5/23/2009

Button pela quarta vez

Não se fala em outra coisa nos sábados de F1...


- O assunto já não é nenhuma novidade nas manchetes de Fórmula-1 espalhadas pelos mais diversos veículos: Button é pole. O que é curioso é que mais uma vez ele começou mal o final de semana, reclamou do carro o tempo todo e na hora da decisão conquistou a posiççao de honra no grid. Isso se chama regularidade e poder de decisão, não tem outro nome. Falar bem da Brwan é chover no molhado, Rubens Barrichello vê o companheiro cada vez mais se consolidando como o virtual campeão do mundo, embora ele não admita.

- De diferente o que vimos hoje de manhã foi a volta da Ferrari à briga pelas primeiras posições. Kimi Raikkonen foi muito bem, esteve forte o tempo todo e dessa forma larga amanhã em segundo lugar. Massa é o quinto e garante que poderia ter brigado pelas três primeiras posição não fosse o tráfego (sempre ele).

- É possivel que a equipe italiana brigue sim pela vitória amanhã. Sabemos que em Mônaco tudo pode acontecer, um Safety Car pode aparecer e assim as posições se embaralhem. Tanto Raikkonen quanto Massa podem se considerar na briga pelo pódio, é a grande chance de saírem dos três pontos.

- Massa que aliás bateu logo em sua primeira saída à pista, perdeu a traseira e em uma tentativa de recuperação acabou batendo de frente no guard rail do lado de dentro da pista. Por sorte teve ele tempo de trocar o bico e voltar à pista.

- Mesma sorte não teve Hamilton. Ele bateu também e perdeu a grande chance de conseguir um bom resultado este ano, afinal de contas Mônaco equilibrou as coisas. Não é a toa que ele ficou um bom tempo sem sequer tirar o capacete após o acidente. Como não poderia deixar de ser ele já abriu mão da vitória.

- E o Nakajima, hein? Brigou o tempo todo pelas posições de cima, andou tão bem quanto Rosberg e se classificou para o Q3. Provavelmente parte com tanque cheio e por isso não conseguiu boa posição de largada.

- Rosberg também... por pouco acreditei que ele deixaria de ser o blefador, brigou o tempo todo pela pole e pegou tráfego no final. Foi muito bem o alemão.

- BMW coloca seus dois pilotos na penúltima fila, um resultado que só não é mais ridículo porque a última fila ficou com os dois pilotos da Toyota.

- A equipe alemã vive um ano terrível e a japonesa caiu muito de produção, a primeira viória vai ficando distante, ao que tudo indica o carro não se desenvolve.

- Force India também vai bem e coloca Fisichella em 13º e Sutil em 15º, um belo resultado para a equipe. Eu apostaria nos primeiros pontos do time amanhã.

- Quanto ao tráfego, que todos reclamam, Trulli protestou contra Alonso que protestou contra Massa por terem sido atrapalhados em suas voltas. No fim das contas acho que não vai dar em nada.

- Já a vigilância que está sendo feita nas chicanes abertas (sem proteção de guard-rail) fez sua primeira vítima no treino livre. Giancarlo Fisichella teve suas primeiras voltas rápidas no Q2 canceladas por ter cortado o trecho na saída do túnel. A organização d eprova já avisou: "Teremos fiscais nas áreas cruciais da pista, para um controle imediato". Pelo menos não deixaram pro fim do treino pra depois concelarem sua posição pos ele teve assim a chance de se recuperar após a punição e larga em 13º.

- Outro fato importante: Nos últimos 10 anos apenas Trulli, Raikkonen e Alonso (2 vezes) ganharam como pole em Mônaco. Monte Carlo não é Barcelona, é importante estar na frente pois é muito difícil se ultrapassar no principado, mas tudo muda o tempo todo e o imprevisível sempre ronda as provas que por lá acontecessem. Logo, o melhor que s epode fazer é apostar em Button, mas com cautela.

- Outro detalhe importante é o novo design dos carros. Não, não serão responsáveis por ultrapassagens nessa travada pista, mas chegou a hora dos pilotos se tocarem e perderem os bicos na largada. Muito se falou sobre isso na pré-temporada pelo fato das peças serem bem maiores, dimiuindo a área d eação dos pilotos, mas até agora nada aconteceu. Como diz Victor Berto, "se não acontecer em Mônaco não vai acontecer em lugar nenhum".

5/20/2009

Força de grande com agilidade de pequeno

O lançamento da Ford no Brasil foi a atração da última sexta feira...


- Na última semana atendi o convite da Ford do Brasil para conhecer suas instalações em São Bernardo do Campo e também para testar o novo lançamento da montadora, a Transit, específica para transporte de cargas e pessoas e que aparece como a grande concorrente da Sprinter. Que fiquem de olho aqueles que não se prendem às imposições de mercado.

- A chuva ininterrupta não foi capaz de atrapalhar o excelente dia, que começou com a visita à fábrica, um espetáculo. É difícil imaginar como tantas pessoas podem trabalhar juntas na mais perfeita sincronia para construir um caminhão e picapes (setor da fábrica que conhecemos). Mais que isso, além do profissionalismo, é bom ver um lugar onde se constroem veículos automotores primar tanto pela limpeza do local e inteligência no que diz respeito à disposição dos equipamentos.

- Após o almoço fomos até Santo André conhecer a atração do dia, a Ford Transit, que pode ser vista acima. Testamos o maior e mais completo dos modelos, que vinha equipado com direção hidráulica, freios ABS, HLA, controle de tração e afins.

- Foi inevitável não me lembrar de Nelson Piquet. Quando o tricampeão se referia à Mônaco ele dizia que pilotar um Fórmula-1 nas ruas de Monte Carlo era tão incômodo quanto andar de bicicleta no meio da sala. Pois nunca dirigi um carro tão grande assim e as ruas do local são estreitas e curvilíneas.

- Pois bem, desafio feito, desafio aceito, fui o primeiro dos presentes a assumir a direção, na companhia da amiga Barbara Franzin do "Velocidade.org", que assumiu o papel de navegadora.

- Logo de cara, apesar do receio, pude sentir a potência do motor, que trabalha sempre cheio, compensando a maioria dos erros de marcha que se possa cometer, em especial para um iniciante como eu em veículos desse porte. A potência é absurda, é o tipo de carro que logo ao primeiro já manda o aviso que não vai te deixar na mão em momento algum, sair de segunda é algo mais do que tranquilo.

- Na primeira possibilidade pudemos testar uma dos grandes atrativos do veículo, o HLA, sistema de assistência para saída em rampas. Em casos de inclinação de mais de 4% o dispositivo é acionado e com a marcha engatada e pé na embreagem ele se mantém parado por cerca de 4 segundos sem que você precise manter o pé no freio, quer facilidade maior para evitar aquela tradicional "descidinha para trás"? Acostumado a sair rapidamente engatei a primeira e não esperei o dispositivo agir com medo que o carro descesse e ouvi do "Seu Wilson", nosso anjo da guarda: "pode fazer de novo, espera um pouquinho que o carro não desce..." e não é que ele estava certo? Funciona...

- Passeando por Santo André ainda na manha me vi fazendo curvas na ponta dos dedos, morrendo de medo e mais uma vez "Seu Wilson" entrou em cena, me pedindo pra acelerar mais um pouquinho pois o carro é equipado controle de tração, ele equilibra sua freada mas também compensa o excesso de velocidade com o dispositivo agindo independentemente nas quatro rodas em conjunto também com o freio ABS. Vi como era bom ser piloto de Fórmula-1, mesmo em Mônaco, quando os carros dispunham do sistema. A sensação foi de estar dirigindo um pequeno carro em uma auto-estrada, e olha que eu dirigi um Ford KA por muito tempo, o rei das curvas. Ah não, dirigir a Transit é muito mais fácil que um Fórmula-1 em Mônaco, tenho certeza, esqueci Nelson Piquet.

- No fim das contas saí do encontro duplamente contente pois além de ter passado um dia em companhia de excelentes pessoas, desde os convidados aos anfitriões, percebi que posso dirigir uma VAN gigante como aquela sem maiores problemas. Eu que tanto test-drive já fiz, como é possível constatar até mesmo fazendo uma busca pelo histórico do Mundo Veloz, nunca tinha andado em veículos desse porte como motorista.

- Se você pensa em adquirir um desse para sua empresa e colocar na mão de um motorista não pense que ira adquirir tanta tecnologia para que outro utilize pois o grande beneficiado é você mesmo, que é quem investe na carga que a Transit pode tranportar (e não é pouco) e que é paga por nada mais nada menos que a sua própria empresa. Quanto menos gabaritado o motorista mais necessários os dispositivos se mostram, a economia você vai sentir lá na frente na redução com gastos de manutenção e desperdício de carga.

- Por fim quero agradecer à Ford do Brasil pelo convite para a esplêndida sexta feira que vivemos.

5/18/2009

Momento bizarro do final de semana

WTCC vive momento pra esquecer...



- Uma das principais categorias do turismo mundial viveu um final de semana para não mais ser lembrado. ou para ser lembrado e corrigodo em cada detalhe.

- O acidente acima é algo que beira a estupidez. O líder da prova, o francês Franz Engstler se chocou contra o Safety Car recém saído dos boxes logo no início da bateria. Ambos deixaram a prova, seus carros não apresentavam condições de continuar, um disputando e o outro de prontidão para qualquer eventualidade.

- Segundo o site da revista portuguesa Autosport um comissário de pista afirmou que o Safety não havia sido autorizado a sair dos pits, apenas deveria ter ficado de prontidão. Okay, pode ser verdade, embora seja apenas a palavra de um anônimo fiscal, mas pode-se observar que antes do acidente o líder da prova também havia recebido bandeira amarela, o que significa que no mínimo a batida não poderia ter sido tão forte. Fica a dúvida.

- Na sequência, já após o encerramento da conturbada prova, e vitória de Alain Meu, nada mais nada menos que 15 carros não passaram na vistoria técnica.
Seus motores não estavam de acordo com o regulamento de emissão de ar para o turbo. Muitos eram os carros envolvidos, o brasileiro Augusto Farfus não estava entre eles, o que fez com que a direção de prova optasse por não penalizá-los e sim chamar atenção dos times.

- Claro, a prova terminou com bandeira vermelha após um acidente sem maiores consequências com Eric Cayrolle, que bateu contra o muro após toque de Nicola Larini. Que coisa.

Red Bull... dupla asa

Okay.... um difusor não é exatamente uma asa, mas não da pra perder o trocadilho...


- Toda vez que se comenta sobre a equipe Red Bull na Fórmula-1, em algum momento o slogan "Red Bull te da asas" vem à mente. Surge aí sempre um trocadilho diferente com relação ao desempenho do time, alguma mudança técnica, administrativa, contratação de pilotos, enfim... eu mesmo já usei algumas vezes algum tipo de trocadilho com este slogan. Tudo isso prova que a equipe Red Bull é um grande projeto de marketing.

- Só que poucos projetos são tão levados a sério como esse. A Red Bull é marketing, sim, mas com gente competente no comando da equipe, todos querem brigar por vitórias. A primeira veio com a filial Toro Rosso na Itália em 2009. A segunda veio este ano na China, com a principal. Em ambas as ocasiões o piloto era Sebastian Vettel.

- Pois bem, em 2009 esse projeto de sucesso que é a RBR - Red Bull Racing - vive um bom capítulo. É considerada por enquanto a única equipe com um carro capaz de fazer frente aos de Ross Brawn, tantoq ue foi a única a vencer além de Button. Tudo isso sem KERS e sem o tão polêmico difusor duplo, que depois de aprovado integralmente pela FIA deixou de ser assunto pois não mais interessava que as manchetes de jornal e sites tentassem derrubá-lo.

- E chegou a hora. Rumo ao processo de conquista do planeta Fórmula-1, a Red Bull estreará em Mônaco o seu difusor. Caso o dispositivo se adapte perfeitamente ao bólido, trabalho considerado difícil pelo projetista Adrian Newey, poderemos ver este carro ganhar alguns décimos de sgeundo por volta, o que a aproximaria ou até mesmo a faria bater a principal equipe da temporada, Brawn GP.

- Logo após a decisão da Federação Internacional de Automobilismo liberando a peça, o projetista Adrian Newey cancelou sua ida aos GPS da China e da Espanha, prometendo que seus desenhos estariam no carro funcionando exatamente no final de semana da prova em Monte Carlo. Prazo cumprido.

- Pode ser um divisor de águas na temporada. Fazer boas voltas no sábado é imprescindível em Mônaco, todos sabem que é quase impossível realizar uma ultrapassagem nessa pista, mesmo com as novas configurações aerodinâmicas, que por sinal já não fizeram efeito na Espanha.

- A Brawn que se cuide. Deve dar certo, projetos de marketing aliados à competência sempre dão certo!!!