9/11/2009

Monza: é bom ficar de olho

Quando os carros de Fórmula-1 entram na pista as polêmicas ficam um pouco de lado...


- Ainda respingando o chamado "Renault Gate", a Fórmula-1 entrou na mítica pista de Monza para os dois primeiros treinos livres de hoje. No segundo, o que mais vale, a Force Índia mostrou mais uma vez sua força ao colocar Adrian Sutil na primeira colocação. Seguido por Grosjean (para desespero de Nelsinho), Alonso, Kovalainen e Kubica.

- Okay, chegou a hora de dizer que os treinos de sexta-feira não valem nada. Mas é possível tirar algo do que aconteceu hoje. Claro, descontando que Ferrari (com Fisichella em último, a exemplo de Badoer), Red Bull e Brawn aparentemente treinaram suas configurações de corrida e por isso se acompanharam as últimas posições.

- Mas a Force India ficou na frente e vem de um belo resultado em Spa, com a pole-position de Fisichella e seu consequente segundo lugar na prova. Essa semana foi falado na "imprensa automobilística" sobre a Force India, que teria melhorado seu rendimento após a consequente melhora da McLaren, ignorando um trabalho feito pelo time. Por mais que os times trocassem informações, onde fica o trabalho de toda uma equipe, seus dois piltoos e também de seus engenheiros em uma escuderia que tem um carro bem diferente do da chamada "equipe matriz"?

- Vitantonio Liuzzi esteve presente pela primeira vez em um final de semana de corrida após um bom tempo e ficou em 12º, o que pode ser considerado um bom resultado. A Renault e seu KERS conseguiu melhorar... são alguns pequenos detalhes que podem ser colhidos após os resultados de hoje.

- O surgimento da Force India ainda não quer dizer que a equipe veio para ficar ou que a ordem de forças da Fórmula-1 se inverteu. Isso mostra mais uma vez a bagunça que foi criada entre os engenheiros das equipes após uma mudança tão radical na concepção dos carros de 2009.

- Cada um foi para um lado e em cada pista algo diferente poderá ser visto. Você se lembra do bom início da Brawn, da boa continuidade da Red Bull? E do bom desempenho da McLaren em pistas de baixa? Pois bem, é a tônica da temporada, o que acaba criando um interessante equilibrio entre as etapas que, se não fosse o bom desempenho de Button no início do ano, poderia resultar em um reflexo maior desse equilibrio também na tabela de pontos do campeonato.

- Destaque para as atuações de Romain Grosjean. O francês ficou na segunda posição, talvez por ter agora um carro à altura de Fernando Alonso, ao contrário do que acontecia com Nelsinho Piquet. Fica um pouco constrangedor para o brasileiro se ele ficar à frente do bicampeão também na corrida. Não seria de se estranhar se a equipe investisse um pouco mais na corrida de Romain após a polêmica com Piquet.

- Já Fisichella ficou na última posição no segundo treino. Em que pese a boa posição de Giancarlo Fisichella no primeiro treino (8º) é recomendável que ele não amargue também amanhã o último posto, caso contrário Badoer estará rindo de seu desempenho. Mais que isso, seria ruim para ele encerrar a sua carreira na Fórmula-1 amargando a última fila em uma equipe pequena e também em uma grande.

- Eu ainda acho que é possível analisar a fundo os dados de sexta-feira para saber o que esperar de cada um. Sem portanto achar qualquer resultado um absurdo.

9/10/2009

Mundo Veloz pergunta - I

Abrindo a série "Mundo Veloz" pergunta... Rubens Barrichello e Nelsinho Piquet... e você responde...

- Aumentando a interação entre o "Mundo Veloz" e o Twitter, lançaremos periodicamente questões no Twitter do blog (@mundoveloz) para que você responda. Todas as respostas serão publicadas aqui.

- A pergunta de hoje tem a ver com uma declaração de Barrichello, que afirmou que um piloto que pratica a manobra que Nelsinho realizou em Cingapura é passível de exclusão do esporte (mesmo tendo deixado Shumacher o ultrapassar na Áustria em 2002).

Você acha que ele tem moral para tal declaração? Com a palavra... nossos seguidores:

@novotni Cada acho que o que não tem mesmo nesta histório e na F1 é santo... tudo gira em torno de necessidades e oportunidades...

@markimantonini acho que atirar pedras em alguém não faz sentido! Neste mundo multimilionário da F1 tudo tem sua razão e hora de ser. Vencer! e numa guerra vale tudo!

@alyne_alves Por Mais que neguem,de uma forma direta e indireta a equipe demonstrava um certo favorecimento ao
Schumacher,mas quem assume?

@marcus_mvmf Acho que o Barrichello não está em posição d criticar ninguém, mas acho que ele deve dar a opinião pelo falso acidente do Piquet

@WLuizCarvalho Claro que pode, sujos e mal-lavados tem por direito natural proferirem críticas entre si acerca da sujeira que escondem.

@edneirovida Não pode criticar, porque a repetição da marmelada, com o Nelsinho, faz o Rubinho primeiro em alguma coisa!

@babifranzin Barrichello certamente diria que essa decisão foi da equipe, mas que ele não acatou, mostrando descaradamente para todos o fato. O que é bem mais digno do que esconder a história é só revelar depois do pé na bunda, convenhamos.

@MaryMusa acho que ali a situação foi diferente...não foi?

@bzanette Ambos foram "peões" de suas equipes, mas nada se compara a colocar a própria vida e dos pilotos em risco, como ocorre c/Nelsinho

Siga @mundoveloz e participe você também!!!

Renault Gate: aconteceu mesmo!!!

Nelsinho assumiu... Pat Symonds rebate...



- É o assunto do momento, não tem jeito. Nelsinho Piquet fez com que a mídia deixasse de lado o acordo entre Ferrari e Banco Santander quando assumiu oficialmente que bateu mesmo no muro para beneficiar Fernando Alonso em Cingapura/2008. Relembrando mais uma vez, ele bateu seu carro na 13ª volta da prova, ocasionando a entrada do Safety Car. Alonso estava no box e foi extremamente beneficiado pelo acontecido vencendo a prova.

- À época o assunto foi cogitado em tom de brincadeira, que Nelsinho teria jogado o carro no muro, mas meses depois, após ter sido demitido pela Renault ele admitiu que o fez praticamente para que conseguisse um novo contrato para 2009. Dito e feito, o contrato foi assinado contra todos os prognósticos mas foi quebrado no meio do ano. E a história veio à tona.

- Ninguém quer acreditar em uma história como essa, tanto que, mesmo quando o assunto vem a tona ele morre rapidamente, fazemos o possível para não acreditar que as 2 horas que passamos em frente à TV terminaram como resultados de uma armação, é ruim acreditar que a ordem natural das coisas foi mudada por uma atitude pensada, arquitetada e ilicita.

- Okay, aconteceu, alguém fez algo errado mas agora ainda temos de sofrer o choque da realidade com a confissão do brasileiro. E ele o fez porque se arrependeu? Não, ele o fez por pura vingança, já que perdeu seu lugar na equipe francesa, tudo para piorar a situação!

- Que equipe agora o contratará como piloto sabendo que, caso não tenha seus desejos atendidos, ele pode divulgar segredos industriais? Sim, porque lícita ou não, essa manobra da Renault em Cingapura pode se caracterizar como informação ultra-secreta. Seu ex-companheiro da equipe, o espanhol Fernando Alonso, que se beneficiou da manobra, também foi delator contra sua ex-equipe, a McLaren, que também havia feito algo de errado.

- Todos são culpados? Sim, Nelsinho é culpado pois mesmo que não tenha sido o autor da idéia ele concordou com tal. A equipe é culpada pois mesmo que também não tenha sido mentora da manobra também sabia do que ocorria. E Alonso? Talvez saiba, talvez não, acredito que sim.

- É algo que fere a ética das corridas, fere todas as regras do esporte e pode se caracterizar como uma das piores manobras de um piloto brasileiro. Tudo feito para que ele conquistasse um novo contrato. Um novo contrato onde ele foi engolido pela equipe em prol de Alonso... será que valeu a pena?

Santander e Ferrari, é nesta quinta

Anúncio de Santander e Ferrari será anunciado nesta quinta feira, um dia antes do previsto...


- Eu já havia falado sobre o anúncio de Santander e Ferrari aqui no "Mundo Veloz", que seria feito na próxima sexta feira com direito à brinde de Fernando Alonso. Pois bem, algumas coisas mudaram, mas você fica sabendo de mais detalhes por aqui.

- Primeiro que o anúncio passou para esta quinta feira dia 10, sem motivo aparente. Segundo que Alonso pode não ser anunciado devido à seu contrato com a Renault, que tem o banco holandês ING como patrocinador.

- Pois bem, mas já temos alguns detalhes:
  • A duração inicial do acordo será de 1 ano, no valor de 20 milhões de euro;
  • O banco Santander bancou 5 milhões de euro para a rescisão do contrato de Kimi Raikkonen, que realmente está fora;
  • Alonso e Massa serão anunciados (não necessariamente amanhã), o que faz com que o banco atinja 2 de seus 3 objetivos, ou seja, os mercados brasileiro e espanhol... o terceiro mercado é o inglês;
  • O tom de vermelho das duas marcas (Ferrari e Santander) é o mesmo, o Pantone 32;
  • O banco escolhe o time também pela possibilidade de criar produtos com a marca do time... há até mesmo a possibilidade de criarem um cartão "Santander - Ferrari", o que seria um sonho de consumo de muita gente, e uma demonstração de status... você já se imaginou tirando da carteira um cartão de crédito com o símbolo da Ferrari?
- Pois bem... há um pequeno problema com Alonso e talvez assim seja feito. Sexta feira vence o prazo que a Ferrari tem para exercer a opção de pré-contrato que há entre o time e o piloto, caso contrário a Ferrari pode ter de pagar uma multa para tê-lo no ano que vem.

- A solução encontrada é assinar o contrato e esperar que a própria Renault deixe a informação vazar para a imprensa.

- Resumindo... está tudo certo, toda a cerimônia já foi formatada e amanhã acontece o grande anúncio, que levará Alonso para Maranello.