8/23/2008

Pitacos de Valência

Com a conquista da pole position, Massa fala em redenção após quebra em Hungaroring...


- Um aliviado Felipe Massa reagiu bem após a conquista da pole position hoje em Valência, a primeira da história do novo circuito. Ele falou em tom de ressurgimento sobre a conquista que veio após o mal resultado em Hungaroring quando abandou com problemas de motor.

- Após a entrevista coletiva ele citou o quão duro foi perder a prova húngara faltando três voltas para o final e do quanto é bom estar de volta à sala de entrevistas coletivas. Uma bela pole aliás, que teve tons dramáticos quando na primeira parte do treino classificatório os dois carros da Ferrari mostravam que não seria fácil para os italianos chegar à esse resultado.

- Massa e Raikkonen precisaram de várias voltas cada um para que se garantissem no Q2, algo fora dos padrões da Ferrari. Na última sessão é que Felipe mostrou sua competência em treinos classificatórios onde talvez seja o melhor atualmente. Em sua primeira tentativa ele foi o mais rápido em sua primeira tentativa mas, superado por Hamilton, teve de tirar algo mais de seu equipamento. Foi assim que, com um impressionante primeiro setor, ele se recuperou e parte amanhã na primeira posição do grid.

- Massa empatou em números de pole position com o também brasileiro Rubens Barrichello. Essa é a 13ª pole position de sua carreira, todas conquistadas pela Ferrari. Ao contrário de Rubens que largou da posição de honra também guiando por Jordan e Stewart.

Pitacos...

- Posições de largada invertidas em Valência. Os pilotos de posições ímpares largarão do lado direiro da pista e não mais pelo lado esquerdo. Esse é o lado que eles estão usando para cruzar a reta e é lá que está a borracha. Detalhe para a prova da GP2, onde vários pilotos que estavam em posições ímpares perderam seus lugares. Ruim para Hamilton e Raikkonen, bom para Massa;

- Após saber disso Massa agradeceu de forma pitoresca. Em entrevista à imprensa brasileira ele disse: "Quando fiquei sabendo disso agradeci pois seria ridículo o pole largar na parte suja da pista";

- Foi quebrada a casa dos 315 Km/h que era esparada pelos especialistas no trecho de maior velocidade da pista. Pela ordem: Sebastian Vettel, Felipe Massa e Kimi Raikkonen andaram na casa dos 316;

- A pequena melhora dos carros da Force Índia fez a primeira vítima. Rubens Barrichello bem que tentou, mas após desempenho frustrante, ele ficou atrás de Giancarlo Fisichella. Segundo o brasileiro o problema foi com o freio das rodas traseiras e há a possibilidade dele largar do box amanhã;

- Impressionante foi o desempenho dos dois carros da Toro Rosso, que sempre estiveram entre os 10 primeiros e avançaram para o Q3. Destaque para Sebastian Vettel, o mais rápido no Q1 e no Q2;

- Ruim e decepcionante o desempenho de Fernando Alonso. Rápido nas duas primeiras sessões de treinos livres ele largam amanhã apenas em 12º, o que deixou a torcida local frustrada. Porém, o problema não parece ter sido com o piloto e sim com o carro, que deixou Nelsinho Piquet próximo è ele, em 15º e prometendo uma prova agressiva;

- A frase do dia para a maioria dos pilotos: "Aqui qualquer erro custa caro..."

8/22/2008

Comentando Valência

Mais e mais detalhes...


- É normal que um novo circuito no calendário da principal categoria do automobilismo mundial cause um enorme frisson. Pilotos, imprensa e torcida comparam a pista com outras já existentes, detalhes ténicos surgem de todos os lados e por aí vai. Algumas peculiaridades já surgiram e comparações com outros circuitos também. O Mundo Veloz comenta.

Comparações:

  • Malásia - Pelo tempo quente e úmido ao mesmo tempo;
  • Bahrein - Pela sujeira que invade a pista já que a praia é perto do circuito;
  • Mônaco - Por ser de rua e pelo alto número de trochas de marcha, 65 ao todo;
  • Montreal - Pelas fortes freadas;
  • Melbourne - Devido às curvas de alta velocidade com muros próximos e sinuosidade de alguns trechos;
  • Circuitos americanos - Devido à ausência de áreas de escape e os muros em volta da pista Valência também pode ser comparada aos famosos circuitos americanos, feitos também em volta de ruas estreitas onde a definição do traçado é feita com pilares de concreto.
Peculiaridades:


- A Bridgestone se diz aliviada por nenhum de seus compostos ter apresentado problema no desnível existente no início e final da ponte que há no traçado de Valência. Segundo a fabricante o desnível inicial não seria problema por se situar em um trecho de reta, mas o segundo está em uma curva, o que ainda assusta a empresa.

- Os pneus levados para Valência foram super macios e macios e o melhor tempo de Raikkonen foi feito com os pneus macios, ou seja, os mais rígidos levados para lá;

- Câmeras mostram pneus dianteiro esquerdos muito deteriorados, segundo Massa isso não será um problema durante a prova.

- Em Valência os pilotos trocarão de marcha 65 vezes por volta. É um número realmente digno de pistas como Mônaco, resultado das 24 curvas que foram desenhadas para a pista.

- Algumas equipes, em especial a Ferrari, abriram mão de cerca de 25 cavalos de potência no motor devido à introdução de um novo filtro de ar para combater a sujeira do local. É muita poeira, em especial devido ao fato do circuito se localizar próximo à uma praia.

Valência confirma sua beleza

Com carros na pista só podemos dizer que esta lugar ficou lindo...


- Assim que saíram as primeiras fotos do novíssimo circuito urbano de Valência este blog afirmou que o traçado se assemelhava à um circuito de rua americano, algo que quase todos hoje estão falando. Mas um daqueles circuitos americanos bonitos, ou mais isso, lindos.

- Foi muito bonito de se ver os carros de Fórmula-1 cruzando as ruas que do alto mostram barcos, guindastes e partes de uma zona portuária da cidade de Valência. É uma mistura excepcional de Mônaco com Montreal, o visual lembra Phoenix também. As áreas de escape que existem apenas em pontos isolados não permitem que um carro que tenham problemas seja retirado do local com tanta facilidade, problemas para pilotos que temem o Safety Car.

- Os freios definitivamente serão muito exigidos pois as freadas são muito fortes na Pista que mostra pontos de ultrapassagem, que são sucedidos por curvas de baixa velocidade. Acredito que veremos algumas daqueles disputas que duram duas ou três curvas. Toques a vista e Safety Car na lembrança novamente.

- E deu Ferrari. O domínio hoje não foi absoluto, afinal Fernando Alonso apareceu na segunda posição atrás de Kimi Raikkonen, o mais rápido, mas ao que tudo indica a McLaren, que é o grande temor dos italianos não encontrou ainda o caminho ideal para o combate. Os tempos ficaram longe do 1:37 que era esperado, mas devem cair um pouco mais até amanhã no Q2.

- No início deste final de semana que pode ser chuvoso houve até um relaxamento na segurança local que permitiu que um cidadão por muito pouco não invadisse a pista. Foi contido quando já estava há poucos metros de uma das curvas. Acho que o "torcedor" queria ver o local mais de perto. Mas o que mais chamou atenção em meio à tanta beleza foram os três minutos de silêncio em que todos aderiram para homenagear as vítimas do acidentes aéreo que matou anteontem 150 pessoas no aeroporto de Barajas em Madrid.

Treinos Livres - Combinados
Pos Piloto       Equipe              Tempo     Sess
1. Raikkonen Ferrari 1:39.477 2
2. Alonso Renault 1:39.497 2
3. Button Honda 1:39.546 2
4. Massa Ferrari 1:39.678 2
5. Hamilton McLaren-Mercedes 1:39.712 2
6. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:39.954 2
7. Glock Toyota 1:39.967 2
8. Kubica BMW Sauber 1:40.149 2
9. Piquet Renault 1:40.439 2
10. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:40:496 1
10. Fisichella Force India-Ferrari 1:40.500 2
11. Webber Red Bull-Renault 1:40.585 2
12. Rosberg Williams-Toyota 1:40.607 2
13. Coulthard Red Bull-Renault 1:40.696 2
14. Nakajima Williams-Toyota 1:40.742 2
15. Trulli Toyota 1:40.877 2
16. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:40.982 2
17. Sutil Force India-Ferrari 1:40.999 2
18. Heidfeld BMW Sauber 1:41.084 2
19. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:41.099 1
20. Barrichello Honda 1:41.377 2

Grande Prêmio da Europa

European Grand Prix


Treino Livre 2
Pos Piloto       Equipe              Tempo     Vls
1. Raikkonen Ferrari 1:39.477 30
2. Alonso Renault 1:39.497 39
3. Button Honda 1:39.546 35
4. Massa Ferrari 1:39.678 31
5. Hamilton McLaren-Mercedes 1:39.712 31
6. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:39.954 30
7. Glock Toyota 1:39.967 32
8. Kubica BMW Sauber 1:40.149 35
9. Piquet Renault 1:40.439 32
10. Fisichella Force India-Ferrari 1:40.500 23
11. Webber Red Bull-Renault 1:40.585 24
12. Rosberg Williams-Toyota 1:40.607 34
13. Coulthard Red Bull-Renault 1:40.696 23
14. Nakajima Williams-Toyota 1:40.742 34
15. Trulli Toyota 1:40.877 32
16. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:40.982 36
17. Sutil Force India-Ferrari 1:40.999 32
18. Heidfeld BMW Sauber 1:41.084 35
19. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:41.246 38
20. Barrichello Honda 1:41.377 31
Treino Livre 1
Pos Piloto       Equipe              Tempo     Vls
1. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:40.496 29
2. Massa Ferrari 1:40.654 27
3. Hamilton McLaren-Mercedes 1:40.822 14
4. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:41.099 31
5. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:41.163 23
6. Kubica BMW Sauber 1:41.281 24
7. Raikkonen Ferrari 1:41.317 27
8. Nakajima Williams-Toyota 1:41.329 26
9. Alonso Renault 1:41.385 31
10. Rosberg Williams-Toyota 1:41.706 22
11. Barrichello Honda 1:41.830 27
12. Trulli Toyota 1:41.930 27
13. Sutil Force India-Ferrari 1:41.951 23
14. Glock Toyota 1:42.036 27
15. Piquet Renault 1:42.107 32
16. Heidfeld BMW Sauber 1:42.453 23
17. Button Honda 1:42.460 29
19. Coulthard Red Bull-Renault 1:43.075 25
19. Webber Red Bull-Renault 1:43.312 23
20. Fisichella Force India-Ferrari 1:43.524 24

8/21/2008

Em detalhes

Enfim os pilotos puderam conhecer de perto o novo circuito de Valência...

- Hoje enfim aconteceu o primeiro grande contato do mundo com o circuito de rua de Valência na Espanha, onde no próximo final de semana acontece o Grande Prêmio da Europa de Fórmula-1. Todos os pilotos puderam andar a pé pelo traçado que todos terão de aprender a partir de amanhã. De forma unânime todos gostaram e acharam o local maravilhoso, em especial quanto à seu visual. Parece mesmo ser o mais bonito circuito do calendário, mas que Mônaco.

Kimi Raikkonen aproveitou para andar pelo circuito em um triciclo.


Charlie Whiting, delegado técnico da FIA aproveita para checar os últimos detalhes do local.


A já famosa ponte que separa as duas partes do circuito que tem mais de 20 curvas.


O pit lane é um espetáculo à parte...

A arquitetura em volta também.

Para a posteridade.

8/20/2008

Valência: Quem sabe mais?

Equipes e pilotos correm para "aprender" mais sobre o novo circuito de rua de Valência...



- Pista nova é sempre assim, ainda mais uma pista cheia de surpresas como será a de Valência, onde no próximo final de semana será disputado o tão esperado Grande Prêmio da Europa. A pista é de rua, há poucas áreas de escape, o Safety Car deve ser acionado mais de uma vez, por isso é muito importante se sair bem logo nos primeiros treinos para se garantir uma boa posição de largada já no sábado.

- É hora de apelar para os inúmeros simuladores que existem por aí que, segundo pilotos como Mark Webber, é importante para se definir a sequência de curvas, por mais que não se possa perceber as ondulações presentes na pista.

- A Honda também se utilizou de uma idéia interessante. Primeiro ela comparou os dados da telemetria de um F-3 na pista de Barcelona com os dados de seu próprio carro na mesma pista. Na seqüência se utilizou dos dados do mesmo F-3 na pista de Valência e tentou assim traduzir os dados conforme as diferenças que já haviam sido estudadas. É muita coisa, é difícil, mas vale a pena tentar.

- "Vantagem" mesmo deve levar o brasileiro Nelsinho Piquet, que teve dificuldades em algumas pistas que não conhecia mas agora vem de dois bons resultados e chega a uma pista que ninguém conhece.

- O rascunho acima foi retirado do site do piloto espanhol Pedro de La Rosa que mesmo sem competir pela Fórmula-1 atualmente também deu os seus pitacos (clique para ampliar).

Dados obtidos pela Honda:

Acelerador no máximo: 68%
Desgaste dos freios: alto
Nível de pressão aerodinâmica: alto – 7/10
Compostos dos pneus: macio e supermacio
Desgaste dos pneus: médio
Velocidade média: 191 km/h (119 mph)

8/17/2008

Olimpíadas vs Fórmula-1 na TV

Teremos Fórmula-1 ou Olimpíadas na TV no próximo final de semana?


- Quem acompanha assiduamente a Fórmula-1 irá se lembrar que o Grande Prêmio da Bélgica de 2004, quando Ricardo Zonta e Antonio Pizzonia brigavam para chegar ao pódio, não foi transmitido ao vivo para o Brasil. Em seu lugar assistimos a final do torneio olímpico de volley que deu a segunda medalha de ouro da história desse esporte para o Brasil.

- Na sequência, um compacto da corrida foi exibido pela Rede Globo, apenas os melhores momentos pois Vanderlei Cordeiro de Lima liderava a maratona, antes de ser derrubado pelo mesmo padre irlandês que invadiu a pista do Grande Prêmio da Alemanha de 2000, primeira vitória de Rubens Barrichello na categoria.

- No próximo domingo a Fórmula-1 irá disputar o Grande Prêmio da Europa, pela primeira vez nas belas ruas do circuito de Valência, e mais uma vez durante uma Olimpíada. Teremos ou não transmissão ao vivo? Pois bem, vamos antecipar os horários conforme o programa olímpico e da prova.

SEXTA FEIRA

- Para quem acompanha os treinos livres pelo Sportv a situação é um pouco mais confortável. Além do fato de a emissora contar com 5 canais para a transmissão ao vivo dos jogos, o primeiro treino que acontece as 6 da manhã concorre apenas com provas de Canoagem e Taekwondo masculino. No treino das 9 a grande competição é contra a semi final do Volley masculino, que pode tranquilamente passar para outro canal.

06:00hs
F1: Treino Livre 1
vs
Taekwondo/Canoagem

09:00hs
F1: Treino LIvre 2
vs
Taekwondo/Boxe/Atletismo/Volley Masculino (semi final)

SÁBADO

- O sábado da Fórmula-1 já pode representar um drama. 9 da manhã acontece o treino qualificatório, que define o grid para a prova, mesmo horário da final do Volley feminino. A seleção brasileira está destruindo todos os seus adversários e provavelmente disputará
o ouro. Vale porém ressaltar que as brasileiras estão com fama de "amarelar" na semi-final e caso disputem apenas o bronze fariam a partida 1 e meia da manhã.

09:00hs
F1: GP da Europa (definição do grid)
vs
Final do Volley feminino

DOMINGO

- Domingo é a corrida. 9 da manhã pelo horário de Brasília. A princípio nada dificulta a exibição da corrida pois no último dia dos jogos de Pequim a última competição tem início às 5 horas e 26 minutos da manhã de domingo (horário de Brasília). Porém, exatamente no mesmo horário da corrida começa a cerimônia de encerramento dos jogos.

- Se a Rede Globo de Televisão fosse a única emissora à ter os direitos das Olimpíadas, acredito até que optaria pela corrida. Mas nesse caso há uma grande diferença. Outras emissoras, em especial a Rede Bandeirantes podem se transformar em uma grande ameaça à audiência global que poderia optar pela cerimônia. Pior ainda, o tempo de duração é menor que a abertura dos jogos, cerca de 1 hora e meia, o mesmo tempo de duração de um GP de Fórmula-1.

- Quem ganhará o VT? A cerimônia ou a corrida?

09:00hs
F1: GP da Europa (Corrida)
vs
Cerimônia de Encerramento das Olimpíadas