7/31/2008

Discretamente Kovalainen

Piloto finlandês permanece mais uma temporada na McLaren...


- Não foi como costuma ser o anúncio de chegada ou de permanência de um piloto de Fórmula-1 em sua equipe. Geralmente o chefe do time convoca uma coletiva ou então dispara o anúncio de forma a chamar bastante atenção da mídia para si, para a equipe, o piloto e patrocinadores. Não foi assim no caso de Heikki Kovalainen, confirmado como titular da McLaren por mais uma temporada.

- Martin Whitmarsh, CEO da McLaren, confirmou em uma simples entrevista que o finlandês permanecerá com a equipe durante a próxima temporada com a equipe exercendo a opção de renovação. Heikki era um dos nomes-chave na movimentação de peças para a próxima temporada pois seu fraco desempenho no quesito resultados não estaria agradando seu time. Kovalainen é apenas o sexto colocado no campeonato com 28 pontos contra 58 de seu companheiro Lewis Hamilton, o líder.

- Já se falava na possibilidade do piloto retornar à Renault, sua antiga casa, onde poderia deixar de fora até mesmo o brasileiro Nelsinho Piquet, dependendo é claro da decisão a ser tomada por Fernando Alonso. Agora é praticamente certa a permanência de Piquet na equipe francesa, em especial após o pódio de Hockenheim.

- Com o anúncio já são 8 vagas ocupadas em definitivo para 2009. Pilotos que já tem lugar 100% garantido são: Kimi Raikkonen e Felipe Massa (Ferrari), Nico Rosberg (Williams), Mark Webber e Sebastian Vettel (Red Bull), Jarno Trulli (Toyota), Lewis Hamilton e o finlandês Heikki Kovalainen (McLaren).

- Claro que muitos pilotos estão próximos demais de sua vagas, mas ainda restam 12 para quem for esperto e tiver um bom empresário.

7/30/2008

Foi na Hungria

Relembre a quase vitória de Damon Hill de Arrows em Hungaroring, 1997...



- Outrora moderno e impressionante, o circuito de Hungaroring em Budapeste hoje é considerado um palco sem graça em comparação aos outros que recebem corridas de Fórmula-1. Com a evolução dos carros o circuito se tornou apertado e de quase impossíveis ultrapassagens. E mesmo assim os pilotos gostam de lá, seja pelas maravilhas da cidade ou pelo quão desafiante ainda é a pista, onde os pilotos mal tem retas para descansar e o Sol impera quente nessa época do ano.

- Mesmo asem graça, Hungaroring é um lugar capaz de produzir momentos inesquecíveis para a história da Fórmula-1. Quem acompanha a Fórmula-1 de perto já deve ter visto a espetacular ultrapassagem de Nelson Piquet sobre Ayrton Senna por fora, com o carro saindo de traseira, que é considerada por muitos a melhor ultrapassagem da história.

- Recentemente quero lembrar três fatos.

- No ano passado em meio à disputa interna entre Fernando Alonso e Lewis Hamilton na McLaren o piloto espanhol parou seu carro à frente do inglês nos últimos momentos do treino classificatório e não saiu até ter a certeza que o estreante/rival não conseguiria abrir sua última volta. Um momento digno das grandes sujeiras de Michael Schumacher, igualmente genial porém.

- Quem não se lembra também da prova de 2007, única da história com chuva na Hungria, onde o inglês Jenson Button acabou levando a equipe Honda à sua primeira vitória na fase moderna com amplo domínio em uma prova disputadíssima e linda de se ver?

- E para encerrar a triste prova realizada em 1997. O atual campeão mundial Damon Hill não havia conseguido se manter na Williams e disputada a temporada pela fraca Arrows. Em Hungaroring piloto e equipe acertaram a mão e ele fez sua melhor prova do ano quando era líder com mais de 30 segundos para Jacques Villeneuve - que viria a se sagrar campeão ao final da temporada. Porém, faltando 3 voltas para o final um problema hidráulico, que atingiu aceleração e câmbio simplesmente impediu que ele mantivesse o ritmo nas voltas finais e toda a diferença dele para o canadense foi para o espaço.

- Na abertura da última volta o grande pecado aconteceu. Para tristeza de um público abismado com a prova de Hill, Jacques Villeneuve - colocado duas rodas na terra - assumiu a liderança e conquistou a vitória. O inglês do carro número 1 ainda chegou em segundo lugar e resgatou a expressão criada pelo técnico da seleção brasileira de 1978 sendo o "campeão moral" do dia. Confira no vídeo acima a "vitória" de Damon Hill com sua Arrows.

- Ou seja, por mais que não possamos esperar uma grande corrida, Hungaroring é um lugar místico que a qualquer momento pode deixar boquiaberto o mundo da Fórmula-1.

7/29/2008

500

Mundo Veloz chega às 500 postagens...


- Em 7 de setembro de 2006 entrava no ar uma nova versão do "Mundo Veloz". Após um insucesso com o antigo provedor - que hospedou este espaço por menos de um mês - renascia o meu blog de automobilismo. O tema daquele dia era "Despedidas", e falava sobre o adeus de Michael Schumacher, Zinedine Zidane e André Agassi, praticamente no mesmo momento, ocasião ideal para que o "Mundo Veloz" voltasse. Muita coisa aconteceu de lá pra cá e hoje chego à postagem de número 500.

- O número é significativo e representa algo muito forte no início dessa nova parceria que assumi com o "F1 Mania", um dos maiores sites de automobilismo do Brasil. Sim, para você que ainda não tinha tido a oportunidade de acompanhar, o "Mundo Veloz" se tornou esse mês o blog oficial do site e agora ganha vida nova, esperando sempre muito mais.

Referência:

- Adelaide recebeu o Grande Prêmio da Austrália em 1990 na prova número 500 da história do mundial de Fórmula-1, vencida pelo brasileiro Nelson Piquet com Nigel Mansell em segundo. A ultrapassagem foi realizada no trilho seco da última curva garantindo então a terceira posição no mundial daquele ano.

Agredecimento:

- Quero agradecer a cada pessoa que nesses quase dois anos entrou aqui e leu um artigo que fosse, que deu seu comentário, aqueles que não o deram também e a elogios e críticas sempre constantes. Não vou citar o nome de ninguém aqui para não esquecer ninguém, mas os relacionados do lado direito também sintam-se cada um abraçados.

7/28/2008

"GP do Mundo" garantido

Corridas de F3 e GT garantem homologação de Valência...

Foto: Reta dos boxes - http://brunosennaoficial.blogspot.com/

- O "GP do Mundo" está garantido. O circuito de rua da cidade de Valência - eleito por Bernie Ecclestone o melhor traçado do planeta, o que justifica o título não oficial dado por ele de GP do Mundo - está oficialmente homologado para receber o Grande Prêmio da Europa de Fórmula-1 no próximo dia 24/08.

- E a oficialização foi obtida com uma prova da F3 e outra do campeonato Gran Turismo, ambos espanhóis. 9 pilotos da GP2, visando se adaptar melhor ao traçado por onde a categoria também passará, participaram da prova de GT impedidos de correr com monopostos, são eles: Giorgio Pantano, Mike Conway, Ho-Pin Tung, Pastor Maldonado e Jerome d'Ambrosio pilotarão modelos Dodge Viper, enquanto Luca Filippi vai de Aston Martin, e Javier Villa, Vitaly Petrov e Roldan Rodriguez, todos com carros da Ferrari. Senna e Zuber ainda puderam participar da sessão de treinos livres da F-3.

- Pela falta de áreas de escape os treinos livres devem contar com várias bandeiras vermelhas, o que dificultará ainda mais o encontro do acerto ideal na desconhecida pista. Mais do que isso, acidentes durante a prova devem ocasionar de certo a entrada do Safety Car, o que geralmente transforma a corrida em uma loteria. Robert Kubica e demais azarões de plantão já estão de olho nisso.

- O visual muito me lembra das pistas norte-americanas que recebem a Fórmula Indy, com muros de concreto em ambos os lados do traçado. Bernie Ecclestone, o dono da categoria ficou maravilhado com a mistura entre curvas de alta e baixa do circuito, elegendo-o o melhor do mundo. Eu estranho um pouco a ausência de retas, o que me parece complicar um pouco as ultrapassagens, visto que todos andarão com carga aerodinâmica pesada. De qualquer forma, a pista é larga e mostra espaço para frenagens em traçado diferente.

- O visual é belíssimo, não há dúvidas. Por mais que não se iguale à Mônaco, continua sempre sendo muito bonito ver carros de corrida rasgando as ruas de uma cidade. Seja essas ruas adaptadas para tal ou não.

- Confira aqui mais fotos da inauguração oficial do traçado de Valencia.

- Parte do traçado, com arredores.