7/23/2008

Bem me KERS, mal me KERS

Novo sistema é seguro? é eficiente? vale a pena? funciona?


- Nos últimos 3 dias, com os testes que a Fórmula-1 esté realizando em Jerez de La Frontera, só se fala no KERS, sistema que a partir da temporada 2009 utilizará a carga de energia que é desperdiçada na frenagem dos carros para alimentar uma bateria interna que por sua vez devolverá essa energia ao motor dos carros, o que gerará potência extra.

- E o sistema está na berlinda antes mesmo de ser lançado. Na terça feira a BMW optou por abortar seus treinos da semana por conta de um acidente com um mecânico que, ao encostar no carro, levou um choque que o mandou para o hospital. O funcionário passa bem.

- Teoria interessante foi apresentada pela Toyota no dia seguinte. A escuderia afirma que há muito pouco tempo para testar o equipamento e não garante que até o início da temporada o objetivo proposto com o KERS possa ser atingido. Ross Brawn, diretor técnico da Honda acredita que o sistema sequer dá bons ganhos de performance aos bólidos por enquanto. Ambos reconhecem porém sua importância e que ainda existe a possibilidade de evolução.

- O KERS é uma interessante sacada. Cada vez mais as montadoras procuram alternativas para baixar a emissão de poluentes em seus carros. Tudo aquilo que se possa gerar energia sem que para isso seja necessário o uso dos combustíveis à base, principalmente, de petróleo precisa ser aproveitado. Por ora o KERS não deve garantir nada muito grande nem aos carros de Fórmula-1, mas a categoria sempre foi o grande campo de estudos dos engenheiros e as tecnologias la criadas sempre chegam aos nossos carros de rua. O planeta agradece.

- Porém... nada que se faz com pressa costuma dar certo e esse parece ser um passo importante demais para ser jogado para escanteio. E quando, como todo equipamento elétrico, uma dessas peças apresentar problemas? O piloto que passar por isso pode dar adeus à corrida.

- Os envolvidos com a categoria estão divididos quanto à sua utilização e até céticos quanto à sua necessidade e funcionalidade. Com o devido perdão do trocadilho, parece que os ouço dizer: "Bem me KERS, mal me KERS".

Jogo dos erros

Compare a BMW versão 2009 com o bólido da atual temporada...


- Os testes dessa semana em Jerez de La Frontera se transformaram em uma ótima oportunidade para acompanharmos algumas das mudanças que serão feitas nos carros de Fórmula-1 para a temporada 2009 por imposição das regras. A BMW foi para a pista ontem com um carro já bastante modificado. Entenda um pouco o que se passa conforme a legenda da foto acima e depois compare com a foto abaixo.

01 - Menos aletas aerodinâmicas: Os carros terão menos pressão aerodinâmica a partir da próxima temporada. É mais uma tentativa de fazer com que se aumente o número de ultrapassagens. Hoje, conforme os carros entram no vácuo do bólido à frente, perdem a aderência completamente devido à falta do ar empurrando o carro para baixo e com isso as ultrapassagens são quase impossíveis em curvas de alta velocidade.

02 - Aerofólio traseiro mais baixo: Faz parte também do pacote aerodinâmico para a próxima temporada. Com aerofólio traseiro mais baixo, o que se chama de "ar sujo" não mais atrapalhará o carro que vem atrás. O vácuo existirá, mas sem perda de aderência.

03 - Fim dos penduricalhos: A última grande moda da Fórmula-1 foi a criação dos apêndices aerodinâmicos da mau gosto. As tampas do motor bigorna, as "orelhas" dianteiras de BMW e Honda e outros aparatos estranhos estão fora.

04 - Pneus slicks: A maior novidade da próxima temporada é a tão aguardada volta dos pneus slicks. Diminuindo-se a carga aerodinâmica os carros precisarão de mais aderência mecânica e atrito, principalmente em curvas, onde a velocidade inclusive será maior.

05 - KERS: O sistema de recuperação de energia cinética, uma das transformações internas dos carros aproveitará a força cinética exercida nas freadas e reverterá essa potência para o motor dos carros. É a primeira de uma série de mudanças que serão promovidas para tornar a Fórmula-1 menos ecológica pois o aproveitamento desse tipo de energia diminui o consumo de combustível e, por consequência, a emissão de gases poluentes na atmosfera. O primeiro passo é pequeno, mas é um início.

06 - Bicos mais largos: Ainda para a proveitar um pouco do ar que se desloca do carro da frente para não perder a aderência os bicos dianteiros a partir da próxima temporada serão um pouco mais largos.



- E você? Percebeu alguma diferença a mais? Envie para o Mundo Veloz.

7/21/2008

Não foi só sorte

A sorte foi um dos fatores que levou Nelsinho ao pódio, mas não o único...


- Sorte é o encontro da capacidade com a oportunidade. Muitas pessoas não tem mesmo a oportunidade de mostrar que são capazes de algo. Ontem o brasileiro Nelsinho Piquet teve a visita da oportunidade e resolveu mostrar muita capacidade para chegar ao pódio do Grande Prêmio da Alemanha.

- Não era difícil de se imaginar que ele perderia posição para Hamilton - como realmente aconteceu - mas também para a Ferrari de Massa e a BMW de Heidfeld. porém, ele foi mais rápido que os dois e conquistou o primeiro pódio da sua carreira logo em sua 10ª corrida. Com autoridade.

- Incluso à esses detalhes o fato que ele ainda mostrou esperteza durante seu periodo de liderança. Certo de que perderia posição para Hamilton de qualquer forma ele preferiu não dificultar para que Massa e Heidfeld não chegassem.

- É a hora da virada? Mais na coluna de amanhã no "F1 Mania".

- Enquanto isso leia abaixo um pouco sobre Hamilton...

Fez o que quis...

Hamilton domina o final de semana e leva Grande Prêmio da Alemanha de forma mais do que merecida...


- - Existem momentos na vida da gente onde temos o total controle da situação. Pode quem quiser aparecer para atrapalhar que a gente conserta sem maiores problemas, com nossa própria capacidade. Pois foi assimque Lewis Hamilton deve ter se sentido ao sair de Hockenheim ontem.

- Em tudo o que foi possível ele foi o mais rápido. Sexta feira p ulverizou todos os cronômetros, sábado repetiu a dose conquistando a pole position e ontem na corrida, mesmo atrapalhado pelo destino - expressão para lances de sorte ou azar - ele teve sempre a prova em suas mãos, ciente de que poderia vencer, e o fez.

- A estratégia ousada da McLaren - carca registrada da rival Ferrari nesta temporada - exigiu mais ainda de Hamilton em um final de semana onde ele já estava fazendo muito. Ao escolher não parar nos boxes durante o Safety Car - provocado pelo acidente do alemão Timo Glock - a equipe precisou que ele fosse muito rápido antes de sua parada, e ele foi. Mesmo assim não foi possível voltar na liderança, e ele o fez.

- As ultrapassagens sobre Heidfeld (box), Kovalainen, Massa e a surpresa Nelsinho Piquet, lhe deram a liderança com relatividade para mostrar que este era mesmo o final de semana de Hamilton. Mais do que insuperável, dessa vez ele foi posto à prova ao cair para a quinta posição, situação que lhe faz cometer alguns erros costumeiros, mas ele continuou como uma rocha focado no seu trabalho. Vitória mais do que merecida.

- É a gangorra do mundial de Fórmula-1. Por isso Lewis afirma que a McLaren chegou ao seu melhor nível na temporada. Será? A Ferrari parou por aqui? Vem aí mais uma corrida favorável à equipe inglesa, o Grande Prêmio da Hungria na travada pista de Budapeste. É bom que ele aproveite a chance que o destino lhe deu de recuperar a liderança do mundial para ampliá-la.

Fez o que quis...