3/22/2008

Ferrari (bem) à frente

Felipe Massa conquista boa pole position, Kimi Raikkonen sai em segundo e McLarens punidas largam apenas na 8º e 9º posições...


- Em um complicado classificatório, onde a chuva ameaçou cair a qualquer momento e não deu as caras, o treino classificatório que definiu o grid de largada para o Grande Prêmio da Malásia teve tons atipicos. Os pilotos de equipes grandes, que geralmente deixam para os últimos segundos do cronômetro a abertura de suas voltas rápidas, dessa vez o fizeram logo no início de cada sessão para não terem de fazê-lo com pista molhada.

- E como em Melbourne, McLaren e Ferrari atrairam para si todas as atenções, dividindo sempre as primeiras colocações, mas com alguns intrusos. Foi assim que Jarno Trulli conseguiu a primeira posição no Q1, sendo um dos únicos pilotos à ir para a pista com pneus macios. Kovalalinen foi o segundo, Massa o terceiro e Hamilton o quarto.

- No Q2 foi a vez de Raikkonen ser o mais rápido com Massa em segundo e Hamilton em terceiro, com Heidfeld em quarto. Esta sessão, que contou com a participação dos três brasileiros, definiu Nelson Piquet em décimo-terceiro e Rubens Barrichello em décimo-quarto.

- Promessas de chuva não cumprida, mais uma vez os pilotos foram para a pista, dessa vez na superpole, com a previsão apontando chuva para os instantes seguintes. Os dois carros da Mclaren sairam logo à frente seguidos de perto pelos dois carros da Ferrari. Massa fez o melhor tempo com Raikkonen em segundo, Kovalainen em terceiro e Hamilton em quinto. A chuva não veio, mais uma chance para cada um e todos melhoraram suas voltas. Apenas Hamilton, porém, melhorou sua posição assumindo seu lugar de direito no G4.

- No final do treino uma cena curiosa. Todos os pilotos andando da forma mais lenta que podiam. Porém, Heidfeld e Alonso ainda encontraram com essa turma na pista em suas voltas rápidas, inclusive Hamilton e Kovalainen, que mantiveram a trajetória ideal. O resultado, é que os dois protestaram contra as McLarens que, após análise de telemetria, foram punidas. 5 posições cada um, Kovalainen foi jogado para oitavo e Hamilton para nono.

- A corrida que deveria ser disputada de forma intensa entre as duas grandes equipes deste mundial terão agora duas Ferraris em condições de fazer uma dobradinha, isso claro, se a chuva não vier.

- A equipe de Maranello, depois da péssima estréia em Melbourne, assistirá seus pilotos brigando pela primeira posição na largada, com vantagem para Felipe e pressão de Trulli. Na prova o sistema de disputa já é conhecido: quem ficar para trás entre os dois deve tentar conquistar a posição nos boxes, quem não conseguir abaixa a cabeça e diz amém.

- O problema é que o resultado é importante demais para os dois pilotos, devido aos baixos desempenhos na estréia, ou seja, tem briga de foice. O que se pode esperar é um tentando acompanhar o ritmo dos outros. Será divertido acompanhar o volta à volta dos dois enquanto as McLarens brigam para que a melhor chegue ao pódio, mesmo com o tanque cheio.

Grid de largada:
Pos  Piloto      Equipe              Q1
1. Massa Ferrari 1:35.748
2. Raikkonen Ferrari 1:36.230
3. Trulli Toyota 1:36.711
4. Kubica BMW Sauber 1:36.727
5. Heidfeld BMW Sauber 1:36.753
6. Webber Red Bull-Renault 1:37.009
7. Alonso Renault 1:38.450
8. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:36.613
9. Hamilton McLaren-Mercedes 1:36.709
10. Glock Toyota 1:39.656
Q2
11. Button Honda 1:35.208
12. Coulthard Red Bull-Renault 1:35.408
13. Piquet Renault 1:35.562
14. Barrichello Honda 1:35.622
15. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:35.648
16. Rosberg Williams-Toyota 1:35.670
Q3
17. Fisichella Force India-Ferrari 1:36.240
18. Nakajima Williams-Toyota 1:36.388
19. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:36.677
20. Sato Super Aguri-Honda 1:37.087
21. Sutil Force India-Ferrari 1:37.101
22. Davidson Super Aguri-Honda 1:37.481

Grande Prêmio da Malásia

2ª ETAPA - PETRONAS MALAYSIAN GRAND PRIX

Corrida:

Pos Piloto Equipe Tempo

 1.  Raikkonen   Ferrari       1h31:18.555
2. Kubica BMW Sauber + 19.570
3. Kovalainen McLaren + 38.450
4. Trulli Toyota + 45.832
5. Hamilton McLaren + 46.548
6. Heidfeld BMW Sauber + 49.833
7. Webber Red Bull + 1:08.130
8. Alonso Renault + 1:10.041
9. Coulthard Red Bull + 1:16.220
10. Button Honda + 1:26.214
11. Piquet Renault + 1:32.202
12. Fisichella Force India + 1 lap
13. Barrichello Honda + 1 lap
14. Rosberg Williams + 1 lap
15. Davidson Super Aguri + 1 lap
16. Sato Super Aguri + 2 laps
17. Nakajima Williams + 2 laps

Melhor volta:
Heidfeld, 1:35.366

Abandonaram:


Piloto Equipe Vl

Vettel Toro Rosso 41
Massa Ferrari 31
Sutil Force India 7
Glock Toyota 2
Bourdais Toro Rosso 1
Classificação do mundial:
Pilotos:                                
1. Hamilton 14
2. Raikkonen 11
3. Heidfeld 11
4. Kovalainen 10
5. Kubica 8
6. Rosberg 6
7. Alonso 6
8. Trulli 5
9. Nakajima 3
10. Webber 2
11. Bourdais 2

C
onstrutores:


1. McLaren-Mercedes 24

2. BMW Sauber 19

3. Ferrari 11

4. Williams-Toyota 9

5. Renault 6

6. Toyota 5

7. Red Bull-Renault 2

8. Toro Rosso-Ferrari 2

Classificação:
Pos  Piloto      Equipe              Q1
1. Massa Ferrari 1:35.748
2. Raikkonen Ferrari 1:36.230
3. Trulli Toyota 1:36.711
4. Kubica BMW Sauber 1:36.727
5. Heidfeld BMW Sauber 1:36.753
6. Webber Red Bull-Renault 1:37.009
7. Alonso Renault 1:38.450
8. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:36.613
9. Hamilton McLaren-Mercedes 1:36.709
10. Glock Toyota 1:39.656
Q2
11. Button Honda 1:35.208
12. Coulthard Red Bull-Renault 1:35.408
13. Piquet Renault 1:35.562
14. Barrichello Honda 1:35.622
15. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:35.648
16. Rosberg Williams-Toyota 1:35.670
Q3
17. Fisichella Force India-Ferrari 1:36.240
18. Nakajima Williams-Toyota 1:36.388
19. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:36.677
20. Sato Super Aguri-Honda 1:37.087
21. Sutil Force India-Ferrari 1:37.101
22. Davidson Super Aguri-Honda 1:37.481
Treino Livre 2:
Pos  Piloto      Equipe              Tempo       Vls
1. Heidfeld BMW Sauber 1:35.019 18
2. Raikkonen Ferrari 1:35.262 17
3. Massa Ferrari 1:35.388 17
4. Trulli Toyota 1:35.389 20
5. Webber Red Bull-Renault 1:35.437 16
6. Coulthard Red Bull-Renault 1:35.653 17
7. Piquet Renault 1:35.768 15
8. Button Honda 1:35.781 19
9. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:35.827 16
10. Glock Toyota 1:35.911 21
11. Hamilton McLaren-Mercedes 1:35.927 13
12. Alonso Renault 1:36.068 14
13. Nakajima Williams-Toyota 1:36.183 14
14. Fisichella Force India-Ferrari 1:36.229 21
15. Rosberg Williams-Toyota 1:36.490 7
16. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:36.529 16
17. Kubica BMW Sauber 1:36.618 19
18. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:36.668 15
19. Sato Super Aguri-Honda 1:36.908 14
20. Sutil Force India-Ferrari 1:36.939 21
21. Davidson Super Aguri-Honda 1:37.140 12
22. Barrichello Honda 1:37.703 6
Treino Livre 2:
Pos  Piloto      Equipe              Tempo       Vls
1. Hamilton McLaren-Mercedes 1:35.055 32
2. Massa Ferrari 1:35.206 33
3. Raikkonen Ferrari 1:35.428 36
4. Button Honda 1:36.037 40
5. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:36.474 35
6. Trulli Toyota 1:36.493 38
7. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:36.512 30
8. Kubica BMW Sauber 1:36.671 33
9. Fisichella Force India-Ferrari 1:36.756 37
10. Nakajima Williams-Toyota 1:36.838 34
11. Barrichello Honda 1:36.879 38
12. Rosberg Williams-Toyota 1:36.908 36
13. Heidfeld BMW Sauber 1:37.106 35
14. Alonso Renault 1:37.328 23
15. Piquet Renault 1:37.331 42
16. Webber Red Bull-Renault 1:37.346 37
17. Glock Toyota 1:37.512 35
18. Sutil Force India-Ferrari 1:37.614 35
19. Sato Super Aguri-Honda 1:39.021 27
20. Davidson Super Aguri-Honda 1:39.361 30
21. Bourdais Toro Rosso-Ferrari No time 1
22. Coulthard Red Bull-Renault No time
Treino Livre 1:

Pos Piloto Equipe Tempo Vls
 1.  Massa       Ferrari             1:35.392    20
2. Raikkonen Ferrari 1:36.459 8
3. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:36.556 21
4. Rosberg Williams-Toyota 1:36.578 23
5. Hamilton McLaren-Mercedes 1:36.626 17
6. Alonso Renault 1:37.022 18
7. Piquet Renault 1:37.034 28
8. Kubica BMW Sauber 1:37.218 9
9. Button Honda 1:37.282 17
10. Trulli Toyota 1:37.540 24
11. Heidfeld BMW Sauber 1:37.649 17
12. Nakajima Williams-Toyota 1:37.649 18
13. Barrichello Honda 1:37.776 20
14. Glock Toyota 1:37.782 27
15. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:38.219 26
16. Coulthard Red Bull-Renault 1:38.232 7
17. Webber Red Bull-Renault 1:38.707 12
18. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:38.798 25
19. Fisichella Force India-Ferrari 1:39.046 21
20. Sato Super Aguri-Honda 1:40.178 11
21. Davidson Super Aguri-Honda 1:40.351 14
22. Sutil Force India-Ferrari 1:41.269 5

3/20/2008

A quente Malásia

Fora das pistas o GP já começou, com pitadas de ressentimentos de Melbourne, especulações e farpas...


- Com este belo avião a Air Asia, patrocinadora da Williams, e com as coletivas oficiais da FIA, começou o agito nos bastidores do Grande Prêmio da Malásia. Esta aeronave foi ilustrada com o mesmo layout dos carros da equipe inglesa e o mais legal foi a frente do avião, que simula o capacete do alemão Nico Rosberg.

- Mas o que mais chamou atenção foi a coletiva de imprensa da Federação Internacional de Automobilismo que contou com a presença de Kazuki Nakajima, Robert Kubica, Sebastian Vettel, David Coultard e Felipe Massa. Saia justa para todos. Aos temas:

Acidente entre Kubica e Nakajima na Austrália:

- Com o segundo Safety Car na pista em Melbourne o japonês da Williams acertou por trás o polonês da BMW. Kazuki foi até o fim e consequentemente pontuou, já Robert abandonou a prova. Nakajima foi punido e perderá 10 posições no grid de largada malaio.

- Para Kubica "corridas são assim mesmo". Lamentou o fato de pilotos correrem atrás de Safety Cars quando deveriam ser mais cautelosos, mas conformou-se com o resultado.

- Já Nakajima lembrou de fato semelhante ao acontecido com ele quando ainda estava na GP2 e se limitou a dizer que as vezes ele aparece no lugar errado e na hora errada. Sentiu-se chateado por ter batido em Kubica e por isso mesmo diz respeitar a punição sofrida por ele.

- Nakajima foi mal na prova e o acidente com Kubica foi apagado pelo ponto conquistado quando apenas 7 carros (Kazuki entre eles) completaram a prova. 8 pontuam.

Acidente entre Massa e Coulthard também na Austrália:

- Coulthard foi o primeiro. Para ele os dois não disputam o título entre si e segundo ele caso Massa aja da mesma forma em todas as etapas a cena irá se repetir. David afirmou que esperava que Massa fosse ultrapassá-lo na curva 3, onde a Ferrari era melhor. Aformou também que não mudou de trajetória para fazer a curva.

- Massa foi um pouco mais ácido e afirmou que apenas tentou ultrapassá-lo, por isso ficou surpreso com a reação do escocês. Massa reafirmou que foi fechado pois estava do lado de dentro da curva. Disse qu quando errado se desculpa, mas que nesse lance não vê necessidade. "Dois carros não ocupam o mesmo lugar no espaço.

- Continuo achando que Coulthard foi o culpado pelo acidente. Algumas frentes estão pegando no pé de Felipe acredito que por acharem que ele não devia ter arriscado tanto, opinião compartilhada por mim, mas Coulthard assumiu que fez uma trajetória comum e que esperava ser ultrapassado na curva 3. Não se pode prever quando alguém tentará ultrapassá-lo e quando pressionado um piloto deve mudar a trajetória, coisa que ele diz não ter feito.

Vettel assumindo lugar de Massa na Ferrari (matéria veiculada na Autosport):

- Felipe ressaltou os três anos de contrato que tem com o time que o deixam em situação confortável no time, onde ele diz que todos estão contentes com seu trabalho. O final de semana passado segundo ele não foi mesmo bom, mas isso não mudará sua situação.

- Situação embaraçosa para Vettel que preferiu comentar a última corrida da Toro Rosso, que não foi boa segundo ele. Soube a transferência apenas disse que da Ferrari a única coisa que ele sabe é que seu carro possui um motor produzido pela montadora. O restante ele pediu que fosse perguntado para Felipe.

- Não acredito na matéria, e não é por envolver Felipe Massa. É que a última temporada foi recheada de boatos como este a cada momento que um piloto de Ferrari ou de McLaren se envolvia em um momento embaraçoso. Em 2008 a temporada de assuntos lançados à tona começou cedo.

3/18/2008

Tecnologia popular na F-1

Fórmula-1 não volta no tempo ao banir eletrônica. Atitude pode ser mais visionária do que se pensa...

(Force India e Nano. A nova tecnologia automotiva)

- Sempre foi comum ouvir em assuntos relacionados à automobilismo de competição que as várias categorias existentes por ai são o grande laboratório da indústria automotiva mundial. Isso se deve ao dato que a maioria dos itens que podemos ver nos atuais carros de rua foram elaborados para que se disputasse algumas corrida em algum autódromo mundo afora.

- Seja um simples espelho retrovisor (crisado em Indianápolis para diminuição de peso, já que a única forma de saber o que vinha por trás de um carro era levando uma segunda pessoa à bordo) ou motores turbo, aspirados, com cilindros em "V" e afins.

- A Fórmula-1 nesse caso sempre foi o ponto alto disso tudo e, em carros de luxo ou grandes esportivos é possível encontrar controle de tração, suspensão ativa, mapeamento eletrônico de motor e outras tecnologis criadas à partir da categoria máxima do automobilismo de competição.

- Pois bem, agora a F-1 está livre de quase tudo isso e já se pode ouvir nas mesmas conversas, citadas no inicio deste texto, que a proibição de tais elementos é contraditória pois elimina essa característica/vocação da categoria. Além disso, uma limitação de custos será imposta por Max Mosley nos próximos anos. Mais um regresso?

- Aos fatos pois:

- É verdade que a Fórmula-1 foi criada para que se desenvolvesse tecnologias para a indústria de massa, mas com o passar dos anos, em especial com o efeito Bernie Ecclestone, tudo se transformou em um grande e milionário show, que se tornou um sucesso de audiência. Isso trouxe à tona a necessidade de se pensar no espetáculo como tema principal, o que está sendo feito agora.

- Mas não pense você que a Fórmula-1 irá perder essa característica de desenvolvimento de tecnologia. Isso só será feito de forma diferente e, sem que ninguém perceba, da forma que mais se adequará à realidade dos dias atuais.

- Você, dono de um carro popular, ou que pensa em adquirir um, já pensou em poder contar no seu veículo com tecnologia de ponta, exportada diretamente da Fórmula-1? Pois prepare-se...

- Mesmo sem os auxílios eletrônicos e com o teto d egastos, as montadoras continuarão a investir na Fórmula-1 em busca de soluções inovadoras que nascerá em meio à mente de engenheiros e projetistas sedentos por vitórias.

- Isso acontecerá em uma fase reconhecidamente complicada pela qual passa nosso planeta. Uma fase também, onde a Fórmula-1 busca novos mercados, entre eles a India, que ao mesmo tempo que monta uma equipe de Fórmula-1, passa a produzir o carros mais barato do mundo, o Nano (na foto ao lado, clique para ampliar) da montadora Tatra.

- Desta forma será possível que as soluções encontradas pela Fórmula-1 sejam feitas a partir de agora para funcionar em carros de concepção mais simples e, em breve, os populares terão a melhor das tecnologias à disposição no mercado. Talvez fiquem até mais baratos...

3/17/2008

Notas: GP da Austrália

Na primeira prova do mundial o inglês Lewis Hamilton além de vencedor saiu com a melhor nota da prova pelo Mundo Veloz...

PILOTOS

Lewis Hamilton: Conquistou tranquilamente a pole position e andou muito forte na corrida. Mesmo com os vários problemas ocorridos no Grande Prêmio esteve sempre à frente dos demais. Tudo isso sem cometer um erro sequer: 10

Nick Heidfeld: Soube se livrar dos inúmeros problemas ocorridos na prova. Em boa disputa com Rosberg garantiu a posição nos boxes e não perdeu mais: 7;

Nico Rosberg: Andou junto à Heidfeld toda a corrida e se livrou de confusoes sendo muito veloz. Primeiro pódio dos vários que deve conseguir na carreira: 8;

Fernando Alonso: Em uma corrida onde apenas 7 carros completaram é normal chegar aos pontos. Mas, apesar de não ter sido brilhante, imprimiu bom ritmo de corrida. Mediano no início soube se adaptar ao caos que foi a prova: 6;

Heikki Kovalainen: Conquistaria facilmente a segunda colocação não fosse as entradas do Safety Car em momentos ruins para ele. No final realizou linda ultrapassagem sobre Fernando Alonso mas apertou o limitador de velocidade e perdeu a posição na abertura da última volta. Com a melhor volta conseguiu um 5º lugar injusto, merecia mais: 8;

Kazuki Nakajima: Elogiou a equipe por devolvê-lo de volta à pista, o que lhe possibilitou conseguir pontos. Não fosse isso e o erro bizonho cometido por ele quando acertou Kubica por trás com Safety Car ainda na pista resultaria em um carro à menos na prova. Ou dois, afinal, o polonês teve de abandonar: 1;

Sebastien Bourdais: Largou atras mas, por ter parado no box no momento certo, apareceu em uma boa e constante quarta colocação. Abandonou por problemas no instável motor Ferrari e mesmo assim pontuou na estréia: 7;

Kimi Raikkonen: Bem na primeira parte da prova quando se recuperou da má posição de largada, a qual não teve culpa. Quando pôde garantir um lugar no pódio cometeu erros decisivos. Pontos cairam do céu: 4;

Robert Kubica: Excelente na classificação apesar do erro. Na corrida não obteve o mesmo ritmo esperado mas conseguiria melhor resultado não fosse a estratégia errada da equipe com as entradas do Safety Car. Foi acertado por trás por Nakajima e não teve culpa: 6;

Timo Glock: Nono colocado na classificação perdeu 10 lugares e partiu em décimo-nono. Na corrida andou forte e certamente pontuaria. Seu acidente consistiria apenas em uma leve escapada de pista, mas o perigoso trampolim fez com que ele decolasse e sofresse uma forte pancada: 6;

Takuma Sato: Irá sofrer com o carro nesta temporada. Também abandonou mas não fez nada demais enquanto esteve participando da prova: 1;

Nelson Piquet: Sentiu a pressão da estréia. Largou muito atrás, conseguiu posições na largada, perdeu todas na sequência e abandonou com problemas no câmbio causados por ele mesmo. Muito lento: 0;

Felipe Massa: Fraco na classificação e ainda cometeu um erro bobo na largada, esquecendo-se que não há mais controle de tração na Fórmula-1. Chocou-se com Coulthard sem culpa: 2;

Jarno Trulli: Bem na classificação, mostrou a força da Toyota ao largar em 6º. Na corrida esteve forte podendo quem sabe brigar pelo pódio mas abandonou pelo incômodo que o aquecimento da bateria esteva lhe causando: 6;

David Coulthard: Lento na classificação e apagado na prova. Precisa aprender que, quando pressionado, não pode usar a mesmo trajetória de pista na pista do que quando não há ninguém. Abandonou a prova por isso no choque com Massa e agora reclama que não é possível enxergar bem com os atuais retrovisores: 2;

Adrian Sutil: Ainda não andou bem este ano, seja em testes, treinos ou na prova. No sábado rodou na classificação e atrapalhou vários pilotos. Abandonou por problemas: 1;

Mark Webber: Não teve culpa no acidente do sábado e abandonou na largada. Não pôde mostrar nada: s/nota;

Jenson Button: Mediano na classificação, teve seu desempenho apagado pela boa atuação de Barrichello e abandonou na largada: 4;

Anthony Davidson: Largou em último e não passou da primeira curva: 0;

Sebastian Vettel: Sem sorte, foi muito bem no sábado quando passou à Superpole, porém, enfrentou problemas na sessão decisiva do treino e se acidentou na largada. Pelo treino de classificação: 6;

Giancarlo Fisichella: No sábado foi melhor que Sutil, mas não como prometia. Abandonou a prova na largada após ser abalroado: 2;

Rubens Barrichello: Por 9 milésimos não foi à Superpole. Na corrida segurou Raikkonen por 18 voltas, foi constante e rápido, esteve perto do pódio e não teve culpa pelos incidentes em seu pit stops. De qualquer forma teve de pagar um Stop and Go e posteriormente foi excluído da prova após cruzar em 6º lugar: 9.

EQUIPES

Ferrari: Problemas com a bomba de combustível com Raikkonen no sábado e 2 motores quebrados na corrida: 0;

BMW: Surpreendeu à todos os que não acreditavam no time. Blefou até o último momento quando foi lento na sexta feira pré-GP. Constante com Heidfeld e mal na estratégia com Kubica. Na classificação incomodará Ferrari e McLaren: 7;

Renault: O carro não é bom. No sábado ficou atrás de equipes como Honda e Toyota e na corrida Piquet quebrou. A quarta colocação de Alonso se deve ao baixo número de carros que chegou ao final: 3;

Williams: Mostrou que o carro brigará para ser a 3ª força do mundial. Andou no ritmo da BMW durante a prova. O pódio não deve ser o único do ano. Devolveu Nakajima à pista de forma oportuna fazendo com que o trapalhão conquistasse 3 pontos: 8;

Red Bull: Não teve culpa pelo que aconteceu com os pilotos na corrida e mostrou que tem um bom carro. Talvez incomode a Williams. Mark Webber não largou melhor devido ao problema de freio que fez com que ele sofresse um acidene no sábado: 5;

Toyota: O carro deste ano tem mais qualidades que seu antecessor e os 2 pilotos foram à Superpole. Na corrida um problema inusitado fez com que Trulli abandonase, a bateria esquentou e o piloto não aguentou ficar no carro: 6;

Toro Rosso: Foi à Superpole com Vettel, que na sequência enfrentou problemas. Foi feliz com Bourdais na estratégia que teria chegado em quarto não fosse o motor... um Ferrari: 6;

Honda: Teve tudo para apagar logo de cara a horripilante impressão deixada em 2007. Mas a brilhante corrida de Barrichello foi para o espaço por uma sucessão de erros do time: 2;

Super Aguri: Sem dinheiro e com o carro da Honda de 2006 (melhor que o de 2007), nada poderá fazer: 2;

Force India: Prometeu, prometeu e nada vimos. Na corrida Sutil abandonou com problemas hidráulicos: 1;

McLaren: Voou baixo na classificação e na corrida atingiu o nível de constância que se esperava da Ferrari. Não fosse o Safety Car e teria conseguido dobradinha. E parece que seus pilotos gostam mesmo de apertar botões que não devem: 9;

3/16/2008

Hamilton sobrevive ao caos

7 carros chegam ao final da prova que tem o inglês Lewis Hamilton como vencedor... Ferrari vai mal, Barrichello bem, mas é desclassificado...


- Após sobreviver ao caos de três provas no último ano (Montreal, Nurburgring e Fuji), a Fórmula-1 se especializou em momentos especiais e inesquecíveis como estes. Na primeira corrida da nova era sem controle de tração apenas 7 carros chegam ao final de um Grande Prêmio da Austrália que teve Lewis Hamilton como vencedor e algumas boas surpresas.

- E não há muito o que comentar sobre a atuação de Hamilton, apenas que largou na pole position e fez volta mais rápida atrás de volta mais rápida abrindo espaço para parar tranquilamente nos boxes e se dar bem mesmo com as 3 entradas de Safety Car na pista devido à bagunça generalizada que se instalou na prova. Apenas quem não teve nenhum envolvimento em algum incidente foram os três pilotos que fizeram o pódio. Atrás de Hamilton Nick Heidfeld, constante o tempo todo e Nico Rosberg, idem.

O que foi o caos:

- Logo na primeira volta 5 pilotos deram adeus à primeira prova do ano. Giancarlo Fisichella, acertado por algum "kamizake" como disse o próprio, o bom alemão Sebastian Vettel, que perdeu velocidade na largada e acertou Button, outro à abandonar a prova de cara, Anthony Davidson, que também se envolveu, bem como Mark Webber.

- Ainda na primeira volta Felipe Massa errou ao tentar ultrapassar Heikki Kovalainen e acelerar demais na segunda perna do "S" inicial. O brasileiro parece ter feito como se tivesse ainda o controle de tração. Com o Safety Car na pista ele precisou trocar o bico pois bateu de frente na barreira de pneus, sem força porém, o que não o tirou da prova.

A primeira perna:

- Lewis Hamilton sobrou com relação ao resto. Volta mais rápida atrás de volta mais rápida a ponto de em sua primeira parada ter mais de 14 segundo para o segundo colocado Heikki Kovaçainen (Kubica já havia parado).

- A grande disputa inicial se concentrou em Rubens Barrichello se defendendo dos ataques fortes e Kimi Raikkonen que se recuperava muito bem. A ultrapassagem aconteceu na volta 18, valendo no momento a 6ª posição. Quando as demais paradas no pit começaram Raikkonen chegou a andar em terceiro e Barrichello em quarto com as duas McLarens à frente.

O segundo Safety Car:

- Na volta 25 um dos momentos mais polêmicos da prova. Felipe Massa vinha em corrida de recuperação contando com o bom desempenho de seu carro, o que lhe permitia algumas ultrapassagens. Ao se encontrar com o seu desafeto (dentro das pistas) David Coulthard ele tomou a trajetória de dentro da curva aproveitando espaço deixado pelo escocês e pôs de lado para a direita.

- Para não perder a trajetória da segunda perna, para a esquerda, David resolveu fechar o espaço quando Felipe já havia praticamente conquistado a posição. O resultado é que sua roda traseira direita encostou na dianteira esquerda do brasileiro e Coulthard decolou abandonando a prova com o carro destruído. Acidente de corrida causado pela afobação de David Coulthard. A rivalidade entre os dois chegou a tal ponto, depois de alguns incidentes cometidos pelos dois, que sempre que se encontrarem na pista algo parecido deve acontecer. Um não vende posição para o outro tão barato. Coulthard criticou Massa e o brasileiro pediu queo escocês assistisse o lance mais uma vez na televisão.

- Neste momento apareceu uma das surpresas da prova, o francês Sebastien Bourdeis da Toro Rosso, que teve a sorte de parar no momento certo, ele estava dentro dos boxes quando o SC foi acionado. Na sequência Kubica, Alonso, Nakajima e Glock fizeram suas paradas, sendo que passaram a ocupar as últimas colocações. Raikkonen, que pararia antes do SC preferiu não fazer a troca e reabastecimento.

Pista limpa:

- 30ª volta do GP da Austrália e o Safety Car deixa a pista e logo na relargada o afoito Kimi Raikkonen escaoa da pista na tentativa de ultrapassar o compatriota Kovalainen em disputa pela segunda posição. O próprio campeão do mundo assumiu que exagerou no lance e teve de parar na volta seguinte caindo para último, 11º com o abandono de Sato. Logo atrás de Barrichello, em um constante sexto lugar, Massa (7º) e Piquet (8º) abandonam a prova por problemas mecânicos.

- Na volta 42 mais um erro de Kimi Raikkonen. Na tentativa de conquistar a posição de Timo Glock ele pisou comduas rodas na grama e mais uma vez viu o mundo girar ao contrário. Como era o último colocado o máximoq ue aconteceu foi perder algum tempo.

Terceiro Safety Car:

- O alemão Timo Glock da Toyota ocupava a zona de pontos quando escapou da pista no mesmo trecho onde Robert Kubica havia escapado no sábado. Porém, Timo achou um "morrinho" na grama (similar ao que Gualter Salles encontrou em Buenos Aires em 2006 na Stock Car) que serviu de trampolim para que ele decolasse e batesse forte destruindo seu carro. Tudo bem com o piloto, mais uma vez o Safety Car entrou.

- O primeiro movimento da nova entrada foi de Rubens Barrichello, que entro nos boxes com bandeira vermelha para fazer seu reabastecimento. Segundo a Honda, o risco foi necessário pois não havua mais combustível suficiente para que ele completasse a prova. Antes mesmo de "terminar o serviço", o mecânico responsável pelo pit autorizou a saída de Rubens que acabou puxando consigo um mecânico e por pouco não levando a mangueira de reabastecimento junto. Sem culpa, o piloto ainda saiu dos boxes com luz vermelha. Pela primeira falta ele levou um Stop and Go de 10 segundos mas, após a prova, ele foi excluído pela direção pela segunda infração.

- Seu resultado final seria o sexto lugar em uma bela prova da Honda. Pouco chateado, Rubens usa de alento o bom desempenho do novo carro da equipe japonesa. O pódio era possível, infelizmente nada deu certo para ele neste pit.

- Ainda antes da saída do SC, Robert Kubica foi abalroado por trás pelo japonês Kazuki Nakajima. O polonês abandonou e Kazuki teve de trocar o bico, sendo que ele ainda foi penalizado pela direção de prova e perderá 10 posições no grid de largada para o Grande Prêmio da Malásia.

O fim de prova:

- A 48ª volta marcou a última relargada da prova. Um final de corrida muito bonito mas triste para alguns pilotos. Além da punição de Barrichello, na volta 54 o finlandês Kimi Raikkonen abandonou a disputa com problemas de motor, similares ao de Massa provavelmente. Na 55 Sebastien Bourdais, andando em quarto lugar, mais veloz que Alonso e Kovalainen, que disputavam posição, também teve problemas de motor e saiu da prova. O detalhe curioso é que seu motor também é um Ferrari.

- Com apenas 7 carros na prova Heikki Kovalainen pressionava Fernando Alonso na disputa pela 4ª colocação e na volta 57, a penúltima, ele conseguiu uma bela ultrapassagem que acabou sendo devolvida na abertura da última volta após o finlandês acionar o limitador de velocidade acidentalmente em plena reta dos boxes.

- Por fim, os únicos pilotos que viveram um GP tranquilo cruzaram a linha de chegada nas três primeiras posições, Hamilton, Heidfeld e Rosberg, sendo que os dois primeiros foram protagonistas de um efusivo abraço ao final da prova.

Conclusão:

- Uma prova onde os pilotos mostraram que ainda levarão algum tempo para se adaptarem à ausência do controle de tração. Eles muito testaram mas ainda não obtiveram os cacoetes de prova. Massa e Raikkonen em seus erros deixaram isso bem claro, bem como outros pilotos.

- Este foi também o Grande Prêmio da Austrália mais quente da história e alguns motores não aguentaram, deixando pilotos na mão. No mais, as estratégias poderiam ter sido um pouco mais ousadas pois, desde o início, percebia-se que a prova seria movimentada e o SC seria acionado por muitas vezes, o novo e belo Safety Car por sinal.

- A McLaren larga muito à frente no mundial de construtores mas uma vez e Hamilton obtém uma excelente vantagem com relação à seus dois concorrentes pois seus 10 pontos contra 1 de Raikkonen e 0 de Massa o deixam em situação confortável podendo administrar o campeonato desde já.

- Após a prova todos os presentes puderam conferir um show do Kiss, para deleite dos roqueiros de plantão. Muita gente que conheço queria estar lá.

Grande Prêmio da Austrália - 2008
Pos  Piloto      Equipe             Tempo
1. Hamilton McLaren-Mercedes 1h34:50.616
2. Heidfeld BMW Sauber + 5.478
3. Rosberg Williams-Toyota + 8.163
4. Alonso Renault + 17.181
5. Kovalainen McLaren-Mercedes + 18.014
6. Barrichello Honda + 52.453
7. Nakajima Williams-Toyota + 1 lap
8. Bourdais Toro Rosso-Ferrari + 2 laps
9. Raikkonen Ferrari + 3 laps

Melhor volta: Kovalainen, 1:27.418

Não classificados:

Piloto Equipe Volta

Kubica BMW Sauber 50
Glock Toyota 44
Sato Super Aguri-Honda 33
Piquet Renault 31
Massa Ferrari 30
Coulthard Red Bull-Renault 26
Trulli Toyota 20
Sutil Force India-Ferrari 9
Webber Red Bull-Renault 1
Button Honda 1
Davidson Super Aguri-Honda 1
Vettel Toro Rosso-Ferrari 1
Fisichella Force India-Ferrari 1
Barrichello Honda Desc.