7/28/2007

Thiago Camilo é pole em Londrina

Depois de perder a hegemonia das sextas feiras ele faz sua primeira pole da temporada...

- Ontem Thiago Camilo não foi o mais rápido do dia, ao contrário do que havia acontecido em todas as etapas do ano até aqui. Porém, hoje ele dominou o treino da forma que quis, sendo o mais rápido no classificatório e também na superpole. 1:19:099 foi seu tempo na decisão, 185 milésimos de segundo mais rápido que Ruben Fontes, que sai em segundo, pela primeira vez no ano na primeira fila, o terceiro é seu companheiro de equipe na JF Valdeno Brito.

- Camilo agradeceu a todos no time, pois segundo ele, seu carro é algo extraordinário e o permite inclusive usar a sexta feira para fazer testes de corrida, que segundo ele, justifica o fato de não ter sido omais rápido ontem, de qualquer forma, embora ele classifique isso como uma coincidência é bem melhor ser o mais rápido no sábado que no dia anterior.

- Aliás, ele também fez críticas à pista de Londrina, o que é que há? Será que só fazemos Arenas Olímpicas de qualidade?Autódromo não?


Ouça Thiago Camilo em entrevista à Rádio Capital:


- Em tempo, Renato Jader David foi o 38° mas não larga nessa posição, perdeu seu lugar para Guto Negrão, que tem grid protegido. Antônio Pizzonia, o personagem do final de semana conseguiu posição de largada, 36°.

Confira os 10 primeiros do Grid:

1° Thiago Camilo - 1:19:099
2° Ruben Fontes - 1:19:184
3° Valdeno Brito - 1:19:382
4° Cacá Bueno - 1:19:463
5° Ricardo Maurício - 1:19:644
6° Paulo Salustiano - 1:19:858
7° Nonô Figueiredo - 1:19:900
8° Ingo Hoffmann - 1:19:935
9° Juliano Moro - 1:20:032
10° Daniel Serra - 1:20:261

À Superpole

Em treino agitado e acidentado, Thiago Camilo faz o melhor tempo e vai à Superclassificação...

- Thiago Camilo, o único piloto do final de semana a andar na casa de 1 e 18 foi o mais rápido do treni classificatório dessa manhã aqui em Londrina. 1:18:896 foi o tempo dele com Valdeno Brito em segundo 203 milésimos mais lento. Fechando os dez que disputam agora a superpole o surreendente Juliano Moro, Cacá Bueno, Paulo Salustiano, Nonô Figueiredo, Ricardo Maurício, Ruben Fontes, Ingo Hoffmann e Daniel Serra, que deixou seu pai de fora, em 11°.

- O treino foi agitado e acidentado, com muita gente saindo da pista na curva que antecede à entrada dos boxes e batendo forte, Renato Jader, Gualter Salles, Thiago Medeiros e Fábio Carreira são apenas alguns dos exemplos.

- Superpole começou, daqui há pouco eu volto.

7/27/2007

Cacá Bueno, o mais rápido do dia

Pela primeira vez na temporada a volta mais rápida da sexta feira não ficou com Thiago Camilo...

- O atual campeão da Stock Car Brasil, Cacá Bueno, foi o mais rápido do dia nessa gelada sexta feira de treinos livres aqui em Londrina. Ele fez o tempo de 1:19:309 ainda no tempo da manhã, com Thiago Camilo na segunda posição.

- No treino da tarde as posições se inverteram e Thiago foi o mais rápido, mas não o suficiente para desbancar a volta de Cacá feita durante a manhã.

- O dia foi marcado também pelas críticas que foram feitas com relação ao asfalto da pista de Londrina, que segundo Cacá (você pode ouvir mais abaixo) chegava a apresentar buracos, ondulações excessivas e desprendimento de asfalto.

- Abaixo você ouve aqui no "Mundo Veloz", antes de ir ao ar na Capital, Cacá Bueno falando sobre seu desempenho e também sobre a pista de Londrina.



Confira os 10 primeiros no segundo treino:

1° Thiago Camilo - 1:19:354
2° Cacá Bueno - 1:19:354
3° Ricardo Maurício - 1:19:649
4° Antônio Jorge Neto - 1:19:656
5° Ricardo Zonta - 1:19:670
6° Ingo Hoffmann - 1:19:673
7° Juliano Moro - 1:19:807
8° Carlos Alves - 1:19:831
9° Alceu Feldmann - 1:19:864
10° Hoover Orsi - 1:19:899

Terminou em pizza... mais que uma expressão!!!

Você sabe o porquê dessa expressão que hoje em dia é um dos maiores clichês do nosso linguajar?


- Reza a lenda que na década de 60 uma reunião decidiria o futuro da Sociedade Esportiva Palmeiras, com afastamento de diretores, convocação da polícia, abertura de contas e mais várias outras coisas importantes. Mas ao final da reunião, inexplicavelmente todos os conselheiros saíram abraçados e foram para... adivinhe... uma pizzaria no famoso bairro do Bixiga. A Manchete da Folha do dia seguinte: "Terminou em pizza!!!". Me perdoem um ou outro erro, mas minha fonte não estava acessível para me passar mais detalhes além dos que eu já sabia.

- Mas enfim, quando acontece algo como aconteceu ontem na reunião do Conselho da FIA em Paris, onde decretaram que a McLaren era culpada no caso do dossiê contra a Ferrari mas não merecia punição, a gente lembra da famosa e deliciosa pizza, que um dia virou expressão imortal em uma história mais do que mortal, afinal pouquíssimas pessoas sabem da real história.

- Mas a pergunta que fica, é: Por quê dar o veredicto de culpa à McLaren para agradar à todos e não punir para agradar também à própria McLaren?

Postagem número 200... Pizzonia de novo!!!

Agora em áudio, direto de Londrina onde faz sua estréia na Stock Car...

- Antonio Pizzonia, personagem da minha postagem número 198 volta a ser o tema principal neste que é o post de número 200. Aqui em Londrina ele faz sua estréia no Campeonato Brasileiro de Stock Car na equipe Win Motorsport e abaixo fala sobre sua estréia, sobre sua saída da GP-2 Series e responde se ainda tem como objetivo voltar a Fórmula-1.

Ouça:

Em Londrina... de ônibus...

Aqui estou eu para a quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car...


- Não quero ceder espaço demais à assuntos sociológicos aqui no "Mundo Veloz", mas cabe dizer que este país não tem mesmo infra-estrutura suficiente para que sequer se vendam passagens de uma cidade para outra. As vendas de passagens aéres foram suspensas essa semana na maior cidade do país e por isso registro minha chegada à Londrina depois de 7 horas e meia dormindo em um confortabilíssimo ônibus da "Viação Ouro Branco", do "Grupo Garcia", como as pessoas conhecem praticamente todas as companhias aéreas do país, não hã porquê não comentar sobre as empresas de transportes terrestres.

- Enfim, aqui estou na cidade de meu amigo (que conhecerei pessoalmente se tudo der certo) Léo Félix, onde este final de semana acontece a quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car e também a quinta etapa da STock Jr., não teremos Stock Light aqui em Londrina.

- Em instantes começam os treinos livres da V-8, alguém duvida que Thiago Camilo será o mais rápido?

7/25/2007

Pizzonia win?

Nova equipe na Stock Car Brasil, o crítico Pizzonia é o piloto do time...



- Denunciado por Galvão Bueno durante a transmissão do Grande Prêmio da Europa no último final de semana, o piloto Antonio Pizzonia está de volta às pistas. E a equipe é a Win Motorsport, nova equipe da categoria que assumiu a estrutura da extinta RS Competições.

- Eu aguardo para ver, mas acredito que a entrada de Pizzonia na categoria não será vista com bons olhos por todos, visto que ele já havia criticado muito o carro usado na Stock brasileira depois de um teste que foi feito por ele no ano passado quando não acreditava que seria necessário descer a este nível.

- Não, não estou criticando a Stock, todos que acompanham o "Mundo Veloz" sabem que eu gosto, mas Pizzonia não gosta, e não se pode também comparar a disputa de uma categoria como a GP2, onde ele pensava em voltar para a Fórmula-1, com a Stock Car Brasil.

- Antonio Pizzonia correrá com o Volkswagen Bora número 1 e terá como companheiro de time o paulista Renato Jader David, que continuará usando o seu tradicional 25. O ex-piloto de Williams e Jaguar na Fórmula-1 acredita que será uma temporada de aprendizado e quer marcar pontos em todas as provas para tentar classificar a equipe para a temporada do ano que vem, onde apenas as 16 melhores equipes terão vaga garantida para a disputa da competição. Vale lembrar que assim como Ricardo Zonta, o amazonense nunca tinha disputado uma categoria com carros de turismo (Zonta não considera a categoria que correu no FIA-GT ocmo turismo).

- A equipe nasceu da união de Mauro Vogel (dono da equipe Vogel, de Thiag Camilo e Giuliano Losacco) e Élio Seikel, o antigo dono da RS com a empresa de marketing Brasil 100% de Alexandre Leitão. Luiz Trinci, mais conhecido como Dragão será um dos engenheiros. A equipe terá ainda duas bases, uma em São Paulo e outra na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

- Agora é aguardar para ver o resultado em pista de Pizzonia e Jader, dois belos pilotos. Pizzonia apesar disso é uma incógnita nessa sua nova fase onde se junta à tantos outros ex-pilotos de Fórmula-1 que disputam a Stock Car Brasil.

7/24/2007

A punição

Segundo jornais espanhóis, punição à McLaren por conduta no mundial já estaria definida...

- Não sou o maior fã de jornais espanhóis em razão de seu sensacionalismo, que entre outras coisas, vem dizendo nos últimos dias que foi Massa à procurar Alonso para uma discussão e não o contrário, e que Felipe teria até mesmo uma desavença com Jean Todt. Mas não se deve negar que são bem informados esses caras.

- E segundo o periódico da terra de Alonso já teria sido definida a punição da McLaren no caso de espionagem envolvendo Nigel Stepney, Mike Coughlan e muito provavelmente mais algumas peças interessantes no mundial.

- O rumor é forte que a McLaren está envolvida em pelo menos alguma coisa estranha envolvendo este caso e não apenas com Coughlan. É muito provável que sem o conhecimento de Ron Dennis alguém tenha tido em algum momento acesso privilegiado à informações da Ferrari (em posse de Coughlan) e transmitido a alguém que teria usado de alguma forma.

- Segundo os rumores quando a equipe acusou a Ferrari de utilizar assoalhos flexíveis no início do ano já teria sido com base em informações privilegiadas, e no ano passado quando a Renault teve problemas com seus Amortecedores de Massa (que eram amortecedores móveis) teria sido também a McLaren a primeira a descobrir como funcionava tal peça.

- Os rumores são tão fortes que algo deve mesmo estar acontecendo, até mesmo porquê os ingleses já estão completamente conformados com a punição à equipe, que deve até mesmo atingir o novo ídolo local Lewis Hamilton.

E as punições seriam três:

01 - Uma forte multa

- Seria essa a mais leve das punições e a equipe conseguirá se livrar dessa punição apenas por um milagre.

02 - Perda de todos os pontos da equipe no mundial de construtores (esta quase certa)

- Essa é outra batata, caso a equipe não consiga provar o seu não-envolvimento no caso deve mesmo perder todos os pontos no mundial.

03 - Desclassificação da equipe por pelo menos dois GP´s (ainda incerta, mas possível)

- Essa é um pouco mais complicada pois vale lembrar que, entre outras coisas, os dois pilotos da equipe estão envolvidos na disputa do mundial como atuais favoritos, mas por muito mesmo a FIA aplicou a mesma punição à Honda em 2005. Na ocasião os carros da equipe japonesa foram flagrados utilizando dois tanques de combustível e por isso ficaram de fora dos dois GP´s seguintes além da equipe ter perdido os pontos daquela prova.

- E não se pode esquecer também que o regulamento diz na verdade que tanto a equipe quanto seus pilotos seriam desclassificados do mundial, ou seja, perto do que está no regulamento desportivo a punição ainda seria um pouco mais leve que o normal.

7/23/2007

Entenda os porquês

A explicação da temporada aqui no "Mundo Veloz" chega sempre com a lista de ocorrências...

- Como eu venho dizendo faz um tempo, nessa temporada ainda não pudemos ver uma corrida onde os quatro grandes pilotos do campeonato possam brigar entre sí pela vitória sem que passem por algum tipo de problema. E à isso foi dado por aqui o nome de "Lista de Ocorrências", que você pode ler clicando aqui.

7/22/2007

O tempo fecha (em todos os sentidos)

Alonso vence o maluco Grande Prêmio da Europa com ultrapassagem sobre Massa no final, e as histórias não pararam por alí...


- E assim eufóricos estão os espanhóis. Com a imagem acima, retirada do site do jornal espanhol "Marca", percebe-se a maiuscularidade da vitória de Alonso há instantes em Nurburgring na Alemanha. Mas não foi uma vitória normal.

- A temporada 2007 depois de um início apagado e sem emoção nos tem brindado com algumas corridas de tirar o fôlego. Hoje teve pista seca, chuva, abandonos, Safety Car, discussão no final, teve de tudo.

O tempo fecha - Parte I:

- A chuva caiu logo na primeira volta, e torrencialmente, fazendo com que na curva 1 simplesmente aquaplanaram e bateram Jenson Button, Lewis Hamilton, Scott Speed, Adrian Sutil, Nico Rosberg e Vitantonio Liuzzi, sendo que Hamilton ainda conseguiu voltar para a corrida quando foi acionada a bandeira vermelha.

- Ainda na primeira volta, com chuva, o finlandês Kimi Raikkonen simplesmente errou a entrada nos pits, entrando por uma pista de acesso. Na tentativa de recuperar e ainda assim entrar no pit antes de Massa (que havia conquistado a segunda posição na largada) ele errou mais uma vez a entrada nos boxes, dessa vez perdendo a oportunidade até mesmo de fazer sua troca, ou seja, debaixo de chuva teve de fazer mais uma votla com pneu para pista seca, se recuperando apenas quando a pista secou graças à uma boa estratégia da Ferrari.

- Com isso Massa assumiu a ponta da prova em Nurburgring, com Alonso sempre próximo à ele. Em determinado momento, quando a pista secou Massa esteve separado de Kimi Raikkonen, com Alonso entre eles, por apenas 5 segundos de diferença. Raikkonen porém teve problemas com o carro e abandonou a prova entrando assim para a lista de ocorrências do Grande Prêmio da Europa junto à Lewis Hamilton, que foi um capítulo à parte.

Lewis Hamilton:

- Hamilton bateu ontem, como já dito por aqui, se recuperou, foi autorizado à participar da corrida, largou de forma excelente, furou o pneu ainda na primeira volta, aquaplanou na curva 1, bateu, voltou para a prova em último, foi o primeiro à colocar pneu para pista seca, errou muitas vezes por isso, fez muitas ultrapassagens, foi retardatário e no final por muito pouco não chegou na zona de pontos sendo o nono colocado. Se contarmos que a batida de ontem aconteceu por um problema com sua roda mal colocada, e que os demais erros que cometeu hoje foi devido à andar com um pneu para pista seca no molhado eu até acho que seu saldo é positivo. Entra na lista de ocorrências de forma forçada.

Voltando à corrida:

- Quando a pista secou e tudo se estabilizou Felipe Massa decidiu forçar o ritmo para fazer seu pit stop com folgas. No início ele não abria muito pois seu desempenho não era muito bom no primeiro trecho da pista, assim que se acertou neste local, passou a abrir diferença e quando parou para fazer sua troca tinha 8.4 de vantagem para Alonso. Webber era o terceiro e Hamilton se esforçava lá atrás para conseguir um ponto, 50 segundos distante da marca.

O tempo fecha - Parte II:


- Na volta 49, faltando 11 para o final, o que ninguém esperava aconteceu novamente. Lembrando as boas provas de Spa-Francorchamps na Bélgica e de São Paulo a chuva voltou sorrateiramente. Já nos primeiros pingos os pilotos começaram a sentir a diferença e os tempos de volta subiram. Kovalainen foi o primeiro a parar nos boxes, talvez cedo demais, mas era necessário arriscar, confesso que torci por ele.

O embate:

- 3 voltas depois Massa e Alonso fizeram sua troca, mas segundo o próprio Felipe disse em entrevista coletiva seus novos pneus intermediários tremiam demais e ele perdeu rendimento. Alonso se rapidamente e os dois abriram a volta 55 já brigando por posição. Alonso era muito mais rápido e a dificuldade que teve foi devido à dura defesa do brasileiro (dura porém limpa, é bom ressaltar). Os dois chegaram a se tocar quando Alonso por fora passou Massa e assumiu a ponta, com apenas 5 voltas para administrar e muito mais carro para conduzir. Ele cruzou a linha de chegada com pista seca e o tempo estranho de 2 horas, 06 minutos, 26 segundos e 358 milésimos. Sim, uma prova que teve mais de duas horas de duração.

O tempo fecha - Parte III:

- Mais uma vez o tempo fecha, dessa vez com Sol lá fora. Quando Fernando Alonso desceu de seu carro apontou as marcas que foram deixadas em seu carro pelo pneu de Felipe Massa apontando para a câmera um sinal de que reprovava a atitude de Felipe. Quando chegaram ao parque fechado as câmeras da FOM flagraram os dois discutindo de forma áspera, com direitos à irônicos tapinhas nas costas de Felipe em Alonso e deboche do espanhol para as câmeras quando depois da discussão deu as costas para Felipe e vibrou como não está acostumado.

O tempo fecha - Parte IV:

- Em entrevista coletiva Fernando Alonso segurou o braço de Felipe e disse a seguinte frase: "Talvez eu tenha de pedir desculpas à Felipe, no final da prova eu estava muito nervoso". Aindam em inglês Felipe respondeu: "O que eu fiz hoje aqui foi limpo, assim como o que eu fiz em Barcelona, se ele ficou irritado problema dele".

O Balanço:

- A rivalidade entre os dois deve extrapolar talvez ainda algumas manchetes de jornal pelo mundo. Mas o que vale é que os dois fizeram uma bela prova. Felipe largou muito bem, se adiantando ao próprio Alonso, dominou bem a corrida na primeira chuva, em pista seca também. Alonso administrou bem a segunda posição, não deu espaço para os escassos ataques de Raikkonen e quando teve mais carro que Massa foi agressivo o suficiente para ultrapassá-lo. Teve o grande mérito de sempre impor um ritmo forte, caso não fosse assim durante toda a prova e caso se conformasse com o segundo lugar (que segundo ele mesmo disse era um belo resultado) não teria tido tempo suficiente para passar Massa no final.

Os resultado: Corrida, Campeonato de Pilotos e de Construtores (clique para ampliar):