11/22/2008

Sujeira e borracha

Bicos e pneus sobrando...

- Fabio Seixas bem observou em seu blog, neste post. A largura dos bicos já foi criticada por Robert Kubica não só por sua feiura como também pelo maior risco dos carros se tocarem, em especial nas largadas. É... isso deve acontecer... e com os bicos ultrapassando o espaço dos pneus todos podem ir preparando os macacos pois um toque nesse bico vai furar qualquer slick.

11/18/2008

Vestibular

Senna e Di Grassi batalham por vaga na Honda, mas será que só os resultados decidirão a disputa?


- Os dois estão fazendo seus testes aparentemente com calma, mas há no ar uma atmosfera pesada. Não é para menos, ambos concorrem à nada mais, nada menos que uma vaga na Fórmula-1.

- Os dois tiveram as mesmas chances para mostrar serviço em Barcelona, nos dias em que a Fórmula-1, ainda de ressaca, mostrou ao mundo a sua nova cara, que não é lá tão bonita. Milésimos para cá, milésimos para lá e na verdade os dois acabaram por apresentar um ritmo muito parecido entre si.

- Ao contrário do que se chegou a comentar por aí, mesmo quando um dos dois apresentou tempos de voltas bem abaixo do outro, não chegou a fazer disso uma vantagem pela vaga. Não será só o tempo que ambos apresentarem em pista que irá decidir quem leva.

- Em primeiro lugar todos irão analisar o quanto os dois se sentiram a vontade no carro. Não é por menos que, por exemplo, Senna esteja falando para quem quiser ouvir que o carro é uma maravilha e que não sentiu dificuldade alguma. Di Grassi provavelmente esteja investigando no "feedback" recolhido de suas investidas na pista, algo que aprendeu a fazer, e muito bem, enquanto piloto de testes da Renault.

- Não se deve esquecer também que motivos extra pista podem fazer com que Bruno Senna seja o escolhido. Não é mais segredo para ninguém que a Petrobras prefere o sobrinho do tricampeão. E a empresa estatal é a nova fornecedora oficial de combustíveis da equipe, além de patrocinadora do time. E nesse ponto somos obrigados a admitir que o retorno publicitário será muito maior. Lucas di Grassi até pouco tempo atrás sequer era conhecido do grande público, ou mesmo daquele que acompanha levemente o circo, por falta de auto promoção, coisa que ele não faz muito bem.

- Não se pode esquecer também de Rubens Barrichello, apesar dele estar 90% fora da equipe e nem sequer ter sido chamado para testes. Jenson Button andou com a equipe mas por suas declarações parece já temer os dois novatos e trabalha na divulgação de sua boa adaptação aos novos carros. Essa é mesmo a grande incógnita da pós temporada.

- Maior que a briga por uma vaga por um lugar na Toro Rosso, distribuida entre vários pilotos.

11/17/2008

O Kart no Viaduto do Chá

Uma experiência inigualável...


- Moro na região central de São Paulo, sempre morei. Durante meus 28 anos de vida seria impossível contabilizar quantas vezes já passei pelo Viaduto do Chá, pela Rua Líbero Badaró e seus arredores. Sempre imaginei qual seria a sensação de ter esse pedaço de chão só para mim. O centro e a Avenida Paulista sempre foram os grandes objetivos.

- A Paulista é fácil, em comemorações relacionadas ao futebol até pouco tempo atrás a avenida era fechada e já pulei muito, virei cambalhota e muito mais para comemorar as vitórias (e modéstia a parte não são poucas) vitórias do meu time.

- Agora, quando cheguei no Viaduto do Chá e vi os pneus demarcando o que era um traçado para andar com os karts da Granja Vianna fiquei maluco. Um "q" de ansiedade tomou conta de mim e não via a hora da chegada de minha bateria, a terceira da noite.

- Passadas as duas baterias e o briefing lá fomos nós conhecer a pista. Após a reta principal, que ia do Shopping Light até a frente da Prefeitura tinhamos uma china (alargada com o tempo quando os karts triscavam os pneus), uma curva rápida para a direita, que levava até um pedaço da Rua Libero, seguida de uma freada média para a esquerda com dificuldade agravada por um estreitamento de pista. Mais uma curva fechada para a esquerda que na saída da tangente tinha um desnível (em São Paulo? não acredito....) que dava um bom tranco nas contas. A reta a seguir era longa, uma chicane feita com o pé embaixo e uma sequência de curvas que simplesmente deixou de existir tornaram-na a reta mais rápido do circuito, que porém, terminava no ponto mais perigoso e de maior confusão do circuito... o grampo do Shopping Light.

- Era muito difícil frear para o grampo, o viaduto estava muito escorregadio e quando alguém perdia o ponto, rodava, batia ou algo mais, era difícil demais passar e quase sempre se recebia um toque por trás.

- Na tomada de tempos acredito que nenhum "piloto" teve pista limpa então não vou usar isso como desculpa para nada. Me senti muito bem mais uma vez quando percebi que era o quarto no grid. Na largada tracionei hiper mal e caí para sétimo. Com mais ou menos 5 voltas era o quarto novamente e fazia uma boa corrida, mesmo sabendo que seria muito difícil recuperar terreno para os líderes.

- Até que no grampo do Shopping Light havia um kart parado... prontamente reduzi e levantei o braço para que quem viesse atrás fizesse o mesmo. Não foi o suficiente... tomei uma bela de uma porrada por trás e cravei o kart nos pneus. Até alguém tirar o kart de lá eu perdi mais posições e só recuperei uma. Cheguei em oitavo. Terminei a corrida comemorando muito aquele momento.

- Foi realmente indescritível. A pista escorregava muito, em especial ao passar por cima da faixa de pedestres, tinha desnível mas foi muito bom. Outra sensação das mais diferentes foi o público. Sim, tinha público, muito agitado por sinal. Era possível ouvir as palmas e gritos de dentro do capacete e todos agitavam bandeirinhas ao tempo todo. O momento do ápice foi quando passei uma retardatária no ponto onde mais havia público, na parte de baixo da Líbero Badaró, e as pessoas gritaram, nunca senti isso. Muito bom.

- Parabéns ao Romeu, o merecidíssimo vencedor desta corrida ímpar. Foi bom participar da primeira edição de um evento como esse e desde já torço para que mais edições aconteçam. Quem sabe na Avenida Paulista, onde tem mais espaço?

- Na sequência teve Kassab correndo contra o piloto Renato Rattes, da Copa Vicar. Foi divertido, e ele não afinou.

Não da mais para Montreal

Prefeito da cidade confirma oficialmente que em 2009 não teremos a realização da prova...


- O dinheiro, sempre ele, tirou um dos maiores espetáculos das atuais temporadas de Fórmula-1, o Grande Prêmio do Canadá. A prefeitura da cidade quase chegou à um acordo de U$20 milhões com Bernie Ecclestone mas ele queria um acordo de 5 anos e que envolvia uma quantia muito maior.

- O prefeito Gérald Tremblay se diz desapontado pelos cidadãos locais, que ganharam visibilidade mundial.

- Eu estou desapontado mesmo é pela ausência dessa prova. E a América do Norte está fora do calendário pela primeira vez.

Hermann e suas confirmações

Qual será a próxima?

- A cada ano é uma novidade e sempre uma novidade boa. Uma hora Jacques Villeuneu vem correr as 1000 milhas, outra hora a prova continua no calendário da Le Mans Series. A última foi a confirmação da participação de Nelsinho Piquet já negada pela assessoria de imprensa do piloto.

- Qual será a próxima?