11/08/2008

Charge: Barrichello ensina Massa

Só para descontrair...


- Essa é só mesmo para descontrair... eu não creio que Timo Glock tenha feito nada de errado no Grande Prêmio do Brasil, também não creio nas inúmeras teorias da conspiração envolvendo Schumacher e Barrichello, mas sorrir é bom.

- E é impressionante como o caminho de brasileiros e alemães tem se cruzado nos últimos tempos.

- Para acompanhar mais do "Mundo Veloz", clique AQUI.

11/07/2008

Sacodindo a poeira

Após uma das principais corridas já ocorridas em solo brasileiro em toda a história de noso automobilismo, vem aí a Stock Car...


- E Brasília recebeu hoje o primeiro dia de treinos livres para a antepenúltima etapa do campeonato. Momentos de decisão nos playoffs. O mais rápido do dia foi Allam Khodair.

- A prova é domingo, 11 da manhã pelo horário de verão. Não, mesmo a primeira prova do ano na cidade tendo sido realizada no anel externo, essa não será no traçado misto, uma pena. Coisas de Stock Car.

- Que aliás, quero ver como vai enfrentar alguns problemas que estão por vir. Mas isso é assunto para os próximos dias. Por enquanto vale conferir a briga pelo título, que está embolada entre os companheiros Ricardo Maurício e Marcos Gomes. Bela briga por sinal.

Foto: Luca Bassani/Divulgação.

Button quer Barrichello

Difícil um piloto pedir a permanência do companheiro de equipe em uma escuderia...


- Difícil saber o quão Rubens Barrichello e Jenson Button se dão bem. Os dois pouco se comentam. Mas Button quer que Barrichello fique na Honda. A justificativa é que os times partem do zero devido às novas regras e um piloto inexperiente não conseguiria acompanhá-lo no desenvolvimento do carro.

- Realmente é de se estranhar e muitas coisas passam pela cabeça quando tento entender o real motivo dessa declaração pública:
  • Button gosta de Rubens?
  • Button não tem medo de Rubens?
  • Button tem medo de acertar o carro sozinho?
  • Um novato pode por fim à carreira de Button?
  • Todas as alternativas e mais várias outras;
- E você? O que acha? O normal é que um piloto geralmente tente desestebilizar o companheiro ou, pelo menos, tirá-lo de evidência. Uma declaração como essa acaba fortalecendo Rubens Barrichello mesmo ele tendo remotas chances de permanecer na escuderia.

Foto: www.sportgate.com

11/06/2008

Mônaco ≠ Indianápolis

Com a mudança no calendário, duas das principais provas do automobilismo mundial deixam de acontecer no mesmo dia...

- Quem acompanha todas as principais provas da Fórmula-1, Fórmula Indy e outros certames já sabe: último domingo de maio é dia de acordar com o Grande Prêmio de Mônaco, almoçar e correr de volta para a TV para assistir as 500 Milhas de Indianápolis.

- Mas com a mudança no calendário anunciada ontem pela FIA, a prova monegasca passou para o dia 24 de maio, penúltimo domingo do mês, uma semana antes de Indy.

- E viva a revolução.

11/05/2008

Mercado - Fórmula-1: Renault mantém dupla

CONFIRA O MERCADO DE PILOTOS:

Legenda:

Contrato assinado

Confirmação no dia

Grande possibilidade

Favorito

Possibilidade remota

Negócio esfriando

Briga pela vaga

Especulação

EQUIPES



Kimi Raikkonen
Felipe Massa



Robert Kubica
Nick Heidfeld



Nelsinho Piquet
Fernando Alonso



Nico Rosberg
Kazuki Nakajima



Mark Webber
Sebastian Vettel



Jarno Trulli
Timo Glock



Sebastién Bourdais
Sebastien Buemi
Bruno Senna
Romain Grosjean
Takuma Sato
Anthony Davidson
Rubens Barrichello
Lucas di Grassi



Rubens Barrichello
Jenson Button
Bruno Senna
Lucas di Grassi





Giancarlo Fisichella
Adrian Sutil
Vitantonio Liuzzi
Pedro de La Rosa



Lewis Hamilton
Heikki Kovalainen

- Para acompanhar mais do "Mundo Veloz", clique AQUI.

Mexeram de novo no calendário

Grande Prêmio da China passa para o início da temporada, e nada da volta de Montreal...

- Será que ninguém percebeu quanta falta fará o Grande Prêmio do Canadá no calendário? Perderam uma boa oportunidade de resolver este problema.

- O Grande Prêmio da China passou para o meio do ano, provavelmente devido à ausência do público nas arquibancadas na última edição.

- Acredito que o desinteresse tenha acontecido pois neste ano de 2008 passou pelo país o maior evento esportivo da história da nação mais populosa do mundo, os Jogos Olímpicos. Com a etapa da Fórmula-1 sendo realizada menos de 3 meses depois, acredito que o desinteresse seja normal.

- Ou seja, a Fórmula-1 perdeu duas oportunidades: De deixar a prova no final do ano, causando assim maior expectativa entre os chineses. E voltar com o Grande Prêmio do Canadá.

- Mas não sei por que acredito que nada é definitivo.

Confira o calendário 2009 da Fórmula-1:

29/mar - Austrália
5/abr - Malásia
19/abr - China
26/abr - Bahrain
10/mai - Espanha
24/mai - Mônaco
7/jun - Turquia
21/jun - Inglaterra
12/jul - Alemanha
26/jul - Hungria
23/ago - Europa (Valência)
30/ago - Bélgica
13/set - Itália
27/set - Cingapura
4/out - Japão
18/out - Brasil
1/nov - Abu Dhabi

- Mais detalhes, clique AQUI.

11/04/2008

Coisas que passam despercebidas

Notaram como estava escuro em Interlagos no domingo?


- A corrida começou as 3 da tarde (apesar do horário de verão)... atrasou em 10 minutos... o tempo fechou... terminou a prova e com todo aquele drama ninguém comentou, mas todas as imagens do pós-prova, desde a tristeza dos brasileiros até a alegria de Hamilton foram feitas com muito pouca luz.

- Mais uns minutos de prova e todos teriam dificuldades sérias de visibilidade. Alguns até dizem ter sofrido com isso no final, casos de Glock e Vettel principalmente.

No topo do mundo, na ponta dos pés

Tá no ar a coluna "Mundo Veloz" de hoje, no "F1 Mania"...


- Falando sobre a justa decisão do mundial. Mas foi na ponta dos pés, hein?

- Para ler é só clicar aqui: "NO TOPO DO MUNDO, NA PONTA DOS PÉS".

11/03/2008

Como ver o futuro?

O que será do, hoje, principal piloto do país?


- Felipe Massa encarou mais uma prova de fogo. Mais uma vez foi traído pelo destino quando faltavam poucos metros para o final de uma corrida. Dessa vez, a mais importante delas, o Grande Prêmio do Brasil, quando ele cruzou a linha de chegada como campeão do mundo e chegou ao box como vice.

- Como se comportará Felipe Massa então? Como um piloto que lutou, lutou e morreu na praia e por isso não terá forças para encarar mais uma temporada ou como alguém que sai fortalecido depois de uma situação dramática como a que ele viveu ontem?

- Particularmente acredito que o grande divisor de águas da temporada (e muitos acreditam) foi o Grande Prêmio da Malásia, onde ele errou, se viu fora da Ferrari para a próxima temporada e resolveu reagir. Por reagir entenda-se por a mão na consciência, perceber que ele mesmo estava cometendo os erros que não podia, que lhe tiraram muitos pontos. A vantagem agora é começar a temporada ciente disso.

- Só que agora a situação é diferente, e muito mais difícil por sinal. Hamilton se verá mais forte do que nunca, livre de boa parte das pressões que enfrentou até agora. Raikkonen começará a briga do zero, e nunca se sabe do que o finlandês é capaz, não se pode aliás esquecer o quão bom piloto ele é. E Alonso pode voltar, aliás, voltará... um grande perigo.

- E todos partem do zero, a partir de projetos criados sob novas regras aerodinâmicas e para os novos pneus slick. Tudo pode dar certo, tudo pode dar errado. Vem aí mais espetáculo. E como a Fórmula-1 dá saudade.

- Para acompanhar mais do "Mundo Veloz" clique AQUI.

11/02/2008

Coulthard: Cedo ou tarde?

Durou 1 curva a última prova da carreira do escocês...


- E diante de tudo uma pergunta não quer calar: Coulthard parou cedo mesmo ou foi tarde?

- Como piloto não sentirei saudades, mas era um cara pra lá de gente boa.


- Uma pena não podermos acompanhar a espetacular câmera que estava instalada em seu capacete.

- E para ele vai o "post" número 600 do "Mundo Veloz".

A mais espetacular de toda a história

Nunca, sim, nunca uma decisão de mundial foi decidida na última curva...


- E nunca uma corrida, um campeonato, uma disputa levou tão ao pé da letra a máxima que diz que "corridas são decididas apenas com a bandeirada". Para Felipe Massa hoje foi mais que isso, muito mais, ele cruzou a linha de chegada como campeão do mundo e chegou nos boxes como vice.

- Era sim inacreditável o que estava acontecendo. Felipe Massa precisava de uma conjunção astral para ser campeão do mundo, o que estava acontecendo durante as últimas 3 voltas, ou quase isso, pois ninguém acreditava que pudesse surgir Timo Glock no meio de tudo isso com pneus para pista seca já muito desgastados naquela pista molhada.

- São 3 pontos a se analisar com muito cuidado.

- O primeiro é que em nenhum momento se deve diminuir os méritos da conquista de Hamilton. Um piloto que errou, assim como em 2007, mas que foi arrojado, assim como em 2007. Mas que no momento da decisão não cometeu os mesmos erros da última temporada. Suas duas últimas corridas foram impecáveis. Na China dominou a corrida de forma avassaladora e no Brasil correu para o gasto, exatamente o que não havia feito no ano passado.

- Dizendo ter sido essa a corrida mais difícil de sua vida ele não acreditou quando viu que passou Glock. Ele não sabia exatamente que tinha sido campeão e só foi comemorar depois do "S" quando o time confirmou o título.

- O segundo ponto é um pouco mais delicado, e se chama Felipe Massa. A torcida brasileira lotou o autódromo, fez festa, acreditou em algo improvável que quase se realizou e o principal: aplaudiu o brasileiro. Há duas semanas comentei sobre a reação da torcida após a decisão, e ela foi a melhor possível. Houve festa enquanto ele era campeão mas huove festa também quando se sabia que ele não era mais o detentor do título. Ele foi aplaudido.

- É um momento interessante, Massa deve viver o seu auge na condição de ídolo do esporte brasileiro, a forma como ele perdeu o título mexe muito com o sentido emocional de uma torcida. A serenidade como ele recebeu o resultado e também o choro ainda a bordo de sua Ferrari são coisas que muito chamam atenção. A torcida que hoje irá assistir os especiais da Rede Globo, que amanhá lerá as manchetes de jornal passará a respeitá-lo e a prestar atenção em Felipe Massa como nunca antes o fizera.

- E Massa também, um piloto que viveu uma temporada onde ele resolveu enfim corrigir seus principais defeitos poderia sentir o baque de se sair mal no final da temporada. Porém não parece ser assim que ele reagirá, é importante que ele viva em 2009 uma temporada como a que se passou após o Grande Prêmio da Malásia deste ano, bem como, é importante a ajuda de sua equipe. Sem ela, o filme se repetirá.

- Em terceiro lugar é necessário muito cautela com relação aos comentários sobre o alemão Timo Glock. Todos pareciam à favor de Felipe Massa e de repente um piloto resolve um título pró Hamilton. Glock não tinha mais pneus e para piorar estava com compostos para pista seca. Não seria possível de forma alguma segurar o inglês naquele momento, mesmo que mágico ele fosse. Ao que tudo indica ele estava tão ou mais triste ao final da prova que o próprio Massa.

- É ate engraçado, estou aqui falando de Hamilton mas também de Massa e Glock quando deveria fazê-lo apenas com o inglês, esse seria o normal. Mas depois de hoje quem mais é capaz de dizer que, em assuntos relacionados à Fórmula-1, deve-se ser normal?


- Finalizando, os pilotos não são os melhores, os carros não são os melhores, as corridas não são nem de longe as melhores. Mas a decisão foi de longe a melhor da história de um campeonato mundial de Fórmula-1. Onde mais se viu algo assim?

Os dois personagens...

Vettel e Glock foram os nomes mais citados após o GP. Mais que Massa e Hamilton, provavelmente...


- Essa foto, retirada do site Autosport, foi tirada antes da corrida. Era a foto oficial do GP. Vettel brinca como boné de Glock. E quem poderia imaginar que seriam eles os personagens do final da prova de hoje? Que seriam eles os personagens da conquista de Lewis Hamilton?

Ouça Felipe Massa

O transtornado Felipe...

- Triste e consciente:

Glock decide o título

Impressionante...

- Essa foi a decisão mais espetacular de todos os tempos. Massa cruzou a linha de chegada como campeão e voltou aos boxes como vice. Depois eu volto com mais.

Voltas de instalação

Esse é o momento...

- Todos são autorizados a tirar o carro do box e dar quantas voltas quiserem até 14:45, hora local. Não se pode passar pela reta principal, caso queiram dar mais uma volta é preciso passar por dentro do pit lane.

- Quando o Hamilton sair do carro, como será tratado pela torcida?

Palpites atrasados

Domingo de decisão nublada da Fórmula-1 em São Paulo...


- Por problemas técnicos não pude atualizar ontem o "Mundo Veloz". Fiquei devendo os famosos palpites para o Grande Prêmio do Brasil. Famosos não aqui, não sou muito bom nisso, mas é um momento onde todo mundo se cobra e, aliás, fui muitas vezes perguntado: "Quem será o campeão domingo?"

- Meu palpite era Hamilton, até ontem, afinal a largada não foi nem um pouco benéfica para o inglês. Com Trulli à frente (piloto difícil de ser ultrapassado e que talvez não tracione tão bem), Kimi ao lado (do lado limpo) e Alonso logo atrás as coisas devem ser mais difíceis. Atacado ele será, isso é fato.

- Faz bem lembrar. Hamilton errou nas duas voltas dele no Q3 ontem, no final da reta oposta, o mesmo ponto onde ele escapou da pista logo na primeira volta do GP do ano passado, o que se passa?


- Massa chegou ao autódromo afirmando em entrevista à Rede Globo e à Rádio Bandeirantes que tem um carro preparado para a chuva, condições que aliás, se apresentam neste momento em Interlagos.

- O favorito continua sendo Lewis Hamilton, com chuva a McLaren anda mais, mas também aumenta a possibilidade da situação caótica que Massa prefere.

- E mesmo assim, se eu fosse Felipe Massa, torceria por pista seca.