7/04/2009

Stock Car em tempo real via Twitter

Em 140 caracteres acompanhe também aqui no "Mundo Veloz" tudo o que acontece em Interlagos...

- Enquanto as ferramentas de relacionamento, as chamadas redes sociais tomam conta da Internet, você também tem acesso a essas facilidades. Seja do celular ou aqui da Sala de Imprensa, onde o "Mundo Veloz" e a "F1 Mania" acompanham tudo sobre a etapa número 5 da Copa Nextel Stock Car estarei atualizando as novidades via Twitter.

- Mas abaixo, você que ainda não faz parte da rede pode também acompanhar as novidades:


Siga-me no Twitter



follow me on Twitter




- Para ser nosso seguidor é fácil, é só acessar: www.twitter.com/mvgarcia

7/03/2009

FOTA x FIA: Caso Manor

A mais nova polêmica da Fórmula-1...


- Agora o mais novo assunto da Fórmula-1, que deve ganhar proporção nos próximos dias até que seja escalercido, é a parceria entre a Manor e o Virgin Group.

- A Virgin é a empresa que patrocina a Brawn GP e que estaria fora da equipe no próximo ano devido ao sucesso do time, que inflacionaria os valores a serem cobrados. Não que sejam talvez tão exorbitantes assim, visto que até agora não assinaram com nenhuma parceira para esta temporada, que o diga em 2010 então, uma incógnita nas mãos de Ross Brawn.

- Já a Manor é uma das três equipes que foi escolhida pela FIA para compor o grupo de equipes para a próxima temporada junto à USF1 e Campos. As duas citadas por último já garantiram que tem seus orçamentos fechados para a próxima temporada e por isso não se preocupam com o fim do limite orçamentário para os times. Já a Manor se demonstra preocupada e assume publicamente que terá dificuldades para fechar a temporada.

- Pois bem, agora circula a informação de que Richard Branson, da Virgin, arrematou 20% das ações da Manor. Nada de errado, a não ser pela informação de que essa negociação já estaria em andamento ainda antes do time ser anunciado como um dos três eleitos para disputar a próxima temporada da Fórmula-1 deixando os favoritos Prodrive e Epsilon Euskadi de fora.

- As ligações estranhas não param por aí. Allan Donnelly, comissário chefe da FIA intermediou as negociações entre Branson e Nick Wirth, que é dono da Manor e esteve envolvido com Max Mosley, o presidente da FIA na extinta equipe Simtek, por onde cerrou Roland Ratzenberger. É meio confuso mas se você juntar os nomes todos eles acabam entrando em um grande círculo vicioso. Allan Donnelly marcou até mesmo reuniões entre empresários da equipe e investidores árabes, tudo isso antes da equipe ser anunciada como participante do próximo mundial. As informações todas vem do jornal "Guardian".

- Parece que está tudo bem, as equipes definiriam mesmo quem seriam seus patrocinadores antes da escolha ser feita e foi isso que definiu quem realmente tinha cacife para disputar a Fórmula-1 em 2010. O problema é o envolvimento de um secretário da FIA envolvido nas intermediações entre o ex-colega do presidente da entidade com investidores.

- Mais um detalhe. Lembram-se que Branson e a Virgin foram procurados por Bernie Ecclestone para adquirir o espólio da Honda, que acabou parando nas mãos de Brawn? Enquanto parecia tudo certo para que o anúncio fosse feito a Virgin recuou dizendo que preferia entrar na Fórmula-1 de uma outra forma, dando a entender que precisava de um projeto onde pudesse gastar menos. Já estariam acontecendo negociações? A Manor já sabia que haveria um vestibular para a entrada de novas equipes? Eu não sabia, e você? Sabia? Essa é uma boa pergunta que fica no ar também.

- Outra boa lembrança é que pelo menos duas equipes preteridas por Mosley, Lola e Epsilon Euskadi, reclamaram muito da falta de transparência nesse processo de seleção. Aguardemos os próximos dias pois seria mais uma para a conta de Max Mosley, mais um capítulo.

- Vamos além. Dias atrás, lendo o blog "F1 Around" sobre o mesmo assunto, a escolha da Manor, ainda sem essa nova descoberta, me lembrei que Nick Wirth foi o responsável por desenvolver o projeto dos carros de Fórmula-1 com asas traseiras duplas (veja ilustração acima retirada do mesmo blog), para estimular as ultrapassagens. O projeto acabou não indo além da prancheta, mas foi a primeira tentativa de Mosley recolocar o projetista na categoria.


- As equipes querem mais é ver o circo pegar fogo pois se anunciaram vitoriosas após o fim do racha na Fórmula-1 mas Max Mosley contra-atacou dizendo que tinham cantado vitória cedo demais e que talvez ele ainda pudesse se candidatar à reeleição da entidade. Se esse caso vier à tona com força é o que a FOTA precisa para convencê-lo do contrário.

6/29/2009

The historic dream is over

Até isso...

- Okay... o automobilismo brasileiro vive mesmo uma crise de indentidade. E em meio a uma crise financeira mundial isso é péssimo. Nossas categorias estão longe de ser uma unanimidade de público e mídia.

- Se por um lado a Stock Car agrada algumas pessoas desagrada outras em especial pelo seu regulamento técnico. A GT3 é uma categoria que poderia agradar todos os envolvidos, mas não consegue levar público para seu "raceday" no autódromo de Interlagos e também não consegue lotar seu grid formado por belos, porém caros, carros.

- E agora chegou a vez da "Historic F1 Cars" sofrer com isso. A principal patrocinadora do evento, a Rede Globo, não acreditou que poderia bancar sozinha o evento, em especial em tempos de crise e por isso decidiu cancelar a etapa que aconteceria em Interlagos em agosto. Uma pena sem tamanho.

- Para você que queria ver algumas March, Shadow, Lotus, Ferrari, McLaren que fizeram a história da principal categoria do automobilismo mundial vamos ter de esperar um pouco mais. E pelo motivo apresentado eu não acredito que seja em 2010.

- A informação chegou até mim via Twitter pelo Thiago Raposo, que já a publicou em seu "Café com F1". A informação pode ser confirmada no site oficial (em inglês).