3/15/2008

De cabeça para baixo

Hamilton na pole, surpresa da BMW e problema mecânico de Raikkonen agitam o primeiro grid da Fórmula-1 2008...


- É bom pegarmos muito daquilo que conversamos durante a pré-temporada e guardarmos dentro de uma pastinha para lembrar depois que recuperarmos o fôlego. O primeiro treino classificatório da temporada 2008 de Fórmula-1 foi alucinante.

- A começar pelo belo desempenho do inglês Lewis Hamilton, cheio de vontade de conquistar a pole e quebrando as parciais que haviam à disposição. Pole position merecida com o tempo de 1:26:714 em uma volta praticamente perfeita onde pode-se ressaltar principalmente o fato de que pouco ele foi obrigado a corrigir a trajetória de seu carro na pista, coisa que muitos fizeram.

- Pouco mais de 1 décimo de segundo atrás dele veio o polonês Robert Kubica que foi o mais rápido na primeira parte do treino, segundo colocado na segunda e tinha tudo para conquistar a pole não fosse uma grande escapada de pista que, de tão boa era sua volta, não foi capaz de demovê-lo da primeira fila.

- Fechando os três primeiro o companheiro de Hamilton, Heikki Kovalainen que ficou à frente de Felipe Massa que parecia brigar com Lewis pela pole mas que não fez uma última volta boa. O campeão Kimi Raikkonen teve problemas com a bomba de gasolina no final da primeira parte do treino e larga apenas em 16º, promete uma boa corrida de recuperação, se seu ímpeto assim o permitir.

- Em um apanhado geral chama atenção também o desempenho da Toyota, 6º com Trulli e 9º com Glock e de Sebastian Vettel, o 10º colocado, que foi à superpole em um excelente desempenho mas abriu mão da disputa, largará com o tanque cheio provavelmente.

- Rubens Barrichello também foi bem e por 9 milésimos não foi à parte final do treino. Larga em 11º, uma posição à frente do espanhol Fernando Alonso na ruim Renault. Button vem logo atrás em 12º. Fisichella e Sutil mostraram que o desempenho da Force India mais parecia fogo de palha mesmo.

- Nelsinho Piquet merece um leve capítulo à parte. Seu desempenho foi ruim no início, tentou no final uma volta onde vinha melhor que seu companheiro Fernando Alonso mas Adrian Sutil parado na pista atrapalhou a vida do brasileiro que largará mal na primeira corrida da carreira. Sua estréia por enquanto é apenas discreta, abaixo do que se esperava, nem a TV está dando muita bola para o filho do tricampeão.

Grid de Largada:
Pos  Driver       Team                 Q3
1. Hamilton McLaren-Mercedes 1:26.714
2. Kubica BMW Sauber 1:26.869
3. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:27.079
4. Massa Ferrari 1:27.178
5. Heidfeld BMW Sauber 1:27.236
6. Trulli Toyota 1:28.527
7. Rosberg Williams-Toyota 1:28.687
8. Coulthard Red Bull-Renault 1:29.041
9. Glock Toyota 1:29.593
10. Vettel Toro Rosso-Ferrari sem tempo
Q2
11. Barrichello Honda 1:26.173
12. Alonso Renault 1:26.188
13. Button Honda 1:26.259
14. Nakajima Williams-Toyota 1:26.413
15. Webber Red Bull-Renault sem tempo
16. Raikkonen Ferrari sem tempo
Q1
17. Fisichella Force India-Ferrari 1:27.207
18. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:27.446
19. Sutil Force India-Ferrari 1:27.859
20. Sato Super Aguri-Honda 1:28.208
21. Piquet Renault 1:28.330
22. Davidson Super Aguri-Honda 1:29.059
- Devido à algumas especulações de bom em corrida ou em treino, deixo para depois as especulações sobre as melhores equipes do ano, mas aponto de cara na ordem McLaren, BMW e Ferrari como melhores e Super Aguri, Force India e Renault como piores.

3/14/2008

Raikkonen na frente

Primeiros treinos livres para o Grande Prêmio da Austrália apresentam rodadas e briga entre Ferrari e McLaren. Com leve vantagem para Raikkonen...


- Começou. Dpeois de quase cinco meses sem carros na pista em condições oficiais, ontem (pelo horário de Brasília) as 20:00hs e também meia noite, aconteceram os dois primeiros treinos livres da temporada, em Melbourne na Austrália.

- E se outrora os pilotos afirmaram ter se adaptado perfeitamente à ausência do controle de tração e demais auxílios eletrônicos à pilotagem, ontem o que se viu foi, em busca do limite dos carros, um show de escapadas de pista e até mesmo algumas rodadas. Não, eles não estão perfeitamente adaptados. Todos os pilotos sem excessão deram ao menos uma leve escapada, o que não acontecia até o ano passado. Não à todos pelo menos.

- O que não foi diferente foi a briga entre as duas melhores equipes do grid. Ferrari e McLaren dividiram as primeiras posições nos dois treinos. Pela manhã, Raikkonen levou a melhor com 1:26:461, quase 5 décimos de segundo mais rápido que o inglês Lewis Hamilton da equipe inglesa, que deixou Felipe Massa na terceira posição e Heikki Kovalain

- No treino da tarde a situação foi favorável à Hamilton. Alguns pilotos colocaram seus compostos mais macios e rápidos na pista e Lewis Hamilton foi o melhor com 1:26:559, quase um segundo mais rápido que a surpresa do treino, o australiano Mark Webber que dominou a sessão quase por completo. O terceiro lugar mais uma vez ficou com Felipe Massa e o quarto com Heikki Kovalainen. Neste treino Raikkonen foi apenas o sexto mas fechou com o melhor tempo do dia devido ao resultado obtido na primeira sessão. Dos 22 pilotos que foram à pista, 14 melhoraram seu tempo à tarde. Do pelotão da frente as excessões foram Raikkonen, Massa e Kovalainen.

- Entre os brasileiros Rubens Barrichello teve um desempenho bem melhor que o do ano passado com sua Honda. Mesmo sendo apenas um treino livre já deu para se ter uma noção que esse carro anda mais que o de 2007. Ele foi 15º pela manhã e 14º à tarde, longe das últimas posições e andou no ritmo de seu companheiro Jenson Button, 11º nas duas sessões, mesmo com a má posição nos tempos combinados. A Honda foi melhor que a Renault de Fernando Alonso (6º e 13º, respectivamente) e Nelsinho Piquet (18º e 19º).

- Some-se ao resultado de Nelsinho o erro cometido por ele na primeira sessão quando rodou e ficou parado na pista provocando uma bandeira vermelha (única do dia). O erro acabou avariando a caixa de câmbio de seu carro e com issso ele foi um dos pilotos que menos andou no treino. Este detalhe prejudica muito a sua familiarização com a pista australiana, local onde ele nunca correu. Como disse o próprio Nelsinho este não foi um primeiro dia de trabalho que ele havia imaginado. E muitos sairam da pista assim.

- No post abaixo, com o resumo do Grande Prêmio da Austrália, você pode acompanhar o resultado dos dois testes, e aqui os tempos combinados.

Tempos combinados - Livres 1 e 2 - Austrália
Pos  Piloto      Equipe              Tempo       Tre
1. Raikkonen Ferrari 1:26.461 1
2. Hamilton McLaren 1:26.559 2
3. Massa Ferrari 1:26.958 1
4. Kovalainen McLaren 1:27.114 1
5. Webber Red Bull 1:27.473 2
6. Coulthard Red Bull 1:28.037 2
7. Trulli Toyota 1:28.292 2
8. Rosberg Williams 1:28.352 2
9. Alonso Renault 1:28.360 1
10. Fisichella Force India 1:28.469 2
11. Kubica BMW 1:28.579 1
12. Glock Toyota 1:28.582 2
13. Button Honda 1:28.632 2
14. Heidfeld BMW 1:28.731 2
15. Vettel Toro Rosso 1:28.957 1
16. Nakajima Williams 1:29.077 2
17. Sutil Force India 1:29.161 2
18. Bourdais Toro Rosso 1:29.363 1
19. Piquet Renault 1:29.518 2
20. Barrichello Honda 1:29.533 1
21. Sato Super Aguri 1:30.663 2
22. Davidson Super Aguri 1:31:527 2
E mais:

- Pedro de La Rosa, mais uma vez preterido na McLaren foi eleito o presidente da Associação de Pilotos, a GPDA. O cargo estava vago com a saída de Ralf Schumacher da categoria e como "promessa de governo" o piloto espanhol que testa para a equipe inglesa afirmou que quer trazer pilotos mais jovens como Raikkonen e Hamilton para a mini-entidade. São dois festeiros, não será fácil;

-
Mark Webber, Heikki Kovalainen e Giancarlo Fisichella defenderam a permanência do combatido Grande Prêmio da Austrália no calendário da Fórmula-1. Fisichella diz ter boas recordações da pista e gostar da atmosfera do país. Kovalainen não faz questão que a prova seja a inicial, mas quer continuar indo até o país. Mark Webber, o único australiano na F-1 afirmou que o Grande Prêmio da Austrália, depois de mais de 20 anos no calendário, já carrega consigo uma história à ser respeitada. Torço pela permanência também.

Grande Prêmio da Austrália

1ª ETAPA - GRANDE PRÊMIO DA AUSTRÁLIA

Veja também as notas do Mundo Veloz

Resultado final:

Grande Prêmio da Austrália - 2008
Pos  Piloto      Equipe             Tempo
1. Hamilton McLaren-Mercedes 1h34:50.616
2. Heidfeld BMW Sauber + 5.478
3. Rosberg Williams-Toyota + 8.163
4. Alonso Renault + 17.181
5. Kovalainen McLaren-Mercedes + 18.014
6. Barrichello Honda + 52.453
7. Nakajima Williams-Toyota + 1 lap
8. Bourdais Toro Rosso-Ferrari + 2 laps
9. Raikkonen Ferrari + 3 laps

Melhor volta: Kovalainen, 1:27.418

Não classificados:

Piloto Equipe Volta

Kubica BMW Sauber 50
Glock Toyota 44
Sato Super Aguri-Honda 33
Piquet Renault 31
Massa Ferrari 30
Coulthard Red Bull-Renault 26
Trulli Toyota 20
Sutil Force India-Ferrari 9
Webber Red Bull-Renault 1
Button Honda 1
Davidson Super Aguri-Honda 1
Vettel Toro Rosso-Ferrari 1
Fisichella Force India-Ferrari 1
Barrichello Honda Desc.
Grid de Largada:
Pos  Driver       Team                 Q3
1. Hamilton McLaren-Mercedes 1:26.714
2. Kubica BMW Sauber 1:26.869
3. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:27.079
4. Massa Ferrari 1:27.178
5. Heidfeld BMW Sauber 1:27.236
6. Trulli Toyota 1:28.527
7. Rosberg Williams-Toyota 1:28.687
8. Coulthard Red Bull-Renault 1:29.041
9. Glock Toyota 1:29.593
10. Vettel Toro Rosso-Ferrari sem tempo
Q2
11. Barrichello Honda 1:26.173
12. Alonso Renault 1:26.188
13. Button Honda 1:26.259
14. Nakajima Williams-Toyota 1:26.413
15. Webber Red Bull-Renault sem tempo
16. Raikkonen Ferrari sem tempo
Q1
17. Fisichella Force India-Ferrari 1:27.207
18. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:27.446
19. Sutil Force India-Ferrari 1:27.859
20. Sato Super Aguri-Honda 1:28.208
21. Piquet Renault 1:28.330
22. Davidson Super Aguri-Honda 1:29.059
Treino Livre 3:
Pos  Piloto       Equipe              Tempo     Vls
1. Kubica BMW Sauber 1:25.613 18
2. Heidfeld BMW Sauber 1:25.950 16
3. Alonso Renault 1:26.082 14
4. Rosberg Williams-Toyota 1:26.171 17
5. Coulthard Red Bull-Renault 1:26.385 14
6. Webber Red Bull-Renault 1:26.407 17
7. Button Honda 1:26.502 18
8. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:26.663 18
9. Fisichella Force India-Ferrari 1:26.682 18
10. Trulli Toyota 1:26.882 11
11. Massa Ferrari 1:27.020 19
12. Hamilton McLaren-Mercedes 1:27.084 14
13. Glock Toyota 1:27.162 15
14. Raikkonen Ferrari 1:27.163 17
15. Piquet Renault 1:27.284 13
16. Barrichello Honda 1:27.333 18
17. Sutil Force India-Ferrari 1:27.489 18
18. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:27.578 17
19. Nakajima Williams-Toyota 1:27.601 15
20. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:27.992 15
21. Sato Super Aguri-Honda 1:28.363 13
22. Davidson Super Aguri-Honda 1:28.912 15
Treino Livre 2:
Pos  Piloto      Equipe              Tempo       Vls
1. Hamilton McLaren-Mercedes 1:26.559 33
2. Webber Red Bull-Renault 1:27.473 27
3. Massa Ferrari 1:27.640 29
4. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:27.683 28
5. Coulthard Red Bull-Renault 1:28.037 26
6. Raikkonen Ferrari 1:28.208 28
7. Trulli Toyota 1:28.292 22
8. Rosberg Williams-Toyota 1:28.352 31
9. Fisichella Force India-Ferrari 1:28.469 32
10. Glock Toyota 1:28.582 28
11. Button Honda 1:28.632 30
12. Heidfeld BMW Sauber 1:28.731 32
13. Alonso Renault 1:28.779 37
14. Barrichello Honda 1:28.849 28
15. Kubica BMW Sauber 1:28.860 35
16. Nakajima Williams-Toyota 1:29.077 33
17. Sutil Force India-Ferrari 1:29.161 32
18. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:29.193 40
19. Piquet Renault 1:29.518 14
20. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:29.605 11
21. Sato Super Aguri-Honda 1:30.663 16
22. Davidson Super Aguri-Honda 1:31.527 8
Treino Livre 1:
Pos  Piloto      Equipe              Tempo       Vls
1. Raikkonen Ferrari 1:26.461 25
2. Hamilton McLaren-Mercedes 1:26.948 21
3. Massa Ferrari 1:26.958 25
4. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:27.114 19
5. Webber Red Bull-Renault 1:28.263 18
6. Alonso Renault 1:28.360 22
7. Kubica BMW Sauber 1:28.579 12
8. Glock Toyota 1:28.913 16
9. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:28.957 22
10. Trulli Toyota 1:29.014 23
11. Button Honda 1:29.124 25
12. Fisichella Force India-Ferrari 1:29.230 24
13. Coulthard Red Bull-Renault 1:29.301 5
14. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:29.363 32
15. Barrichello Honda 1:29.533 17
16. Heidfeld BMW Sauber 1:29.561 7
17. Sutil Force India-Ferrari 1:30.155 13
18. Piquet Renault 1:30.357 21
19. Sato Super Aguri-Honda 1:31.048 7
20. Davidson Super Aguri-Honda 1:31.771 7
21. Nakajima Williams-Toyota 1:35.053 3
22. Rosberg Williams-Toyota No time 3

3/13/2008

Largaram

Assim comelou a temporada 2002 de F-1, no mesmo Albert Park em Melbourne, onde este final de semana começa a temporada 2008...



- O detalhe mais que especial é a largada, onde Ralf Schumacher literalmente atropela o pole position Rubens Barrichello depois de conquistar a segunda posição de seu irmão. Sobrou para muita gente, inclusive para o estreante Felipe Massa que largava em sexto.

- Especial também foi a disputa entre Michael Schumacher e Juan Pablo Montoya pela liderança. A trilha sonora fica à cargo de Offspring.

Não perca:

Quinta-feira, 13 de março:
20:00hs: Treino livre 1

Sexta-feira, 14 de março:
0:00hs: Treino livre 2
21:00hs: Treino livre 3

Sábado, 15 de março:
0:00hs: Classificação

Domingo, 16 de março:
1h30hs: Corrida (58 voltas)

A expectativa

Hoje é o grande dia. Os carros de Fórmula-1 vão para a pista oficialmente após quase cinco meses parados. É o início do final de semana do Grande Prêmio da Austrália...


- Depois de quase cinco meses tudo está pronto para a realizaçao de mais um Grande Prêmio de Fórmula-1, o primeiro da temporada 2008 que tem tudo para ser tão emocionante quanto a última. A temporada das perguntas deixa no ar uma dúvida quanto ao posicionamento da McLaren, a permanência da Ferrari no topo, o bom desempenho da BMW, a possibilidade de Renault e Fernando Alonso conquistarem vitórias, o crescimento da Williams, da Red Bull, o real lugar da Toyota, o quanto podem fazer os pilotos da Toro Rosso, a melhora da Honda, a sobrevivência da Super Aguri e a qualidade da Force India.

- Poucas vezes na história tantas perguntas foram feitas de uma vez sem que sequer alguém pudesse responder de forma segura. E hoje (amanhã pelo horário australiano), depois de tanto esconderem o jogo, as equipes vão para a pista para os primeiros treinos livres do Grande Prêmio da Austrália. Será possível, enfim, saber sobre a real situação de cada time.

- Enquanto são feitos os últimos retoques nóa aguardamos.

Enquanto isso:

- Kimi Raikkonen, Lewis Hamilton e Fernando Alonso, os três primeiros colocados no último mundial, concederam hoje a primeira entrevista coletiva oficial da FIA. O discurso foi leve, da parte de ambos.

- O atual campeão do mundo garantiu que não é favorito ao título deste ano, pelo menos não com larga vantagem. Segundo ele mais uma vez duas equipes brigam pela ponta e a McLaren mais uma vez é a segunda colocada, sendo que Fernando Alonso não tem condições de chegar por não ter um carro à altura;

- Já Lewis Hamilton afirmou sentir saudades de correr e sente muita sede de vitória. Para ele o principal disso tudo foi ter passado por um período de aprendizado em 2007, onde carregou extremo peso em seus ombros. A McLaren melhorou em todas as áres possíveis segundo ele;

- Fernando Alonso precisa de tempo para que a equipe atinja um maior patamar. Ele encara sua volta como um grande desafio e faz um comparativo entre a atual situação de sua equipe e a do momento em que ele saiu. No final de 2006 estavam todos muito confiantes pois haviam conquistado o bicampeonato do mundo. Já agora a equipe vem de uma temporada ruim e, sim, isso abala a confiança de todos;

- E a Super Aguri também chama atenção depois de acordo com o Magma Group. Daniele Audetto, o diretor técnico da equipe deve deixar a Super Aguri e Martin Leach, diretor do grupo deve assumir a posição. Mais que isso, ainda antes do GP de Mônaco, o carro deve passar por mudanças em seu layout para atender os anseios da empresa;

- Governo de Sidney chama atenção às vésperas da prova em Mebourne. Após inúmeros pedidos e consequentemente negativas de Bernie Ecclestonde para que a Austrália realizasse uma prova noturna, a prova pode ir para a cidade que recebeu as Olimpíadas de 2000. Eastern Creek, o circuito local, caso fosse aprovado, seria adaptado às condições para que uma prova seja realizada à noite;

- Uma diversão a apresentação da McLaren para os austrlianos. Tentando recuperar a simpatia perdida, o time inglês levou seu novo carro até a praia de Melbourne, onde os pilotos concederam uma coletiva e ainda participaram de uma corrida de caiaques venda por Hamilton.

3/12/2008

Guia da Fórmula-1 - Equipes

Encerrados os trabalhos do "Guia da Formula-1 2008" no Mundo Veloz, confira sua equipe...

- Basta clicar no logotipo de sua equipe preferida para acompanhar os detalhes, expectativas, além de pontos positivos e negativos de times e pilotos.























Guia da Fórmula-1 - Ferrari

De volta ao topo, Ferrari quer se manter mais uma vez, como nos tempos de Schumacher. É possível, o título está nas mãos do time que até agora fez o melhor carro...


Modelo: F1 2008
Motor:
Ferrari

Responsável: Stefano Domenicali
País:
Itália

Status: Equipe grande
Em 2007:
campeã, 204 pontos.


Em 2007: O ano começou bem para o time vermelho que venceu de cara na Austrália e dominou toda a pré-temporada. Durante a temporada a McLaren atingiu o mesmo nível de performance e até esteve melhor que o tie de Maranello. Seus dois pilotos venceram corridas e não fosse problemas de confiabilidade e Felipe Massa também teria disputado o título com Kimi Raikkonen até a última prova. Campeã de equipes e pilotos, a verdade é que a equipe só conquistou os dois títulos devido à exclusão da McLaren e aos problemas internos da equipe inglesa. Mas é provável o time de Alonso e Hamilton só tenha obtido performance similar à da Ferrari devido so uso que fez das informações italianas.

Expectativas: A Renault em 2005 e 2006 quebrou uma sequência de títulos conquistados pela Ferrari com Michael Schumacher. No ano passado o campeonato veio mais uma vez com Kimi Raikkonen e o grande sonho dos ferraristas agora é criar uma nova hegemonia na Fórmula-1. Para isso é necessário que se conquiste o título que provavelmente estará nas mãos do time.

Ponto Positivo: O carro nasceu bem e ao que tudo indica será hiper constante no desempenho em corridas. A mudança na distância entre eixos parece ter sido a grande responsável pelo bom uso dos pneus, que pouco se desgastam, mesmo sem o controle de tração, banido para esta temporada.

Ponto Negativo: Mais uma vez o time italiano começa a temporada com dois pilotos em condições de igualdade. Nenhum dos dois foi definido como piloto número 1 e isso pode atrapalhar. Ano passado deu certo, esse ano dará?

PILOTOS

01-KIMI RAIKKONEN

País: Finlândia
Nascimento: 17/10/1979
Altura: 1,75
Peso: 63 Kg
Corridas: 121
Vitórias: 15
Poles: 14
Pontos: 456
Melhores Voltas: 25
Títulos: 1
Em 2007: campeão, 110 pontos.

Expectativa: Eternamente tido como azarado o finlandês contou com uma bela dose de sorte para conseguir o título da última temporada no Brasil. Eternamente tido como piloto desmotivado ele briga em 2008 para provar o contrário. Para isso precisa chegar novamente ao final da temporada brigando pelo título. Sim, isso parece possível.

Ponto Positivo: Frio, ele é capaz de encarar um momento de pressão da mesma forma que encara um momento alegre. Daí seu apelido de homem de gelo.

Ponto Negativo: Desconcentra-se em momentos considerados bobos e passa pelo constrangimento de pessoas comparando seus esparsos desempenhos ruins à suas famosas festinhas.

02-FELIPE MASSA

País: Brasil
Nascimento: 25/04/1981
Altura:
1,66 m

Peso:
59 kg

Corridas:
87

Vitórias:
5

Poles:
9

Pontos:
201

Melhores Voltas:
8

Em 2006:
4º, 94 pontos.


Expectativa: Ser campeão do mundo. Este é o único objetivo de Felipe Massa na temporada 2008. É a única forma de continuar na equipe em pé de igualdade com seu companheiro de equipe Kimi Raikkonen. Pode ter chegado a vez dele.

Ponto Positivo: É rápido e trabalha bem sob pressão, em especial quando é criticado. Goza de prestígio dentro da equipe, que assumiu que o piloto só não brigou pelo título até a última prova por culpa do próprio time.

Ponto Negativo: Inconstante, comete alguns erros em momentos importantes. Batalhará contra um piloto que de início se adaptou melhor ao novo carro da equipe.

Fotos: Divulgação
Arte: Mundo Veloz

3/10/2008

Uma equipe prestes a estourar, essa é a BMW...

(Clique na capa para baixar e ampliar)

Modelo: F1.08
Motor:
BMW

Responsável: Mario Theissen
País:
Alemanha

Status: Equipe média/grande
Em 2007:
2º lugar, 101 pontos.


Em 2007: Desde o início do ano até o final a BMW pouco oscilou e assim se consolidou como a terceira força entre as equipes em 2007, ficando atrás apenas de Ferrari e McLaren. Com a exclusão da McLaren do mundial, sobrou para o time alemão o segundo lugar na tabela do pontos e o vice-campeonato, além do que o time almejava no início da temporada, merecido porém. Faltou apenas a vitória.

Expectativas: Conquistar a primeira vitória é a grande meta do time alemão. Caso o objetivo seja alcançado logo de cara, os objetivos mudarão ainda no meio da temporada, quando o time precisará batalhar por uma boa posição final, como um vice-campeonato, por exemplo. Dada a estrutura que o time vem construindo com o passar dos anos os dois objetivos são possíveis.

Ponto Positivo: Estrutura e dinheiro na mão das pessoas certas, essa é a grande receita da BMW, uma montadora envolvida até os tubos com o automobilismo de competição. Marecem estar no ponto que estão.

Ponto Negativo: Se manter no topo é algo sempre difícil, e a BMW enfrentará esse desafio esse ano e a cobrança de ir além. Terá McLaren na briga novamente o que torna mais difícil a briga para manter o resultado de 2007.

PILOTOS

03-NICK HEIDFELD

País: Alemanha
Nascimento: 10/05/1977
Altura:
1,64 m

Peso:
59 kg

Corridas:
132

Vitórias:
0

Poles:
1

Pontos:
140

Melhores Voltas:
0

Em 2007:
5º, 61 pontos.



Expectativa: Em 2007 Nick Heidfeld também poderia ter sido nomeado o campeão do resto. Sem poder acompanhar o ritmo de Ferraris e McLarens ele não ficou devendo para mais nenhum piloto. Mais que isso, aproveitou bem as poucas oportunidades que teve de ficar à frente de um dos pilotos das duas equipes.

Ponto Positivo: Recuperou em 2007 a velocidade que o credenciou à piloto de futuro na Fórmula-1. Tem bom ritmo de prova e vantagem sobre o companheiro de equipe pois fez uma temporada mais consistente.

Ponto Negativo: Vai bem quando o time está bem. Quando a situação aperta não veste a camisa. mostrou isso em alguns lugares pelos quais passou, como a Williams por exemplo.

04-ROBERT KUBICA

País: Polônia
Nascimento: 07/12/1984
Altura:
1,84 m

Peso:
73 kg

Corridas:
22

Vitórias:
0

Poles:
0

Pontos:
45

Melhores Voltas:
0

Em 2007:
6º, 39 pontos.


Expectativa:
Na última temporada o polonês voador foi batido de longe por seu companheiro de equipe, que fez 22 pontos a mais que ele. Isso depois de ser definido como a grande revelação de 2006. Para 2008 seu grande objetivo, é bater o companheiro de equipe, isso apostando em mais uma boa temporada da equipe que, automaticamente, o colocaria em uma boa posição na tabela de pontos final.


Ponto Positivo: Robert Kubica é velocidade pura. O bom resultado em seu retorno às pistas no Grande Prêmio da França, depois do terrível acidente sofrido por ele no Canadá provou que ele é capaz de lidar com altas pressões.

Ponto Negativo: Acreditou que era um fenômeno ao final da temporada de 2006. Não que não o seja, mas profissional que acredita tão rapidamente nesse tipo de coisa enfrenta problemas.

Fotos: Divulgação
Arte: Mundo Veloz
Será Fernando Alonso capaz de levar à Renault de volta às vitórias? Essa é a grande aposto do time...

(Clique na capa para baixar e ampliar)

Modelo: R28
Motor:
Renault

Responsável: Flávio Briatore
País:
França

Status: Equipe grande
Em 2007:
3º lugar, 51 pontos.


Em 2007: A escolha da Bridgestone para ser fornecedora única de pneus a partir da última temporada não poderia ter sido pior para outra equipe senão Renault. Aliado à isso, o homem responsável por fazer o carro andar, Fernando Alonso, deixou a equipe para equipe para correr na McLaren, com quem tinha assinado no final de 2006. Não poderia acontecer algo diferente do que aconteceu. O início foi sofrível, aliado à um baixo desempenho do estreante na equipe Heikki Kovalainen. A segunda metade da temporada foi um pouco mais tranquila para o time francês que ainda conquistou um pódio no caótico Grande Prêmio do Japão com o piloto finlandês que deixa o time seguindo os passos de Fernando Alonso, que à casa torna sem ter certeza de ser mesmo um bom filho Talvez para a Renault ele seja.


Expectativas: Recuperar a auto estima de uma equipe que conquistou os títulos de 2005 e 2006 e que ficou muito abaixo do esperado na última temporada. Para isso é preciso tratar Fernando Alonso como ele desejar, o que é necessário para que ele seja rápido e desenvolva o carro. É isso que coloca em xeque a condição de bom filho já que em 2006 ele teve problemas como Fisichella e a cúpula da própria Renault e no ano passado teve problemas com Lewis Hamilton e a cúpula da McLaren. O terceiro lugar é o objetivo, a BMW é a pedra no caminho e as vitórias serão difíceis de se alcançar.

Ponto Positivo: É um time que sabe lidar com orçamentos medianos, provou isso com os títulos que conquistou com Alonso, outro ponto positivo, caso seja bem trabalhado.

Ponto Negativo: Corre contra quatro equipe que já estão à sua frente no quesito desempenho e ainda deve ser incomodada por Williams e talvez até por Red Bull. Mais uma vez terá de lidar com um piloto estreante, oriúndo da GP-2 e que passou um ano inteiro sem disputar uma corrida sequer. Haja trabalho.

PILOTOS

05-FERNANDO ALONSO

País: Espanha
Nascimento: 29/07/1981
Altura: 1,71 m
Peso: 68 kg
Corridas: 104
Vitórias: 19
Poles: 17
Pontos: 490
Melhores Voltas: 11
Títulos: 2
Em 2007: 3º, 109 pontos.


Expectativa: Ele quer paz? Sem dúvida alguma é isso que ele precisa para que possa fazer o carro da Renault voltar a vencer. Provavelmente esse objetivo só será alcançado em 2009, mas é impossível duvidar da capacidade do espanhol bicampeão do mundo. Estará prestando atenção aos passos de Nelsinho Piquet mesmo que não arrumem qualquer tipo de confusão. Macaco velho não mete a mão em cumbuca.

Ponto Positivo: Velocidade, experiência, calculismo, frieza. Dentro da pista o espanhol é tudo que uma equipe gostaria para qualquer obejtivo à ser açcançado.

Ponto Negativo: A falta de capacidade para conviver em grupo aliado aos seus mais puros instintos latinos é algo que pode botar tudo à perder. Vide a sua permanência em 2007 na McLaren.

06-NELSON PIQUET

País: Brasil
Nascimento: 25/07/1985
Altura:
1,76 m

Peso:
70 kg

Corridas:
0

Vitórias:
0

Poles:
0

Pontos:
0

Melhores Voltas:
0

Em 2007:
Piloto de testes da Renault.


Expectativa: Será seu ano de estréia e ele sabe que estará cercado de expectativas quanto à seu desempenho. Tudo que Piquet almeja para 208 é não decepcionar. E isso não irá acontecer.

Ponto Positivo: Seu bom desempenho em todas as categorias que passou é que o anchem de boas expectativas. Aliado à isso, teve sempre o pai Nelson, tricampeão do mundo, lhe ensinando os passos mais difíceis.

Ponto Negativo: Não é bom de marketing pessoal, que depende apenas do sobrenome famoso. A estréia na Fórmula-1 será complicada pois não pode cometer erros e terá Fernando Alonso como companheiro de equipe, uma pessoa difícil de se conviver. Ser introvertido neste momento pode atrapalhar.

Fotos: Divulgação
Arte: Mundo Veloz

3/09/2008

Guia da Fórmula-1 - Williams

Com dois jovens filhos de ex-pilotos, a Williams terá em 2008 um ano imprescindível para confirmar a sua recuperação...

(Clique na capa para baixar e ampliar)

Modelo: FW-30
Motor:
Toyota
Responsável: Frank Williams e Patrick Head
País:
Inglaterra

Status: Equipe grande
Em 2007:
4º lugar, 33 pontos.


Em 2007: A confiabilidade perdida na temporada 2006 e a mudança de motor de Cosworth para Toyota promovida no início de 2007 eram características que chamavam atenção para a Williams. Conseguiria a outrora gigante recuperar os bons momentos? O time ficou longe da vitória, é verdade, mas o carro convenceu a todos aqueles que acompanham a categoria. A volta ao pódio aconteceu no caótico Grande Prêmio do Canadá com Alexander Wurz que, apesar do resultado, foi engolido por seu companheiro de equipe Nico Rosberg.

Expectativas: A volta ao pódio já aconteceu. Agora falta voltar à vencer. É para isso que o time, ameaçado de ser vendido, irá trabalhar em 2008. Claro que é muito difícil que isso aconteça, afinal de contas a divisão de forças deve ficar entre outras duas equipes, mas quem sabe não apareça um novo Grande Prêmio do Canadá no caminho do time de Groove?

Ponto Positivo: Competência. O que falta para muitos no mundo da Fórmula-1 tem de sobra na Williams. Um orçamento como o da Toyota à disposição do time de Frank e o título estaria assegurado.

Ponto Negativo: Infelizmente, como dinheiro não brota em árvore, Williams e Head terão inúmeras dificuldades para concluir a proposta de trabalho apresentada neste início de ano. Irá também conviver com a pressão das especulações à cerca de sua venda. Talvez siga o caminho da McLaren e perca parte de suas ações em nome dos dólares.

PILOTOS

07-NICO ROSBERG

País: Alemanha
Nascimento: 27/06/1985
Altura: 1,78 m
Peso: 78 kg
Corridas: 35
Vitórias: 0
Poles: 0
Pontos: 24
Melhores Voltas: 1
Em 2007: 9º, 20 pontos.



Expectativa: Rosberg declarou amor ao time, mas não esconde que quer vencer. Caso isso não aconteça em 2008 ele já ameaça deixar o time após o final de seu contrato, ou seja, precisa andar forte em 2008 aproveitando o potencial do novo carro do time. Pódios ajudarão e são completamente possíveis de se alcançar. Deve voltar à fazer parte das especulações de fim de ano. Em breve seguirá os caminhos do pai conquistando um título mundial.

Ponto Positivo: Tem a grande capacidade de surpreender as pessoas, como mostrou logo em sua corrida de estréia. É rápido e tira mais do que o carro permite em inúmeras provas, onde prova também, que seu ritmo de corrida é muito bom.

Ponto Negativo: Fórmula-1 é constância. Rosberg precisa aprender que mesmo quando as coisas estão difíceis é necessário se esforçar, não pode jogar a toalha nos maus momentos.

08-KAZUKI NAKAJIMA

País: Japão
Nascimento: 11/01/1985
Altura:
1,75 m

Peso:
62 kg

Corridas:
1

Vitórias:
0

Poles:
0

Pontos:
0

Melhores Voltas:
0

Em 2007:
22º, 0 ponto.




Expectativa: Ao contrário do companheiro de equipe, Nakajima tem com legado a péssima fama que seu pai deixou em sua passagem na Fórmula-1. Além disso, sua estréia na Fórmula-1 teve requintes de pastelão "à lá Satoru", quando atropelou seus mecânicos na primeira parada de box da sua carreira. Foi muito elogiado pela cúpula da equipe pelo bom desempenho nos treinos pré-temporada onde andou mais de 6 mil quilometros, perdendo em distância apenas para Heikki kovalainen. Deve deixar uma boa imagem, mas não baterá seu companheiro de equipe.

Ponto Positivo: A passagem pela GP2 mostrou que talvez Kazuki seja o melhor japonês da história do automobilismo. Irá atrair para si todos os holofotes nipônicos que outrora brilhavam na direção de Takuma Sato.

Ponto Negativo: Assustou em sua estréia na Fórmula-1 devido à um erro bizarro. Hà uma insegurança quanto à sua capacidade de não cometer erros.

Guia da Fórmula-1 - Red Bull

Em busca de asas que enfim possam levar o time das bebidas energéticas à glória na Fórmula-1 o time de Cristian Horner parece trabalhar um pouco mais sério de uns tempos para cá...

(Clique na capa para baixar e ampliar)

Modelo: RB04
Motor:
Renault

Responsável: Cristian Horner
País:
Áustria

Status: Equipe média
Em 2007:
5º lugar, 24 pontos.


Em 2007: O time austríaco mais uma vez começou o ano apostando suas fichas em um bom trabalho, capitaneado por Adrian Newey, o mago projetista que ainda não levou à equipe às vitórias. David Coulthard e Mark Webber até conseguiram realizar uma temporada constante, porém abaixo daquilo que se esperava. O quinto lugar parece um bom resultado mas só foi alcançado devido à exclusão da McLaren, um resultado quase enganoso.


Expectativas: Freqüentar pódios é a grande meta do time, que pretende se estabelecer entre as quatro forças da Fórmula-1. Para isso o time investiu mais uma vez, sempre com liberdade dada à Newey, e fez uma bela pré-temporada. Os resultados obtidos nos testes de inverno nunca dizem muita coisa, apenas quais carros nasceram bem, o que parece ser o caso.

Ponto Positivo: Dinheiro e um grande projetista são os pontos que podem fazer com que a Red Bull alcance seus bons objetivos em 2008. Além disso, o motor Renault é um grande trunfo do time.

Ponto Negativo: A dupla de pilotos parece um tanto quanto cansada de não obter resultados. Webber precisa mostrar um bom desempenho nas corridas e Coulthard precisa ser mais rápido.

PILOTOS

09-DAVID COULTHARD

País: Escócia
Nascimento: 27/05/1971
Altura: 1,82 m
Peso: 75 kg
Corridas: 228
Vitórias: 13
Poles: 12
Pontos: 527
Melhores Voltas: 18
Em 2007: 10º, 14 pontos.



Expectativa: David Coulthard é mais um piloto do grupo das incertezas. Ninguém pode afirmar com segurança que em 2009 ele estará ainda à bordo de um carro de Fórmula-1. Bom vivant, parece levar as coisas um pouco mais à sério de uns anos para cá. Precisa contar com um bom desempenho da equipe e vencer seu companheiro para poder continuar.

Ponto Positivo: A experiência de Coulthard ajudou a equipe a se estabelecer logo no ano de estréia, quando ele ajudou a fazer andar um carro mal utilizado pela Jaguar, antecessora da RBR. Detalhes como esse podem fazer a diferença.

Ponto Negativo: Levar as coisas a sério, como ele vem fazendo de uns tempos para cá, não quer dizer que ele esteja recuperando a velocidade de seus remotos bons tempos. Os bons resultados que vem obtendo se devem à estratégias de corrida, mas em 2008 sem controle de tração vai ser mais difícil fazer corridas com apenas uma parada nos boxes devido ao desgaste de pneus.

10-MARK WEBBER

País: Austrália
Nascimento: 27/08/1976
Altura:
1,85

Peso:
76 kg

Corridas:
103

Vitórias:
0

Poles:
0

Pontos:
79

Melhores Voltas:
0

Em 2007:
12º, 10 pontos.



Expectativa: Pilotos como Webber, que estreiam em uma categoria como a Fórmula-1 obtendo pontos em equipes pequenas e chamando atenção da imprensa mundial sempre que realizam uma temporada por uma equipe menor almejam obter vaga em um time grande. Ele já teve a chance de guiar pela Williams em um momento não muito favorável e agora tem contra si o tempo, implacável. É não se descuidar deste detalhe, 2008 pode ser um ano chave e terminar o ano entre os oito primeiros seria um resultado imbatível para Webber. Muito difícil porém.

Ponto Positivo: Sempre obtém o melhor dos carros em grids de largada, alguns de seus bons reslutados se devem à isso.

Ponto Negativo: Porém, já conquistou a fama de leão de treino pois na maior parte de sua carreira as boas posições de largada não resultaram em boas posições de chegada.

Guia da Fórmula-1 - Toyota

Quanto dinheiro sem destino...

(Clique na capa para baixar e ampliar)

Modelo: TF 108
Motor:
Toyota
Responsável: Tsutomu Tomita
País:
Japão/Alemanha

Status: Equipe média
Em 2007:
6º lugar, 13 pontos.


Em 2007: Como em boa parte de sua história na Fórmula-1, a excessão é a temporada 2005, a Toyota inciou e terminou o ano da mesma forma: brigando por posições intermiediárias no grid com seus pilotos despreocupadamente brigando para chegar ao final das provas algo que, nos dias bons, rendia até alguns pontos ao time sem, claro, representar algo que fizesse com que o retorno financeiro aparecesse.


Expectativas: A expectativa, como nos outros anos, é que não se jogue muito dinheiro fora. Em todas as temporadas a Toyota prometeu vitórias para os próximos dois anos e dessa vez assusta até mesmo a falta de promessas do time japonês que não foi bem na pré-temporada apesar do melhor tempo obtido em Barcelona por Jarno Trulli que, reconhecidamente, foi para a pista com o carro mais leve.

Ponto Positivo: Embora não sejam muito bem aproveitados, a estrutura que a equipe tem à disposição, aliada a enorme verba são de dar inveja à qualquer time que deseje trabalhar sério.

Ponto Negativo: A falta de comunicação entre o lado japonês e o lado europeu do time é algo que joga pela janela todo o dinheiro e estrutura à disposição do time. O lado japonês insiste em acreditar que a melhor forma de crescer é devagar e sempre, mesmo quando o desempenho é bem ruim. Os europeus não aceitam essa mentalidade e o resto fica à cargo da sorte...

PILOTOS

11-JARNO TRULLI

País: Itália
Nascimento: 13/07/1974
Altura: 1,73 m
Peso: 60 kg
Corridas: 181
Vitórias: 1
Poles: 3
Pontos: 183
Melhores Voltas: 0
Em 2007: 13º, 8 pontos.



Expectativa: O simpático e alegre italiano é um daqueles pilotos que ninguém mais aguente ouvir falar. Eterno leão de treino, ainda não mostrou a que veio na equipe alemã. A expectiva acerca de Trulli é que ele consiga andar constantemente na zona de pontos para que não seja renegado àuma equipe menor ou siga os passos de seu último companheiro de equipe que, em 2008, participará do DTM na Alemanha

Ponto Positivo: Caso consiga aproveitar nas corridas as boas posições de largada que comumente conquista, ele terá certamente em 2008 um ano melhor.

Ponto Negativo: Blá

12-TIMO GLOCK

País: Alemanha
Nascimento: 18/03/1982
Altura:
1,74 m

Peso:
70

Corridas:
4

Vitórias:
0

Poles:
0

Pontos:
2

Melhores Voltas:
0

Em 2007:
Campeão da GP-2 Series.



Expectativa: Um estreante com passagem pela Fórmula-1. É assim que se pode definir a "Phoenix" Timo Glock que, após andar pela equipe Jordan, perdeu as esperanças na Fórmula-1 mas que recuperou a boa imagem após humildemente disputar e vencer o campeonato da GP-2 no ano passado, a principal categoria de acesso à Fórmula-1. Sua meta agora é provar que pode ficar e para isso um bom começo seria bater o experiente companheiro de equipe. Provável que consiga.

Ponto Positivo: Reestréia na Fórmula-1 com o moral alto por ter conquistado o título da GP-2.
Ponto Negativo: O excesso de vontade por vezes arruinou um bom trabalho plantado por Glock em momentos vitais de sua carreira. Na Fórmula-1 ele não pode repetir esses erros.