- Em um complicado classificatório, onde a chuva ameaçou cair a qualquer momento e não deu as caras, o treino classificatório que definiu o grid de largada para o Grande Prêmio da Malásia teve tons atipicos. Os pilotos de equipes grandes, que geralmente deixam para os últimos segundos do cronômetro a abertura de suas voltas rápidas, dessa vez o fizeram logo no início de cada sessão para não terem de fazê-lo com pista molhada.
- E como em Melbourne, McLaren e Ferrari atrairam para si todas as atenções, dividindo sempre as primeiras colocações, mas com alguns intrusos. Foi assim que Jarno Trulli conseguiu a primeira posição no Q1, sendo um dos únicos pilotos à ir para a pista com pneus macios. Kovalalinen foi o segundo, Massa o terceiro e Hamilton o quarto.
- No Q2 foi a vez de Raikkonen ser o mais rápido com Massa em segundo e Hamilton em terceiro, com Heidfeld em quarto. Esta sessão, que contou com a participação dos três brasileiros, definiu Nelson Piquet em décimo-terceiro e Rubens Barrichello em décimo-quarto.
- Promessas de chuva não cumprida, mais uma vez os pilotos foram para a pista, dessa vez na superpole, com a previsão apontando chuva para os instantes seguintes. Os dois carros da Mclaren sairam logo à frente seguidos de perto pelos dois carros da Ferrari. Massa fez o melhor tempo com Raikkonen em segundo, Kovalainen em terceiro e Hamilton em quinto. A chuva não veio, mais uma chance para cada um e todos melhoraram suas voltas. Apenas Hamilton, porém, melhorou sua posição assumindo seu lugar de direito no G4.
- No final do treino uma cena curiosa. Todos os pilotos andando da forma mais lenta que podiam. Porém, Heidfeld e Alonso ainda encontraram com essa turma na pista em suas voltas rápidas, inclusive Hamilton e Kovalainen, que mantiveram a trajetória ideal. O resultado, é que os dois protestaram contra as McLarens que, após análise de telemetria, foram punidas. 5 posições cada um, Kovalainen foi jogado para oitavo e Hamilton para nono.
- A corrida que deveria ser disputada de forma intensa entre as duas grandes equipes deste mundial terão agora duas Ferraris em condições de fazer uma dobradinha, isso claro, se a chuva não vier.
- A equipe de Maranello, depois da péssima estréia em Melbourne, assistirá seus pilotos brigando pela primeira posição na largada, com vantagem para Felipe e pressão de Trulli. Na prova o sistema de disputa já é conhecido: quem ficar para trás entre os dois deve tentar conquistar a posição nos boxes, quem não conseguir abaixa a cabeça e diz amém.
- O problema é que o resultado é importante demais para os dois pilotos, devido aos baixos desempenhos na estréia, ou seja, tem briga de foice. O que se pode esperar é um tentando acompanhar o ritmo dos outros. Será divertido acompanhar o volta à volta dos dois enquanto as McLarens brigam para que a melhor chegue ao pódio, mesmo com o tanque cheio.
Grid de largada:
Pos Piloto Equipe Q1
1. Massa Ferrari 1:35.748
2. Raikkonen Ferrari 1:36.230
3. Trulli Toyota 1:36.711
4. Kubica BMW Sauber 1:36.727
5. Heidfeld BMW Sauber 1:36.753
6. Webber Red Bull-Renault 1:37.009
7. Alonso Renault 1:38.450
8. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:36.613
9. Hamilton McLaren-Mercedes 1:36.709
10. Glock Toyota 1:39.656
Q2
11. Button Honda 1:35.208
12. Coulthard Red Bull-Renault 1:35.408
13. Piquet Renault 1:35.562
14. Barrichello Honda 1:35.622
15. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:35.648
16. Rosberg Williams-Toyota 1:35.670
Q3
17. Fisichella Force India-Ferrari 1:36.240
18. Nakajima Williams-Toyota 1:36.388
19. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:36.677
20. Sato Super Aguri-Honda 1:37.087
21. Sutil Force India-Ferrari 1:37.101
22. Davidson Super Aguri-Honda 1:37.481