4/21/2007

Serrinha neles...

Novatos vão bem no primeiro treino classificatório, Daniel Serra, filho do tricampeão Chico Serra é pole...


- Uma nova temporada da Stock Car Brasil, agora denominada Copa Nextel Stock Car começa amanhã em Interlagos, aqui em São Paulo, 11 horas da manhã. Uma temporada com tantas novidades como já citado aqui parecia ser direcionada para que os pilotos mais experientes se sentissem mais à vontade, afinal, os carros estão mais difíceis de guiar como eles mesmo dizem.

- Porém o que se viu hoje em Interlagos foi quatro pilotos estreantes, todos oriúndos da Stock Light participarem da Superpole, que reúne os dez melhores do treino classificatório para a decisão da pole. E o pior, ou melhor, Daniel Serra, um dos estreantes larga amanhã na posição de honra depois de conseguir o tempo de 1:41:111, exatos 49 milésimos de segundo mais rápido que Felipe Maluhy, da Terra Racing. O terceiro colocado foi Ricardo Maurício, estreando em sua nova equipe, a Medley. Os outros estreantes entre os dez foram Marcos Gomes em 5º, Daniel Landi em 6º e Lico Kaesemodel em 10º.

- O novo regulamento foi cruel com alguns pilotos e mostrou o alto nível da categoria, pois com o benefício de grid protegido para os 25 melhores da temporada anterior Chico Serra, o pai do pole (43º) e Duda Pamplona, que enfrentou muitos problemas (46º) ficaram com as posições de Ruben Carrapatoso e de nada mais nada menos que Ricardo Zonta, que fez o 29º tempo mas perdeu sua melhor volta por ter excedido o limite de 16 giros na pista.

Confira os 10 melhores:

1º Daniel Serra - SP - 1:41:111 - Red Bull Racing
2º Felipe Maluhy - SP - 1:41:160 - Terra Racing
3º Ricardo Maurício - SP - 1:41:286 - Medley
4º Hoover Orsi - MS - 1:41:515 - Red Bull Racing
5º Marcos Gomes - SP - 1:41:699 - Medley
6º Daniel Landi - SP - 1:41:823 - Full Time
7º Popó Bueno - RJ - 1:41:983 - Hot Car
8º Tarso Marques - PR - 1:42:016 - Terra Racing
9º Ingo Hoffmann - SP - 1:42:257 - AMG
10º Lico Kaesemodel - PR - 1:42:428 - AMG

- Outros favoritos largam em posições complicadas, Giuliano Losacco é o 14º, Cacá Bueno é o 19º e Thiago Camilo, que vinha dominando todos os treinos teve os parafusos de sua roda traseira esquerda quebrados na sgeunda perna do "S" do Senna e bateu forte contra a proteção de pneus perdendo mais da metade do treino, ele larga em 25º e agora fala em recuperação. Carro parece que ele tem para isso.

Ouça abaixo alguns personagens do sábado em Interlagos e que passaram pelo microfone da Rádio Capital e do "Mundo Veloz":

Daniel Serra - Pole

powered by ODEO

Felipe Maluhy - 2º

powered by ODEO

Cacá Bueno - 19º

powered by ODEO


Guto Negrão - 36º

powered by ODEO

4/19/2007

Stock Car: Quanto carro...

Lançamento oficial da principal categoria do automobilismo nacional aconteceu hoje em Interlagos...


- Foi lançado oficialmente hoje no autódromo de Interlagos o campeonato brasileiro de Stock Car de 2007. Carlos Col, presidente da Vicar, empresa promotora do campeonato, que agora se chama "Copa Nextel Stock Car" foi o responsável por literalmente cortar a fita de inauguração do campeonato.

- Até ontem, quando os carros vinham fazendo treinos coletivos tudo era considerado pré-temporada. A partir de amanhã não, embora os treinos já estivessem objetivando a prova de domingo, os carros e pilotos já estarão participando da nova temporada.

- As conversas em Interlagos como não poderiam deixar de ser tiveram como temas principais os novos pneus Pirelli nacionais (muito criticados nas entrelinhas), a adoção do nitro (que ninguém se arriscou a dizer com firmeza que será uma boa idéia) e a quarta montadora, com o maravilhoso Peugeot 307 Sedan, que de perto é ainda mais lindo que por fotos. Destaque para a pintura de Daniel Landi.

- Conversei com muita gente, mas separei quatro entrevistas interessantes para você amigo que visita o "Mundo Veloz" ter uma noção ainda melhor do que será o Campeonato Brasileiro de Stock Car em 2007, Carlos Col, Luciano Burti, Popó Bueno e Ricardo Maurício.

Carlos Col falou sobre a nova temporada, as novidades nos carros e também sobre o limite de pilotos para o próximo ano: Ouça aqui

Luciano Burti falou sobre a expectativa para esta temporada e também traçou um parâmetro entre Stock Car e Fórmula-1: Ouça aqui

Ricardo Maurício fala sobre a nova equipe e também sobre a adoção do nitro: Ouça aqui

Popó Bueno também falou sobre a temporada mas também falou sobre o limite de carros e sobre seu irmão Cacá Bueno e qual a relação que eles tem como "rivais": Ouça aqui

- Será que o Col tem razão quando diz que a Stock Car é o segundo esporte no coração do brasileiro hoje? Será que a Stock Car é mais forte que a Fórmula-1 e o Volley? Tudo bem, eu entendo, ele está apenas vendo o seu próprio lado, isso não é errado. O importante é o que acontece dentro das pistas, e alí o show é garantido!!!

- Simplesmente 49 carros estarão na pista amanhã e no sábado, na corrida apenas 38 largarão. Só que na verdade não serão necessariamente os 38 mais rápidos no sábado, afinal, os 25 melhores classificados no campeonato do ano passado, mais o campeão e o vice da Stock Light tem grid garantido, ou seja, se por exemplo Enrique Bernoldi e Ricardo Zonta no sábado se classificarem na 37ª e 38ª posições e por acaso Ingo Hoffmann e Marcos Gomes ficarem abaixo deles quem larga nas respectivas posições é Ingo e Marcos Gomes, eles tem grid protegido.

- Ainda segundo o próprio Col é necessário proteger a participação desses 25 pilotos que já estavam com a Stock Car no ano passado. Não houve nenhum estudo para se chegar ao número exato de 25 "protegidos", mas a decisão segundo o presidente da Vicar foi da CBA. Eu não formei exatamente uma opinião sobre essa decisão, afinal tudo faz muito sentido, mas se bem conheço o ambiente da Stock Car o que vai ter de choradeira vai dar para preencher capítulo de novela das oito.

4/18/2007

Stock Car: Eles estão chegando...

Testes coletivos já começaram, domingo tem corrida...


- Os maiores pilotos do Brasil estão de volta. Não há como negar, a Stock Car Brasil, agora nomeada "Copa Nextel Stock Car" é a maior categoria do automobilismo brasileiro, e por consequência, lá estão os melhores pilotos. No próximo domingo, 10 da manhã pelo horário de Brasília acontece a primeira etapa da temporada 2007, com transmissão da Rede Globo de Televisão, uma das grandes responsáveis pelo crescimento da categoria.

- Desde ontem acontecem em Interlagos os primeiros testes coletivos da categoria, testes esses que estão levando muitos pilotos às pistas pela primeira vez à bordo dos V-8. Alguns nomes são bem conhecidos, como Ricardo Zonta e Enrique Bernoldi, oriúndos da Fórmula-1 e outros nem tanto, como Lico Kaesemodel e Allan Hellmeister, mais conhecido por aqueles que freqüentam os autódromos, dado o fato de que as categorias menores não conseguem chegar nem perto do nível de divulgação que tem a Stock Car.

- Outra grande estréia pode ser vista na foto acima. Não pude escolher outra, a carroceria do Peugeot 307 Sedan (só a carroceria, por baixo os carros são iguais) faz também sua estréia em 2007 equipando oito carros. E quando digo que não pude escolher outra é porquê o layout agressivo, com destaque para os "faróis" dianteiros ficou realmente sensacional e trará um brilho a mais para a categoria. Vamos torcer para que em 2008 mais carros possam ver essa roupa.

- Muitas novidades chamarão atenção entre aqueles que acompanharão a Stock Car, entre elas a adoção do "Push to Pass", mais popularmente conhecido como "nitro", que dará um fôlego a mais para os carros pelo tempo de no máximo 18 segundos, muito úteis para uma disputa de posição. - Vale lembrar também que muitas equipes que tinham um piloto apenas terão dois carros e algumas que já tinham dois chegarão a ter quatro, além das novas equipes que estão se formando, isso significa que os autódromo estarão cada vez mais lotados, em Interlagos mesmo, simplesmente 49 carros estarão indo à pista essa semana, mas vale lembrar que apenas 38 largarão para cada etapa e no próximo ano apenas 40 carros estarão inscritos, pois cá pra nós, as nossas pistas não tem box para tanto carro.

Abaixo um resumo feito pelo "videomaker" Pedro Montes do último final de semana do campeonato de 2007:



4/15/2007

Valeu a pena...

Pensando pela ótica da torcida que tant cobrava Felipe Massa dessa vez valeu a pena acordar em horário estranho...


- Desencantou... Felipe Massa fez o que era esperado dele por brasileiros e italianos em geral, venceu um Grande Prêmio em 2007. Esperava-se mais dele do que de Raikkonen até mesmo devido aquela ladainha de que Raikkonen ainda iria se adaptar ao carro, mas o "homem de gelo" (cada vez mais entre aspas) venceu logo de cara, fazendo com que Massa mais que todo mundo se cobrasse por resultados.

- Hoje ele ocupou o lugar que dele se espera. Não que o lugar de direito dele seja o de vencedor, mas se esperava dele estar disputando vitórias a todo momento, ou seja, a primeira fila, a primeira posição durante a prova, mesmo que se transformassem em segundos lugares estariam dentro da normalidade. Quinto e sexto não...

- Ontem Felipe parecia um torcedor ranzinza. Imagine você amigo que lê o "Mundo Veloz" chegando para um amigo para dar a notícia da pole de Massa e ouvir: "é, vamos ver a corrida amanhã, né? Não adianta nada ser pole position e não ir bem na corrida...". Pois é, esse era Felipe Massa ontem, que dizia (ouça aqui) exatamente isso, que queria mesmo era marcar o maior número de pontos na corrida. E fez mais do que isso, fez pole, venceu e fez a melhor volta.

- É bom para que ele possa colocar a cabeça no lugar, pois apesar do triplo empate na liderança entre os seus principais rivais (Alonso, Raikkonen e Hamilton tem 22 pontos contra 17 de Massa) a situação está mais fácil, afinal são três brigando entre si... vitória em duas provas já o coloca em boa posição, a não ser que o mesmo piloto vença essas duas provas.

- Ouça aqui Felipe Massa falando em português em sua entrevista coletiva.

- Claro, não dá para não destacar a prova do Hamilton... que esteve próximo ao Massa desde a classificação no sábado... a situação psicológica dele é muito mais tranquila daqui pra frente, por isso merece um capítulo a parte, quem sabe amanhã, risos...

E o destaque dos destaques vai para... clique e veja você mesmo!!!



- Heidfeld sobre Alonso, a gande ultrapassagem do ano... note o sorriso de Mario Thiessen e pense comigo: Será que o Heidfeld não está garantindo emprego pro ano que vem??? O Kubica chegou beeeem atrás do Alonso!!!