11/30/2007

500 Milhas:Não deu para os grandes...

André Nicastro, "personalidade anônima" consegue pole position na Granja Vianna...


- Em uma competição com tantas estrelas presentes como é a "500 Milhas de Kart da Granja Vianna", sempre se espera que pilotos de Fórmula-1 andem na frente de todos os outros. Porém, não é bem assim que a banda toca. Tetracampeão brasileiro de kart, com passagens pela Fórmula
Renault e Fórmula 3 e pronto para correr de F-Truck no ano que vem, André Nicastro conquistou no finalzinho do treino, com uma única oportunidade de volta rápida, a pole position para a prova que acontece amanhã à meia noite.

- E humildemente ele creditou seu sucesso ao sorteio dos motores: “Sabíamos que todo nosso esforço dependeria em parte do sorteio dos motores. Tive sorte, porque o outro kart da equipe não é tão bom quanto o meu”. Um resultado importante como o alcançado pelos gaúchos Otávio Bonder, Antonio Francesco Ventre, José Eduardo Ventre, Bruno Pacetti e Lucas Rodrigues, que derrotaram os grandes favoritos e venceram a prova do ano passado. Espero que, caso o resultado se repita, o reconhecimento desta vez seja maior.

- Felipe Massa, o grande favorito, que casou ontem no civil e casará hoje no religioso criticou seu motor, que segundo ele não andava de reta, e desdenhou da pole: "sair na frente ou em terceiro não faz qualquer diferença em uma prova de longa duração”. Não é exatamante o que pensa o pole: “Acho que é algo em torno de 10%. Se fomos os mais velozes, é sinal que o kart está bom.” - respostas amanhã.

- Felipe Massa, pole nos dois últimos anos e que abandonou a prova no ano passado terá mais uma vez a companhia de João Paulo Bertucelli e Ruben Carrapatoso. André Nicastro por sua vez correrá com
Mário Romancini, Felipe Lapenna, Sérgio Jimenez, Pedro Rodrigues, Beto Monteiro e Osman Galid, um time de peso.

- Os outros dois favoritos à pole eram Nelsinho Piquet e Rubens Barrichello (vale lembrar que nos treinos classificatórios apenas um piloto conduz o carro), o primeiro ficou na 8ª colocação e o segundo teve de trocar de macacão por um mais pesado e tomar 1 litro de água para ganhar peso pois seu kart estava 200 gramas abaixo do peso mínimo, a 13ª colocação foi o que lhe restou depois de uma punição. Segundo ele, para a superpole mais de um 1 kilo foi somado à seu peso total.

- Os campeões do ano passado largarão na quarta colocação com o kart número 110. Antes da superpole, porém, um contratempo. Os pilotos da equipe liderada por Dudu Ventre ficaram surpresos ao saber que não estavam na lista dos convidados para a superpole. Como campeões do ano passado teoricamente teriam vaga garantida. Felipe Giaffone em entrevista ao site "All Kart" ficou surpresa e disse que teriam de prestar mais atenção nisso. Depois contemporizou: "Viu, mas eles não precisavam disso, se classificaram na pista".

- A prova, que está longe de ser uma brincadeirinha de fim de ano, tem seu início amanhã à meia noite e término depois de 644 voltas ou 12 horas. A transmissão de largada acontece pela Rede Bandeirantes e a chegada só Deus sabe. O canal de tv fechada BandSports transmite a prova na íntegra.

Grid de largada:

1 – André Nicastro, Mário Romancini, Felipe Lapenna, Sérgio Jimenez, Pedro Rodrigues, Beto Monteiro e Osman Galid, 56s915

2 – Osvaldo Negri Jr., Pedro Gomes, Roberto Gomes, Fernando Wortmann, João Gonçalves e Rafael Mattos, 57s120

3 – Felipe Massa, João Paulo Bertuccelli e Ruben Carrapatoso, 57s246

4 – Eduardo Ventre, Francesco Ventre, Leonardo Nienkötter, Lucas Rodrigues, Vinicius Quadros e Bruno Pacetti, 57s248

5 – Douglas Hiar, Pedro Gomes, Roberto Gomes, Osvaldo Negro Jr., Fernando Wortman, João Gonçalves, Rafael Mattos e Rogério Raucci, 57s282

6 – Nelsinho Piquet, Rodrigo Piquet, Clemente Faria Jr., Felipe Nasr, Lucas Foresti e Thiago Azalin, 57s314

7 – Luciano Burti, Denis Dirani, Gabriel Dias e Felipe Guimarães, 57s403

8 – Clemente Faria Jr., Nelsinho Piquet, Rodrigo Piquet, Geraldo Piquet, Felipe Nasr e Tuka Rocha, 57s446

9 – Sérgio Jimenez, Pedro Nunes, Oliver Oakes e Bruno Junqueira, 57s465

10 – Nicolas Costa, André Matinha, Onassis de Souza, Paulo Santiago, Lucas Arnone e Diego Kuenzen, 57s468

11- 777 – Win Brasil – 57s518 – Beto Monteiro

12- 01 – Fittipaldi – 57s563 – Vítor Meira

13- 72 – HSBC/Caras – 57s600 – Rubens Barrichello

14- 28 – Piquet Sports – 57s618 – Tuka Rocha

15- 71 – HSBC/Caras – 57s694 – Tony Kanaan

16- 87 – GTP – 57s729 – Dudu Massa

17- 92 – Loctite – 57s943 – Nonô Figueiredo

18- 34 – Bomix – 57s954 – Rafael Daniel

19- 108 – MG Tyres – 57s992 – Connor De Phillips

20- 74 – Loctite Henkei – 58s096 – Antonio Urbano

21- 971 – Speed 500 – 58s502 – Aloísio Coelho

22- 177 – WebMotors – 58s659 – Felipe Giaffone

23- 13 – Spirit Sports – 58s897 – Denis Navarro

24- 38 – Tejofran – 58s969 – Bruno Miloni

25- 45 – MV Marba/Qualy – 59s269 – Paulo Freire

Fonte: www.allkart.net

Foto: Miguel Costa Jr./Mf2

11/28/2007

Pérola

Para Rubens Barrichello...

- "Coitado do Rubinho, é desse tipo de coisa que seus detratores gostam: Vice numa competição de dois" - Gustavo Coelho (Blog F1 Grand Prix).

- Impagável!!!

11/27/2007

Revista Racing premia os principais nomes do automobilismo brasileiro mais uma vez...


- De Érik Gasparini de 10 anos de idade à Pedro Muffato de 65, o Capacete de Ouro, principal premiação do automobilismo brasileiro teve sua cerimônia acontecendo ontem no Teatro Alfa aqui em São Paulo. Homenagens e premiações das mais diversas proporcionaram aos presentes uma possibilidade rara de refletir sobre o esporte à motor no Brasil sob vários prismas diferentes.

- Ao ver a emoção de Pedro Muffato e Wilson Fittipaldi é impossível não desejar que Deus propocionasse à nós a possibilidade de viver por alguns instantes nas décadas de 60 e 70 para ver como era feito o trabalho que serviu de base para que conseguimos 8 títulos mundiais de Fórmula-1, fora o que foi feito internamente que provavelmente era de encher os olhos.

- Importante ver Lucas di Grassi, carente de marketing, receber o prêmio de melhor piloto na categoria "Fórmula". Lucas que aproveitou para dizer que ainda não sabe nada sobre seu futuro (será?) e que espera uma definição de Fernando Alonso.

- Assim como Nelsinho Piquet, que não se enquadrava em nenhuma categoria então justamente lhe concederam uma homenagem. Nelsinho foi na mesma linha de Lucas e disse que também não sabe nada sobre seu futuro, que ainda não assinou nada com a Renault (será também?) e que, assim como Lucas, não consegue falar nem por telefone com Flávio Briatore. Como homenagem à ele, além da placa, um vídeo foi exibido no telão com a ultrapassagem de seu pai Nelson sobre Ayrton Senna em Hungaroring-1986. Alguns se exaltaram em rever o vídeo, outros aplaudiram a sensacional manobra.

- Importante e interessantíssimo o comentário do campeão do "Rally dos Sertões 2007" Maurício Neves. "Hoje em dia, devido à vários problemas, em especial envolvidos com confederação, uma competição tão apaixonante como o Rally não consegue o mesmo espaço que Fórmula Truck e Stock Car". Sim Maurício, com toda sua autoridade espero que todos os presentes tenham refletido sobre o assunto. Aliás, um abraço à todos da ProMacchina.

- Érik Gasparini foi eleito o piloto revelação da temporada 2007. Com apenas 10 anos de idade ele foi uma das feras mirins do kart brasileiro e quando perguntado sobre quem seria seu grande ídolo no automobilismo não teve dúvidas: Michael Schumacher. Arrancou aplausos da platéia.

- Ingo Hoffmann, Tony Kanaan, Rubens Barrichello (que não esteve presente) e Felipe Massa ainda receberam placas de homenagem por realizarem importantes obras fora das pistas. Ingo mantém o instituto que leva seu nome, assim como Barrichello e Kanaan, com o instituto Barrichello/Kanaan. Massa é piloto da Unicef.

- Massa que acabou, assim como no ano passado, sendo a estrela da festa. Ao final da cerimônia ele, seu manager Nicholas Todt, o pai Titônio, a quase esposa Rafaela e sua mãe Ana subiram ao palco para conversarem com os apresentadores Izabel Reis, Otávio Ceschi e Valéria Zopello. A cerimônia longa encerrou a festa.

Curtas:

- Legal a imagem dos dois Copersucar no palco, de frente para uma Pick-up L200 da Mitsubishi. Como sempre o visual para o apaixonado por automobilismo não deixou a desejar;

- Eu estava sabendo que os homenageados do dia seriam os Fittipaldi. Quanto ao Cristian ir embora antes da cerimônia começar tudo bem, afinal de contas, ele tinha vôo marcado para os EUA. Mas poxa vida, onde estavam as imagens da homenagem? Vídeos, fotos, áudios... Felipe Massa e família ficaram mais tempo no palco que os Fittipaldi. Ou o Fittipaldi, pois infelizmente só Wilson esteve presente;

- Infelizmente o transito caótico da não menos caótica São Paulo atrapalhou um pouco a cerimônia. Muitos dos convidados chegaram com atraso outros nem sequer chegaram. Eu mesmo, estive antes em um evento da Mahle da lançamento de um excelente livro sobre José Carlos Pace e quase não chego para a cerimônia;

- Destaque para a cena: Otavio Ceschi chama ao palco para a premiação da categoria revelação e... Burti? cadê você? Ah, o transito...

- Aliás, Hélio Castro-Neves não compareceu. Dançou, literalmente, na final da "Dança dos Famosos" versão Tio Sam.

- O colega Rodrigo Mattar, só conto pois ele confessou em seu blog, votou na opção "nenhum", disponível para a categoria Fórmula-1, risos...

- Sobre o lançamento do livro, que aconteceu em Pinheiros, prometo que discorrerei sobre o tema assim que lê-lo. O que deve acontecer até sexta feira;

- Sorteio de vários brindes ao final da festa. Entre eles um curso de pilotagem com Beto Manzini. Meu número era o 226 e além de ouvir Valéria Zopello "cantar" o 227 e ninguém vir retirar o prêmio, o sorteado foi... Wilson Fittipaldi;

- Como fui de carona, me diverti com os vários comentários sobre o preço do estacionamento: R$18,00. Se tivesse ido de carro nem comentaria isso aqui, rs;

- Aliás, logo depois de constatar o preço do estacionamento, enquanto eu conversava com Wagner Gonzales e Marcelo Braga uma atendente nos abordou com a seguinte frase: "Vocês poderiam estar subindo (sic) pois a premiação já está começando".

- O Capacete de Ouro me proporcionou uma opotunidade e tanto de encontrar com vários amigos, que não vou citar nomes aqui pois com certeza esqueceria alguém, sou esquecido mesmo, mas que todos se sintam abraçados. Valeu pela bagunça.

Categoria Fórmula 1
1 – Felipe Massa
2 – Rubens Barrichello

Categoria Top
1 – Tony Kanaan
2 – Hélio Castroneves
3 – Bruno Junqueira

Categoria Internacional
1 – Lucas Di Grassi
2 – Raphael Mattos
3 – Diego Nunes

Categoria Nacional
1 – Cacá Bueno
2 – Ricardo Mauricio
3 – Thiago Camilo

Categoria Fórmula
1 – Clemente Faria Jr.
2 – Mario Romancini
3 – Fernando Galera

Categoria Turismo
1 – José Cordova
2 – Thiago Riberi
3 – Geraldo Sermann

Categoria Endurance
1 – João Santana/Victor Genz
2 – Paulo Varassim/Lourenço Varassim/ Fabio Machado
3 – José Hoffig Ramos/Maicon Tumiate

Categoria Vip
1 – César Urnhani
2 – Ricardo Baptista
3 – Renato Cattalini

Categoria Truck
1 – Felipe Giaffone
2 – Roberval Andrade
3 – Wellington Cirino

Categoria Rali
1 – Rafael Tulio/Gilvan Jablonski
2 – Ulysses Bertholdo/Sidney Broering
3 – Fabio Dall’Agnol/Marcelo Dalmut

Categoria Off-Road
1 – Maurício Neves/Clácio Maestreli
2 – Paulo Nobre/Felipe Palmeiro
3 – Felipe Bibas/Emerson Cavassin

Categoria Kart
1 – Dennis Dirani
2 – André Nicastro
3 – Felipe Fraga

Categoria Revelação
1 – Érik Gasparini
2 – Guilherme Silva
3 – Jonathan Louis

11/25/2007

Não tão fácil... mas com a cara dele!!!

Schumacher não vence segunda prova, que fica com di Grassi, mas leva o título...

- Dessa vez o alemão Michael Schumacher não teve vida fácil. Depois de uma largada um pouco mais confusa e tendo de segurar o ímpeto de Thiago Camilo e Marcos Gomes, o alemão acabou se contentando com um 6º lugar, o suficiente para lhe dar o título do “Desafio das Estrelas” 2007 com 35 pontos. Ao seu jeito, não precisava vencer, não venceu.

- Não posso deixar de repetir. Como é bonito assistir uma corrida de kart com bons pilotos. A segunda corrida foi ainda mais bela que a primeira.

- O grid invertido na segunda prova garantiu toda a emoção. Lucas di Grassi, seguindo os passos de Michael Schumacher, garantiu a liderança com folga e venceu a prova praticamente de ponta a ponta.

- Thiago Camilo e Marcos Gomes se aproveitaram de confusões na largada e brigavam pela segunda posição enquanto Michael Schumacher e Rubens Barrichello se empurravam na pista. Marcos Gomes porém forçou demais a barra pra cima de Thiago Camilo e os dois foram ultrapassados pela antiga dupla da Ferrari.

- Um nome que, discretamente, chegou lá foi Luciano Burti. 3º na primeira prova e 2º na prova final, ele acabou ficando com a segunda posição no geral, apenas 2 pontos atrás do alemão. Belas provas de Burti.

- Atrás dele uma bela briga no final entre Felipe Massa e Rubens Barrichello que no final por pouco não ultrapassou o atual piloto da Ferrari. Barrichello foi o quarto colocado no Desafio.

- Para Lucas di Grassi foi importante a vitória. Não é todo dia que se pode vencer um Michael Schumacher. Como eu pude dizer no post sobre a primeira bateria, quando Vitantonio Liuzzi foi campeão do mundo em cima do alemão ele chamou atenção para o circo da Fórmula-1. Di Grassi já era para ter conseguido status suficiente, mas ainda não conseguiu, falta um pouco de marketing para ele. Sua hora vai chegar com certeza.

Resultado Final - Segunda bateria:

1º) Lucas Di Grassi (SP), 32 voltas em 22:12.328 (média de 89,75 km/h)
2º) Luciano Burti (SP), a 3.506
3º) Felipe Massa (SP), a 4.579
4º) Rubens Barrichello (SP), a 4.775
5º) Marcos Gomes (SP), a 6.674
6º) Michael Schumacher (D), a 7.087
7º) Felipe Giaffone (SP), a 7.273
8º) Antonio Pizzonia (AM), a 11.157
9º) Tonny Kanaan (BA), a 16.198
10º) Vitor Meira (DF), a 21.943
11º) Enrique Bernoldi (PR), a 23.248
12º) Rodrigo Sperafico (PR), a 24.042
13º) Ricardo Zonta (SP), a 29.616
14º) Pupo Moreno (DF), a 30.973
15º) Luca Badoer (I), a 31.273
16º) Popó Bueno (RJ), a 31.416
17º) Nelsinho Piquet (DF), a 1 volta
18º) Ricardo Mauricio (SP), a 1 volta
19º) Tarso Marques (PR), a 1 volta
20º) Thiago Camilo (SP), a 2 voltas
21º) Cacá Bueno (RJ), a 12 voltas
22º) Alexandre Barros (SP), a 13 voltas
23º) Gil de Ferran (SP), a 14 voltas
24º) Xandynho Negrão (SP), a 23 voltas

Melhor Volta: Michael Schumacher, 40.956


Classificação final:

1º Michael Schumacher, 35 pontos
2º Luciano Burti, 33
3º Lucas di Grassi, 31
4º Rubens Barrichello, 26
5º Felipe Massa, 24
6º Marcos Gomes, 21
7º Nelsinho Piquet, 20
8º Tony Kanaan, 13
9º Ricardo Zonta, 10
10º Enrique Bernoldi, 10
11º Vítor Meira, 10
12º Felipe Giaffone, 9
13º Thiago Camilo, 8
14º Antonio Pizzonia, 8
15º Rodrigo Sperafico, 4
16º Ricardo Maurício, 3
17º Cacá Bueno, 2
18º Roberto Pupo Moreno, 2
19º Popó Bueno, 1
20º Luca Badoer, 1
21º Tarso Marques, 0
22º Xandinho Negrão, 0
23º Gil de Ferran, 0
24º Alex Barros, 0

Foto: Bruno Terena/Grande Prêmio

Ainda é fácil...

Schumacher vence tranquilamente a primeira bateria do "Desafio das Estrelas"...


- Em seu tempo de Fórmula-1 era assim: Independente da posição que largasse, Michael Schumacher assumia a ponta na primeira parte da prova e depois abria séculos de vantagem para os rivais.

- Hoje ele voltou a disputar uma corrida, a primeira desde o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula-1 de 2006, quando anunciou sua aposentadoria. E foi assim: Partindo da quarta posição, assumi o segundo posto na largada e partiu para cima do líder Lucas di Grassi já no segundo giro. Assumiu a liderança e apenas administrou a prova enquanto seus rivais, como é comum às provas de kart, se degladiavam por um lugar no pódio.

- A impressão que se teve quando Schumacher testou o carro da Ferrari em Barcelona há duas semanas foi que ele não muda nunca. E hoje o sentimento me parece o mesmo. Cheguei em um determinado momento a pensar que uma corrida de kart é diferente demais para que ele fosse tão igual, ledo engano. Estamos falando de Michael Schumacher.

- Posso estar queimando a língua, afinal de contas, ainda há uma bateria que por sinal tem o grid invertido entre os dez primeiros, ou seja, ele larga em décimo. Mas acredito que não haverá tantos problemas para que ele conquiste também a primeira prova.

- E essa corrida pode ser especial para alguns pilotos que aguardam uma luz de seu futuro. Casos de Nelsinho Piquet e Lucas di Grassi. Vale lembrar que Vitantonio Liuzzi conseguiu chamar atenção da Fórmula-1 depois de vencer o mundial de kart em cima de Schumacher.

- Atrás de Schumacher a prova foi divertidíssima. Nelsinho Piquet, Felipe Massa, Lucas di Grassi, Luciano Burti e Rubens Barrichello batalharam do início ao fim. Destaque para a ferrenha disputa entre Piquet e di Grassi, entre Massa e di Grassi e também entre Nelsinho e Massa.

- Na primeira disputa Nelsinho Piquet colocou por dentro no final da reta para conquistar a segunda posição com um inevitável "chega para lá" em Lucas. Este toque fez com que Felipe Massa também se aproveitasse e conquistasse posição.

- Massa e di Grassi se destacaram pela disputa que durou praticamente toda a prova, sendo que Lucas se defendeu muito bem o tempo todo, perdendo a posição apenas depois de uma bela manobra de Massa no miolo do circuito.

- Nelsinho Piquet e Felipe Massa brigaram de foice. Para conquistar a segunda posição o piloto da Renault colocou por dentro no limite da curva e no afã de defender a posição, Felipe fechou de repente a tangência da curva sofrendo a pancada involuntária de Nelsinho e passeando pela grama.

- Gosto muito de corridas de kart. As disputas constantes por posição e as "traseiradas" dos pequenos brinquedos proporcionam imagens sensacionais para quem gosta. Quando se juntam 24 bons pilotos então aí a coisa fica cada vez mais bonita de se ver.

Resultado final - Primeira Bateria:
1º) Michael Schumacher (D), 32 voltas em 21:59.406 (média de 90,62 km/h)
2º) Nelsinho Piquet (DF), a 5.687
3º) Luciano Burti (SP), a 5.737
4º) Rubens Barrichello (SP), a 8.147
5º) Lucas Di Grassi (SP), a 8.218
6º) Marcos Gomes (SP), a 9.090
7º) Felipe Massa (SP), a 16.328
8º) Thiago Camilo (SP), a 16.548
9º) Ricardo Zonta (SP), a 18.736
10º) Tonny Kanaan (BA), a 19.107
11º) Enrique Bernoldi (PR), a 22.220
12º) Vitor Meira (DF), a 22.616
13º) Ricardo Mauricio (SP), a 29.499
14º) Cacá Bueno (RJ), a 34.065
15º) Popó Bueno (RJ), a 34.252
16º) Tarso Marques (PR), a 36.523
17º) Pupo Moreno (DF), a 36.703
18º) Xandynho Negrão (SP), a 1 volta
19º) Gil de Ferran (SP), a 1 volta
20º) Antonio Pizzonia (AM), a 10 voltas
21º) Felipe Giaffone (SP), a 10 voltas
22º) Rodrigo Sperafico (PR), a 12 voltas
23º) Alexandre Barros (SP), a 31 voltas

Melhor Volta: Rubens Barrichello, 40.681

Foto: Bruno Terena/Grande Prêmio