12/20/2007

Nelsinho em Brasília

Presidente Lula recebe Carlos Ghosn, Nelson Piquet e Nelsinho que, enfim, é apresentado à imprensa brasileira como titular da Renault...


Ontem o brasileiro Nelsinho Piquet esteve em Brasília em companhia do presidente do grupo Renault-Nissan, o brasileiro Carlos Ghosn. Os dois foram recepcionados pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva para que fossem feitos anúncios sobre investimentos da Renault no mercado brasileiro. E Nelsinho esteve presente como novo garoto propaganda da marca que com certeza ampliará mercado em terras nacionais muito em breve. Seus novos lançamentos (de gosto duvidoso) não deixam dúvidas.

Ficando apenas no campo esportivo, o evento foi uma espécie de apresentação oficial do filho de Piquet como piloto da equipe, e nessa recepção à imprensa o piloto, seu pai e o presidente da Renault deram algumas declarações:

Nelsinho Piquet:

Duração de contrato:

“O que eu posso falar é que é um contrato de longo tempo, nada mais.”

- Nelsinho está de mãos atadas. Por um lado ele já é um rapaz que tem algumas dificuldades de se expressar e, por outro, a Renault lhe aplicou algumas mordaças fazendo com que ele entre em uma grande saia justa à cada entrevista que concede. Isso aumenta nossas dúvidas acerca de sua posição dentro do time e me faz cada vez mais acreditar que ele será segundo piloto dentro da equipe, algo negado por ele. De qualquer forma ficou a dica que seu contrato não é de apenas um ano.

Sobre Alonso:

"A última coisa que queremos é arrumar uma briga. Vimos este ano que quem brigou, perdeu. Quero ter um relacionamento bom com o Alonso ao longo do tempo." - Correr ao lado do Alonso vai ser muito bom. Ele será um exemplo para mim. Em toda a minha carreira, nunca tive alguém pilotando comigo que servisse como um ponto de referência. Sempre tive de descobrir meus limites sozinho" - "Caso a escuderia não evolua em seus resultados, eles vão saber que a culpa foi do time, não dos pilotos. Na mesma situação, com o Kovalainen, ou qualquer outro, como meu companheiro, acredito que a dupla sairia como culpada."

- Em primeiro lugar ele fez questão de jogar toda a responsabilidade pelo desempenho da equipe na temporada 2008 à Fernando Alonso, o que faz muito bem. Saiu-se de forma arrojada também de uma saia justa quando resolveu aos quatro cantos do mundo elogiar o espanhol que, inegavelmente, merece os elogios.

Sobre ser o segundo piloto de Alonso:

"Não existe essa história de primeiro e segundo piloto. É lógico que, no começo, eu vou ter de escutar mais, aprender. Mas haverá ocasiões onde serei mais rápido, vai acontecer isso. O meu objetivo será sempre de ganhar provas”

- E mais uma vez se negou a responder a já velha pergunta sobre ser ou não segundo piloto. A culpa não é de Nelsinho e sim da Renault, mas por mais que todos saibamos o que vai acontecer a dúvida persiste. E quem arca com esse peso é o piloto... não a equipe.

Carlos Ghosn

Sobre Nelsinho:

“Nelsinho está pronto, tem 22 anos e muito talento, afinal de contas, já correu de GP2 e conseguiu resultados brilhantes, logo estamos muito tranqüilos com relação à este piloto que sabe o que tem de ser feito e que tem bom relacionamento com o time. Estou pessoalmente tranqüilo que temos um time muito forte, não tenho dúvidas que ele vai aprender muito mas vai ajudar a Renault a voltar à ser campeã como time em 2008 e 2009”

- Campeã em 2008? Quase impossível... em 2009 até pode ser. Nos resta esperar... choveu no molhado ao elogiar o seu mais novo piloto em território nacional, não poderia ser diferente.

Sobre a retirada da montadora da Fórmula-1:

"Lógico que não somos uma escuderia qualquer. Queremos competir em alto nível, mas não vamos sair por causa de resultados negativos. Estamos investindo bastante na categoria, e nosso objetivo é transformar nossa tecnologia em vitórias."

- Essa é uma resposta interessante e agradável de se ouvir. Não é de hoje que existem boatos que a Renault não agüenta mais gastar tanto dinheiro como se gasta na principal categoria do automobilismo nacional sem conseguir tantos resultados assim. Fala-se até que o brasileiro que preside a empresa não gosta nem um pouco de ver seus carros desfilando com a Fórmula-1. Uma ótima notícia, que deve ter o dedo claro de Bernie Ecclestone.

Nelson Piquet (pai):

Sobre acompanhar a carreira de Nelsinho:

“É mais estressante do que quando eu corria. Na época eu não sentia muita emoção porquê eu já sabia o que deveria fazer. Quando você está fé fora e vê tudo acontecendo é muito pior por não se poder fazer nada. Imagina só, tudo aquilo acontecendo e você sem poder fazer nada, você fica refém de uma emoção muito grande que acaba ferindo a gente, é muito forte. E não estou falando só da Fórmula-1, falo de todas as categorias que ele passou, no kart ou na Fórmula-1 pra mim é a mesma coisa. O bom agora é que o que eu tinha que ajudar eu já ajudei, ele é um cara formado de temperamento, caráter e agora a vida é dele. Graças a Deus ainda tenho o Pedro pra ajudar, estou também trabalhando menos e posso ajudar cada vez mais. No tempo do Geraldo (filho mais velho) eu estava correndo, o Nelsinho já foi melhor, pude ajudar e agora o Pedro vou ajudar ainda mais.”

- Uma declaração muito bonita do duro e difícil Nelson Piquet. Uma exposição de amor a seus filhos e uma vontade enorme de transformar a família Piquet definitivamente em um clã da Fórmula-1. Imagine só o que ele não fará com o jovem Pedro Piquet daqui pra frente... acho que esse garoto vai longe.

Timidez de Nelsinho

“Não é que ele é tímido, é que a pressão da Fórmula-1 hoje é bem diferente. Hoje em dia tem muita regra... antes acelerava e acabou, hoje os contratos são mais rígidos, alguma coisa você pode falar, outra não pode. Antes eu podia falar até quando ia assinar os meus contratos, hoje não dá...”

- Uma grande verdade disse Nelson Piquet, hoje em dia a pressão é muito diferente mesmo, mas não se pode negar que Nelsinho é recluso.

Sobre Nelsinho ser companheiro de Alonso:

“Melhor coisa que aconteceu para ele. Se andar melhor ou igual o Alonso, ele está feito. Quem não entende acho que ele não pode perder o campeonato, mas o detalhe importante não é esse, é a velocidade, ele tem de fazer igual ou melhor...”

- Eu não acredito quando Piquet pai diz que a partir de agora Nelsinho irá se virar sozinho. Essas palavras de Nelsão me fazem acreditar que no ano que vem ele dará os mais apimentados conselhos à seu filho para o trato com o espanhol Fernando Alonso. Sempre de forma muito discreta ele fará o espanhol sofrer um pouco. Não deve andar na frente, mas incomodará das mais diversas formas.

- Acredito também que seu relacionamento com o espanhol será muito próximo ao de Felipe Massa com Kimi Raikkonen. Frio.

Fonte: Site Grande Prêmio e Rádio Jovem Pan
Foto: Globo Esporte.com