10/06/2007

Definindo

Hamilton conquista 3 vitórias na China e taça deve vir esta madrugada...


- Aproveitando que não pude escrever neste espaço ontem e comento as três vitórias que Lewis Hamilton já obteve no final de semana do Grande Prêmio da China.

01. Noite de sexta feira em Xangai e após análises e mais análises do vídeo amador postado pelo torcedor japonês de Fuji, Lewis sai sem sequer uma puniçãozinha. Não perdeu sequer uma posição no grid de largada por mais que outrora Vettel tenha sido punido sem imagens.

- Mais do que assinar um enorme atestado de erro a FIA levantou questão entre alguns pilotos no que diz respeito à um possível protecionismo à Hamilton. Até Felipe Massa, declaradíssimo amigo do inglês levantou questão. Estariam os pilotos sabendo de alguma daquelas coisas que não se pode falar sob hipótese alguma?

02. A segunda vitória do inglês veio ontem, na pista, como tudo deve ser. Depois de uma bela volta de Felipe Massa com tanque cheio, valorizada em um comparativo à voltas com o tanque vazio, Lewis Hamilton cruzou a linha de chegada com o tempo de 1:35:908, apenas 110 milésimos de segundo mais rápido que sua melhor volta do treino que aconteceu na chamada "Q1".

- Uma volta de encher os olhos se considerarmos que ele fará boas voltas antes de entrar no pit. Pole justíssima e muito bonita.

03. A terceira vitória, como é tônica na temporada veio fora da pista e teve a ver com seu "companheiro" de equipe Fernando Alonso. O espanhol definitivamente não aceitou a não punição de Hamilton, está "P" da vida com Charlie Whiting e jogou a toalha com relação ao mundial. Tudo isso no exato momento em que a relação entre Alonso e Hamilton parecia tomar rumos mais tranquilizadores.

- Para Hamilton, a desistência de Alonso soa como um golpe de misericórdia em uma temporada onde os dois sempre se degladiaram dentro e fora das pistas e o coloca há duas provas do final em uma posição de diversão para, quem sabe assim, conquistar sua quarta vitória no final de semana. E a quinta, com q conquista do mundial...

10/04/2007

A tônica da temporada

E quando tudo parecia encaminhado para seu final...

AUTOSPORT

- Agora querem tirar de Hamilton a vitória no Grande Prêmio do Japão, ou quem sabe dez puní-lo com 10 posições do grid de largada para o Grande Prêmio da China. Tudo por causa de imagens amadoras feitas pela boa câmera de um torcedor japonês, que por sinal deve ter conseguido um bom dinheiro pelas imagens, pelo menos o suficiente para recuperar o que foi gsto com ingressos.

- Os famosos "brake tests" realizados pelo inglês enquanto andava atrás do Safety Car no Grande Prêmio do Japão fizeram de vítima Mark Webber e Sebastian Vettel, que se chocaram após uma das manobras de Lewis. Para mim muito mais um excesso de zelo de Webber do que imprudência de Hamilton, poderia o piloto da Red Bull ultrapassar Hamilton e simplesmente devolver a posição, o que é permitido pelo regulamento, quando freou porém, foi atingido pelo alemão Sebastian Vettel que fazia assim como Webber uma excelente prova.

- Pois bem, a análise das imagens feitas pelo torcedor japonês serão feitas até sábado e o resultado pode ser drástico para Hamilton, que já discutia com quem ficaria a taça de campeão e já falava como tal. Caso ele perca 10 posições no grid do Grande Prêmio da China, que acredito irá acontecer, Alonso respira até o Grande Prêmio do Brasil, mesmo que por aparelhos. Se perder o resultado que conquistou em Fuji o campeonato segue mais do que aberto, sendo que Kimi Raikkonen passaria a ter chances concretas e Felipe Massa voltaria à briga.

- Mais uma para um campeonato que insiste em chamar atenção mais fora do que dentro das pistas, e olha que o equilíbrio nas corridas é grande.

- Favor não esquecerem de uma coisa. Caso Hamilton seja punido, é necessário que devolvam a punição aplicada à Vettel, que assim, não poderia ser considerado culpado pelo acidente.

- Agora... é estranho... à princípio Webber culpou Sebastian Vettel pelo acidente, de repente mudou de opinião. Ele é o único que não precisaria de imagens para alterar o julgamento sobre o acontecido.

10/02/2007

Com chuva é assim

Os heróis aparecem e muitos pilotos guardam a corrida na memória como sendo uma das melhores de suas vidas...


- Há na lista a seguir pilotos com os quais definitivamente não simpatizo. Mas, como diz o título do post, com chuva é assim mesmo. Alguns pilotos sempre se lembrarão desse Grande Prêmio do Japão como sendo uma das melhores provas de suas vidas porquê até mesmo pilotos de vasta experiência na Fórmula-1 classificaram a prova como sendo umas das mais difíceis de suas carreiras, casos por exemplo de Fisichella e Coulthard, onde por sinal, conquistaram relativos bons resultados.

- Há os casos de pilotos que batem na trave quanto a chance de conquistar a primeira vitória mas que vêem suas chances evaporarem na linha tênue entre o brilhantismo e o erro que só uma corrida debaixo de muita água é capaz de criar. Este é o caso de Mark Webber, mais da lista dos que não gosto, mas que na minha opinião tinha todas as chances de partir pra cima de Hamilton e quem sabe vencer o Grande Prêmio do Japão.

- O mais triste para mim foi Sebastian Vettel. O alemão é um excelente piloto, mostrou excelentes predicados ao planeta Fórmula-1 mas esse ano, em troca da chance de disputar corridas, trocou a vaga de testes na BMW pela de titular na Toro Rosso. E que chance ele teve de conquistar seu primeiro pódio... que corrida fez o garoto que, vítima da mesma linha tênue que arruinou a prova de Mark Webber, acertou o australiano de maneira infantil em um dos Break Tests de Lewis Hamilton. Um dos momentos mais doloridos da temporada para mim até aqui.

- Kovalainen viveu o outro lado dessa linha. Mesmo pressionado por Kimi Raikkonen no final da prova o compatriota do piloto da Ferrari foi brilhante e conseguiu defender sua posição, até aqui a melhor da carreira na categoria.

- O segundo lugar para ele representou mais do que isso, afinal de contas, em uma temporada onde a Renault não foi brilhante, ele sofreu críticas severas e públicas de nada mais nada menos que seu chefe e empresário Flávio Briatore logo em sua primeira corrida na Austrália. Inteligente ou não, Briatore apenas conseguiu fazer com que Kovalainen sofresse com a pressão natural da categoria muito mais do que qualquer um ali dentro. Mas agora ele consegue dar a volta por cima e ele é apenas mais um dos pilotos que jamais esquecerão essa prova, não só pelo primeiro pódio como também pela excelente prova e pela volta por cima que lhe assegura o status de piloto de ponta.

- E o que dizer então da batalha final entre Massa e Kubica? O primeiro sempre foi criticado por suas atuação não muito brilhantes em provas com chuva. O segundo viveu altos e baixos na mesma prova pois chegou a ser punido depois de um toque com Hamilton e cumpriu um Drive Trough. Punição pela qual também passou Massa logo no início da prova. Para se ter uma idéia da disputa que teve início curvas antes das imagens serem mostradas pela TV, os dois chegaram a sair da pista uma vez cada e não tiraram o pé do acelerador, tanto que Massa por pouco não cruzou a linha de chegada pela área de escape o que, confesso, não sei se é permitido. Ao final da prova, cientes do brilhantismo da disputa os dois sorriram um para o outro e se abraçaram.

- E não, eu não esqueci de Hamilton. Quem sai de uma prova como essa direto para o lugar mais alto do pódio merece todas as honras da casa. E que honras... além de sair ileso, assistir seu rival na disputa pelo título bater sozinho depois de aquaplanar ele ainda aumentou sua vantagem no campeonato para Alonso em 12 pontos e agora tem chances de ser campeão já no próximo final de semana no Grande Prêmio da China.

- E Lewis parece já ter incorporado o status de campeão do mundo pois já fala como líder de equipe que não gostaria que Alonso ficasse na McLaren na próxima temporada pois o espanhol não é quem ele penasava que fosse.

- Hamilton até hoje não tolera o fato de Alonso não ter comparecido à audiência onde a McLaren foi julgada pelo caso de espionagem contra a Ferrari e de quebra pretende quebrar um recorde de Alonso, o de mais jovem campeão mundial de Fórmula-1. Mais do que isso Hamilton seria o primeiro estreante campeão, o primeiro negro campeão e o primeiro um monte de coisas que se pode imaginar.

- E não podemos nos esquecer do primeiro ponto da carreira do jovem e bom Adrian Sutil da Spyker, que ainda vai dar o que falar.

- Este post é apenas uma homenagem à todos os heróis que na última madrugada de sábado para domingo, pelo horário de Brasília, fizeram o Grande Prêmio do Japão de Fórmula-1, uma prova que dificilmente sairá da memória da maioria deles, e de nós, meros espectadores, fãs e profissionais da área.


9/30/2007

Nadando de braçadas

Vitória de Hamilton e abandono de Alonso colocam o inglês à um passo da taça, ou quem sabe, à uma prova...



- Nâo foi uma prova fácil, é bom que se diga. Depois de 18 voltas atrás de um Safety Car que representaram mais de meia hora de uma fila digna de Grandes Prêmios de Mônaco, a penultima prova do mundial em Fuji transformou-se no caos do automobilismo devido à chuva.

- Ainda antes da largada uma trapalhada (mais uma) da Ferrari fez com que seus pilotos tivessem de voltar ao pit com o Safety Car na pista para trocar pneus. A organização de prova exigiu que as equipes largassem com pneu de chuva mas os italianos decidiram arriscar intermediários. Ross Brawn está fazenod muita falta à esta equipe, agora sabemos porquê Schumacher gostava tanto do homem das estratégias ferraristas. Cabe aqui ressaltar que em uma de suas paradas (cada um ferrarista parou duas vezes) Felipe Massa extrapolou o limite de velocidade no pit e ainda cumpriu um Drive Trough com prova rolando.

- Com ultrapassagens autorizadas como não poderia deixar de ser o único piloto com desempenho aceitável era Hamilton, por ser o único que não tinha spray à sua frente
, Alonso era o segundo colocado e Vettel o terceiro em um desempenho que realmente chamava atenção.

- Lá atrás Raikkonen vinha galgando posições e com um pouco mais de dificuldade devido à punição, Massa fazia o mesmo.

- Com o início das paradas nos boxes a movimentação beirou o absurdo em Fuji. Vettel, Webber, Kovalainen e Fisichella tiveram o gostinho de liderar a prova e as McLarens perderam um pouco de seu bom rendimento. Com os dois líderes do campeonato lá atrás a situação ficou um pouco mais complicada. Na volta 33 Hamilton rodou depois de ser tocado por Kubica, na volta 34 Alonso rodou depois de ser ultrapassado por Vettel e na volta 41 o drama de Alonso chegou ao fim depois de aquaplanar e bater violentamente contra o muro. Agora pra ele só resta um liagre segundo suas próprias palavras.

- O Safety Car ainda trouxe um momento triste para a prova. Depois do excepcional desempenho de Vettel sob chuva um desastre. Destraído com movimento de Lewis Hamilton Vettel acertou sob bandeira amarela a traseira de seu "quase companheiro de equipe" Mark Webber tirando os dois da prova. Webber não poupou críticas ao alemão que, espero não fique marcado por esse episódio. Vettel apenas chorou.

- E como em todo desastre alguém sempre comemora, coube à Heikki Kovalainen a missão de levar a malfadada Renault à segunda posição, lugar onde ele apareceu devido à sua estratégia e que só foi ameaçado nas voltas finais por Kimi Raikkonen que, em bela disputa, tentou conquistar a segunda colocação para melhorar sua situação no que diz respeito ao campeonato. Raikkonen não foi feliz, Kovalainen estava realmente decidido à manter a posição e assim foi. E como disse o blogueiro Ivan Capelli, é a primeira vez que dois finlandeses ocupam juntos um lugar no pódio. E foi merecido. Para os dois.

- Massa é que não pôde comemorar muito. Tendo sido punido na largada teve dificuldades maiores que todos para chegar ao final da prova em boas condições e apareceu em terceiro depois do acidente que eliminou Webber e Vettel da disputa. Mas teve de fazer uma parada extra e acabou caindo para a nona posição. Recuperou terreno depois com o pit de Barrichello, e com a excepcional disputa com o polonês Robert Kubica da BMW.

- Os dois na última volta de balé ensaiado se ultrapassarem em pista duas vezes, um não permitia espaço para o outro, Kubica em toque de corrida foi passear na área de escape e depois em outra manobra de corrida Massa passeou na área de escape também dessa vez porém, na linha de chegada onde garantiu uma bela sexta posição. Depois da corrida os dois eram só risos e abraços quando resolveram se cumprimentar depois do espetáculo que proporcionaram ao público japonês.

- E teve mais, muito mais, isso aqui foi apenas um resumo, acredite. Amanhã além de tudo a "Lista de Ocorrências" estará lotada.

Confira o resultado final:
Pos  Piloto        Equipe                      Tempo
1. Hamilton McLaren-Mercedes 2h00:34.759
2. Kovalainen Renault + 8.377
3. Raikkonen Ferrari + 9.478
4. Coulthard Red Bull-Renault + 20.297
5. Fisichella Renault + 38.864
6. Massa Ferrari + 49.042
7. Kubica BMW Sauber + 49.285
8. Liuzzi Toro Rosso-Ferrari + 55.622
9. Sutil Spyker-Ferrari + 1:00.129
10. Barrichello Honda + 1:28.342
11. Button Honda + 1 lap
12. Yamamoto Spyker-Ferrari + 1 lap
13. Trulli Toyota + 1 lap
14. Heidfeld BMW Sauber + 2 laps
15. Sato Super Aguri-Honda + 2 laps
Melhor volta: Hamilton, 1:28.193

Não classificados
Piloto Equipe Na volta

R.Schumacher Toyota 56
Davidson Super Aguri-Honda 55
Rosberg Williams-Toyota 50
Vettel Spyker-Ferrari 47
Webber Red Bull-Renault 47
Alonso McLaren-Mercedes 42
Wurz Williams-Toyota 20
Classificação do Mundial:
Pilotos:                 Construtores:             
1. Hamilton 107 1. Ferrari 170
2. Alonso 95 2. BMW Sauber 92
3. Raikkonen 90 3. Renault 51
4. Massa 80 4. Williams-Toyota 28
5. Heidfeld 56 5. Red Bull-Renault 23
6. Kubica 35 6. Toyota 12
7. Kovalainen 30 7. Super Aguri-Honda 4
8. Fisichella 21 8. Honda 2
9. Rosberg 15 9. Toro Rosso-Ferrari 1
10. Coulthard 13
11. Wurz 13
12. Webber 10
13. Trulli 7
14. R.Schumacher 5
15. Sato 4
16. Button 2
17. Vettel 1
18. Liuzzi 1