1/11/2007

A Ferrari e Madonna di Campiglio

Início de ano da Ferrari parece promissor...


- A Ferrari inciou de vez suas atividades em 2007 com o "Wrooom", evento anual promovido pela equipe italiana com a participação de grandes cabeças da equipe e também seus pilotos, que costumam sempre ser as principais atrações. O evento começou no início dessa semana em Madonna di Campiglio na Itália e termina no próximo domingo com o lançamento oficial do novo carro da equipe, que ainda não tem seu nome definido.

- Pela primeira vez em onze anos o "Wrooom" não conta com a participação do alemão Michael Schumacher que deixou a categoria no final de 2006. Embora já tenha sido confirmado que ele segue na equipe em outra função ele não esteve presente até agora no evento.

- Por essas e outras as grandes estrelas da semana por enquanto são Kimi Raikkonen e Felipe Massa, os dois pilotos que tem a função de, em 2007, levar a equipe italiana de volta à conquista de um título mundial de Fórmula-1. Kimi Raikkonen como se vê acima pôde inclusive
tirar suas primeiras fotos com as cores de seu novo time.

- No "Wrooom" são tradicionais as especulações... se no tempo de Michael Schumacher e Rubens Barrichello já se sabia quem seria o primeiro piloto da equipe (por motivos óbvios) dessa vez existe a dúvida e a Ferrari quando questionada insiste em afirmar que no início da temporada os dois pilotos terão exatamente as mesmas condições de trabalho e que apenas após as primeiras provas o piloto que se destacar terá a atenção da equipe. Em contrapartida os chefes da Ferrari falm muito em Kimi, dizendo que ele chega para vencer, que ele pode conquistar seu primeiro título mundial, que ele chega na equipe no momento certo e muito mais... entenda-se: a equipe está apenas respondendo perguntas de jornalistas interessados em saber mais sobre Kimi Raikkonen, o novo piloto, que sobre Felipe Massa, o piloto que já estava na equipe, mesmo tendo vencido a última prova de 2006.

- Prefiro apostar nas declarações dos dois pilotos, que por sinal devem travar uma bela disputa. Massa diz que quer continuar vencendo em 2007, que cresceu muito durante a última e (para ele) fantástica temporada, enaltece Schumacher e diz que brigará com todas as suas forças para vencer Raikkonen que (segundo ele) não terá vida fácil. O finlandês por sua vez utilizou-se do italiano para dar a primeira saudação aos jornalistas e diz que "o vermelho é mais quente", mas em contrapartida diz que não mudará seu conturbado estilo de vida, mesmo sob insistentes avisos da Ferrari.

- Acredito na adaptação de Massa dentro da equipe para se dar bem no início da temporada, que deve ser decisiva na disputa entre os dois. Meu medo é que durante a pré-temporada a equipe dê mais atenção à Raikkonen para que ele se adapte ao novo ambiente e inicie a temporada em condições de igualdade com Massa. Raikkonen é o grande centro de atenção do "Wrooom", Massa será o primeiro a testar o carro novo... parece que a briga deve mesmo ser muito boa, torço para que Massa aposte na tática do trabalho incessante.

E ainda...

- O "Wrooom" termina no próximo domingo com o lançamento oficial do novo Ferrari para 2007. Especula-se que o carro não esteja totalmente pronto ainda, talvez tenha até mesmo alguns segredos aeridinâmicos cobertos com um pano preto;

- Teremos também a estréia de um novo macacão da equipe, que foi por sinal muito elogiado pelo próprio Kimi Raikkonen.

1/10/2007

Sepang e os testes da Fórmula-1

Circuito Malaio receberá testes de equipes da Fórmula-1 entre Gp´s...


- Nos próximos dias 27, 28 e 29 de março a pista malaia de Sepang receberá os testes das equipes de Fórmula-1 em um acordo que foi fechado com a Bridgestone. Os testes acontecerão entre a primeira e a segunda prova do mundial, respectivamente Grandes Prêmios do Bahrein (que também receberão testes de pré-temporada) e Malásia. O circuito é homologado pela FIA para receber provas da categoria e é também um dos mais seguros do mundo então não haveria nehum tipo de problema relativo à segurança dos pilotos, o que faz com que os administradores do circuito já se movimentem em prol de promover os testes anualmente na pista.

- Para as equipes é interessante já que os testes em Sepang se tornam uma boa alternativa para que defeitos encontrados na primeira corrida possam ser analisados ainda antes do segundo embate da temporada sem que os carros tenham de ser levados para a Europa (onde estão as sedes e outros circuitos homologados) e depois novamente para a Ásia (para a disputa do Grande Prêmio da Malásia). Para os malaios é mais interessante ainda pois é uma possibilidade do país entrar mais ainda no roteiro da Fórmula-1, de certa forma entre os Vips. É uma boa forma de chamar a atenção.

- Sou completamente à favor de que testes sejam realizados em outros "ambientes". De uns anos pra cá a lista de países interessados em receber a Fórmula-1 aumentou muito e caso a FIA consiga homologar outros autódromos em lugares diferentes a Fórmula-1 conseguirá atingir outros mercados como tanto quer a dupla Mosley-Ecclestone. O custo??? É quase simples... empresas locais poderiam se envolver nesses projetos custeando viagens das equipes e também alguns outros itens que tanto custam dinheiro. Vantagem para equipes que conseguiriam mais de teste, vantagem para a Fórmula-1 que conseguiria atingir outros locais e vantagem para as empresas que conseguiriam se envolver vom a principal categoria do automobilismo mundial. É só uma simples idéia de execução não tão simples assim, mas quem sabe em futuro não tão distante...

1/08/2007

O recomeço...

Nada para, mas tudo recomeça...

- Mais um ano chega a seu início. Já estamos na verdade no oitavo dia de 2007 mas é geralmente na primeira "segunda-feira útil" que tudo começa de verdade. Eu mesmo resolvi parar um pouquinho mas agora estou de volta. As notícias não pararam, o mundo não parou, coisas continuaram acontecendo (como por exemplo o início do Rally Dacar) mas eu tirei férias do meu computador também, era necessário.

- Claro que a noite do dia 31 de dezembro para a manhã do dia 1º de janeiro é só a passagem de um dia para o outro, afinal, os dias são visíveis à olho nu, mas os anos não são visíveis a olho nu, alguém que acabou tendo a brilhante idéia de dividir o tempo em anos. Com essa maravilhosa idéia a passagem do dia 31 de dezembro para 1º de janeiro fez com que as pessoas adquirissem a capacidade de renovar sonhos, esperanças, objetivos e também acreditar que a partir deste dia tudo será melhor. Nem sempre isso acontece, mas os desejos sempre aparecem e isso é algo que deve sim ser cultivado pelo menos para que o esírito de cada indivíduo possa trabalhar de forma diferente pois renovar é preciso. Assim sendo em mais este início de atividades desejo a todos que acompanham o "Mundo Veloz" em ótimo 2007.