11/22/2007

Playoff não decidiu o campeonato

Caso fosse adotado o sistema antigo de pontuação, Cacá Bueno seria campeão em Tarumã...

- Muito se falou depois da decisão do Campeonato Brasileiro de Stock Car que o sistema de playoffs teria falhado em sua proposta de adiar a decisão pelo título, pois Cacá Bueno se garantiu campeão da temporada com uma etapa de antecipação. Não gosto do sistema, isso é bem claro, e disse ao próprio Cacá (que também não gosta).

- Mas diz-se erroneamente que, caso os pontos corridos ainda fossem o sistema vigente, o campeonato ainda não estaria decidido. Errado. O playoff não influiu na decisão e, mesmo com a pontuação antiga, Cacá Bueno seria campeão no Rio de Janeiro alcançando os 158 pontos contra 115 de Thiago Camilo que ainda seria o vice-líder. Ingo Hoffman seria o terceiro colocado e Ricardo Maurício o quarto. Destaque para a ascensão de Duda Pamplona, que de 11º subiria para 7º com seus 66 pontos sendo o único "não-playoff" a estar entre os 10 melhores. Hoover Orsi seria lançado para fora.

- Sobre o playoff cada um pensa algo diferente, mas o campeonato seria decidido no Rio de Janeiro da mesma forma, isso é fato.

- A verdade é que esse números provam algo que já havia sido provado. Cacá Bueno foi mais uma vez o melhor piloto da temporada e seu título foi merecido e, mais do que nunca, inconstestável.

Confira a classificação por pontos corridos:

1º Cacá Bueno, 158 (campeão)
2º Thiago Camilo, 115
3º Ingo Hoffmann, 94
4º Ricardo Maurício, 93
5º Rodrigo Sperafico, 87
6º Felipe Maluhy, 71
7º Duda Pamplona, 66
8º Marcos Gomes, 65
9º Valdeno Brito, 58
10º Daniel Serra, 57
11º Hoover Orsi, 56
12º Ricardo Sperafico, 56
13º Antônio Jorge Neto, 55
14º Ruben Fontes, 53
15º Enrique Bernoldi, 49

11/21/2007

Os 10 mais feios

Revista Autoesporte elege os 10 carros mais feios do Brasil...

- Saio um pouco do tema automobilismo esportivo no dia de hoje para dar destaque à lista dos 10 carros mais feios do Brasil. 11 acabaram saindo na enquete que foi feita entre os leitores da revista pois os dois últimos terminaram empatados. Abaixo eu comento, e aguardo o seu comentário.

10º lugar - Clio Sedan:














- O Clio é um dos meus carros preferidos. Além de ser o 1.0 mais forte que eu já dirigi e ter uma direção levíssima (mesmo a mecânica), tem um design maravilhoso. Há poucos anos atrás todas as montadoras resolveram transformar os belos Hatch´s que vinham sendo lançados em sedans, mas não capricharam muito. O Clio Sedan está longe de ser um dos carros mais feios do Brasil na minha opinião, mas sua comparação com o hatch é desleal. A impressão que se dá é que puxaram a traseira do carro de qualquer jeito.

10º lugar - Novo Fiat Palio:















- Eu sigo sem entender porque algumas montadoras insistem em alterar radicalmente modelos de sucesso. O Palio era um dos exemplos de design da Fiat, mas seus dois últimos modelos deixaram muito à desejar. Vale ressaltar que na enquete da Revista Auto Esporte os votantes pediram para que fosse incluída apenas a imagem do "Novo Palio" na eleição.

9º lugar - Ford Ka:














- Parece mesmo que o brasileiro tem uma certa dificuldade para entender o que é diferente. Por mais que o Ka esteja "na ativa" há vários anos no Brasil, seu layout não é lá muito comum, até hoje. Para ser um pouco mais sincero eu não gosto do último modelo (com os faróis traseiros maiores e grade dianteira em maior destaque), mas este é um carro especialmente bonito na minha opinião. Seu design futurista, sua eficiência aerodinâmica e seu desenho sempre coerente me convence.

8º lugar - Chevette:















- Um clássico. Um dos carros mais roubados nos dias de hoje, o Chevette é um carro que desperta diferentes opiniões, uns amam, outros odeiam. Eu particularmente me agrado com os modelos mais antigos deste carro que, em suas últimas versões, deixou mesmo a desejar.

7º lugar - Gurgel BR800:














- Para uns motivo de orgulho nacional, para outros motivo de vergonha. A Gurgel tinha uma proposta de construir carros 100% brasileiros à um baixo custo e "eficiência" satisfatória. Nunca conseguiu atingir plenamente seus objetivos e seus carros definitivamente não eram bonitos. Não é o mais feio do Brasil mas o sétimo lugar me parece de bom tamanho.

6º lugar - Fiat Oggi:














- A melhor definição para este carro é "engraçado". Hoje em dia é muito difícil ver um modelo deste aqui em São Paulo, mas não impossível. E quando cruzo com um deste não posso me esquecer que quando pequeno eu desenhava meus carros e eles eram iguaizinhos ao Fiat Oggi. O dia que eu vi o primeiro na rua quase me convenci que eu era um bom desenhista, o que definitivamente não sou. Carro de criança é feio, posição justa.

5º lugar - Uno Mille:














- Esse farolzinho dianteiro da nova versão não é o que mais me agradou nos modelos lançados pela montadora. Mas definitivamente não é justo eleger o Uno Mille o 5º carro mais feio do Brasil. Acredito que os eleitores da revista tenha sido atingido por algum tipo de saudosismo e, assim, elegeram o carro meio novo na lista.

4º lugar - Kadett Ipanema (Wagon):














- Tá, eu nunca gostei muito da família Kadett. Mas me lembro rapidamente aqui de inúmeras "peruas" mais feias que a Ipanema, que por sinal era enorme por dentro. Nunca gostei da Elba, da versão wagon para o Versailles (que não me lembro o nome), da perua Escort, enfim... inúmeras. Alguns modelos da Ipanema ainda tinham algum apelo estético interessante, itens que não eram de série e que o tornavam um carro muito bonito. Injusto.

3º lugar - Fiat Panorama:














- Na peruas mais feias de minha lembrança não citei a Panorama pois ela está em seu devido lugar de um dos carros mais feios do Brasil. Versão Wagon do Fiat 147, foi descontinuada para dar lugar à Elba quando o Uno chegou ao Brasil. A Fiorino, que era a versão furgão/pick-up manteve o nome, mas o marketing da Fiat resolveu dar um novo nome à perua pois a rejeição à Panorama era muito grande. Justíssimo.

2º lugar - Fiat Doblô:














- Mais uma que não entendi direito de início. Não é um carro bonito, definitivamente, mas també, não sei se mereceria um lugar entre os 10. De qualquer forma, 4 carros da FIAT entre os 11 citados aqui é um dado que explica uma certa rejeição ao desenho dos carros da FIAT no Brasil. Injusto.

1º lugar - Renault Logan:














- Sim, um carro muito feio, um dos mais feios do Brasil sem dúvida alguma. Dada a pomposidade de seu lançamento, justíssimo o título de campeão do horro. Ainda no final de semana conversando com Wagner "Beegola" Gonzalez no Rio de Janeiro comentamos sobre o quão feio é o último lançamento da Renault no Brasil. Carro popular não precisa ser desprovido de beleza.

- Linhas quadradas, faróis nem um pouco competitivos e uma desarmonia em seu desenho do meio para trás transformam este modelo da Renault em um show de horrores. Parece carro russo.

E você?

- Mande sua lista para o "Mundo Veloz" e vamos debater.


11/19/2007

Duda vence e Cacá é campeão...

Balanço final da Stock no Rio de Janeiro...


- Hoje o "Mundo Veloz" aparece em formato de jornal, ou seja, atualizado apenas no dia seguinte. Dia seguinte onde o carioca nascido em São Paulo Cacá Bueno conquistou seu segundo título brasileiro de Stock Car. Dia seguinte também onde o veloz Duda Pamplona conquistou sua primeira vitória na categoria.

- Cacá Bueno que, embora seja contra os playoffs, diz ter sido o piloto que melhor entendeu o regulamento e, por isso, conquistou os dois últimos títulos. Pode ser. Cacá foi muito perguntado sobre o sistema de disputa, disse que os jornalistas gostam (o que não é verdade) pois destacam exacerbadamente o playoff e que o sistema é artificial (o que é verdade) pois além de tudo proporciona corridas insossas na primeira parte do campeonato (o que é mais verdade ainda).

- Disse também que hoje se sente muito melhor do que no ano passado, quando conquistou seu primeiro título, pois se sente mais leve e viveu uma temporada dessa forma. Criticou levemente parte da imprensa que no ano passado o cutucava dizendo que ele pipocava na fase decisiva e não ter vivido isto em 2007 o fez muito bem. Cacá afirma ter entrado no autódromo em cada final de semana sorrindo e tentando fazer novos amigos a cada dia e acha que a disputa da TC 2000 parece ter ajudado nesse sentido.

- Enfim, venceu novamente o melhor piloto da temporada, isso não há como negar. É sempre importante a cautela no momento de julgar alguém como Cacá Bueno, que é polêmico e é filho de uma pessoa que carrega um alto índice de rejeição contra si.

- Na corrida ele conseguiu algumas ultrapassagens que foram valorizadas pela alegação de ter ficado sem a Direção Hidráulica logo no início. Segundo ele, o carro saia muito de traseira e era mais difícil corrigir, até mesmo por isso quase bateu com Felipe Maluhy no fim da prova, o que renderia a ela uma bela punição, assim como no ano passado. Se você assistiu o resumo da prova pela Rede Globo não ficou sabendo que Antônio Jorge Neto tirou Thiago Camilo da prova logo na terceira volta e que o, até então, vice líder chegou a entrar com um recurso contra o companheiro de equipe do campeão que foi julgado improcedente. Rodrigo Sperafico por pouco não empurrou a decisão para São Paulo mas, na última volta, foi ultrapassado por Pedro Gomes e chegou em sétimo. O novo vice-líder disputará a posição com Thiago Camilo, Felipe Maluhy e Ingo Hoffmann em São Paulo.


- Quem também teve muito o que comemorar e foi igualmente celebrado foi o carioca Duda Pamplona. Há sete anos na categoria ele foi o melhor piloto no ano de entrada da Mitsubishi em 2005, teve inúmeros problemas na última temporada, trouxe um segundo piloto para sua equipe em 2007, demorou para se acertar mas, no fim da temporada se recolocou entre os grandes.

- Não se fala mais em evolução para Duda e sim, em constatação, que veio com o pódio em Tarumã e agora com a vitória no Rio de Janeiro. Uma vitória que se destaca por ter acontecido da forma como todos gostam de ver, com uma ultrapassagem valendo a liderança. Depois de uma primeira largada inválida e complicada para ele, na segunda ele assumiu tranquilamente a segunda posição e escoltou Ricardo Sperafico até o momento certo, para não jogar tudo fora.

- Faltando sete voltas para o final, Duda se aproveitou de mais uma de várias escorregadas de Ricardo na curva do PAN, ultrapassou e rumou à vitória. Ricardo se manteve, mesmo com dificuldades, na segunda posição e David Muffatto fechou o pódio praticamente garantindo sua equipe na próxima temporada, onde só as 16 melhores desse ano se juntarão à campeã da Stock Light para participar do campeonato.

Resultado Final - V8:

1º) Duda Pamplona (ML, RJ), 32 voltas em 46:19.317 (média de 138.27 km/h)
2º) Ricardo Sperafico (P3, PR), a 4.241
3º) David Muffato (P3, PR), a 4.399
4º) Ruben Fontes (P3, GO), a 8.628
5º) Ingo Hoffmann (ML, SP), a 9.887
6º) Pedro Gomes (P3, SP), a 10.400
7º) Rodrigo Sperafico (VB, PR), a 11.040
8º) Hoover Orsi (VB, MS), a 15.473
9º) Felipe Maluhy (ML, SP), a 16.743
10º) Cacá Bueno (ML, RJ), a 17.811
11º) Valdeno Brito (P3, PB), a 18.453
12º) Nono Figueiredo (ML, SP), a 18.877
13º) Tarso Marques (ML, PR), a 19.126
14º) Enrique Bernoldi (VB, PR), a 20.251
15º) Ricardo Zonta (P3, PR), a 32.796
16º) Marcos Gomes (CA, SP), a 33.847
17º) Alceu Feldmann (CA, PR), a 39.178
18º) Antonio Jorge Neto (ML, SP), a 39.370
19º) Fábio Carreira (CA, SP), a 47.934
20º) Juliano Moro (ML, RS), a 49.547
21º) Beto Giorgi (ML, SP), a 49.708
22º) Mateus Greipel (CA, SC), a 56.198
23º) Daniel Landi (P3, SP), a 57.620
24º) Daniel Serra (VB, SP), a 1:03.494
25º) Thiago Marques (VB, PR), a 1 volta
26º) Thiago Medeiros (P3, SP), a 1 volta
27º) Allam Khodair (CA, SP), a 2 voltas
28º) Paulo Salustiano (CA, SP), a 7 voltas
29º) Chico Serra (P3, SP), a 12 voltas
30º) Luciano Burti (VB, SP), a 15 voltas
31º) Guto Negrão (P3, SP), a 16 voltas
32º) Popó Bueno (CA, RJ), a 21 voltas
33º) Giuliano Losacco (CA, SP), a 25 voltas
34º) Alan Hellmeister (ML, SP), a 26 voltas
35º) Antonio Pizzonia (VB, AM), a 27 voltas
36º) Thiago Camilo (CA, SP), a 28 voltas

Melhor Volta: Duda Pamplona, 1:22.959

fonte: CRONOMAP Timing
www.cronomap.com.br

Classificação - V8:

1º) Cacá Bueno, 278 (Campeão)
2º) Rodrigo Sperafico, 251
3º) Thiago Camilo, 247
4º) Ingo Hoffmann, 234
5º) Felipe Maluhy, 234
6º) Ricardo Maurício, 222
7º) Hoover Orsi, 219
8º) Valdeno Brito, 217
9º) Daniel Serra, 216
10º) Marcos Gomes, 215

11º) Duda Pamplona, 67
12º) Ricardo Sperafico, 56
13º) Antônio Jorge Neto, 53
14º) Ruben Fontes, 53
15º) Enrique Bernoldi, 49


Resultado Final - Light:

1º) Eduardo Santos (RJ), 27 voltas em 40:48.221 (média de 132.44 km/h)
2º) Norberto Gresse F° (SP), a 2.019
3º) André Bragantini (PR), a 2.295
4º) Gustavo Sondermann (SP), a 10.606
5º) Ariel Barranco (PR), a 18.293
6º) Tiago Gonçalves (SP), a 18.632
7º) Claudio Capparelli (RJ), a 19.615
8º) Rafael Sperafico (PR), a 20.678
9º) Alexandre Cunha (RJ), a 35.023
10º) Afonso Bastos (SC), a 41.616
11º) Leonardo Burti (SP), a 46.142
12º) Renato Russo (SP), a 46.906
13º) Rafael Daniel (SP), a 47.051
14º) Serafin Junior (RJ), a 48.144
15º) Rodrigo Stefanini (SP), a 1:08.207
16º) Murilo Macedo (SP), a 1:12.142
17º) Elias Nascimento Jr (RJ), a 1:15.189
18º) Claudio Pianowski (SC), a 1:16.120
19º) Cadú Pasetti (SP), a 1 volta
20º) Tuka Rocha (SP), a 1 volta
21º) Eduardo Borges (PB), a 1 volta
22º) Cristiano Federico (SP), a 1 volta
23º) José Castilho (PR), a 1 volta
24º) Fernanda Parra (SP), a 1 volta
25º) Vicente Siciliano (SP), a 11 voltas
26º) Eduardo Berlanda (SC), a 13 voltas
27º) Luiz Carreira Jr (SP), a 25 voltas

Melhor Volta: André Bragantini, 1:26.578

fonte: CRONOMAP Timing
www.cronomap.com.br

Resultado Final - Júnior:

1º) Cassio H de Mello (SP), 17 voltas em 31:10.637 (média de 109.14 km/h)
2º) Thiago Riberi (SP), a 0.313
3º) Eduardo Leite (SP), a 0.498
4º) Cauê Carvalho (SP), a 7.819
5º) Patrick Gonçalves (*, BA), a 9.596
6º) João M Carvalho (*, SP), a 11.499
7º) Rodrigo Navarro (*, SP), a 12.534
8º) Renato Rattes (*, SP), a 16.282
9º) Rodrigo Barone (*, SP), a 22.177
10º) Alessandro Xavier (, PR), a 29.674
11º) Adriano Amaral (*, SP), a 41.424
12º) Carlos Cavaleiro (*, SP), a 1 volta
13º) Rafael Negrão (SP), a 3 voltas
14º) Lucas Finger (PR), a 5 voltas
15º) Carlo Kain (SP), a 6 voltas
16º) Fred Cunha (DF), a 9 voltas
17º) Jason Oliveira (*, SP), a 16 voltas

Melhor Volta: Eduardo Leite, 1:36.181

fonte: CRONOMAP Timing
www.cronomap.com.br

Fotos: Bruno Terena/Grande Prêmio