4/12/2008

Experiência fala mais alto

30 anos de categoria fazem com que Ingo Hoffmann conquiste a primeira pole da temporada...


- Quase todo mundo vai achar algo que justifique a pole position de Ingo Hoffmann, e todos os motivos apresentados em algum momento recairão sobre a experiência do mais velho competidor da Stock Car brasileira. E a experiência geralmente aparece no momento de grandes mudanças... como hoje.

- Mudou tudo no classificatório da Stock. O primeiro treino agora só tem meia hora e só os melhores 15 colocados vão para a segunda fase, que classifica apenas 6 para a Superpole (que alguns já chamam de "Q3", nomenclatura utilizada na Fórmula-1). A diferença são os "matchs" que definem os 3 melhores colocados. 1º contra 6º, 2º contra 5º e 3º contra 4º, os dois pilotos na pista, largando parados no grid para duas voltas. Os vencedores desses matchs largam nas três primeiras posições, que são definidas pela soma das duas voltas, mesmo sistema que define 4º à 6º, os perdedores. Difícil... não na prática.

- O sistema se mostrou divertido, em especial no embate entre Thiago Camilo e Cacá Bueno, que duelaram durante toda a volta, fato que atrapalhou a volta dos dois. Camilo venceu.

- Na seqüência Marcos Gomes e Antonio Jorge Neto foram para a pista e Marcos Gomes venceu tranquilamente. Porém todos se perguntavam porque a primeira volta dele não havia sido registrada. A explicação veio à seguir: Ele queimou a largada e larga em 6º. Depois Gomes afirmou ter sido pego de surpresa por nunca ter largado parado na Stock, o que o fez deixar o carro andar antes da partida.

- O embate final ficou entre Ricardo Maurício e Ingo Hoffmann. No grid Maurício tinha a melhor posição e a preferência no "S" do Senna por ter feito o melhor tempo, mas quem se deu melhor foi Ingo, que pulou tranquilamente à frente na largada por conseguir tracionar melhor. "Eu ensaiei quando saí dos boxes, mas errei meu ensaio, isso me possibilitou corrigir o erro no momento que valia à sério, eu tracionei melhor". Venceu o "match", fez a melhor volta e larga na pole position depois de 6 anos. Merecido, ele estudou o que faria no momento da volta. Antes ele havia criticado o novo sistema, após ter conquistado e pole só elogios.

- Perguntei a ele se a largada parada, uma das coisas que mais chamou atenção de todos em Interlagos, poderia servir de laboratório para que a partida das corridas seja assim: "Não, não tem como pois os carros as vezes demoram mais de 1 minuto para alinhar no pit, isso faria com que os primeiros colocados (que alinham primeiro) ficassem muito tempo parados e os carros de Stock tem sérios problemas de aquecimento. Uma explicação mais do que justa.

- A reclamação do dia ficou por conta de Cacá Bueno: "Vamos fazer uma gincana então, quem descer mais rápido de rapel é pole. Ou então façamos dois times de 8 jogadores e decidimos no futebol". Sejamos justos, o bicampeão foi crítico do novo sistema desde o início.

Grid de Largada: Stock Car V8 - 1ª Etapa (SP)

1º) Ingo Hoffmann (ML, SP), 2 voltas em 3:27.208 (média de 149.72 km/h)
2º) Thiago Camilo (CA, SP), a 0.502
3º) Antonio Jorge Neto (ML, SP), a 0.469
4º) Ricardo Mauricio (P3, SP), a
5º) Cacá Bueno (ML, RJ), a
6º) Marcos Gomes (CA, SP), DQ

7º) Guto Negrão (CA, SP), 1:40.767
8º) Luciano Burti (P3, SP), 1:40.895
9º) Atila Abreu (P3, SP), 1:41.013
10º) Pedro Gomes (P3, SP), 1:41.057
11º) David Muffato (P3, PR), 1:41.068
12º) Daniel Serra (CA, SP), 1:41.075
13º) Popó Bueno (CA, RJ), 1:41.108
14º) Valdeno Brito (CA, PB), 1:41.275
15º) Nonô Figueiredo (ML, SP), 1:41.344

16º) Hoover Orsi (CA, MS), 1:41.107
17º) William Starostik (P3, SP), 1:41.113
18º) Lico Kaesemodel (ML, PR), 1:41.131
19º) Giuliano Losacco (P3, SP), 1:41.189
20º) Duda Pamplona (ML, RJ), 1:41.202
21º) Tarso Marques (P3, PR), 1:41.211
22º) Alceu Feldmann (CA, PR), 1:41.218
23º) Rodrigo Sperafico (ML, PR), 1:41.311
24º) Ricardo Zonta (P3, PR), 1:41.327
25º) Juliano Moro (CA, RS), 1:41.375
26º) Felipe Maluhy (ML, SP), 1:41.395
27º) Allam Khodair (CA, SP), 1:41.417
28º) Thiago Marques (P3, PR), 1:41.492
29º) Norberto Gresse (P3, SP), 1:41.608
30º) Ricardo Sperafico (P3, PR), 1:41.679
31º) Antonio Pizzonia (P3, AM), 1:41.762
32º) Carlos Alves (ML, SP), 1:41.763
33º) Thiago Medeiros (ML, SP), 1:41.830
34º) Andre Bragantini (P3, SP), 1:41.849

De olho:


- Observe a imagem acima, se preferir clique para ampliar. O traçado do circuito estampado na camiseta é o do antigo Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, mas a camiseta descreve como sendo "Brasilia-DF". Agora observe ao fundo e veja o banner da Stock Car ao fundo. A "raridade" foi encontrada hoje na loja oficial de produtos da categoria, em Interlagos. A foto é um clique meu mesmo, que não pude resistir.

Imagens: Bruno Terena (Ingo) e Mundo Veloz (camiseta)
Fonte dos tempos: www.cronomap.com.br


4/11/2008

Stock 2008: Com pompa mais uma vez...

Ultimamente na Stock sobra "pompa" e falta algo mais... como será dessa vez?


- Interlagos assistiu ontem ao último teste coletivos de todas as equipes antes do início da temporada. Hoje os carros que vão à pista já podem se considerar participantes da primeira etapa do campeonato brasileiro. Antes das atividades de pista começarem porém, a premiação de 2007, que não aconteceu devido ao trágico acidente que vitimou Rafael Sperafico na última etapa do ano passado foi realizada. Na sequência, uma entrevista coletiva com Carlos Col e com os novos patrocinadores da categoria, ninguém fez uma pergunta sequer.

- Entre as atividades de pista o que mais chamou atenção foi o shakedown das pick-ups, que agora integram o evento com o Campeonato Brasileiros de Pick-up Racing, agora com os mesmos chassis da Stock, produzidos pela JL.

- Outro detalhe interessante foi acompanhar o trabalho das equipes com o novo sistema de reabastecimento. Um galão bem vedado foi o instrumento escolhido pelos times que agora se verão obrigados à realizar pelo menos um pit stop por prova. Claro que em alguns lugares do Brasil não há estrutura para isso, e não faço idéia de como solucionar esse problema, mas o trabalho de pit é interessante mesmo sendo realizado apenas por duas pessoas: um segura o "pirulito" para parar o carro e dar ordem de partida e outro realiza o abastecimento.

- E desde a temporada 2005 falta algo mais para a categoria. Claro que Cacá Bueno merece todos os méritos por ter conquistado os dois últimos campeonatos, mas as corridas foram menos emocionantes. O número cada vez menor de ultrapassagens pode ainda eliminar o interesse de muitos por uma categoria que, ao que tudo indica, em contrapartida terá apoio maior da Rede Globo de Televisão.

- Fica aqui a torcida para que, com apenas uma equipe caindo para a "segunda divisão" da Stock (Copa Vicar) as disputas em pista aumentem, pois esse foi o grande motivo da queda na competitividade no ano passado. Toda e qualquer posição era valiosa demais e dizia muito sobre a permanência no campeonato seguinte.

- Vale lembrar também que o contrato de patrocínio da Nextel com a categoria se encerra esta temporada e não seria nada interessante para os objetivos da categoria perder o título de "Copa Nextel Stock Car", mesmo com o aparecimento de outro patrocinador.

- Reza também a lenda que o pai de um grande piloto da categoria pode aparecer narrando alguma prova nesta temporada. Ele já foi o responsável pela locução do vídeo institucional da Stock Car 2008. Estamos de olho.

4/08/2008

Bahrein: Notas do Mundo Veloz

Quando tudo se passa normalmente é natural que o vencedor leve a maior nota...


- Felipe Massa sai na frente no "Ranking Blog" da temporada 2008 com a melhor nota dada pelo Mundo Veloz. Por seu desempenho desde a sexta feira Felipe só não levou um 10 por não ter largado na pole position e pela pouca diferença para seu companheiro de equipe. Mas é a recuperação do brasileiro na temporada também aqui.

- Na ponta de baixo situação complicada para Sebastian Vettel que mais uma vez praticamente não participou da prova e para Lewis Hamilton, que com o carro que tem poderia ter feito algo mehor. David Coulthard também foi penalizado pelo acidente com Button, o segundo dele na temporada.

PILOTOS

Massa: Perdeu a pole no sábado para um inspirado e leve Kubica. Na prova ganhou a posição na largada e manteve distância segura para Raikkonen enquanto mesclava velocidade e prudência. Pela primeira vez ganhou uma corrida sem largar da pole position. Nota: 9

Raikkonen: Discreto no sábado, Kimi foi combativo nas primeiras voltas da prova passando Kubica e Kovalainen e não dando descanso à Massa um momento sequer. A diferença entre eles nunca chegou à casa dos 10 segundos. Nota: 8,5

Kubica: Mesmo com o tanque vazio não podemos esquecer o brilho da pole position que ele conquistou no sábado, a primeira de sua carreira e também da equipe. Na corrida teve problemas nas primeiras voltas e perdeu posição para Raikkonen depois de perder a liderança na largada por deixar o carro patinar de leve. Esteve perto de Kimi também no final. Nota: 7,5

Heidfeld: Pela segunda vez seguida fez a melhor volta da prova. Largou apenas na 6ª posição mas recuperou terreno na corrida chegando à frente das duas McLarens. Ficou atrás de Kubica no entanto. Nota: 7

Kovalainen: Largando em 5º ele subiu para 3º na primeira volta mas acabou perdendo posições para Raikkonen e e Heidfeld. Depois disso, afirmou não ter tido carro para se recuperar. Nota: 4

Trulli: Mais uma vez levou o carro à Superpole e com isso vem se tornando o melhor piloto fora de Ferrari, McLaren e BMW. A 6ª colocação foi alcançada com um ritmo consistente. Nota: 7

Webber: Geralmente vai bem nos treinos e mal na corrida, mas dessa vez aconteceu o contrário. Largou em 11º e chegou em 7º conseguindo 2 pontos para si e para o time. Nota: 6,5

Rosberg: Largou em 8º e chegou na mesma posição. Foi discreto. E o carro já não responde tão bem. Nota: 5

Glock: Não foi tão bem no sábado desta vez, mas fez boa prova e chegou próximo aos pontos. Conseguiu boas posições nos trabalhos de box, fruto de um bom ritmo de prova. Nota: 6

Alonso: Anda despontado com o desempenho de seu carro e não consegue ser combativo. Chegou em 10º lugar sem nada poder fazer. Difícil acreditar que manterá o foco. Uma pena. Nota: 5

Barrichello: Lamentou não ter chegado à fase final do treino de classificação. Na corrida poderia ter ido melhor mas pressionou Alonso no final da prova e comemorou pedindo um carro mais competitivo. Nota: 5

Fisichella: Largou em 17º e chegou em 12º. Durante a prova segurou Rubens Barrichello muito bem até parar no pit. Nota: 4,5

Hamilton: Bateu na sexta feira destruindo seu carro mas conseguiu ficar em 3º no sábado. Na corrida ficou parado na largada caindo para 10º mas teve de trocar o bico de seu carro após acertar Fernando Alonso por trás. Com o decorrer da prova não conseguiu se recuperar. Nota: 1

Nakajima: Não foi o último colocado pela primeira vez na temporada, o que não quer dizer muita coisa. Mas no sábado também. Nota: 3

Bourdais: Discreto durante todo o final de semana largou e chegou em 15º mesmo com abandonos. Nota: 3

Davidson: Andou pela segunda vez à frente de seu companheiro de equipe. Tanto no sábado quanto no domingo. Nota: 3,5

Sato: Comemorou o fato de ter andado em 14º durante parte da prova. Com o carro que tem a alegria é justificável Nota: 3

Coulthard: No sábado foi apenas o 17º colocado. Na corrida fez uso de uma estranha manobra e tirou Button da prova. Assim como já havia feito com Massa na Austrália ele se esqueceu que seu carro tem dois espelhos retrovisores. Nota: 0,5

Sutil: É injustificável a diferença de rendimento entre ele e seu companheiro Giancarlo Fisichella. Chegou em último. Nota: 0,5

Piquet: Sofre com o mesmo problema de Alonso e não tem a mesma velocidade de seu companheiro de equipe. Rodou na 1ª volta e abandonou depois com problemas no câmbio após ter feito boa parte da prova sem a segunda marcha. Nota: 4

Button: Levou a Honda à Superpole conseguindo um belo resultado no sábado. Na corrida teve problemas na 1ª volta e após uma tentativa de ultrapassagem à David Coulthard foi tirado da prova. Nota: 5

Vettel: Muito lento no sábado, ficou apenas à frente de Sutil e das Super Aguri. Na corrida abandonou na primeira volta. Nota: 0

EQUIPES

Ferrari: Só não foi perfeita por não ter ficado com as duas posições na primeira fila do grid. Na corrida seus pilotos fizeram o que tiveram vontade. Nota: 9,5

BMW: jSaiu do Bahrein com a primeira pole position da história do time e com a liderança no mundial de construtores após ficar à frente dos dois carros da McLaren. Nota: 9

Renault: Não passou de um 10º lugar com Fernando Alonso e o câmbio deixou Nelsinho Piquet na mão. O carro é ruim e parece que não evolui. Nota: 2

Williams: O time não consegue manter o ritmo da primeira prova do ano, quando todos acreditavam que os bons momentos poderiam retornar ao time de Frank Williams e Patrick Head. Para piorar, parece que é time de um carro só. Nota: 4

Red Bull: Mais uma equipe de um carro só, ou melhor, de 1 piloto só. O carro suportou bem o ritmo de prova de Webber. Nota: 5

Toyota: É a quarta força do mundial até o momento, atrás apenas de Ferrari, BMW e McLaren. Figurinha carimbada nas Superpoles. Nota: 6,5

Toro Rosso: Quando os 2 pilotos reclamam do carro é sinal que tem algo errado. Más posições de largada e discrição na corrida deram o tom da equipe no Bahrein. Nota: 1

Honda: Voltou à Superpole com Button e possibilitou um bom ritmo de prova à Barrichello, que não passou Alonso por falta de velocidade em retas. Nota: 5

Super Aguri: Não ficaram com as últimas posições nem no grid e nem na corrida. O ritmo porém ainda é muito ruim. Nota: 3

Force India: Empacou na classificação e nenhum de seus carros passou do Q1. Na corrida Fisichella teve carro para andar entre os 12 e assim chegou. Nota: 3

McLaren: É desastroso para a equipe não conseguir acompanhar o ritmo da BMW. Isso significa que a Ferrari, grande objetivo, pode estar bem à frente. Nota: 4


4/07/2008

O mesmo filme

Felipe Massa recupera a confiança e vence o GP do Bahrein cumprindo o primeiro passo de sua recuperação no campeonato...


- Faltam duas provas da seqüência vencida por ele no ano passado. Espanha e Turquia, exatamente as próximas duas provas. Apostando no retrospecto Felipe Massa usa as corridas nesses países para se recuperar no mundial 2008 de Fórmula-1 e renovar principalmente a sua própria confiança entre italianos e brasileiros.

- O primeiro passo foi dado, e se ele não não se recuperou totalmente no campeonato (ocupa a 6ª posição com os 10 pontos conquistados no Bahrein) ele já da indícios de que a confiança está voltando. Não completamente, é verdade, segundo o "Gazetta Dello Sport" foram as provocações de Schumacher que fizeram bem à Felipe. Mas o primeiro passo de sua tentativa foi dado.

- E mais do que isso, para quem pode compreender nas entrelinhas de suas declarações pós-prova, ele assumiu o erro conquistado na Malásia. Frases como "hoje fiz uma corrida cabeça para não cometer erros e fazer nenhuma bobagem", mostram o quão Felipe parece ter se concentrado para este corrida. E que assim continue, caso contrário as cobranças voltarão.

- A "corrida cabeça" que ele fala resultou em uma prova onde ele preferiu não abrir tanta distância para seu companheiro de equipe. Isso faria com que ele andasse mais próximo de um erro. É o pouco que falta para que ele volte à briga pelo título pois um piloto de Fórmula-1 não pode abdicar de abrir uma vantagem com receio de errar.

- Mas agora as coisas estão caminhando bem...