6/25/2009

Os times... e os pilotos? 2010 começou!!!

Equipes que disputam o mundial 2010 são anunciadas... e as novas cadeiras?

- Com o fim da guerra entre FOTA e FIA (apesar a recente aparição de Max Mosley divulgando algo próximo do contrário) as equipes que disputarão o próximo mundial foram anunciadas. Como se esperava são 13 times que disputam o campeonato, incluindo as mais novas agregadas, Manor, Campos e USF1.

- Com isso abre-se o mercado também de pilotos para 2010, afinal de contas pelo menos 6 novas vagas seriam abertas na categoria, caso claro, ninguém deixe o certame... e olha que alguns pilotos estão na berlinda. A saber: Barrichello e Trulli podem se aposentar, Bourdais, Buemi e Piquet podem ficar a pé. A possibilidade de todos ficarem sem vaga é remotíssima, mas caso aconteça seriam 11 cadeiras a mais.


- Não são poucos também os pilotos que estão na fila: Bruno Senna, Lucas di Grassi, Pedro de La Rosa, Gary Paffett, Vitantonio Liuzzi, Giorgio Pantano, Narain Karthikeyan e mais alguns americanos que adorariam bicar as vagas da USF1.


- Nota-se porém que apenas 6 pilotos tem suas vagas confirmadas: Massa, Raikkonen, Hamilton, Vettel, Webber e Button. Outros pilotos tem sua vaga praticamente assegurada mas não confirmada e tantos outros mesmo que ainda não tenham local definido para correr não ficarão de fora do mundial.


- Em quem você aposta?

O cenário hoje é este:


Ferrari: Massa e Raikkonen
McLaren:
Hamilton e Kovalainen (provável)

BMW:
Kubica (provável) Heidfeld (provável)

Renault:
(não sabe sequer se continua na F1)

Toyota:
Trulli (provável) e Glock (provável)

Toro Rosso:
(não está contente com os pilotos)

Red Bull:
Vettel e Webber

Williams:
Rosberg (provável)

Force India:
(não se sabe o futuro, Sutil deve ficar)

Brawn GP:
Button e Barrichello (provável)
Campos: (um espanhol estaria garantido)
Manor: (incógnita, um espanhol seria o normal)
US F1: (um americano estaria garantido, dois prováveis)

6/24/2009

Acabou em pizza.... que bom!!!

Pelo menos por um instante esta bela iguaria da culinária ítalo-brasileira não se vê envolta em uma má comparação...


- Já contei a história de como nasceu a expressão "terminou em pizza" aqui no Mundo Veloz. Tem a ver com uma manchete da "Folha de São Paulo" que dizia que uma reunião no Palestra Itália, sim o estádio do Palmeiras, havia acabado com todos os dirigentes do clube unidos em uma pizzaria.

- A partir daí a expressão desta iguaria ítalo-brasileira (com tantos sabores diferentes já se pode dizer que a pizza é brasileira também... ou até mesmo paulista) foi sempre usada de forma a denegrir algum tipo de acontecimento. Ora bolas, não seria ótimo comer uma pizza depois de qualquer tipo de decisão?

- Pois bem, eis que pela primeira vez podemos gritar em alto e bom som que um evento "acabou em pizza" e ainda assim continuarmos felizes pois dessa vez a guerra acabou em pizza para o bem de todos e felicidade geral da nação (outro clichê muito usado, a história do Brasil explica, leia-se "Dia do Fico").

- Sem mais rodeios acabou a guerra entre FIA e FOTA. Não que seja uma grande surpresa, afinal todos esperavam essa decisão, mas foi mais rápido que todos esperavam. Max Mosley sentiu o peso de sair escurraçado da FIA pois a corda estava ficando frágil demais para seu lado e por isso a única possibilidade foi aceitar o que os times lhe impunham e ainda assim concordar em não disputar a reeleição da FIA, por mais que ele já tenha feito isso outras vezes sem cumprir a promesse.

- Aos times só cabe comemorar. O golpe de estado não foi como esperava, terão de esperar até outubro, mas deu certo. Conseguiram tirar Max Mosley do poder, conseguiram se fortalecer perante a entidade que preside o automobilismo mundial e até mesmo à Bernie Ecclestone, que mostrou que não poderia fazer muito na história e por muito pouco não ficou sem o seu brinquedinho, a Fórmula-1.

- Agora nos resta esquecer essa mancha triste na história recente da categoria? Sim e não, afinal de contas ninguém quer ficar pensando nisso e sim no pouco emocionante campeonato que deve ver um piloto levantar a taça péla primeira vez na categoria, como nos dois últimos anos. Mas é bom não esquecermos ess ahistória por completo pois agora as equipes sempre que quiserem o poderão fazer.

- Ferrari, McLaren e montadoras já sabem agora qual é o caminho das pedras. Ameaçam deixar a categoria, anunciam planos de um campeonato paralelo e o mundo, incluindo nós, assiste aos acontecimentos atônitos com medo de nunca mais vermos a Fórmula-1 como ela é. Infelizmente a Fórmula-1 não é mais forte que tudo isso, como eu gostaria de bradar

- Acabou a briga entre FIA e FOTA e espero que demore uns bons anos para que esse cenário se repita. E mais... que os custos sejam sim doiminuidos para os próximos anos pois as idéias de Max Mosley estavam longe de serem ruins.

- Agora façamos o seguinte... me manda uma de calabresa porque esse assunto meu deu fome.

6/23/2009

Da blogosfera nasce a Autosfera

Universo de links facilita navegação nesse rico mundo dos blogs relacionados ao automobilismo...

- Tem muito blog bom de automobilismo por aí. Se você passar os olhos pela minha "blog roll" ao lado vai encontrar muita coisa legal. Mas aí você que gosta de blogs entra aqui no "Mundo Veloz", vê que na última semana não atualizei muito (o que é verdade) mas não tem paciência para seguir os vários outros que gostaria pois isso demanda tempo.

- Como diria aquele clichê de mídia "seus problemas acabaram" pois entrou no ar ontem o excelente projeto "Autosfera", um agregador de conteúdo de blogs relacionados ao assunto que tanto amamos. Acessando www.autosfera.com.br você vai encontrar em uma interface simples os últimos destaques do "Mundo Veloz", do "Velocidade", do "Café com F1", do "F1 Grand Prix", "Blig Groo", "Pezollo", "Continental Circus" e tantos outros excelentes espaços.

- Fora os últimos vídeos de Fórmula-1 no Youtube e últimas postagens com a tag #F1 na nova febre do momento, o Twitter.

- Parabéns à Barbara Franzin que tocou esse projeto com a maior competência... o que por sinal é a mais pura redundância.

- Para entrar em contato com o pessoal mande seu e-mail para autosfera@velocidade.org