6/05/2008

Salve Max, Max salvo?

Teria sido a vitória na votação em assembléia geral da FIA a salvação de Max Mosley?


- É... aconteceu o que o mundo do automobilismo na queria e talvez até não esperasse. Max Mosley está salvo. Na última terça feira ele recebeu dos clubes associados à FIA uma moção de confiança para a continuidade de seu trabalho à frente da entidade. Na assembléia geral da entidade foram 101 votos à favor e 53 contra, sem contar abstenções e inválidos – que somam 11. Quase o dobro dos votos válidos, o que a frieza dos números interpretaria como uma demonstração de força apresentada pelo dirigente envolvido em escândalo sexual com temática nazista.

- Mas o que explica essa votação se nos últimos dias todos levantaram a voz contra Max Mosley? A lista vai de Bernie Ecclestone, passando por dirigentes de varias equipes – há até uma inédita união entre McLaren Mercedes e BMW e chega aos pilotos como Niki Lauda, Rubens Barrichello e Emerson Fittipaldi, que na minha frente, quando perguntado sobre o assunto, disse “lamentável”.

- A resposta para isso talvez esteja na vergonha que muitos votantes espalhados pelo mundo passariam caso levantassem a voz para apoiar a permanência de Max Mosley à frente da Federação Internacional de Automobilismo. É muito comum, como foi dito à época, que as pessoas tenham os mais exóticos fetiches, sejam eles ofensivos ou não à quaisquer etnias, classes sociais e o que for. Mas é muito complicado assumir que coisas como essas sejam normais.

- O mais fácil o se fazer nesse momento é mesmo entrar calado no recinto, aproveitar que a votação é secreta e sair de forma ainda mais discreta e aproveitar para fazer umas compras, afinal, a votação ocorreu em Paris.

- A verdade é que é bom Max não abusar da sorte pois personagens influentes como Luca di Montezemolo – presidente da Ferrari – já aproveitou para demonstrar sua reprovação à absolvição e, como ele, muitos outros ainda o farão. É bom ressaltar que continuo sendo contra o Impeachment, mas não contra a renúncia.

Foto: Reuters

6/03/2008

A presença do pai

Enquanto o "Mundo Veloz" não volta de vez à ativa...


- Esta semana, como descrito no post abaixo o "Mundo Veloz" enfrenta alguns problemas relativos à atualizações. Portanto, enquanto isso não se resolve, confira a coluna de mesmo nome no "F1 Mania". Mais uma vez estou falando sobre Nelsinho Piquet, mas dessa vez sobre a presença - e ausência - de seu pai nas provas que o filho está disputando.

- Para ler clique no título ao lado: "A Presença do pai"

6/02/2008

Atualizações

A velha falta de tempo...

- Aos amigos que acompanham o "Mundo Veloz" devo um enorme pedido de desculpas. Nos últimos dias tem sido um pouco complicado atualizar o blog. De qualquer forma foca aqui a promessa que a situação se normalizará ainda essa semana.

- Agradeço demais àqueles que ainda assim continuam acessando e enviando seus comentários.

Abraço