8/20/2009

Novas regras: a cereja do bolo

A FIA quer que a Fórmula-1 volte a ser o que era... para isso precisava fazer sua parte...

- A Fórmula-1 quase deixou de existir após uma intensa briga de bastidores neste ano de 2009. A Federação Internacional de Automobilismo, na figura do contestado presidente Max Mosley, queria que os custos da categoria voltassem a ser como eram na década de 90. Ele sonha em ver de volta a categoria que ele pegou quando assumiu a FIA.

- O problema inicial para ele era dinheiro, afinal de contas os times gastam demais e isso afugente os menores e, principalmente, lhes tira a possibilidade de vencer. Os times não gostaram e a aconteceu, com vitória da FIA, porém.

- Ok, as equipes serão obrigadas a fazer sua parte e reduzirão gradativamente seus custos com projetos, ações de makreting e inúmeros outros "artefatos" que demandam dinheiro. Faltava agora a parte da FIA.

- E eis que o pacote de regras anunciado ontem pela entidade nos remete novamente à uma categoria que existiu na década anterior e que só não deu mais certo pois a Fórmula-1 vivia uma transição com investimentos em segurança. O final da década já viu a Ferrari e a McLaren gastando mais do que qualquer um podia e inflacionando a Fórmula-1. À elas então:

Campeão segue sendo decido pela pontuação: Nada de maior número de vitórias ou qualquer outra gincana promovida por Mosley, Ecclestone e cia. A vontade das equipes foi respeitada nesse quesito, a do público também;

Eliminados na classificação: Com 26 carros no grid o número de eliminados agora é diferente. Os 8 piores são degolados no Q1 e no Q2, continuando com 10 participando do Q3, que agora ganha mais ares de superpole;

Reabastecimento proibido: Não adianta mexer na configuração dos carros se não pudermos mudar a postura dos pilotos. O reabastecimento sendo proibido acaba com as inúmeras estratégias de box para definir o vencedor da prova e demais posições. Nada d epiloto largando pesado para 1 parada apenas e muito menos pilotos saindo com tanque vazio no treino para conquistar a pole e se dar mal na corrida. Até mesmo porque as estratégias já estão mais do que manjadas.

Mais que isso, será possível agora em todos os treinos ver os carros disputando a pole position com o mesmo combustível. É nos braços... e que as flying laps sejam bem vindas de volta.

Peso mínimo dos carros: O peso mínimo até o fim de 2009 é de 605Kg, mas com o advento do KERS, que pesa cerca de 15, as equipes tiveram certa dificuldade em equilibrar o peso de seus carros (que dependendo do acerto pode ser reforçado atrás ou, na frente ou no meio). A partir do ano que vem, esses 15 Kg fazem parte do peso total e as equipes podem voltar a fazer oq ue faziam até o ano passado e mesmo assim usar o equipamento, caso queiram.

- Parece ou não uma Fórmula-1 mais anos 90? Uma corrida sem abastecimento e com pit stops voadores será legal de se ver. E mais que isso, quer vencer a prova? Quer conquistar posições? Ande rápido e tente ultrapassar na pista. Não, eu não me iludo que os pneus não possam decidir uma posição, mas agora as coisas são diferentes e as próprias equipes terão de trabalhar soluções em seus carros que permitam ultrapassagens.

8/17/2009

FIA mostra ao mundo seu oportunismo

Punição à Renault é revertida em multa, agora que tudo está bem...

Foto retirada de www.estadao.com.br

- Não havia melhor forma de mostrar ao mundo que a FIA zela pela segurança dos pilotos. Uma semana após a morte de Henry Surtees na GP2 por ter sido atingido por um pneu em plena pista e apenas um dia após Felipe Massa ser internado em estado grave por ter sido atingido por uma mola que se soltou do carro de Barrichello, eis que Fernando Alonso perdeu seu pneu em pleno Grande Prêmio da Hungria. O resultado? A FIA puniu a Renault "exemplarmente", tirando a equipe da etapa seguinte, o Grande Prêmio da Europa, que acontecerá em Valência no próximo domingo.

- Tudo bem, a equipe errou, inclusive admite isso, mas a punição foi muito pesada e estranhamente anunciada pouquíssimas horas após a corrida. Okay, com isso a imprensa tratou de declarar em suas linhas que "após os acidentes de Massa e Surtees a FIA agiu contra a equipe francesa". Quer forma mais oportunda de agir após dois traumas?

- Agora que os assuntos arrefeceram eis que a punição pôde ser revertida em uma "leve" multa de 50 mil dólares ao time. Tudo bem, até aí já é mais justo mesmo, mas a entidade mandatária do automobilismo mundial perdeu uma boa oportunidade de não passar vergonha... e por puro oportunismo.

Agora sim Felipe está bem

Eu temi pelo pior, como todos, e não acreditei na evolução absurda que foi apresentada...

Imagem de TV-frame

- E aconteceu ontem a primeira bateria de entrevistas de Felipe Massa à imprensa. Enfim ele apareceu lúcido, recuperado e agora sim é possível confiar 100% na sua recuperação. A entrevista me deixou finalmente muito otimista.

- Fiquei com a pulga atrás da orelha, confesso, após o vídeo feito pela própria Ferrari para o mundo em que Massa parece um pouco disconexo na formação de seu raciocínio.

- Me preocupou também a agilidade da imprensa brasileira e também de seu médico em desmentir as declarações dos responsáveis pelo tratamento de Felipe, que diziam que ele corria risco de morte (o que por sinal é natural em casos de pancadas na cabeça até mais fracas do que esta).

- Enfim ele voltou ao Brasil e muito me estranhou que ele não fosse capturado por nenhum microfone brasileiro. Nem mesmo o da poderosa Rede Globo. Nem mesmo para dizer um "oi Brasil, tô bem", algo que não causaria exposição indevida e muito menos forçaria seu raciocínio. Aqui cabe um parênteses, pois não concordo que ninguém seja obrigado a dar nenhum tipo de entrevista, mas sabemos como funciona e o normal nesses casos seria que ele falasse.

- Pois bem, e eis que agora ele concede entrevistas para a imprensa brasileira, com destaque para a exibida no Fantástico da Rede Globo, a que assisti com maior atenção.

- Como já era esperado ele não lembra do que aconteceu, lembra apenas de sua saída para a segunda volta que faria no Q2 do Grande Prêmio da Hungria, lembra que acordou com 3 sondas, uma delas bem desagradável como Galvão Bueno fez questão de o lembrar e que a vista não está 100%, talvez uns 90, está melhorando muito bem.

- Sua memória já está tranquila, embora ela admita que no início as coisas misturavam um pouco, mas mesmo assim ele não pensa de forma alguma em ficar longe das pistas e confirmou que assim que receber alta médica a primeira atitude que ele tomará é andar de kart.

- Mas o que mais me impressionou foi a frieza dele ao ver o próprio acidente e até mesmo tentar explicar como tudo aconteceu. Ele é capaz de narrar em detalhes tudo que se passou naquele fatídico momento e quando perguntado reafirmou que não há problema em ver o vídeo. Esse é o típico caso onde o piloto volta com a mesma velocidade e coragem necessárias para guiar um carro de Fórmula-1. Ou como ele mesmo diria, um doido como eu talvez volte mais rápido ainda.