3/18/2009

Joga fora

É o que as vezes se faz com algo tentando livrar-se de um erro...


- Eis que de repente toda uma constelação que gira em torno da Fórmula-1 projetando carros, colocando pneus e combustíveis, adesivando, equipando e principalmente guiando (entre várias outras coisas) se vê as portas de um mundial pensando em que estratégias lançar mão para conquistá-lo. Alguns nem tanto, preferem apenas pensar em como não fazer um papel ruim ou não dar vexame.

- Pois bem, aí faltando 12 dias para o início do campeonato e alguém resolve mudar a regra principal do jogo, a pontuação, simplesmente o item que define o campeão. Agora não se fala mais em pontos para se definir o campeão e sim em número de vitórias. Os pontos são para os menores, aquele que Nelson Piquet gostava de chamar de perdedores, ou seja, todos os que se classificam do segundo para baixo.

- Jogue-se fora então todo e qualquer tipo de estratégia que possa ter sido feito até aqui. Jogue-se fora a ponta de esperança pelo fato de determinada equipe ter construído um carro rápido mas que é principalmente confiável. Jogue-se fora conselhos dados a alguns pilotos que eram tidos como afoitos por buscarem a vitória a qualquer custo e por isso as vezes botarem tudo a perder. Jogue-se fora as contas que geralmente são feitas em final de campeonato para saber quantos pontos piloto "x" precisa para ser campeão e principalmente jogue-se fora a possibilidade de ver se repetir uma final como a do ano passado, onde o quinto lugar deu a Lewis Hamilton na última volta a pontuação necessária para ser o campeão.

- Sim, as corridas serão melhores, disso não tenho dúvida, principalmente do meio pra frente do campeonato, mas será que isso basta para o todo? E se alguém conquistar quatro vitórias no início do ano? E se as vitórias forem divididas durante o campeonato?

- Sou contra, absolutamente contra o novo regulamento até mesmo por achar que esta foi a pior forma de se corrigir um erro cometido anos atrás quando se diminuiu a distância em pontos do primeiro para o segundo colocado com a finalidade de impedir que Michael Schumacher se tornasse campeão de forma muito antecipada. A regularidade será punida daqui pra frente.

- Mas como toda regra, há um lado bom em tudo isso. Já posso enxergar comentários do tipo "há muito tempo não viamos uma briga pela vitória como na corrida de hoje, forçados pelo regulamento os dois pilotos batalharam na pista pela primeira posição mesmo após a última parada de ambos nos boxes...".

- São dois lados de uma mesma moeda que, como outras detalhes incluídos neste campeonato, só poderão ser analisados com mais firmeza após o início de tudo.

- Você já viu um campeonato começar assim?

Imagem: www.dreamstime.com