11/08/2007

Espionagem - Parte II

Agora a "bola da vez" é a Renault, que tem julgamento marcado para o próximo dia 6 de dezembro, uma sexta feira em Mônaco...


- A temporada 2007 nem por decreto parece ter um fim. Quando a McLaren teve seu segundo julgamento marcado, pelo caso de espionagem contra a Ferrari, um dos assuntos que entraram em pauta envolviam a Renault, que seria autora de outro caso de espionagem, que dessa vez teria a McLaren como vítima. Tudo porquê Flávio Briatore pediu para participar da reunião que incriminou a equipe inglesa para ter Alonso como piloto em 2008, fazendo com que ele se aproveitasse de uma cláusula contratual que previa liberação em caso de escândalos.

- O artigo é o mesmo, o 151c, aquele que prevê que a equipe que se apossar de documentos que contenham informações privilegiadas de outro time, será exluída do mundial corrente e também do próximo (algo que não aconteceu com a McLaren).

- Teria a Renaut, após ter contratado dois ex-funcionários da McLaren, estado de posse de informações privilegiadas sobre o sistema de reabastecimento, o câmbio, o sistema de refrigeração de óleo, o sistema de controle hidráulico e componentes de suspensão que seriam usados nos carros da equipe de Ron Dennis.

- Okay, sabemos que não irá acontecer nada (fosse assim e teria acontecido mais à McLaren), a Renault também é ré primária, também é uma importante equipe do mundial e blá, blá, blá... a FIA não tem moral para punir a equipe francesa, o precedente já foi aberto.

- Resta saber se o melindrado Carlos Ghosn, brasileiro presidente do Grupo Renault-Nissan, irá aceitar bem essa decisão da entidade de convocar os envolvidos para uma reunião no próximo dia 6. Ele e muito preocupado com os rumos que a Fórmula-1 faz a Renault tomar e talvez acredite que tudo isso pode manchar a imagem de sua empresa. Daqui há pouco ele corta investimentos na equipe de Fórmula-1, como já ameaçou várias vezes, e esse caso que não vai dar em nada acaba prejudicando à todos que gostam do esporte.

EDIT:

- Acabo de ouvir no "Jornal da Globo" que a Renault está sendo acusada de espionagem contra a Ferrari (???). Sim... eu ouvi isso, e ouvi pior: Disseram que o objeto de desejo tanto de McLaren quanto de Renault é o modelo "Ferrari Mp4/21" e "Ferrari Mp4/22".

- Se você também ouviu isso esqueça tudo. A Renault será julgada por espionagem contra a McLaren e os modelos se chamam
"McLaren Mp4/21" e "McLaren Mp4/22".

- Foram longe agora para uma emissora oficial...

Mil Milhas: A melhor cobertura

Foto literalmente roubada do "Saco Vazio de Gatos" de Rodrigo Mattar... mas é por uma boa causa...

- Eu sou um estreante no mundo de Le Mans. As conversar que tive ontem em Interlagos, as dúvidas que tirar serviram para que eu apenas começasse a me introduzir nesse mundo. Daqui há pouco estarei eu lá novamente e aprenderei mais, mais e mais...

- É claro que pretendo trazer tudo para você que acompanha o "Mundo Veloz", mas a melhor cobertura da Internet está sendo mesmo feita por Rodrigo Mattar em seu blog. Como eu disse, sou um novato em Le Mans e ele é um sabe-tudo, um fera, e caso você queira mesmo entender o que se passa em Interlagos clique aqui!!!

- Mas não deixe também de visitar o "Mundo Veloz" por causa disso, heheheh...

11/07/2007

Quem pode substituir Alonso?

Com o anúncio da nova dupla da Williams o mercado de pilotos se agita ainda mais para 2008, quem a McLaren estaria procurando para substituir Alonso?


- Nico Rosberg e Kazuki Nakajima, esse foi o anúncio do dia no mundo da Fórmula-1 que insiste em não parar. Certo, quando lí a notícia a primeira coisa que pensei foi: "Se Alonso assinar com a Renault e Kovalainen ficar... Nelsinho perdeu seu refúgio."

- Meu segundo raciocínio foi: "Fisichella também perdeu seu refúgio e ficou sem ter para onde correr..."

- Enquanto todos debatem sobre o futuro de Fernando Alonso eu penso no futuro de sua ex-equipe, a McLaren, que precisa agora de um companheiro para Lewis Hamilton. Fala-se muito em um piloto que não traria problemas para Hamilton no que diz respeito ao relacionamento interno, mas eu acho que um assunto não escapa das reuniões da equipe: Quem vai acertar o carro?

- Existem hoje três categorias de piloto para se enquadrar às necessidades do time inglês: Os garotos, os pilotos "sem expressão" e os acertadores de carro.

- Um garoto não traria trabalho à Hamilton, como quer a McLaren, mas não acertaria o carro, como já não o faz Lewis. O inglês poderia tranquilamente ser o primeiro piloto da equipe apaziguando os ânimos da imprensa inglesa.

- Um "sem expressão" também não traria problemas à Hamilton, que seria ainda assim o primeiro piloto. Além do mais, alguns pilotos que fazem parte dessa categoria podem ajudar na evolução do carro, sem Alonso e debaixo de marcação cerrada da FIA, o time precisa mesmo de alguém assim. Faltaria portanto velocidade para um piloto como esse, talvez esses pontos façam falta no final do ano para a equipe, que deve querer recuperar o título perdido em 2007 (o mais ganho dos últimos anos).

- Um "acertador de carro" não necessariamente precisa ser "sem expressão" (vide Alonso), e seria muito útil. Alguns deles aceitariam qualquer proposta para correr em um dos carros da equipe, ou de qualquer equipe, alguns podem ficar á pé.

O que você acha que a McLaren mais precisa? Quem são os favoritos... aponto abaixo uma lista de nomes que participaram da temporada 2007, se alguém quiser contribuir fique à vontade.

Garotos:

- Heikki Kovalainen
- Adrian Sutil
- Nico Rosberg (eliminado da disputa)

Sem expressão:

- Giancarlo Fisichella
- Alexander Wurz (aposentado)
- Jarno Trulli
- Ralf Schumacher (já preterido pela equipe)
- Pedro De La Rosa (não correu em 2007 mas é piloto de testes da McLaren)

Acertadores de carro:

- Rubens Barrichello
- David Coulthard
- Alexander Wurz (aposentado)
- Fernando Alonso (demitido da McLaren)
- Pedro De La Rosa (não correu em 2007 mas é piloto de testes da McLaren)

- Se contarmos as categorias separadamente não temos grandes opções. Dois nomes se repetem, o do aposentado Alexander Wurz, que já foi piloto de testes da McLaren, que com sua aposentadoria diminui ainda mais a lista de possibilidades. E De La Rosa, que teria apoio de patrocinadores espanhóis.

- Não fica muito difícil acertar quem seria o piloto do time, basta que consigamos entender o raciocínio da McLaren para 2008 e escolher entre um desses.

Para onde vai Alonso?

Desafio do Blog do Pezzolo mostrou respostas interessantes...

- No último final de semana o "Blog do Pezzolo" fez um desafio à varios blogueiros relacionados com o mundo do automobilismo. E nest post ele divulga as respostas de cada um. Vale a pena, lá está não só a resposta do "Mundo Veloz" como várias outras provavelmente bem mais gabaritadas, risos...

- É um exercício interessante de imaginação ler cada resposta!!!

Mil Milhas: Tirando do armário

Primeiros carros vão à pista em Interlagos na primeira etapa da Le Mans Series na América do Sul...

- Sim, foi um primeiro contato e tanto. Eu não esperava que os carros fossem tão belos. Enquanto os mecânicos realizam os seus primeiros trabalhos de box, tirando tudo de dentro das prateleiras, efetuando trocas de pneu e afins.

- Infelizmente não pude ver carros na pista, afinal de contas por problemas pessoais eu não pude ficar até 16 horas, horário do primeiro treino livre.

- Acima, um Spyker ainda no armário, literalmente, abaixo o carro semi pronto nos boxes.


- No primeiro contato entre pilotos e imprensa, as declarações não fugiram da vala comum. Expectativas, comentários sobre a (difícil) pista, sobre a primeira etapa da Le Mans Series fora da Europa e com pilotos brasileiros falando sobre as dificuldades de uma prova de Endurance.

- Na coletiva estavam presentes os pilotos Marcel Visconde, Nonô Figueiredo, Raul Boesel, Andreas Mattheys, Pedro Lamy, Marc Genê, Jean-Cristophe Boullion, Chico Serra, Daniel Serra e Chico Longo.

- Infelizmente no primeiro contato com a Mil Milhas-2007 quatro promessas não cumpridas me chamaram negativamente atenção. Duas delas já citei por aqui, a falta dos ingressos populares, a ausência de Jacques Villeneuve, ausência de um brasileiro à bordo da tripulação do Peugeot Diesel e uma curiosa... a Record havia sido anunciada como emissora oficial do evento na apresentação do mesmo. Prometido foi que a rede transmitiria largada e chegada da prova, assim como foi prometido no ano passado, acho que não vai acontecer (aguardarei definição).

- Destaque para a chuva que ameaçou São Paulo no dia de hoje e que, como não podia deixar de ser, pairou por Interlagos como se pode ver abaixo.

11/05/2007

Começou a "Temporada do Balão"

Junto ao anúncio de que Alonso não correrá na McLaren na próxima temporada abriu-se a "Temporada do Balão"... balão de ensaio...

- Balão de ensaio: "Substantivo masculino. Figurativo. Tentativa; Notícia para sondar a opinião pública." - Essa é a definição de "balão de ensaio", que você pode encontrar aqui. Feita a introdução.

- E com o anúncio do encerramento da parceria entre Fernando Alonso e a McLaren, como não poderia deixar de ser, estamos vivendo o início da "Temporada do Balão", onde muita gente envolvida com a Fórmula-1, incluindo ex-pilotos, dirigentes e profissionais de imprensa, aparecerá com alguma teoria sobre o futuro de Alonso e também sobre seu substituto.

- E para abrir a temporada um boato dos bons. Michael Schumacher seria o substituto de Alonso na equipe anglo-germânica. O próprio empresário de Schumacher, o bom Willi Webber tratou de desmentir de bate-pronto a idéia, mas era quase impossível acreditar em um boato como esse.

- E oficialmente foi um boato mesmo, ou nem isso, afinal de contas a idéia veio de um simples comentário de Patrick Head, diretor da Williams, que teria dito que Michael estaria (sim, sempre no condicional, fica melhor) entediado e que Ron Dennis teria este excelente idéia. Nada mais que isso, mas é claro que nas férias da Fórmula-1 "relógio de pulso vira Big Ben".

- Imagino Schumacher aceitando a proposta e sentando no carro da McLaren depois de ter engordado, com carros sem controle de tração e com vários garotos sedentos por enfrentá-lo. Seria difícil também a disputa entre Schumacher e Hamilton, quem seria o número 1? A McLaren pode afirmar aos quatro cantos que não dá preferência a nenhum de seus pilotos, mas ambos exigiriam tal direito. Schumacher correndo contra a Ferrari também não seria a mehor das imagens de ser ver... ainda bem que não passa de um boato!!!

- Está aberta a "Temporada do Balão"... e você? Tem algum destino para Alonso ou um substituto em mente?

- Bom seria se todos fizessem como Flávio Briatore, que deu prazo até terça para que o espanhol assine com o time e ainda anunciou para todo mundo.