8/07/2009

Stock em Salvador, vai dar certo?

As críticas são normais, mas precisam ser feitas com consciência...

Foto: Divulgação

- Todo início de trabalho tem problemas. Seja de adaptação, falta de estrutura ou aquela boa garibada (conhecida como gambiarra) para ficar tudo pronto à tempo, mesmo que não fique lá muito próximo do ideal.

- A Stock Car na Bahia não foge à regra. Descobriu-se de última hora que a pista é apertada, não parece ser lá muito segura, que era preciso de duas chicanes para aumentar a segurança e mais alguns detalhes que passarão mais despercebidos. Já se acredita que a corrida de domingo será uma boa procissão pois ninguém passará ninguém. Eu já acredito que o pessoal do pelotão intermediário poderá provocar problemas maiores ao andamento da prova.

- Mas é assim mesmo. Como bem me lembrou o colega Betto Delboux, o Brasil havia perdido a tradição das corridas de rua, que se restringiram nos últimos anos à provas isoladas de F-Renault em Vitória, Floripa e a própria Salvador. Todas em pistas complicadas, sem muita estrutura, mas que geraram espetáculos interessantíssimos ao público local, que não tem contato com corridas de carro e gera um dos motivos para que o automobilismo esteja sendo esquecido no nosso país.

- E foi assim que nasceu a paixão por carros no Brasil. Com corridas realizadas nas ruas, no Rio de Janeiro era na Gávea, em São Paulo era Pinheiros, e mais outros lugares, não só nessas cidades como em outros locais do Brasil.

- Aos poucos voltamos a falar sobre o assunto, até mesmo devido ao descaso com nossos autódromos. A visita confirmada da Fórmula Indy em 2010 acontecerá em um circuito de rua, em Riberão Preto, Brasília ou Rio (já se fala que Salvador entra na disputa). O que é uma ótima notícia, Salvador é um ótimo balão de ensaio.

- Estou dizendo isso apenas para alertar o amigo leitor que alguns problemas serão vistos na prova da Stock Car no próximo domingo em Salvador. Talvez até problemas "nunca antes vistos na história desse país", como diria o nosso presidente.

- Mas isso não é motivo para alarde e sim para que eles simplesmente sejam corrigidos para a próxima visita da categoria à capital do espetacular estado da Bahia. Não esperem de mim uma postura sensacionalista nem com relação ao que acontecer de errado, nem com o que acontecer de certo, são coisas da vida.

- Tenho algumas restrições à Stock Car de uns tempos para cá e tinha tudo para criticar muito essa etapa de Salvador. Mas isso ñao refletiria o meu pensamento com relação aos problemas que ocorreram e ocorrerão.

- Chicanes de pneus serão um grande problema? Sim, serão... pois que se corrija esse problema. Se não der tempo para a etapa de domingo vamos fazer o que? Pedir o cancelamento da prova? Creio que não... vamos dar tempo para que a categoria possa repensar a etapa para 2010 e torcer para que ela ocorra novamente. Essa é minha torcida sincera.

- Os pilotos, admitindo ou não, não estão gostando de alguns detalhes da pista, em especial às chicanes e à aderência (o que é normal para uma pista de rua). Mas sei que gostaram da idéia de ir para Salvador e também sei que compreenderão não só a importância de estarem lá como também irão querer voltar. E esses sim precisam ter seus pedidos atendidos.

- Precisamos as vezes ser um pouco mais otimistas mesmo com relação à quem menos esperarmos. Acredito na iniciativa de se fazer a prova em Salvador e apoio, mesmo com os problemas que, sim, ocorrerão.

- Aproveite e confira a volta da sessão "Diários de Bordo" aqui no "Mundo Veloz", pois o Thiago Raposo, do Café com F1 foi chamado para cobrir a prova "in loco".

Confira também os 10 primeiros do dia:

Resultado dos treinos do GP Bahia Stock Car:

1º) 18 Allam Khodair (SP, Peugeot), 1:10.378
2º) 20 Ricardo Sperafico (PR, Peugeot), 1:10.711
3º) 11 Nonô Figueiredo (SP, Chevrolet), 1:10.789
4º) 90 Ricardo Mauricio (SP, Chevrolet), 1:10.883
5º) 0 Cacá Bueno (RJ, Peugeot ), 1:10.960
6º) 51 Átila Abreu (SP, Chevrolet), 1:11.169
7º) 21 Thiago Camilo (SP, Chevrolet), 1:11.256
8º) 55 Paulo Salustiano (SP, Chevrolet ), 1:11.257
9º) 23 Duda Pamplona (RJ, Chevrolet), 1:11.344
10º) 15 Antonio Jorge Neto (SP, Peugeot ), 1:11.43

8/06/2009

Raio-X: Stock Car em Salvador

Na Bahia, em um curioso circuito de rua, a Stock Car volta ao Nordeste depois de 30 anos...


Vídeo retirado do www.autobrasil.wordpress.com

- E uma das principais categorias do automobilismo nacional chega à Bahia, terra de todos os santos, terra da alegria e da felicidade, terra do grande Carnaval do Brasil, terra de festa, bem do jeito que a Stock Car gosta.

- Não é a toa que a volta da categoria depois de 30 anos ao Nordeste será em Salvador. A auto-proclamada "família Stock Car" gosta mesmo é de bagunça, no bom sentido. As corridas melhoram aos poucos, mas há muita importância para o quanto o evento representa para a cidade por onde passa.

- E não é diferente em Salvador, muito pelo contrário, só se fala no assunto durante os últimos dias na capital baiana. Os soteropolitanos estão em polvorosa com a corrida que será realizada no Centro Administrativo da Bahia, o CAB, que fica no bairro Sussuarana 2. Sim, um circuito de rua com 2724 metros de extensão, sem áreas de escape, relativamente estreita por motivos de segurança e com muros de ambos os lados.

- Será uma corrida difícil, que colocará os pilotos à prova durante os pouco mais de 50 minutos de sua duração. Safety Car é esperado em especial pelos combates que geralmente são vistos no pelotão intermediário, onde pilotos comumente se tocam e vão parar fora da pista, ou no caso de Salvador, no muro.

- Faz um tempo também que uma pista não marca sua estréia no calendário, a última foi Buenos Aires em 2005, ou seja, será necessário se investir pesado nos treinos livres que começam amanhã as 10h20m da manhã. O treino será fechado ao público (o que não foi completamente explicado) e será uma espécie de treino extra para reconhecimento do traçado.

- Carlos Montagner aprovou a pista, parabenizou a Vicar por sua elaboração (torcemos todos para que, caso tudo dê certo, outras categorias possam utilizarem-na) mas ressaltou a necessidade das chicanes: "Serão montadas duas chicanes ao longo do circuito, o que deixará ainda mais segura a prova”, comentou Montagner, que ainda disse que a única preocupação é com relação ao tempo disponível para os últimos detalhes. "Precisamos fazer os últimos ajustes, como a sinalização, com a pista já fechada. Por isso estamos pensando em quanto tempo teremos para fazer isso”, encerrou.

- Hoje houve a tradicional carreata da categoria pelas cidades onde passa, em Salvador a festa foi ainda maior. O evento teve participação dos pilotos Ricardo Maurício, Paulo Salustiano, Daniel Serra e do baiano Diego Freitas. A concentração foi no Farol da Barra e, de lá, os pilotos seguiram por um trajeto de aproximadamente 5 km, que passa pela Avenida Oceânica, Casa de Iemanjá (Rua da Paciência) até chegar à Igreja de Santana do Rio Vermelho, na praia do Rio Vermelho, em frente ao Ponto de Acarajé da Cira, onde terminou a carreata.

- Fazia mais de 30 anos que a categoria não passava pelo Nordeste. A última prova naquela região do país foi em julho de 1979 no Autódromo Virgílio Távora, em Eusébio, na Grande Fortaleza, foi o palco da vitória do goiano Alencar Junior. Além disso é a primeira corrida da Stock Car brasileira em um circuito de rua.

- Com o fim da Action Power, que teve seus carros destruídos após incêndio na Regis Bittencourt, um dia após a prova vencida por Marcos Gomes em São Paulo, a prova terá apenas 30 carros. A RCM se fundiu à Action Power e cada equipe terá um carro, Peugeot para a primeira e Vectra para a segunda. Caso Marcos Gomes trocasse de montadora perderia os pontos que conquistou até aqui no campeonato, um regulamento pra lá de estranho por sinal.

- Aos poucos os pilotos vão fazendo os primeiros comentários sobre a prova que acontecerá no próximo domingo na capital baiana.

Giuliano Losacco:

- Ele já andou em circuitos de rua no Brasil e nos EUA com carros de fórmula e não está apreensivo: “todos dizem que o asfalto está muito bom, e será bom para a categoria correr numa praça nova, numa situação nova e de casa cheia. As corridas de rua podem representar um passo importante na evolução da Stock Car e é legal fazer parte deste crescimento”.

Thiago Camilo:

- O paulista não acredita que a corrida em um circuito de rua possa transformar a categoria numa loteria: “é claro que se você está com bons acertos para os circuitos que já conhece, não vai torcer para andar numa situação desconhecida, mas isto pode ser uma vantagem para mim, porque o Mauro Vogel (chefe de sua equipe) já mostrou várias vezes que é um dos caras mais rápidos em acertar o carro vindo do zero”.

Luciano Burti:

- Burti é um dos pilotos com mais experiência nesse tipo de circuito: "na rua, já disputei corridas em Macau, Coréia do Sul e Mônaco. Cada uma tem sua particularidade, por isso acho que quem já correu em pista de rua não leva nenhum tipo de vantagem”, acredita o piloto que ainda diz que "qualquer corrida em circuito de rua já é muito diferente. A proximidade com o público cria um clima de festa. No Nordeste, que possui um povo caloroso e ainda mais festeiro, com certeza será ainda mais especial. Acho que tem tudo para ser a melhor corrida da temporada”, conta o piloto Luciano Burti, que também fará sua estréia em uma corrida na região.

- Mas ele também aproveitou para elogiar o circuito: "por ser uma pista de rua possui um espaço muito bom. Tem características de um traçado de autódromo mesmo, com curvas de raio longo, de alta e baixa velocidade, mas só saberemos como ela realmente é depois de colocarmos o carro para andar”, acrescenta o piloto da Boettger Competições.

Popó Bueno:

- O piloto carioca usará da arte para comemorar a prova em Salvador. O renomado artista plástico Menelaw reestilizou o capacete do piloto (que não aparece para o público, mas deve aparecer na TV) e também a asa traseira de seu carro. Ambos serão leiloados com o dinheiro revertido para instituições da caridade.

Ricardo Zonta:

- Não estará presente pois disputará a 9ª etapa da temporada da Grand-Am nos EUA, em Watkins Glen, onde já conquistou uma vitória e um 2º lugar na temporada. Seu substituto será o paranaense Rodrigo Sperafico, irmão de Ricardo, o outro piloto do time.

Thiago Marques:

- O piloto paranaense preferiu apostar na parte técnica para analisar a próxima etapa do campeonato: "correr em circuito de rua vai ser uma novidade para todo mundo, e o vencedor vai ser aquele que conseguir o melhor acerto do carro com seu engenheiro. A vitória será decidida para quem conseguir a melhor tração e o melhor toque, porque, na pista, todos os pilotos da atual Stock são muito rápidos”.

- Atentando para outros detalhes importantes, Thiago Marques ainda alertou para outro fator importante: "por ser um circuito aberto, vamos ter muita sujeita e não será uma pista emborrachada. Cada detalhe vai ser muito importante em Salvador”, acredita o paranaense que também parabenizou os idealizadores da prova. "Acho muito bacana a iniciativa de fazer uma prova em um circuito de rua e o pessoal da Vicar está de parabéns. Tenho certeza de que a prova de Salvador vai chamar a atenção de muita gente e vai fazer história na Stock Car.”, completou Thiago Marques.

João Marcelo (líder da STock Jr.):

- "A prova de Salvador vai ser disputada em um circuito de rua e isso será uma novidade para todos, mas os pilotos da Bahia vão levar um pouco de vantagem, pois já andaram pelo local onde será disputada a corrida e têm um pouco de favoritismo por causa disso.”

- João Marcelo ainda afirmou que o segredo para fazer uma boa corrida em Salvador é saber conciliar velocidade e prudência: "por ser uma prova em circuito de rua, não existe área de escape. Se você erra vai para o muro. Acho que será uma prova na qual vai ser preciso aliar cautela e velocidade. Quem fizer isso melhor vai ganhar.”

- João Marcelo além de tudo é pessimista no que diz respeito às ultrapassagens: "é preciso conseguir uma boa colocação no grid de largada, pois não haverá muitas ultrapassagens em Salvador. Vamos correr em um circuito de rua e a organização já avisou que colocará duas chicanes na pista. Largar bem colocado será 80% do segredo para vencer a prova.”

Cássio Homem de Mello (Stock Jr.):

- O piloto que vinha disputando a Copa Vicar retorna à Stock Jr.: "não tenho experiência em circuitos de rua, mas acho que quase nenhum dos pilotos da Stock Jr. têm. Por isso, não será uma desvantagem”, afirma. "Minha desvantagem será em ter de me readaptar aos carros da categoria. As máquinas da Copa Vicar são muito maiores e mais pesadas e, além disso, corremos com pneus slick e na Jr. voltarei a andar com o radial. Espero manter o bom desempenho que tive anteriormente”

8/03/2009

Nelsinho fora, apenas 1 brasileiro na pista

Com ausência de Piquet e Massa, Grande Prêmio da Europa terá apenas 1 brasileiro no grid...


- Eis que a nada surpreendente notícia que dá conta que Nelsinho Piquet estaria fora da Renault foi confirmada hoje pelo próprio piloto. Declarações do tipo "Briatore foi meu algoz" podem ser lidas na declaração oficial do piloto aqui.

- Era uma relação complicada que, sinceramente, não entendo como sobreviveu ao final da temporada 2008. Nelsinho melhorou no final do ano, é verdade, mas enquanto Alonso conquistou duas vitórias (Cingapura e Fuji) o brasileiro não passou de um segundo lugar em Hockenheim. Na visão de Flávio Briatore isso é terrível, independentemente do espanhol ter regalias dentro da equipe.

- No ano de 2009 a briga entre os dois só fez esquentar. A mudança radical das regras atrasou o cronograma d edesenvolvimento de alguns times, entre eles a Renault, e por isso as vezes não era possível entregar atualizações em dois carros ao mesmo tempo. Na única prova onde teve um bólido igual ao do companheiro ele definitivamente não foi bem. Destaque para declarações de Nelsinho do tipo "Briatore não entende porra nenhuma de corrida". Isso enquanto ainda era funcionário do time.

- Não tinha jeito. Diz-se por aí que Piquet chegou a ser demitido da equipe após o Grande Prêmio da Alemanha mas após negociações ele teve mais uma chance (o que provavalmente explica sua ausência no Twitter, onde é sempre tão presente). Agora ele emitiu seu comunicado e, mais uma vez via Twitter, confirmou para seu público que não é mais piloto da Renault mas continua trabalhando por sua continuidade na Fórmula-1.

- Continuidade que deve acontecer, afinal de contas as tais 6 novas vagas para o ano que vem estão praticamente confirmadas com a entrada de Campos, USF1 e Manor. A BMW saiu, mas deve ser incorporada por alguém e já se fala até na possibilidade de se tornar "Piquet Sports". Nelson Piquet, o pai, que goza de prestigio com a BMW, pode entrar em negociações com Peter Sauber para aquisição do time e Nelsinho mais uma vez estaria incluso nos planos, como aconteceu nas categorias de base.

- E eis que, com a ausência do demitido Piquet e do acidentado Massa, veremos apenas um brasileiro na pista, Rubens Barrichello. Não fosse o advento da Brawn GP para impedir a aposentadoria de Rubens e não teriamos um piloto tupiniquim em Valência. Ou como me lembra Leonardo Murgel, não fosse a Brawn GP e sua "mola voadora" e Massa não desfalcaria a Ferrari no Grande Prêmio da Europa.

- A última vez que tivemos apenas um brasileiro na pista foi no Grande Prêmio dos Estados Unidos de 2005, quando os pilotos de carros equipados com pneus Michelin boicotaram a largada. Okay, eles chegaram a realizar a volta de apresentação, então voltemos ao Grande Prêmio da San Marino de 1987 quando Piquet bateu nos treinos e Ayrton Senna foi o último a participar da prova. A lembrança me foi feita via Twitter pelo atento Ivan Capelli.

- Não menos atentos, os amigos Alexander Grunwald, Speeder e William citaram o GP dos EUA de 2002, quando a Sauber deixou Felipe uma prova de fora em detrimento à Heinz Harald Frentzen.

Eu havia citado o Grande Prêmio da Itália de 1984 quando Ayrton Senna não conseguiu qualificar sua Toleman para a prova em Monza e apenas Nelson Piquet participou da corrida.