que antes”

Felipe Massa:
"Ficou sensacional. Eu sempre critiquei o excesso de ondulações, mas tenho de dizer que desta vez fizeram um trabalho excelente."



Hamilton quase punido:

- Mais uma vez o inglês Lewis Hamilton esteve envolvido em assunto sobre punição. Dessa vez ele usou dois tipos de pneu para chuva no treino livre, sendo que o artigo 25.3 do regulamento permite que apenas um seja usado.

- Okay, foi necessário estar atento à qualquer movimentação para sofreria ou não alguma sanção, mas era sabido que isso não aconteceria.

- Primeiro porquê era Hamilton, segundo porquê assuntos como esses costmam terminar em multa mesmo. Porém eu gostei do argumento usado para que ele não fosse punido. A culpa é da equipe e pronto, acabou. Além de criativo, eles tem toda razão.

- McLaren, Super Aguri e Honda (envolvidas porquê Jenson Button e Takuma Sato cometeram o mesmo erro) foram multadas em 15 mil dólares e o jogo extra não poderá ser usado durante o final de semana.

Estréia de Kazuke Nakajima:

- Muito boa, vibrei muito quando ele conseguiu a quarta marca durante a segunda sessão. Mostra que a Williams se deu bem com a aposentadoria de Wurz.

Prodrive fora do mundial 2008:

- Bernie Ecclestone foi pessoalmente à sala de imprensa de Interlagos para anunciar que a Prodrive, que seria a décima segunda equipe do mundial em 2008, não mais fará parte do campeonato.

- Segundo ele a equipe tinha poucos funcionários e a compra de chessis e motores parece não ter sido aprovada.

- Não ficou bem claro para mim, a equipe tinha apenas quatro funcionários, sendo que um era recepcionista, mas sem nada definido não seria melhor não terem mesmo nenhum funcionário? Não entendi como puderam falar isso de uma empresa como a Prodrive, mas tudo bem, o próximo assunto explica um pouco a questão.

GM e Hyundai no mundial?

- Bernie Ecclestone também informou hoje em Interlagos que duas novas montadoras devem fazer parte do mundo da Fórmula-1, General Motors e uma sul coreana, que poderia ser a Hyundai.

- Acho que matei a charada... arrumaram um argumento para que a Prodrive não fizesse parte do mundial pois o limite máximo de carros na pista, segundo o regulamento, é 24, sem a equipe de David Richards, continuaríamos tendo uma vaga disponível.

- A outra montadora entraria apoiando fortemente a Williams, motivo que teria sido responsável pelo empenho das últimas semanas em não aceitar a entrada da Prodrive no campeonato, assim, duas montadoras novas fariam parte do mundial de Fórmula-1.

10/19/2007

Deu na Rádio Jovem Pan

Hamilton, Button e Sato podem ser punidos...

- Eles teriam utilizado no treino livre da manhã mais de um jogo de pneus para condição de pista molhada e isso teria ferido o item 25.3 do regulamento esportivo da FIA.

- Alguém acredita em punição?

Edit:

- O artigo 25.3 do regulamento diz que: "Os pilotos podem usar 4 sets de pneus para pista seca durante os treinos livres. Para pista molhada é obrigatório usar um tipo de pneu por sessão."

- Takuma Sato será ouvido as 16 horas, Button as 16:15 e Hamilton 16:30. Quando ele for ouvido provavelmente já saberá do destino dos outros dois.

10/18/2007

A quinta feira

A quarta feira pré Grande Prêmio do Brasil foi um pouco agitada demais para mim, então vamos direto aos pitacos da quinta...

- Tudo pronto... só falta o "vruuuuummmm..."


Massa ajudará Raikkonen?

- Acredito que sim, como o próprio falou. Mas também acredito que a ajuda de Massa não será necessária. Para que Massa tenha de ajudá-lo as McLaren terão de estar em um desempenho bem abaixo da média, coisa que não aconteceu durante todo o ano. E caso a dupla prateada abandone, Kimi pode se contentar com o segundo lugar. Felipe vai com tudo.

Kimi diz: "Renovação de Felipe com a Ferrari não importa para mim".

- Bem, que os dois não são amigos isso não é segredo, afinal de contas os dois já deram declarações sobre o assunto. Porém, os dois dizem ter um bom relacionamento e é aí que mora a questão.

- Será que é possível duas pessoas que, mesmo não sendo amigos, tem um bom relacionamento serem tão frias uma com a outra? Assim "convivem" Felipe Massa e Kimi Raikkonen. Não apenas as declarações são geladas. Estive lá no Hotel Transamérica hoje e vi, eles mal se olham, não se abraçam, não trocam palavras.

- Para mim eles só conversam sobre acerto, e olhe lá... o Kimi até duvida que Massa o ajudará.

Massa diz que nada mudará se Raikkonen for campeão:

- "Se ele ganhar, nosso relacionamento continuará o mesmo. Não mudrá nada. Dentro da equipe, o tratamento também seguirá igual e justo."

- Que relacionamento?

Alonso e Hamilton juntos em coletiva:

- Os dois tiveram a coragem de dizer que o relacionamento dos dois atualmente é como sempre foi, que eles não tem problema um com o outro. Será que ainda assim devo acreditar nas declarações de Raikkonen e Massa?

Sobre Ron Dennis ter dito que McLaren corria contra Alonso, Fernando diz que ficou surpreso mas não preocupado.

- Acho que agora nem você, amigo leitor, acredita nas palavras ditas, certo?

Mercedes libera Alonso sem multa:

- Acredito que isso já esteja decidido pelos lados da McLaren e tenho quase certeza que Alonso não ficará por lá, mas notaram como as coisas se decidem em cima da hora? Pois é... é sempre assim...

- Não é interessante que Fernando fique no time, nem pra ele, nem pra Mercedes e nem ao menos para os fãs da Fórmula-1, mas a decisão, a batida de martelo, ou pelo menos o seu anúncio só vira em cima da hora pois enquanto isso não acontece o nome da Mercedes circula para cá, o nome do Santander estampado nos macacões que saem em capas de jornais e sites circula para lá... e assim a equipe recupera um pouco do prejuízo por ter montado todo um esquema publicitário para trazer um piloto que definitivamente não deu certo na casa. Mesmo sendo campeão... curioso isso.

10/17/2007

Dia de entrevistas

Coletiva da Bridgestone na Zona Sul foi agitada e interessante... e um humorista Barrichello roubou a cena de Felipe, que ficou em segundo plano...

- Aqui no "Mundo Veloz" você ouve o que de melhor aconteceu no encontro entre Rubens Barrichello. E não é por nada, brincadeirinhas à parte, o pessoal parecia mais interessado em fazer pergunta à Rubens. Eu era um deles...

Felipe Massa:

Renovação:


Como aconteceu a renovação de contrato e quais as expectativas:


Com quais erros aprendeu em 2007:


Rubens Barrichello:

Sessão gracinha 1 - Carro lento não cansa:


À Rádio Capital e ao "Mundo Veloz", diz que ainda tem paciência de tentar um bom resultado, comparando com bons momentos que viveu em Interlagos com carros ruins:


Pensa em parar?


Sessão gracinha 2 - Sobre venda de chassi liberada para 2008:


Sessão gracinha 3 - Sobre corrida noturna em Cingapura diz que Felipe é míope:


Sessão gracinha 4 - Comparando sua situação com a do Corinthians, virou motivo de chacota:

10/16/2007

10 cavalos a mais?

É bom se preocupar, acho que já vi esse filme...


- No próximo final de semana em Interlagos o inglês Lewis Hamilton terá um motor novo em folha, fruto de seu abandono no Grande Prêmio da China, contra um motor já usado de Fernando Alonso, fruto do abandono dele em Fuji que fez com que ele corresse com um novo em Xangai.

- Mais do que isso, a Mercedes promete para Interlagos uma versão com 10 cavalos a mais de potência, o que pode lhe dar um ganho de quem sabe até 1 décimo, visto que ganharia em velocidade final de reta e também nas inúmeras subidas de Interlagos.

- Será que o senhor Carlos GRAcia (e não GARcia, esse sou eu), presidente da federação espanhola de automobilismo, que veio ao Brasil acompanhar a igualdade de condições dada à McLaren para seus pilotos, irá ficar quieto? Espero que não.

- Mas talvez não precise, eu já vi esse filme antes. No final do ano passado o alemão Michael Schumacher precisava descontar uma vantagem de 10 pontos para o espanhol Fernando Alonso e a Ferrari lhe deu um motor com 20 cavalos a mais. Em testes em Jerez da La Frontera antes do Grande Prêmio do Brasil, Schumacher foi quase 1 segundo mais rápido que Luca Badoer, piloto de testes do time.

- E o resultado todo mundo já conhece... apesar de uma corrida soberba no domingo, Schumacher teve problemas na bomba de combustível no sábado que o alijou da disputa pela pole. Vale a pena?

- Não seria melhor a McLaren dar à Hamilton um motor mais confiável, assim como a Renault fez com Alonso em 2006?

11 vezes Brasil x Ferrari

Felipe Massa renova seu contrato com a equipe italiana até o fim de 2010 e brasileiros terão mais 3 temporadas para ficar de olho em Maranello...


- Muito se falou sobre uma saída até precoce de Felipe Massa da Ferrari, até eu mesmo cheguei a acreditar, mas no fim das contas de nada adiantou. Felipe e equipe anunciaram hoje que o contrato dele com a equipe vai mesmo até o final de 2010, estendido assim, por mais um ano.

- Quando seu contrato se encerrar, se não for renovado mais uma vez, o Brasil terá algo do que se orgulhar. Terá tido um representante em 11 temporadas seguidas no time vermelho, de 2000 à 2005 Rubens Barrichello e de 2006 à 2010 Felipe Massa.

- Mais do que isso, o anúncio parece um "mea culpa" da equipe que tantos erros cometeu em 2007 prejudicando assim Felipe Massa que está fora da disputa de domingo, dando à ele um contrato similar ao de seu companheiro Raikkonen, postulante à taça em Interlagos. Revela também um perdão pelos erros cometidos pelo próprio Felipe que ajudaram nesse baixo rendimento que teve, principalmente na segunda metade do mundial.

- Assim teremos mais uma vez uma dupla longeva na Ferrari, o que todos esperam, mesmo aqueles que não torcem para Felipe Massa é que a Ferrari no ano que vem faça sua parte e dê aos dois um carro em condições mais tranquilas para se disputar um título. Não errar tanto já é o suficiente, de resto deixe como está para dar emoção ao campeonato...

10/15/2007

Pra relembrar...

Voltas finais do Grande Prêmio do Brasil de 2006 que tive a oportunidade de narrar para a Rádio Tupi-AM... é sempre bom ouvir!!!


- Foi um momento bonito, não restam dúvidas, sinceramente torço para que ele repita a dose agora em 2007 e que possamos ver uma festa como 2006. Acho importante que o povo brasileiro possa voltar a se sentir bem com a Fórmula-1 pois todos nós sairíamos ganhando, afinal de contas só dão espaço para o que agrada o público (salvo exceções).

- Sobre a narração... tinha sido a primeira que fiz, na chegada mesmo cometi um pequeno engano, prontamente corrigido... talvez a emenda tenha ficado pior que o soneto mas no resultado geral eu me surpreendi comigo mesmo, e olha que sou não de me auto elogiar.

- O "Tema da Vitória" foi tocado no final. Eu não queria que isso acontecesse mas certas coisas fogem ao nosso controle e a música, não podemos negar, é bonita demais. Ouçam com volume baixo, risos...

- Esse ano, rádio nova, não tenho certeza que irei narrar novamente partes da prova, estou torcendo para que sim.

10/14/2007

Sem surpresas

Primeira etapa do playoff não apresenta surpresas no resultado final e Cacá Bueno dispara como favorito ao título 2007...


- Depois de apresentar inúmeras dificuldades na classificação, segundo o próprio piloto, Cacá Bueno conseguiu largar em terceiro lugar mas foi beneficiado por intempéries durante a prova que lhe renderam a primeira vitória no playoff 2007.

- Primeiro o pole position Ricardo Sperafico teve problemas com seu motor ainda no grid e teve de largar na última posição. Na corrida Cacá escoltava Ricardo Maurício, que herdou a posição de honra, sem muito ameaçá-lo quando o líder errou e saiu da pista. Segundo o próprio Ricardo Maurício ele errou ao chutar a temperatura dos pneus e colocou o carro em um ponto da pista onde não devia. Ainda voltou para a prova mas ficou longe dos pontos.

- O caminho estava livre para Cacá. Sua única dificuldade foi ao final da prova quando Thiago Camilo ameaçou fortemente sua posição. Camilo porém teve problemas de combustível nas duas últimas voltas e só não perdeu a segunda colocação pois tinha muita vantagem para Popó Bueno, o terceiro.

- Cacá Bueno depois da prova disse que o carro não estava bom para classificação mas para corrida estava perfeito, e que foi ameaçado por Camilo pois decidiu durante a prova poupar seus pneus para evitar o latente superaquecimento.

- Entre os 10 primeiros ainda tivemos mais 2 pilotos que participam do playoff, Felipe Maluhy em quinto, Rodrigo Sperafico em sexto e Daniel Serra em décimo.

- Cacá Bueno tem agora 252 pontos no campeonato, 15 a mais que Thiago Camilo, o vice líder e 31 a mais que Ricardo Maurício o terceiro colocado, mais que uma vitória. Hoje Cacá Bueno pode abandonar 2 provas que mesmo assim chega brigando na última prova, o único que pode passá-lo na próxima prova em Tarumã é exatamente Thiago Camilo, a fatura está liquidada?

9ª Etapa - Buenos Aires

1º Cacá Bueno
2º Thiago Camilo
3º Popó Bueno
4º Enrique Bernoldi
5º Felipe Maluhy
6º Rodrigo Sperafico
7º Ruben Fontes
8º Nonô Figueiredo
9º Ricardo Zonta
10º Daniel Serra

Classificação - Playoff 2007

1º Cacá Bueno: 252 - Venceu a prova.
2º Thiago Camilo: 237 - Chegou em segundo lugar mesmo com problemas no final.
3º Ricardo Maurício: 221 - Era líder quando na volta 9 errou e saiu da pista. Na volta 19 acabou abandonando e não fez pontos.
4º Ingo Hoffmann: 219 - Sua posição de largada era muito ruim, mas conseguiu durante a prova se recuperar e acabou chegando em 11º lugar fazendo 5 pontos.
5º Felipe Maluhy: 219 - Fez uma prova a seu estilo, conservador, e chegou em quinto lugar fazendo 12 pontos saltando de nono para quinto lugar na classificação.
6º Rodrigo Sperafico: 217 - Sua posição de largada era 12º, na corrida conseguiu superar alguns adversários e andou no segundo pelotão da prova. Foi o sexto colocado e fez 10 pontos.
7º Daniel Serra: 215 - Andou sempre entre os dez primeiros, na última volta perdeu a nona colocação para Ricardo Zonta e chegou na posição em que largou.
8º Marcos Gomes: 214 - Largou na trigésima colocação mas fez excelente prova de recuperação. Andou sempre nos pontos durante a prova. No final chegou em décimo quarto fazendo 2 pontos.
9º Valdeno Brito: 211 - Estava no pelotão de frente durante a prova mas teve problemas logo na segunda volta. Dessa forma ficou de fora da briga pela prova mas não pelos pontos, chegou em décimo quinto e ainda fez um pontinho.
10º Hoover Orsi: 209 - Largou em 36º e durante a prova esteve muito próximo de conquistar pontos. Gastou demais os pneus no início para se recuperar e no final acabou perdendo rendimento chegando em 17º.

- Próxima prova é dia 18 de outubro em Tarumã no Rio Grande do Sul.