11/03/2007

Ambos guardarão lembranças

Não há como negar que por mais que a relação tenha sido conturbada, Alonso e Hamilton jamais irão se esquecer...


- Ambos dormiram com o inimigo durante praticamente toda a temporada 2007. Não há como saber o que foi conversado entre os dois intra-muros mas, analisando tudo aquilo que foi dito via imprensa, as características não devem ter sido muito amistosas.

- É sabido também que até mesmo pela baixa idade de ambos, eles jogavam video-game, davam risada juntos, mas no fim eram mesmo grandes inimigos.

- Agora Hamilton diz que deseja o melhor para Alonso. Sinceramente eu acredito piamente na sinceridade da declaração de Lewis. Afinal de contas, o maior pesadelo do garoto se foi, eles não mais precisam se cruzar durante os finais de semana de corrida e, muito menos, debaterem nas reuniões da equipe.

- Mas Hamilton leva para casa alguma lição? Ainda não sei, é muito novo e impetuoso, mas quando uma história parecida como essa acontecer novamente (e tenho certeza que vai), ele saberá reconhecer que poderia ter aprendido um pouco mais com Alonso. Provavelmente quando tiver alguma dificuldade para acertar o carro em algumas ocasiões, ele também se lembrará da habilidade que Fernando tem nesse quesito.

- Alonso por sua vez pode aprender, e deve, que não se pode subestimar a capacidade de qualquer companheiro de equipe que encontrar pela frente. A condição de melhor piloto da atualidade não lhe dá o status de invencível, Alonso é falível. Talvez ele saiba que equipes são formadas por duplas, e a condição de bicampeão do mundo não lhe dá o status de melhor que ninguém. Repare, caro leitor, que condição e status são coisas diferentes...

- Poderia Hamilton ser um pouco mais paciente, e sua vitória no Canadá teria um clima um pouco mais ameno dentro da equipe. Fosse ele um pouco menos impetuoso e chegaria ao final do campeonato também brigando pelo título, porém em uma condição mais amistosa, envolto em menores polêmicas, sabendo que em 2008 poderia contar com a evolução que Alonso trás ao time, mas com mais status para bater de frente com o espanhol.

- Fosse também Alonso um pouco menos rude em algumas decisões que tomou e não teria a própria equipe jogando contra ele na disputa pelo Grande Prêmio da China, por exemplo. Fosse Alonso um pouco menos falastrão e fanfarrão em alguns momentos e não teria de passar pela inconveniência de ter de pilotar na próxima temporada para uma equipe pior do que aquela para qual pilotou em 2007.

- A McLaren tem culpa no acontecido? Sim, claro que tem, mas por não saber administrar dois problemas chamados Fernando Alonso e Lewis Hamilton, esses sim, os grandes culpados. Os dois tem muito a aprender e jamais irão se esquecer.

- No fim das contas um dia ainda os vejo bons amigos!!!

Cadê os preços populares?

Da série perguntar não ofende...

- Escuto agora no "Pole Position" da Rádio Bandeirantes, em entrevista de Alessandro Martinelli. Os ingressos para as "Mil Milhas Brasil" vão de R$60,00 à R$270,00... esse é um preço popular?

- Fui na apresentação da categoria em um Hotel aqui em São Paulo e ouvi algumas promessas. Um brasileiro à bordo do Peugeot Diesel, Jacques Villeneuve participando da prova, preeeeeeços populaaares!!!

- O preço? Sim, eu ouvi direito, clique abaixo para ampliar:

11/02/2007

Alonso e McLaren: Acabou

Equipe e piloto confirmam separação em tom ameno. "Melhor para as duas partes..." é o que diz as duas partes...


- Não poderia ter outro desfecho. Fernando Alonso e McLaren, em litígio há algum tempo, anunciaram que em 2008 o espanhol não piloto mais pela equipe. Todos esperavam mas ao mesmo tempo é algo um pouco complicado de se entender. As partes não acreditam que podem estar juntas na próxima temporada pois "a relação não deu certo".

- A informação foi confirmada pelo empresário de Fernando Alonso primeiro e na sequência pelo site oficial da equipe. Enquanto Ron Dennis diz em comunicado oficial que "a relação entre ambos não deu certo", o piloto diz que "nunca se sentiu em casa", e confirma que desde pequeno sonhava dirigir para a equipe.

- Complicada é a informação, ainda não confirmada, de que Alonso não poderá por enquanto assinar com uma equipe apoiada por uma montadora. Da lista apresentada aqui no "Mundo Veloz" Renault, BMW e Toyota ficam fora. Isso explica talvez porquê Alonso não quer assinar um contrato com mais de 1 ano de duração.

- Agora resta saber para onde ele vai e quem vai guiar para a McLaren. A brigada alemã segue favoritíssima, Rosberg, Sutil, Vettel, Heidfeld... e Kovalainen, o único não alemão com chances. Não se pode ignorar também as chances de Pedro De La Rosa pois para 2007 a explicação d eter Alonso na McLaren era a turma de patrocinadores espanhóis que assinou com a equipe. Seria um retrocesso, mas pode ser uma solução.

- Entre as equipes, assinando com a Renault Alonso substituiria Kovalainen, na Williams Rosberg, na BMW Heidfeld, na Red Bull Coulthard, e na Toyota Ralf Schumacher, que já saiu.

- Pelo jeito as apostas não cessarão tão cedo.

11/01/2007

A corrida do tri

1 de novembro de 1987 foi o dia do Grande Prêmio do Japão...

- Mesmo sabendo que Nelson Piquet ganhou o título na sexta feira, dia 30 de outubro, reservei esta data para falar de Ayrton Senna. Falaria de Piquet no dia da corrida, hoje, quando ele pôde celebrar em pista, enfim. O texto teria como título "20 anos atrás", mas acredito que ele não irá ao ar tão cedo pois fui tocado pela homenagem de Rodrigo Mattar.

- Cliquem aqui e confiram a homenagem feita por ele em seu blog, o Saco de Gatos.

10/31/2007

Quem vai ficar com Alonso?

Como será definido o final dessa história?

- Hoje é quase certo que o espanhol Fernando Alonso não continuará na McLaren na próxima temporada. Até aí tudo bem, todos praticamente já sabem, afinal de contas, ninguém quer continuar em uma equipe que joga contra o piloto.

- Mas, para onde vai Alonso? São 5 as opções do espanhol bicampeão e todas essas opiniões montaram um desenho completamente diferente do que será o mundial 2008. Vejamos...

Renault:

- A Renault é sua antiga equipe, pela qual conquistou seus dois títulos mundiais. Briatore é seu fã declarado e foi um dos articuladores do processo contra a McLaren para que, segundo uma cláusula de seu contrato ele ficasse livre do compromisso com a McLaren.

- Durante essa semana surgiu a notícia que o finlandês Heikki Kovalainen teria assumido negociações com a equipe de Ron Dennis e caso isso aconteça a dupla de 2007 seria Fernando Alonso e Nelsinho Piquet. O grande indício que aponta a Renault como favorita à ter Alonso é que o anúncio de seus pilotos seria feito no Grande Prêmio da Itália, o que não aconteceu pois na semana seguinte a McLaren voltou à julgamento. Existe também a possibilidade de Alonso formar dupla com Heikki, jogando Nelsinho à Williams provavelmente.

- Contra a Renault apenas o fato de que a montadora não salários de acordo com o que pediria Alonso e não está sendo fácil conseguir um patrocinador à altura.

- Alonso diz ter levado 7 décimos de segundo para a McLaren. Caso conseguisse a mesma proeza na Renault ele levaria o carro da equipe da 11ª para a 3ª colocação no Grid do Grande Prêmio do Brasil, última etapa da temporada 2007.

Toyota:

- Na Toyota dinheiro é o que não falta. Chegou-se a dizer que a montadora japonesa teria oferecido U$70 milhões à Alonso por temporada. Sem dúvida nenhuma, das equipes que brigam por Fernando, é a que teria mais condições de pagar o salário do piloto.

- Pesa contra o desempenho da equipe nas últimas temporadas, que esteve longe de ser satisfatório. Mas seria Alonso o piloto ideal para que, enfim, a equipe tenha um projeto capaz de brigar por vitórias.

- Seu companheiro de equipe com certeza seria Jarno Trulli, praticamente eliminando as chances de Timo Glock, campeão da GP2, voltar à Fórmula-1.

- Com os 7 décimos que Alonso diz levar para suas equipes ele levaria a Toyota da 8ª para a 5ª posição no grid do Grande Prêmio do Brasil. Pouco, tanto para ele quanto para a equipe.

BMW:

- A idéia foi levantada aqui no Brasil por Luís Fernando Ramo, o Ico, que afirmou que, mesmo com a equipe tendo anunciado a manutenção da dupla para o ano que vem, poderia a BMW acertar com Alonso.

- A fórmula é simples: Alonso iria para a BMW por um caminhão de dinheiro, sem necessidade de procurarem patrocinadores, e como pagamento da multa rescisória a equipe cederia à McLaren o alemão Nick Heidfeld. Heidfeld que, por sinal, já foi piloto de testes da equipe junto à Ricardo Zonta. Seu companheiro de equipe seria o polonês Robert Kubica, uma das duplas mais fortes do grid. Heidfeld por sinal ficaria muito feliz.

- Com 7 décimos a mais, Alonso levaria a BMW da 6ª para a 5ª colocação no grid do Grande Prêmio do Brasil. Mas levando em conta os bons resultados que a equipe conseguiu durante a temporada com certeza conquistaria vitórias.

Red Bull:

- Mais uma que tem dinheiro em caixa para levar o espanhol. A equipe é o novo balão de ensaio da semana. Já no final do ano passado Cristian Horner, responsavel pela Red Bull tentou levar o heptacampeão Schumacher para pilotar um de seus carros.

- O projetista é um gênio, mas falta algo mais para o time que sofreu em 2007 com a confiança de seus quatro modelos (contando os Toro Rosso). Alonso cairia como uma luva para a equipe que quer se firmar entre as grandes mas está longe de conseguir essa posição. Todo dinheiro esta à disposição, é bom pensar no assunto.

- Alonso viria no lugar de Coulthard que, assim sendo, encerraria precocemente sua carreira, de forma inesperada. A aposentadoria de Coulthard por sinal desencadearia um movimento estranho no mercado de pilotos, afinal de contas, quem ficaria com a segunda vaga na McLaren?

- Com 7 décimos a mais, Alonso levaria a Red Bull da 5ª para a 4ª colocação no grid para o Grande Prêmio do Brasil.

Williams:

- A Williams não tem dinheiro, mas tem um diferencial. É a única das equipes citadas acima que aceitaria assinar apenas 1 ano de contrato. Notícias que circulam por aí dão conta que Alonso não quer assinar um contrato de mais de um ano pois seu objetivo seria assinar com a Ferrari em 2009, algo que por sinal duvido.

- De qualquer forma Frank Williams aceita e além de tudo pode ter a moeda de troca dos sonhos de Ron Dennis, o alemão Nico Rosberg. O filho de Keke é o grande desejo da McLaren para substituir o bicampeão mas a Williams não o liberará por nada... ou por quase nada.

- Sua ida para a Williams com Rosberg de companheiro deixaria a vaga na McLaren aberta e a Renault teria como dupla Kovalainen e Nelsinho. Caso Rosberg vá para a McLaren seu companheiro seria uma grande incógnita.

- Com 7 décimos a mais, Alonso levaria a Williams no grid de largada para o Grande Prêmio do Brasil da 10ª para a 6ª colocação.

Agora resta fazer sua aposta!!!

10/30/2007

19 anos atrás

Em 30 de outubro de 1988 o brasileiro Ayrton Senna conquistou de forma épica seu primeiro título mundial...

- Ah, mas como o tempo passa... eu lembro dessa corrida como se fosse hoje. Desde os problemas enfrentados por Ayrton até suas ultrapassagens pela magnífica pista de Suzuka. Só que o mais engraçado é que já se passaram 19 anos. Puxa vida, é tempo demais. Pessoas que nasceram naquele dia hoje já podem dirigir carros por aí. E eu lembro...

- Foi uma temporada dominada pelos carros da McLaren, que eram guiador por Senna e Prost. eles simplesmente venceram 15 das 16 provas daquele ano, exceto o inacreditável Grande Prêmio da Itália, que foi sem dúvida alguma controlado pelo espírito do Comendador Enzo Ferrari, vencido por Berger.

- Nesta temporada Senna e Prost ainda não eram os inimigos que foram inclusive fora das pistas até o ano de 1993, mas nas corridas foram rivais doentios. Senna venceu 8 corridas (San Marino, Canadá, EUA, Inglaterra, Alemanhã, Hungria, Bélgica e Japão) e Prost 7 (Brasil, Mônaco, México, França, Portugal, Espanha e Austrália). Senna também foi dono do espantoso número de 13 poles na temporada, perdendo a posição de honra em apenas 3 ocasiões.

- No campeonato Senna não foi o maior pontuador. Fez 90 pontos e Prost 105, mas apenas os 11 melhores resultados eram computados e assim ficou Senna com 90 e Prost com 87. No campeonato, como não poderia deixar de ser a McLaren castigou, 199 pontos contra meros 65 da Ferrari, simplesmente o triplo.

- Foi o sexto título mundial conquistado por um piloto brasileiro, depois de dois de Émerson e três de Piquet, que comemora o tri amanhã. Uma marca que colocava o Brasil rumo à ser o maior país em termos de títulos mundiais de pilotos. Hoje o Brasil tem oito conquistas, só perde para a Grã-Bretanha, que tem 12 conquistas, porém somando Inglaterra e Escócia.

- Senna, como todos sabem, hoje não dará entrevistas para contar como aconteceu seu primeiro título pois não está mais neste planeta. Talvez hoje estivesse como manager de uma categoria importante no Brasil e nossas categorias de base poderia assim estar em melhor forma. Mas o destino prega mesmo peças como essas e há 13 anos (como o tempo passa) sua vida ficou na Tamburello. Restam boas lembranças, daqueles que foi sim um dos maiores pilotos da história do automobilismo mundial.

Grande Prêmio do Japão - 1988

Pos Piloto Equipa
1 12 Ayrton Senna McLaren-Honda
2 11 Alain Prost McLaren-Honda
3 20 Thierry Boutsen Benetton-Ford
4 28 Gerhard Berger Ferrari
5 19 Alessandro Nannini Benetton-Ford
6 6 Riccardo Patrese Williams-Judd
7 2 Satoru Nakajima Lotus-Honda
8 14 Philippe Streiff AGS-Ford
9 30 Philippe Alliot Lola-Ford
10 15 Mauricio Gugelmin March-Judd
11 27 Michele Alboreto Ferrari
12 3 Jonathan Palmer Tyrrell-Ford
13 23 Pierluigi Martini Minardi-Ford
14 4 Julian Bailey Tyrrell-Ford
15 24 Luis Perez-Sala Minardi-Ford
16 29 Aguri Suzuki Lola-Ford
17 25 Rene Arnoux Ligier-Judd
Ret 22 Andrea de Cesaris Rial-Ford
Ret 18 Eddie Cheever Arrows-Megatron
Ret 21 Nicola Larini Osella
Ret 1 Nelson Piquet Lotus-Honda
Ret 5 Nigel Mansell Williams-Judd
Ret 36 Alex Caffi Dallara-Ford
Ret 16 Ivan Capelli March-Judd
Ret 17 Derek Warwick Arrows-Megatron
Ret 10 Bernd Schneider Zakspeed
DNQ 26 Stefan Johansson Ligier-Judd
DNQ 32 Oscar Larrauri Euro Brun-Ford
DNQ 9 Piercarlo Ghinzani Zakspeed
DNQ 33 Stefano Modena Euro Brun-Ford

Classificação - Mundial de Fórmula-1 1988:

Pos Piloto Pontos[1]
1 Ayrton Senna 90 (94)*
2 Alain Prost 87 (105)*
3 Gerhard Berger 41
4 Thierry Boutsen 27
5 Michele Alboreto 24
6 Nelson Piquet 22
7 Ivan Capelli 17
8 Derek Warwick 17
9 Nigel Mansell 12
10 Alessandro Nannini 12
11 Riccardo Patrese 8
12 Eddie Cheever 6
13 Mauricio Gugelmin 5
14 Jonathan Palmer 5
15 Andrea de Cesaris 3
16 Satoru Nakajima 1
17 Pierluigi Martini 1