9/30/2006

Alonso bate Schumacher, Barrichello é 3º!!!

15 poles do campeão...

(Os três primeiros, Alonso Fisichella e Barrichello, em ordem invertida)

- O espanhol Fernando Alonso conquistou na China a pole position para a antepenultima etapa do campeonato mundial de Fórmula-1 de 2006. Foi a 15ª pole position de sua carreira, o que o coloca também como 15º piloto da história com mais poles. Alonso fez o tempo de 1:44:360, cerca de três décimos mais rápido que o companheiro de equipe Giancarlo Fisichella. Na terceira posição uma surpresa, Rubens Barrichello, o brasileiro bom de chuva iguala sua melhor posição de largada na temporada, ele fez o tempo de 1:45:503, exatamente o mesmo tempo de seu companheiro de equipe Jenson Button, mas por ter feito o tempo primeiro Rubens fica com a terceira posição.

- A Fórmula-1 aguardava ansiosamente um embate direto entre o alemão e o espanhol, mas a chuva chegou e acabou com as chances de luta entre os dois, afinal, os pneus Bridgestone definitivamente não se deram bem com o piso molhado. Entre os dez primeiros no grid apenas Michael Schumacher utiliza pneus japoneses, ele larga em 6º lugar sendo que teve até mesmo dificuldades para se classificar para a terceira parte da classificação.

(Muita chuva deu a pole de forma mais tranquila à Alonso)

- Felipe Massa largará essa madrugada em Xangai na 20ª posição. Ele teve de trocar seu motor na sexta feira e pr isso foi punido com a perda de 10 posições no grid. Ele fez o 13º tempo, era para largar em último mas como Takuma Sato também trocou motor e Christian Labers foi punido com a perda de todas as suas voltas rápidas Massa ganhou duas posições.

- A previsão para a corrida é mais uma vez de chuva, o que deve apimentar um pouco mais a corrida e ajudar ainda mais a Renault. Schumacher já admite dificuldades e torce para que o tempo melhore, caso contrário sua distância no mundial para Fernando Alonso deve suabir ainda mais. Aí sim poderemos dizer como o nosso amigo Marcos Henrique Lauro que ele apenas deu um "sustinho" em Alonso.

Confira o grid de largada para o Grande Prêmio da China:

1) Fernando Alonso (ESP/Renault/M), 1min44s360
2) Giancarlo Fisichella (ITA/Renault/M), 1min44s992
3) Rubens Barrichello (BRA/Honda/M), 1min45s503
4) Jenson Button (ING/Honda/M), 1min45s503
5) Kimi Raikkonen (FIN/McLaren-Mercedes/M), 1min45s754
6) Michael Schumacher (ALE/Ferrari/B), 1min45s775
7) Pedro de la Rosa (ESP/McLaren-Mercedes/M), 1min45s877
8) Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber/M), 1min46s053
9) Robert Kubica (POL/BMW Sauber/M), 1min46s632
10) Robert Doornbos (POR/Red Bull-Ferrari/M), 1min48s021

11) Scott Speed (EUA/Toro Rosso-Cosworth/M), 1min45s851
12) David Coulthard (ESC/Red Bull-Ferrari/M), 1min45s968
13) Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso-Cosworth/M), 1min46s172
14) Mark Webber (AUS/Williams-Cosworth/B), 1min46s413
15) Nico Rosberg (ALE/Williams-Cosworth/B), 1min47s419
16) Ralf Schumacher (ALE/Toyota/B), 1min48s894
17) Jarno Trulli (ITA/Toyota/B), 1min49s098
18) Tiago Monteiro (POR/MF1-Toyota/B), 1min49s903

19) Sakon Yamamoto (JAP/Super Aguri/B), 1min55s560
20) Felipe Massa (BRA/Ferrari/B), 1min45s970 P
21) Takuma Sato (JAP/Super Aguri-Honda/B), 1min50s326 P
22) Christijan Albers (HOL/MF1-Toyota/B), P


E ainda...

- Spyker, a mais nova equipe da Fórmula-1 confirma que para a próxima temporada utilizará os motores da Ferrari;

- Nas duas últimas edições do Grande Prêmio da China o pole position venceu a prova, Rubens Barrichello em 2004 e Fernando Alonso em 2005;

- Rubens Barrichello quase perdeu sua terceira posição no grid por conta de ter atrapalhado Pedro de La Rosa em uma de suas saídas do pit. Não foi punido porém, pois a organização da prova admitiu que houve um erro de sinalização;

- África do Sul faz a primeira pole position da segunda temproada da A1 GP, na segunda posição larga o México e em terceiro lugar a França. O Brasil de Tuka Rocha larga em 16º.

9/29/2006

Fórmula-1 inicia treinos livres na China

Schumacher perde escudeiro...

(Alexander Wurz)

- A Fórmula-1 realizou nessa última madrugada à 0:00hs e 03:00hs (horários de Brasília) seus primeiros treinos livres para o Grande Prêmio da China de 2006, antepenúltima etapa do mundial. Alexander Wurz, o piloto reserva da Willians foi o mais rápido do dia mantendo a tradição das sextas feiras, onde os pilotos reservas geralmente ficam com o melhor tempo. O piloto austríaco, que será titular da equipe inglesa no próximo ano fez o tempo de 1:35:539, exatos 4 décimos de segundo mais rápido que o alemão Sebastian Vettel, recém promovido à condição de estrela, da BMW. Logo atrás o inglês Anthony Davidson da Honda fechou o "pódio" da sexta feira. Entre os titulares o mais rápido do dia foi o brasileiro Felipe Massa da Ferrari que ficou na quarta posição com o tempo de 1:36:599, 42 milésimos de segundo mais rápido que seu companheiro de equipe Michael Schumacher. Fernando Alonso foi o quinto.

- Massa porém não teve muito o que comemorar, na segunda sessão de treinos ele foi pra pista, deu oito voltas e teve problemas de motor. Com as falhas a equipe decidiu que a peça deveria ser trocada, e segundo as regras da Fórmula-1 atual (que diz que os motores devem durar duas provas) Massa será punido e perderá 10 posições no grid de largada. Caso faça o melhor tempo largará apenas na 11ª posição.

- Massa que seria uma peça importante na decisão do campeonato, afinal de contas em sua fase crescente ele tem sido constantemente escudeiro de Michael Schumacher na batalha contra fernando Alonso da Renault. Sem Massa a briga fica somente entre Fernando Alonso e Schumacher, Alonso conta talvez com uma remota possibilidade de Giancarlo Fisichella fazer uma boa corrida, o que não tem sido muito cmum.

- Rubens Barrichello ficou nessa última madrugada apenas com a 17ª posição nos treinos livres, ele reclamou muito que a cada saída de box seu carro apresentava problemas diferentes e segundo ele é necessário que a Honda averigue o que está acontecendo. Mesmo assim ele segue confiante nos pneus Michelin e em uma boa corrida amanhã.

- O tempo esteve nublado durante toda a sexta feira em Xangai e a pista chegou a estar úmida em determinado momento, o que espantou muito os pilotos pois mesmo com a pista úmida a pista não chegou a perder muito de sua aderência.

(Autódromo de Xangai)

Confira os tempos dessa sexta feira:

1) Alexander Wurz (AUT/Williams-Cosworth/B), 1min35s539

2) Sebastian Vettel (ALE/BMW Sauber/M), 1min35s579

3) Anthony Davidson (ING/Honda/M), 1min35s591

4) Felipe Massa (BRA/Ferrari/B), 1min36s599

5) Michael Schumacher (ALE/Ferrari/B), 1min36s641

6) Fernando Alonso (ESP/Renault/M), 1min36s739

7) Franck Montagny (FRA/Super Aguri-Honda/B), 1min37s278

8) Jenson Button (ING/Honda/M), 1min37s291

9) Michael Ammermüller (ALE/Red Bull-Ferrari/M), 1min37s678
10) Tiago Monteiro (POR/MF1-Toyota/B), 1min37s698

11) Giancarlo Fisichella (ITA/Renault/M), 1min37s718

12) Neel Jani (SUI/Toro Rosso-Cosworth/M), 1min37s734

13) Alexandre Prémat (FRA/MF1-Toyota/B), 1min37s787

14) Pedro de la Rosa (ESP/McLaren-Mercedes/M), 1min38s022

15) Mark Webber (AUS/Williams-Cosworth/B), 1min38s045

16) Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber/M), 1min38s062

17) Rubens Barrichello (BRA/Honda/M), 1min38s276
18) Ralf Schumacher (ALE/Toyota/M), 1min38s888

19) Jarno Trulli (ITA/Toyota/M), 1min38s959

20) Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso-Cosworth/M), 1min39s000

21) Scott Speed (EUA/Toro Rosso-Cosworth/M), 1min39s080

22) Kimi Raikkonen (FIN/McLaren-Mercedes/M), 1min49s179

23) Robert Kubica (POL/BMW Sauber/M), 1min39s217

24) Christijan Albers (HOL/MF1-Toyota/B), 1min39s494

25) Nico Rosberg (ALE/Williams-Cosworth/B), 1min39s522

26) Sakon Yamamoto (JAP/Super Aguri/B), 1min39s636

27) Takuma Sato (JAP/Super Aguri-Honda/B), 1min39s887
28) David Coulthard (ESC/Red Bull-Ferrari/M), 1min40s155

29) Robert Doornbos (POR/Red Bull-Ferrari/M), 1min40s214


- O treino de classificação para o grid acontece nessa próxima madugada às 3 da manhã pelo horário de Brasília, e aqui no "Mundo Veloz" você acompanha as principais informações.

E ainda...

- Continuo sim reclamando do atraso nas obras de Interlagos, entendo que é sim normal, mas acredito que não podemos nos conformar com isso, não pode ser normal e pronto;

- A Spyker, que anunciou a compra da Mf1 anunciou que o piloto holandês Christian Albers, será o primeiro piloto da equipe na próxima temporada. Segundo o próprio piloto diz as coisas estão mudando, até há pouco tempo ele tinha de trazer patrocínios para correr e agora ele ganha até salário;

- Schumacher teve em Xangei dois desempenhos pífios (lembrando inclusive que no último ano ele bateu em Albers em sua volta de instalação, antes mesmo de alinhar no grid) mesmo assim ele é o piloto mais querido pelo povo chinês e está levando a torcida para o autódromo;

- Fernando Alonso, Ralf Schumacher e Mark Webber foram eleitos para o conselho da GPDA (Associação dos pilotos). 3 quase desafetos do alemão, incluindo seu irmão mais novo. Dizem por aí que os três só entraram na entidade porquê Schumacher resolveu sair;

- Para o Brasil ele diz que não promete, mas no "Gazzetta Dello Sport" Felipe Massa assume que irá brigar pelo título do ano que vem não por ser o primeiro piloto da Ferrari mas sim por ter mais tempo de casa;

- PPD e Renault Speed Show não formam mais uma parceria. Talvez agora funcione, ou a PPD ou o Speed Show, vamos saber de quem foi o erro à partir de agora;

- Antonio Pizzonia, Tuka Rocha e Bruno Senna testarão carros da GP2 na próxima semana em Paul Ricard, para Bruno Senna e Tuka Rocha uma porta de entrada e para Pizzonia uma nova tentativa, sorte aos três;

- Esse final de semana começa em Zandvoort a segunda temporada da A1 GP, o Brasil inscreveu para esse etapa exatamente Tuka Rocha como titular e Rubem carrapatoso como reserva;

- Abaixo você vê o carro do Brasil na A1 GP da temporada passada, que foi pilotado por Nelson Ângelo Piquet;


9/28/2006

Autódromo, quadras e.... Copa do Mundo???

Complicado...

(Autódromo de Interlagos - Google Earth)

- Quem não gostaria de ver uma Copa do Mundo há tão poucos quilometros de sua casa? É algo muito interessante se pensar que podemos ter uma Copa do Mundo no nosso país. Em época de Copa, mesmo que seja do outro lado do mundo o país ja para, imagina no Brasil. Mesmo quando tivemos recentemente a Copa do Mundo sendo dividida entre Japão e Coréia do Sul as agências de viagens estouraram de vender pacotes de viagem para o brasileiro assistir à competição. Imagine uma Copa do Mundo aqui no Brasil então? Seria realmente um estouro.

- Hoje, o evento esportivo internacional mais importante que o Brasil recebe é o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula-1, que chega esse ano à sua 34ª edição e como em quase todas elas passa por problemas de adaptação às condições da Federação Internacional de Automobilismo. Nâo estou fazendo drama, acredito que no final de semana da prova todas as obras serão entregues como esperado pela FIA e que o Grande Prêmio ocorrerá sem problema algum. O que se esquecem é que o planeta inteiro tem uma natural má vontade contra os países em desenvolvimento (que um dia foram chamados de terceiro mundo). Vamos lembrar, por exemplo, o caso dos pneus que haviam sido roubados da Jaguar nos boxes de Interlagos e que geraram uma enorme repercussão e que depois "apareceram" na Inglaterra, na sede da equipe, dando a entender claramente que os pneus haviam sido esquecidos, mas o aparecimento não teve a mesma repercussão.

- Certa vez, não me lembro se em 2002 ou 2003 Antonio Pizzonia bateu no final da curva do Sol, e segundos depois Michael Schumacher escapou com sua Ferrari na mesma curva, onde havia se formado um verdadeiro rio e por alí havia um trator resgatando o carro de Pizzonia, esse fato gerou muita discussão, e as frases mundo a fora são sempre as mesmas: "Um país como o Brasil não está preparado para receber a Fórmula-1", sem pensar que Schumacher pode não ter visto uma bandeira amarela. Na China em 2004 Juan Pablo Montoya abandonou a prova depois de arrebentar sua suspensão em uma tampa de boeiro mau colocada em uma curva, a prova ficou parada por mais de dez minutos para que os fiscais checassem depois todas as zebras, isso foi comentado por pouco tempo, afinal de contas além de tudo o circuito era até então a menina dos olhos de Hermann Tilke (projetista responsável pelas mais novas pistas da Fórmula-1).

(Schumacher bate na curva do Sol, a imagem não mostra o trator mais à esquerda)

- Não estou usando esses exemplos para defender o atraso nas obras do autódromo de Interlagos, que está sendo retratado por jornalistas como Livio Oricchio, Flávio Gomes, Téo José, entre outros, o que eu quero defender aqui é que poderíamos responder melhor à isso de uma forma muito mais inteligente. Se o mundo inteiro tem má vontade com o "terceiro mundo", não poderíamos cruzar os braços achando que é assim mesmo, e sim poderíamos mostrar que temos essa capacidade. Ora bolas, hoje no programa "Redação Sportv" Chico Rosa (administrador do autódromo de Interlagos) afirmou que as obras sempre atrasam, e ele disse que é assim sempre porquê o calendário é apertado. Qual evento é mais importante? Então mudemos o calendário, repetir os mesmos erros é que não dá.

- Some-se a isso problema de venda de ingressos, goteiras em quadras de basquete em pleno campeonato mundial, atraso de inúmeras obras no Pan Americano (a Marina da Glória teve de parar suas obras por ser tombada pelo patrimonio histórico cultural, não dava para ver isso antes???) e muitos outros problemas que a organização de eventos brasileira apresenta.


- Aí eu penso... ou desistimos de sediar a Copa do Mundo, ou aprendemos com ela. Se nenhuma das duas coisas acontecer não sei onde podemos parar... que venham as críticas!!!

E ainda...

- Pilotos e equipes já chegaram à Xangai, a pista é realmente excelente, tem pontos de ultrapassagem e vem emoção por aí. Hoje de madrugada começam os primeiros treinos livres com transmissão Sportv;












(A sensacional pista de Xangai)


- Rubens Barrichello teve de mexer em peças do motor de sua Honda, não poderia, mas a manutenção foi feita com acompanhamento da FIA então ele não perderá posições no grid. Takuma Sato já foi punido hoje pelo mesmo motivo;

- Martin Whitmarsh, diretor da McLaren afirma não ter certeza de que Lewis Hamilton irá estrear pela equipe ainda esse ano, segundo ele Lewis ainda está aprendendo. Seria uma boa opção para testar Gary Paffett já que Pedro de la Rosa anda tão conformado com a reserva;

- Brasília ou Rio de Janeiro... parece que dessa vez o Brasil consegue sediar uma etapa da A1 GP, a Copa do Mundo do Automobilismo, muito bom;

- Bruno Senna testará para três equipes na GP2 Series, ART, DPR e iSport, é quase certo que ele faça sua estréia na categoria no próximo ano, apesar dos rumores que o colocam como piloto de testes da Toro Rosso, do apoiador e amigo Gerhard Berger ele afirma que por enquanto não pensa em Fórmula-1 para não queimar etapas.

9/27/2006

Volta em ritmo de decisão!!!

Renault e Ferrari sem o número 1

(Renault e Ferrari, briga para final de temporada)

- No próximo domingo, depois de três semanas de folga e de cenas bonitas vistas em Monza, na Itália a Fórmula-1 volta a disputar um Grande Prêmio. Longe do foco da Europa, na distante e misteriosa Xangai a principal categoria do automobilismo mundial se concentra na batalha Schumacher x Alonso. Há quem diga até que as equipes envolvidas, Renault e Ferrari estão mais cncentradas na disputa do título de construtores, afinal de contas os dois pilotos não permanecerão nos times. Michael Schumacher deixa a categoria e não corre no próximo ano e Fernando Alonso igualmente deixa a Renault mas nessa caso para correr pela McLaren na próxima temporada. Jà parou para pensar que nenhuma das duas equipes no próximo ano ostentará o ambicionado número "1"?

- Não quero aqui diminuir a disputa entre os dois maiores pilotos da atualidade, mas a disputa entre Renault e Ferrari pelo mundial de construtores também é emocionante. Se por um lado entre os pilotos o espanhol Fernando Alonso tem dois pontos a mais que Michael Schumacher, entre as equipes a Ferrari está na frente com três pontos a mais que a Renault. Se considerarmos que os pilotos disputam o campeonato sozinho e as equipes podem contar com os dois pilotos esse campeonato está mais apertado. A Ferrari tem 168 pontos contra 165 da Renault.

- Faltam três provas para o final da temporada, os Grandes Prêmios da China, do Japão e do Brasil. Os primeiros pilotos de cada uma dessas equipes estão desempenho similar nessa temporada, não é à toa que estão disputando o título da temporada e estão com uma diferença de apenas 2 pontos entre si. Já entre os segundos pilotos a diferença é um pouco maior, Felipe Massa, em crescente no campeonato e motivado depois de conseguir a primeira prova na carreira além da renovação de seu contrato com a Ferrari tem 62 pontos contra 57 de Giancarlo Fisichella, o segundo da Renault. Vale ressaltar o crescimento de produção de Felipe Massa depois de se ambientar melhor com sua nova equipe e a baixa de rendimento comum à Giancarlo Fisichella no final das últimas temporadas (Tomou virada do próprio Felipe Massa na Sauber em 2004, venceu a primeira prova do ano de 2005 e foi muito mal na sequência, aconteceu de novo nessa última temporada depois de provas muito interessantes com a da Malásia, por exemplo.

(Massa e Fisichella, companheiros na Sauber em 2004)

- Com base nisso, e ainda contando com o fato de que Felipe Massa faz uma prova em casa (chance que Fisichella teve na última prova) acredito que a Ferrari leva vantagem, mas a diferença é muito pequena e com isso qualquer detalhe pode fazer a diferença. É bom prestar atenção também nessa disputa.

E ainda...

- O Grande Prêmio do Brasil começa a sofrer represálias da FIA em relação ao atraso das obras. Arquibancadas tubulares, revisões e outros detalhes que eram para estar prontos ainda não estão, espero que não tenha relação com as eleições, afinal a responsabilidade é da Prefeitura de São Paulo;

- Em Curitiba o autódromo perdeu a licença internacional da FIA também por conta de obras mau feitas pela prefeitura em relação à segurança. A entidade tem até 31 de dezembro para apresentar um novo laudo;

- E como o autódromo do Rio de Janeiro ainda enfrenta problemas com a prefeitura local creio que Paulo Scaglione, o competentíssimo presidente da CBA não queira ouvir falar em política por um bom tempo, talvez ele até anule seu voto no domingo;

- Falando em São Paulo, embora os ingressos já estejam totalmente vendidos em alguns setores eu acredito que o evento está sendo mau divulgado. Porquê os outdoors SÓ destacam o duelo entre Alonso e Schumacher e se esquecem que essa será a última corrida da carreira do alemão? Prestem atenção;

- Sou contra a violência, mas a pancadaria que aconteceu na Stock americana foi uma das coisas mais sensacionais que ví no automobilismo nos últimos meses, que voadora...;

- O duelo Bruno Senna/Mike Conway deve se repetir no próximo ano na GP2 Series, revanche?

9/24/2006

Stock Car: Pneus decidem de forma diferente e Chico Serra vence em Brasília!!!

Tradição de volta ao pódio...

- O tricampeão brasileiro de Stock Car Chico Serra voltou a vencer depois de três anos na categoria hoje em Brasília, na oitava etapa do campeonato, decisiva para os playoffs finais. S prova mais uma vez marcou a tradição da categoria com muitas disputas em pista e também com alguns acidentes. A última vitória de Chico havia acontecido em 30 de novembro de 2003 no autódromo de Interlagos.

- Depois de uma semana de muito calor na capital federal a chuva tomou conta da última madrugada fazendo com que a pista amanhecesse molhada e tornasse a escolha dos pneus muito mais difícil que o normal. São dois dias de "problemas" seguidos com pneus já que ontem a maioria das equipes reclamou da Pirelli, fornecedora exclusiva da categoria que mandou lotes diferentes de pneu para Brasília, os lotes eram de qualidades diferentes também.

- Giuliano Losacco era o pole position mas resolveu largar com pneus para pista molhada, o que fez com que logo na quarta volta ele perdesse rendimento e fosse ultrapassado por Chico Serra, Ricardo Maurício e Hoover Orsi. Mais atrás Ingo Hoffmann abria caminho ultrapassando seus adversários um a um. Chico Serra chegou à Brasília com chances apenas matemáticas de conquistar a vaga no playoff, mas dependeria de um verdadeiro milagre para se classificar, o que acabou não acontecendo.

- Entre os pilotos que brigavam com mais chances para chegar ao playoff Ricardo Maurício fez uma corrida muito consistente, o que lhe rendeu uma vaga, Guto Negrão abandonou com problemas de motor depois de ter largado dos boxes, Popó Bueno não conseguiu ser combativo Ruben Fontes teve de problemas de motor, Duda Pamplona não conseguiu ser combativo assim como Nonô Figueiredo.

- Dois pilotos que tinham chances difíceis de chegar ao playoff acabaram batendo na trave. Ingo Hoffmann fez uma excelente corrida, depois de largar na oitava posição apareceu em terceiro e travou uma excelente disputa com Hoover Orsi pela segunda posição levando a melhor contra o vice-lícer do campeonato, Ingo tinha carro para bater Chico Serra mas acabou batendo forte na barreira de pneus depois de perder a roda traseira esquerda. Quem apareceu então para brigar novamente foi Pedro Gomes, se aproveitando da entrada do Safety Car no exato momento do abandono de Ingo Pedro assumiu a segundo colocação e partiu pra cima de Chico nas três últimas voltas, os dois levam consigo uma rivalidade que está prestes a se tornar histórica depois de alguns problemas entre os dois em alguma sprovas, entre elas a prova de abertura em Interlagos quando os dois bateram na última volta, mas Chico usou toda sua experiência de tri-campeão da categoria e conseguiu defender a posição conquistando a vitória depois de quase três anos. A vitória garantiria à Pedro uma vaga no playoff, o que acabou não acontecendo.

- Entre os pilotos que partiriam para o tudo ou nada para conseguir uma vaga no playoff os vitoriosos foram Ricardo Maurício que chegou na quinta colocação e Guto Negrão, que mesmo abandonando ficou com a vaga.

Confira o resultado:

1) Chico Serra (SP/OWL/B), voltas em 50:18.723
2) Pedro Gomes (SP/Sama-GomeSport/B), a 0s193
3) Hoover Orsi (MS/NasrCastroneves/B), a 0s604
4) Thiago Camilo (SP/Vogel/A), a 0s853
5) Ricardo Mauricio (SP/Katalogo/L), a 1s083
6) Rodrigo Sperafico (PR/Neosoro-JF/A), a 3s162
7) Valdeno Brito (PB/L&M/A), a 6s831
8) Felipe Maluhy (SP/Terra Avallone/L), a 7s275
9) Ruben Fontes (GO/Neosoro-JF), a 7s535
10) Allam Khodair (SP/Sorriso-Boettger/A), a 7s912
11) Nonô Figueiredo (SP/Scuderia 111/A), a 8s179
12) Luis Felipe Gama (SP/Scuderia 111/A), a 9s121
13) Alceu Feldmann (PR/Sorriso-Boettger/A), a 9s401
14) Popó Bueno (RJ/Hot Car/A), a 9s486
15) Duda Pamplona (RJ/Officer Pamplona's/L), a 10s463
16) Thiago Marques (PR/Petrobras-Action Power/A), a 11s826

17) Carlos Alves (SP/CA Competition/B), a 12s337
18) Júlio Campos (PR/RS/A), a 13s312
19) Renato Jader David (SP/RC3 Bassani/A), a 14s257
20) Mateus Greipel (SC/RC3 Bassani/A), a 19s215
21) Christian Fittipaldi (SP/RC3 Bassani/A), a 22s745
22) Giuliano Losacco (SP/Medley-A.Mattheis/A), a 1min00s639
23) Luciano Burti (SP/Petrobras-Action Power/B), a 1 volta
24) Wellington Justino (GO/L&M/A), a 1 volta
25) Mano Rola (CE/Powertech/A), a 1 volta
26) Fábio Carreira (SP/Carreira/A), a 2 voltas
27) David Muffato (PR/NasrCastroneves/B), a 3 voltas

Classificados para o playoff (Entre parenteses a pontuação de entrada no playoff):

1º Cacá Bueno, 116 (25)
2º Hoover Orsi, 101 (20)
3º Thiago Camilo, 93 (16)
4º Giuliano Losacco, 66 (14)
5º Rodrigo Sperafico, 66 (12)
6º Felipe Maluhy, 64 (10)
7º Alceu Feldmann, 58 (9)
8º Antônio Joge Neto, 55 (8)
9º Ricardo Maurício, 51 (7)
10º Guto Negrão, 45 (6)

- Conversei à instantes com Ricardo Maurício, um dos pilotos que conquistou a vaga para o playoff hoje, em entrevista exclusiva à Rádio Tupi-AM, ele comentou a prova dizendo que agora briga pela melhor posição possível na quatro últimas provas do campeonato. Ricardo também comentou sobre o problema de pneus que vem acontecendo. Ele explicou que os jogos de pneu antigos eram melhores que o lote atual, que é importado, segundo ele pilotos como Cacá Bueno estavam guardando jogos antigos de pneu para serem usados no playoff, o que lhes daria uma certa vantagem. Maurício disse que um item do regulamento proibirá que isso aconteça e os pneus terão de ser homologados a cada prova. Amanhã aqui no "Mundo Veloz" você poderá conferir em áudio a entrevista na íntegra.

- Segundo Chico Serra essa conquista é muito especial, logo após o fim da prova ele agradeceu toda a equipe pelo bom trabalho. O piloto, que sabia que praticamente não tinha chances de se classificar para o playoff afirmou ter ido para Brasília junto com sua equipe muito confiante em conquistar um bom resultado, segundo ele, além de ter vencido depois de muitos anos a vitória tem sabor especial por saber que finalmente o carro conseguiu se tornar competitivo.

- Guto Negrão admitiu ter "secado" seus rivais enquanto assistia o final da prova pela televisão junto à sua equipe. Segundo ele é uma ironia muito grande ele ter conquistado a classificação para a fase final do campeonato justamente na única prova que ele não pontuou. Guto Negrão teve problemas em dois motores esse final de semana.

- Guto Negrão que deve agradecer em parte essa conquista à seu companheiro de equipe Giuliano Losacco. Faltando 3 voltas para o final Giuliano esteve (com uma volta atrás) entre o líder Chico Serra e o segundo colocado Pedro Gomes que vinha muito rápido. Caso Pedro Gomes vencesse a prova Guto Negrão estaria fora do playoof, porém Giuliano não deu passagem à Pedro Gomes e explicou o motivo ainda em pista mostrando que estava mais rápido até mesmo que o líder Chico Serra que acabou depois ficando para trás.

- Volte em instantes para conferir toda a repercussão dessa etapa decisiva em Brasília da principal categoria do automobilismo nacional.