A Fórmula-1 parece mais forte que isso... parece...
- Ao que tudo indica faz sentido que, sempre que se mudam as coisas de forma radical na Fórmula-1, todos entram em Pânico. Quando chega a data de início do campeonato todos estão lá felizes e saltitantes, ansiosos para estrearem os novos pacotes e verem o que deu resultado e o que não deu.
- Claro que ninguém imagina que numa dessa vá surgir uma equipe totalmente nova e independente, capaz de vencer todos os concorrentes com sobras, em um carro excepcionalmente bem adaptado às novas condições da Fórmula-1. Foi o que aconteceu esse ano com a Brawn GP. Não fosse isso e o campeonato até estaria equilibrado.
- Com isso, o medo de mais uma mexida drástica nas regras e condições que a Fórmula-1 apresenta para que as equipes disputem o campeonato aumenta. E se nesse meio do caminho surge uma nova Brawn? E se a própria Brawn consegue se manter fazendo frente à McLaren e Ferrari? Isso não é ainda pior se as equipes tem as mesmas condições financeiras?
- A saída padrão é fazer uso de um artifício já usado em tempos idos. Ameaçar que deixa a Fórmula-1. Pois bem, isso sempre acontece quando, principalmente a Ferrari, quer defender-se se algo que pode prejudicá-la.
- Eu não acredito que essa ameaça vá para frente, se bem que a Ferrari tem motivos e argumentos suficientes para se fazer valer de sua decisão. Existe o Pacto da Concórdia que não pode ser quebrado. As equipes se comprometem a não deixar o campeonato e a FIA concorda em não alterar drasticamente as regras. se uma quebra o acordo a outra pode quebrar também.
- E quer saber? Dou razão para a Ferrari. A equipe sempre foi contra redução de testes e orçamentária, no ententanto quando a crise econômioca apareceu usou sua força para ajudar a Fórmula-1 e aqueles que sofriam com a falta de grana.
- Não acredito que a empresa e também aquelas que a apoiam realmente cumpram com a promessa e deixem o mundial, mas é bom ressaltar que as vezes o destino nos prega peças estranhas e há poucas semanas eu também recusava-me a acreditar que uma equipe estreante pudesse estar dominando o campeonhato da forma como está, mais uma vez falo da Brawn.
- Seria estranho, muito estranho, e caso acontecesse poderia significaor sim o fim da Fórmula-1. Seria até engraçado... depois de 17 temporadas Barrichello se despede e a categoria também. Diriam que só assim para ele parar ou que a Fórmula-1 não vive sem ele. Brincadeiras para descontrair que certamente surgirão. Não creio, mas quem sabe... enquanto isso tem um monte de gente querendo entrar...
"Mundo Veloz" abraça parceria com o site "Bella da Semana"...
- Correria é algo complicado. Na última terça feira bem que eu oquis anunciar mas não deu tempo. A coluna "Mundo Veloz", que já vai ao ar toda terça feira pela "F1 Mania", agora também faz parte do conteúdo do site "Bella da Semana".
- No "Bella da Semana", como o próprio nome já diz, toda semana você pode encontrar uma "Bella" diferente, além de colunas de "Paquera", "Personal Trainer", "Jet Set", da Stephany e claro, "Alta Velocidade", que nada mais é que a coluna deste que aqui vos escreve.
- Vale a pena conferir todo o conteúdo do site, que foi elaborado em altíssimo nível para você. Aliás, carros e mulheres tem tudo a ver, certo? Clique aqui e conheça o "Bella da Semana"!
- E isso é o que você pode ler hoje na coluna "Mundo Veloz" na F1 Mania. Afinal de contas eu não creio em favorecimento à Button. O que seria normal, afinal de contas quem briga mais seriamente pelo título é ele. A não ser que a disputa fique restrita aos dois pilotos.
- Leia a coluna clicando aqui: "De volta aos velhos tempos???"
Admitindo que não tem mais chances de ser campeão, Massa desabafa...
- Erros diversos da equipe Ferrari e um carro construído abaixo das expectativas da pré-temporada colocaram Felipe Massa o finlandês Kimi Raikkonen em situação desesperadora no mundial. Sem pontuar até a terceira etapa e com míseros 3 pontos na quarta e na quinta, respectivamente com o finlandês e com o brasileiro, a equipe vermelha é a grande decepção do ano.
- Agora Massa escancarou de vez: "Após cinco corridas ele (Button) ganhou quatro. Mesmo que consiga uma melhora de performance, eles continuarão pontuando. Esqueça!".
- Não deve ser fácil. Após o espetacular final de temporada onde Massa perdeu na última curva o título mundial para Hamilton, ele esperava pelo menos ter a chance de brigar mais uma vez, afinal de contas um de seus maiores problemas, Kimi Raikkonen, parece resolvido.
- Mas não será assim. E mais uma vez o brasileiro terá de amargar um ano no vazio. Em 2007 ele abandonou a briga precocemente, em 2008 foi às últimas consequências e perdeu. Em 2009 já se considera fora. E pior, essas declarações devem fazer com que a Ferrari abandone em breve o desenvolvimento do carro deste ano para se concentrar na próxima temporada.
- Não acredito que a Ferrari abandone a Fórmula-1, portanto Massa terá de aguardar 2010 para aproveitar sua chance de ouro. Um carro bem desenvolvido e um companheiro de equipe desmotivado parecem ser a receita ideal.
- Quando se acreditava que a Fórmula-1 veria dias mais equilibrados, após a vitória de Vettel na China e o bom desempenho de Red Bull e Toyota no Bahrein, eis que Jenson Button vence mais uma prova com relativa facilidade.
- Claro, durante algum tempo a estratégia que a Brawn GP utilizou para seus dois pilotos será questionada. Ambos partiriam para três paradas mas a mudança para duas no caso de Button foi oque possibilitou sua vitória.
- Mas não podemos descartar que Barrichello não foi tão rápido quanto se esperava após seu segundo pit stop. E mais que isso, com Vettel e Massa pela frente naquele momento, seria muito difícil que ele voltasse na frente do inglês.
- Button, esse sim, adaptou-se perfeitamente ao que lhe foi proposto e com isso conseguiu a sua quarta vitória na temporada em cinco corridas. Uma marca digna dos tempos de domínio de Michael Schumacher e da Ferrari, que também tinha Ross Brawn como líder.
- Acho que o título já com meio caminho andado para sua decisão. Como diz Felipe Massa, que se colocou fora da briga: "Qualquer um pode melhorar e vencer corridas, mas eles continuarão pelo menos pontuando...".
- E realmente podemos aqui voltar às estatísticas do tempo de Schumacher. 4 vitórias em 5 corridas é um resultado praticamente impossível de ser revertido e com isso acho que só Barrichello pode bater o inglês. Mas nesse momento, sabiamente, a equipe está com Button.
- Não me digam que a equipe não está apoiando Jenson, mas também não me digam que há uma conspiração contra Barrichello. Button leva vantagem, em especial com as estratégias de pista, por ser o favorito ao título que seria tão importante para a Brawn. A única dúvida é se isso é realmente necessário nesse início de campeonato, mas aí já é outra discussão e eu acredito que não.
- Com 5x0 na disputa interna acho que Barrichello pode se despedir das chances de título, bem como o fez Massa.