3/30/2007

Sem controle de tração...

Depois de admitir não ser capaz de fiscalizar FIA proíbe novamente o dispositivo...

O início da nova era do Controle de Tração em 2001

- A Federação Internacional de Automobilismo divulga aos poucos as definições da última reunião do conselho da entidade que aconteceu no início da semana. Até agora a mais importante, até mesmo pela surpresa foi o fim do controle de tração. Em uma categoria onde o título principal é o mundial de pilotos (e não o de construtores) não há mesmo porquê "autorizar" que pilotos cometam o erro de acelerar em demasia, só para citar um pequeno exemplo do que este dispositivo fantástico é capaz de proporcionar.

- Desde 2001 a FIA autorizou que as equipes trabalhassem com controle de tração pois não era capaz de fiscalizar quais equipes estavam utilizando o sistema, o que já havia sido algo muito estranho, o jeito foi liberar o uso para todas as equipes para que assim todos tivessem as "mesmas" chances.

- Todas as equipes agora serão obrigadas (em primeiro lugar por contenção de custos) a utilizarem o mesmo CEU, que é a Unidade Eletrônica que controla o motor dos carros, e isso possibilitou à FIA acreditar que dessa vez será possível fiscalizar carros e equipes.

A Williams de 92 equipada com o dispositivo

- A história do dispositivo na Fórmula-1 começou com a Williams de 1991, que tinha como pilotos Nigel Mansell e Ricardo Patrese. Mansell desenvolveu o carro em 1991 e quase foi campeão, com o carro pronto em 1992 conquistou seu primeiro e único título na Fórmula-1. Segundo Ayrton Senna aquele carro até um macaco guiaria. Em 1993 Alain Prost também foi campeão. Quando Senna foi contratado em 1994 toda a eletrônica embarcada na Fórmula-1 foi banida e o carro nasceu mal. Todos nós sabemos o fim da história.

- É um problema a menos para algumas equipes porém é um problema a mais para uma meia duzia de pilotos que até hoje só correram com carros de Fórmula-1 equipados com o controle de tração, entre eles Fernando Alonso, Felipe Massa e Kimi Raikkonen. De qualquer forma o talento do piloto prevalecendo é tudo que os fãs da Fórmula-1 anseiam ver. Resta saber o tamanho do problema para uns e a eficácia da solução para outros.

- Outra resolução foi a manutenção das ranhuras nos pneus. Há pelo menos dois anos a FIA promete utilizar pneus slick na temporada seguinte. Mais uma vez a história morreu no meio do caminho.

3/29/2007

Em Sepang.... água para todo mundo!!!

Chuva abrevia treinos e Lewis Hamilton termina dia na frente...


- Equipes e pilotos da Fórmula-1 testam essa semana no autódromo de Sepang, na Malásia onde no próximo dia 8 acontecerá a segunda etapa do mundial 2007. Na terça feira o mais rápido do dia foi o polonês Robert Kubica da BMW, com Raikkonen em segundo e Alexander Wurz em terceiro. Ontem Kimi Raikkonen foi o mais rápido com Wurz em segundo. Massa não treinou em nenhum dos dois dias pois era permitido usar apenas um carro em cada sessão e poucas equipes dividiram os bólidos entre os dois pilotos.

- Hoje Massa esteve na pista, mas uma chuva torrencial acabou atrapalhando um pouquinho o que seria o último dia de trabalhos das equipes na pista. Tanta água, como se pode ver na imagem acima fez com que todos os times (excessão feita à Toro Rosso) entrassem em acordo para que mais uma bateria acontecesse amanhã.

- Com isso Lewis Hamilton foi o mais rápido do dia com o tempo de 1:35:918, cerca de 2 décimos de segundo mais rápido que o australiano Mark Webber da Red Bull. Ralf Schumacher com sua Toyota foi o terceiro e Felipe Massa apenas o quinto. Destaque para a última posição de Heikki Kovalainen, tudo bem que ele não conheça a pista, mas dentre os 10 pilotos que estiveram na pista ele levou mais de um segundo do nono colocado que foi Nick Heidfeld e mais de dois do oitavo anthony Davidson... sim, uma Super Aguri. Sentiu o baque o finlandês?

Confira:

1. Lewis Hamilton (McLaren) 1:35.918
2. Mark Webber (Red Bull) 1:36.138
3. Ralf Schumacher (Toyota) 1:36.700
4. Vitantonio Liuzzi (Toro Rosso) 1:36.712
5. Felipe Massa (Ferrari) 1:36.947
6. Nico Rosberg (Williams) 1:37.070
7. Jenson Button (Honda) 1:37.472
8. Anthony Davidson (Super Aguri) 1:37.606
9. Nick Heidfeld (BMW-Sauber) 1:38.551
10. Heikki Kovalainen ( Renault ) 1:39.654

3/26/2007

F3 Sulamericana: Clemente é o nome

Em uma categoria sempre renovada forçadamente surge um novo nome...


- Clemente Faria Junior da equipe Cesario Fórmula venceu as duas baterias da etapa de abertura do sulamericano do F-3 em Interlagos. No sábado largou na pole position, perdeu a liderança para Fernando Galera na largada e com algumas voltas já era líder e vencedor. Ontem não perdeu a liderança em momento nenhum e teve uma corrida ainda mais fácil e tranquila.

- Essa é uma categoria que se força à renovação todo ano. Pilotos saem, como o carismático campeão Luiz Razia que agora segue rumo à Europa, algo que já havia acontecido ao campeão anterior Alberto Valério, também da Cesario. Quem está fora nessa temporada também é Bia Figueiredo, que segue tentando vaga em algum lugar da Europa.

- Portanto sempre no início de temporada resta saber quem será o piloto de destaque, que geralmente é um daqueles que disputaram a temporada anterior, assim como Clemente.

- Aliado ao fato de que em 2007 a categoria alinha com pelo menos 6 carros a mais em cada etapa Clemente Faria Junior segue disputando contra uma legião de estreantes e tem tudo para se dar bem na temporada. Como ele não tem culpa de nada o jeito é mesmo acelerar, e isso ele fez muito bem vencendo as duas etapas e se colocando como favorito ao título. Agora é acompanhar, ao que tudo indica será uma temporada bonita como há tempos não se via na principal competição de carros fórmula da América do Sul.... ou melhor... do Brasil, ainda faltam estrangeiros por aqui.