2/15/2008

Jerez - Combinados

E Kovalainen, com a McLaren fecha a sessão de treinos na frente...

- O finlandês Heikki Kovalainen, devido ao tempo conquistado ontem, no quarto dia de testes em Jerez de La Frontera acabou sendo o piloto mais rápido da semana na pista espanhola. O dia de ontem foi claramente o que apresentou a pista em melhores condições para os pilotos que trabalharam por lá tanto que, dos 23 pilotos que estiveram presentes nos trabalhos, 12 fizeram seus melhores tempos no quarto dia. Isso fez inclusive que Nelsinho Piquet, por exemplo, ficasse 5 décimos de segundo à frente de Fernando Alonso, duas posições à frente. Piquet foi o nono colocado e Alonso o décimo primeiro.

- 5 pilotos conseguiram seus melhores tempos no terceiro dia, outros 5 no segundo e ninguém fez o melhor tempo no primeiro dia quando apenas 4 pilotos estiveram na pista.

- Outro detalhe que chamou atenção foi o bom desempenho de Williams e Red Bull nas sessões. Red Bull ficou com segundo e terceiro postos e Williams com quarto e sexto, para ficar apenas nos pilotos titulares. Já Honda terminou em décimo-quinto com Button e décimo-oitavo com Barrichello, sendo que Alexander Wurz foi apenas o vigésimo-segundo, superando apenas Adrian Sutil da Force India.

- A próxima sessão de testes acontece em Barcelona com a presença de todas as equipes.

Jerez - Combinados - 11 à 14/02/2008:
Pos  Piloto        Equipe           Tempo     Dia
1. Kovalainen McLaren 1:17:974 4
2. Coulthard Red Bull 1:18:485 4
3. Webber Red Bull 1:18:628 3
4. Rosberg Williams 1:19:091 3
5. Hamilton McLaren 1:19:102 2
6. Nakajima Williams 1:19:117 4
7. de La Rosa McLaren 1:19:287 2
8. Kubica BMW 1:19:535 4
9. Piquet Renault 1:19:660 2
10. Vettel Toro Rosso 1:19:688 4
11. Alonso Renault 1:19:710 3
12. Bourdais Toro Rosso 1:19:848 4
13. Heidfeld BMW 1:19:934 4
14. Fisichella Force India 1:20:669 4
15. Button Honda 1:20:988 4
16. Davidson Super Aguri 1:21:010 4
17. Hulkenberg Williams 1:21:116 4
18. Barrichello Honda 1:21:133 2
19. di Grassi Renault 1:21:200 2
20. Sato Super Aguri 1:21:376 3
21. Liuzzi Force India 1:21:553 2
22. Wurz Honda 1:21:605 4
23. Sutil Force India 1:22:244 3
E mais...

- Após 22 anos de casados, Ron e Lisa Dennis anunciaram oficialmente sua separação. Duas coisas que não desejo à ninguém: Uma separação e a obrigação de se divulgar isso atrávés da imprensa pelo simples fato de fofoqueiros de plantão terem descoberto a notícia;

- Neel Jani é mais um que briga por uma vaga de piloto de testes na Force India. Ele acredita que ainda é preciso conversar com o "senhor Mallya" e com Collin Kolles para que a contratação seja sacramentada, mas que tudo estaria muito bem encaminhado. Seria muita sorte que em uma equipe pequena o quarto piloto consiga ser usado, afinal de contas com pouco dinheiro e com tanta limitação de testes até o terceiro piloto, o italiano Vitantonio Liuzzi, terá dificuldades;

- O grande elogio do inglês Jenson Button ao novo carro da Honda é a confiabilidade. Até onde eu sei o grande problema era a falta de velocidade que, ao que parece, ainda não foi resolvido;

- "O importante é não cometer nenhum erro absurdo". É o que diz Nelsinho Piquet quanto à sua estréia na Fórmula-1 no próximo dia 16 de março em Melbourne, na Austrália. Mas mesmo assim, segundo ele, sua diferença com relação ao espanhol Fernando Alonso está diminuindo. Eu acho que na Austrália ele será melhor, mas perderá no fim do ano. Puro palpite;

Jerez - Dia 4

Mais uma vez McLaren, mais uma vez Kovalainen...

- Este rapaz, ao contrário de todos os finlandeses, falante quer mesmo fazer frente ao inglês Lewis Hamilton dentro da McLaren, oq ue eu acredito por sinal que conseguirá. Tudo bem que acreditemos que os testes de pré-temporada não diz muita coisa à respeito do nível de competitividade das equipes, mas internamente é possível saber o quanto um piloto é capaz de derrotar outro.

- E durante os testes deste ano de 2008 o finlandês esteve um bom tempo à frente de Lewis Hamilton e vem demonstrando bons desempenhos, sendo que ontem, foi o mais rápido do dia mais uma vez com o tempo de 1:17:974, também sendo esta a melhor marca da semana em Jerez. E Lewis Hamilton mais uma vez não foi o segundo colocado e sim o quarto, atrás ainda de David Coulthard da Red Bull e Kazuki Nakajima da Williams que se encarregaram de confirmar a boa fase que as duas equipes viveram esta semana em Jerez.

- Para nós, meros mortais, não há mais nada que analisar neste início de ano. Apenas engenheiros e projetistas é que ainda tem algo a fazer para que possam colocar na pista no próximo dia 14 de março em Melbourne na Austrália, as novidades que não puderam ser mostrada aos inimigos até o presente momento, afinal, o que se pode ser visto à olho nu não tem propriedade intelectual na Fórmula-1. E todo mundo está de olho.

Jerez - Dia 4 - 14/02/2008
Pos  Piloto      Equipe               Tempo     Vls
1. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:17.974 96
2. Coulthard Red Bull-Renault 1:18.485 107
3. Nakajima Williams-Toyota 1:19.117 90
4. Hamilton McLaren-Mercedes 1:19.429 83
5. Kubica BMW-Sauber 1:19.535 129
6. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:19.688 53
7. Piquet Renault 1:19.817 134
8. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:19.848 101
9. Heidfeld BMW-Sauber 1:19.934 116
10. Webber Red Bull-Renault 1:19.980 107
11. Fisichella Force India-Ferrari 1:20.669 89
12. Button Honda 1:20.988 121
13. Davidson Super Aguri-Honda 1:21.010 103
14. Hulkenberg Williams-Toyota 1:21.116 71
15. di Grassi Renault 1:21.286 73
16. Wurz Honda 1:21.605 103

2/14/2008

Jerez - Dia 3

Mark Webber e Red Bull mais uma vez na frente...


- Com sua horrível tampa traseira de motor a Red Bull voltou à ponta da lista de tempos no terceiro dia de testes coletivos em Jerez de La Frontera, e dessa vez com quase todas as equipes na pista. Mark Webber foi o mais rápido do dia com o tempo de 1:18:628, quase meio segundo mais rápido que o alemão Nico Rosberg da Williams, equipe que por sinal foi a rival da Red Bull também no primeiro dia de testes.

- Claro que as suspeitas sobre o baixo nível de combustível usado por Webber para o bom desempenho logo apareceram. E a Red Bull não se fez de rogada e assumiu que ele andou quase sem gasolina e, com o baixo peso, o tempo foi possível. Mas o carro foi muito elogiado pelos dois pilotos. Estaria a equipe blefando?

- Williams, Renault e BMW na sequência ficaram à frente da McLaren neste terceiro teste, sendo que Lewis Hamilton, o mais rápido do dia anterior ficou apenas na sexta colocação. Nelsinho Piquet foi o nono colocado e Rubens Barrichello foi mais uma vez o penúltimo. Já se comenta por aí o receio que o novo carro da Honda passa para os seus.

Jerez - Dia 3 - 13/02/2008
Pos  Piloto       Equipe              Tempo     Vls
1. Webber Red Bull-Renault 1:18.628 72
2. Rosberg Williams-Toyota 1:19.091 98
3. Nakajima Williams-Toyota 1:19.215 91
4. Alonso Renault 1:19.710 104
5. Kubica BMW-Sauber 1:19.829 116
6. Hamilton McLaren-Mercedes 1:19.857 68
7. Coulthard Red Bull-Renault 1:19.883 97
8. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:19.889 114
9. Piquet Renault 1:20.014 110
10. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:20.152 84
11. Heidfeld BMW-Sauber 1:20.201 109
12. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:20.536 76
13. Button Honda 1:21.147 85
14. Sato Super Aguri-Honda 1:21.376 101
15. Barrichello Honda 1:21.710 58
16. Sutil Force India-Ferrari 1:22.244 86
E mais...

- Segurança mais do que reforçada em Jerez para estes testes. Torcedores escolhidos para entrar no autódromo, presença da FIA e inúmeras outras medidas estão sendo tomadas para que episódios racistas não se repitam no país. Continuo acreditando que é necessário uma medida educativa e não punitiva;

- Dizem que a FIA também está presente em Jerez para testes anti-doping, exigidos pelo COI. Será que algum piloto entrará na dança? Será que alguém seria punido caso fosse pego em um teste não oficial onde, por exemplo, vale se fazer o quiser nos carros?

- Acharam um culpado em comum para os problemas encontrados por alguns times em Jerez. "É o vento", disseram alguns pilotos. Será que não poderiam considerar que o vento em uma fase de testes pode ser usado como base para se estudar condições parecidas que serão encontradas durante a temporada?

Stock Car:

- Ainda sem maiores detalhes divulgados já é certeza que as provas da Stock Car Brasil em 2008 contarão com a volta dos pit stops. Mesmo comprometendo a segurança é impressionante o que se faz para melhorar o nível das corridas. Vale lembrar que em 2007 as emoções fugiram dos autódromos por onde a Stock passou;

- Playoff até na classificação. Agora na Stock é assim: Os 15 melhores vão para a superclassificação no sábado. Os 6 vencedores disputarão contra um oponente em pista, com duas voltas para cada um ao mesmo tempo em uma mini-corrida com direito até a bandeirada, onde os três vencedores largam nas melhores três posições e os perdedores largam do quarto ao sexto lugar. Que desespero;

- A ecologia também será tema. Em breve os motores da Stock terão capacidade Flex, podendo usar uma mistura de gasolina e alcool. Uma tendência mundial interessante que, se mexe com a potência dos motores, não se reflete no atrativo ao público;

- Santa Cruz do Sul, Londrina, São Paulo-II e Campo Grande serão provas realizadas ao sábado e a "prova do milhão" está sem data definida devido ao anúncio do fim do autódromo do Rio de Janeiro. Eu já nem acredito mais que essa prova acontecerá. César Maia, convidado para dar a bandeirada, disse que se isso não acontecer ele invade o autódromo para tal. Ele já invadiu o autódromo uma vez para coisa pior... destruir o setor norte;

- "Volkswagen deixa a categoria por estratégias de marketing". Foi assim que Carlos Col definiu a saída da montadora da Stock, que volta a ter apenas três bolhas. Um retrocesso? Col sempre falou que o objetivo é correr com quatro e agora diz que o projeto é para três ou quatro. Uma diminuição providencial à caminho;

- Na "Copa Vicar", antiga Stock Light, os carros utilizarão as mesmas carrocerias da equipe principal onde três equipes subirão e três cairão da principal. Eu particularmente gostava das bolhas do Astra Hatch e acho que as montadoras poderiam explorar a divulgação de seus modelos hatch nesta categoria;

- E como não poderia deixar de ser, o grande assunto da Stock nesse início de ano é a segurança. Uma comissão de pilotos formada por Hoover Orsi, Paulo Gomes e mais um nome à ser definido fará inspeções à autódromos, o uso do HANS será obrigatório e um reforço na lateral dos carros para amenizar colisões em "T" serão utilizados nesse ano. Se vai dar certo nunca se sabe pois as fatalidades estão prontas para entrar em pista à qualquer momento, mas é válida toda e qualquer ação em nome da proteção dos pilotos, que não vivem mais nos anos 60.

Jerez - Dia 2

Hamilton lidera tabela de tempos no segundo dia de testes coletivos da Fórmula-1 em Jerez de La Frontera...


- A McLaren está de volta ao topo. No segundo dia de testes coletivos em Jerez de La Frontera o inglês Lewis Hamilton alcançou a ponta da tabela de tempos. No reencontro com os torcedores espanhóis ele não foi alvo de racismo ou de qualquer tipo de manifestação contrária à sua permanência no circuito.

- Minha grande preocupação na verdade é a permanência da imprensa inglesa na Espanha, visto que jornais dos dois países entraram em verdadeiro litígio desde o ano passado quando Hamilton e Alonso começaram à rivalidade. Até agora ninguém fez nada para resolver este problema e sempre que podem ambos os jornalistas se alfinetam.

Jerez - Dia 2 - 12/02/2008
Pos  Piloto      Equipe               Tempo     Vls
1. Hamilton McLaren-Mercedes 1:19.102 89
2. de la Rosa McLaren-Mercedes 1:19.287 88
3. Kubica BMW-Sauber 1:19.539 91
4. Nakajima Williams-Toyota 1:19.601 93
5. Piquet Renault 1:19.660 120
6. Heidfeld BMW-Sauber 1:19.958 94
7. Webber Red Bull-Renault 1:20.013 113
8. Rosberg Williams-Toyota 1:20.029 125
9. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:20.105 53
10. Coulthard Red Bull-Renault 1:20.176 111
11. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:20.418 82
12. Barrichello Honda 1:21.133 71
13. di Grassi Renault 1:21.200 92
14. Sato Super Aguri-Honda 1:21.400 90
15. Liuzzi Force India-Ferrari 1:21.553 103
16. Wurz Honda 1:21.950 86
E mais...

- Rali Dacar é confirmado na América do Sul entre 3 e 18 de janeiro de 2009. Tanto largada quanto chegada será em Buenos Aires, sendo que os pilotos descerão ao Sul da Argentina, na Patagonia, passando pelo Chile, deserto do Atacama e tomando caminho de volta em seguida para BUenos Aires. O Rali terá 9000km, sendo que 6000 deles serão cronometrados;

- Especula-se também que em 2010 o Dacar volte para a Africa, mas por enquanto a organização não cogita essa hipótese pois a situação na Mauritânia ainda é delicada e ninguém quer arriscar um novo cancelamento. Faz mais sentido para mim um Rali Dacar na Africa, que volte logo;

- Bahrein nega vontade de realizar uma prova noturna. Segundo sues organizadores a declaração foi tirada do verdadeiro contexto onde diziam apenas que não se oporiam à realização da prova à noite. Mais do que esclarecido;

- Eu já havia dito isso por aqui e me parece que Felipe Massa e Pedro de La Rosa pensam da mesma forma. Primeiro Massa, que diz que não entendeu exatamente o que aconteceu, apesar de ter sido um episódio feio, mas isso serviu para que as imprensas inglesa e espanhola entrassem em guerra novamente. Já Pedro de La Rosa fez questão de ressaltar que não se pode generalizar uma situação e que o povo espanhol merece ser tratado como "um povo educado e pacífico";

- Logo a Espanha, que construirá até a metade de 2009 um novo autódromo para receber testes da Fórmula-1. A nova pista também é um projeto de Hermann Tilke, mentor de Malásia, Turquia, Bahrein, Cingapura e tantas outras. O novo circuito seria construido apenas para treinos de pré-temporada com uma longa reta de 2 km de extensão. Se ficar muito boa torço para que se substitua a insossa pista de Barcelona no calendário;

- União entre Champ Car e IRL mais uma vez é colocada em dúvida. Dessa vez, segundo os detentores dos direitos da Champ Car a culpa é da imprensa, que não deveria ter deixado vazar o assunto. A IRL sequer emitiu algum comunicado, o jeito agora é esperar;

2/11/2008

Jerez - Dia 1

Segunda sessão de treinos do ano em Jerez de La Frontera que hoje contou com Williams e Red Bull...


- Aberta a segunda temporada de testes coletivos em Jerez de La Frontera, onde todas as equipes, menos Ferrari e Toyota continuarão seus preparativos para a temporada que vem chegando e se inicia no próximo dia 16 de março em Melbourne na Austrália.

- Hoje apenas Williams e Red Bull estiveram na pista e a equipe austríaca das bebidas energéticas se deu melhor, com David Coulthard que marcou 1:20:641 no melhor de seus 91 giros, pouco mais de 1 décimo de segundo mais rápido que seu companheiro de equipe, o australiano Mark Webber.

- Para a Williams sobrou a terceira e a quarta colocações, sendo que Kazuki Nakajima ficou à frente de Nico Rosberg também por pouco mais de 1 décimo. A Williams que estreou mais uma pintura comemorativa para esta pré-temporada. O novo layout contém as conquistas da equipe em toda a sua história: (Fonte: Site Grande Prêmio)

233.787 quilômetros percorridos
49.634 voltas completadas
34.651 quilômetros liderados
7.470 voltas lideradas
2.552,5 total de pontos conquistados
485 GPs disputados
295 pódios
216 corridas lideradas
129 melhores voltas
125 pole-positions
113 vitórias
68 corridas vencidas da pole-position
61 dobradinhas no grid de largada (recorde)
45 vitórias de ponta-a-ponta
33 dobradinhas
24 pole-positions consecutivas (entre 1992 e 1993, outro recorde)
15 poles em uma temporada (de 16 possíveis) em dois anos seguidos (1992 e 1993), recorde dividido com a McLaren
12 vitórias em uma única temporada (1996)
9 campeonatos de Construtores
7 campeonatos de Pilotos
7 vitórias consecutivas (1993)
5 fornecedores de motores
3°: posição média no campeonato
2 reconhecimentos da Rainha Inglesa
2 reconhecimentos da Rainha Inglesa para Frank Williams em sua lista de honrarias de ano novo.
1 e 100: a primeira e a 100ª vitórias do time foram obtidas em Silverstone
1: Frank Williams é o chefe de equipe mais longevo da F-1


- Só quem tem história pode contar.

E mais...

- Carro de David Coulthard que disputou o Grande Prêmio da Inglaterra do ano passado será leiloado na internet, no site http://www.wingsforlife.com/ebay. Naquela ocasião fãs do automobilismo fizeram doações para que estampas de seus rostos aparecessem no carro da equipe. Rostos ou algo mais, como o distintivo do Inter de Porto Alegre, escolhido por um torcedor. A renda do leilão será revertida para a "Wings for Life", entidade que financia estudos com células tronco;

- Também a Sauber deve leiloar os carros que fizeram a curta história da equipe na Fórmula-1. De 1993 até 2005, será possível encontrar quase todos os modelos, inclusive aqueles que foram usados pelo atual campeão do mundo, o finlandês Kimi Raikkonen e também por Felipe Massa. Menos o da última prova, que está na fazenda do brasileiro em Botucatu como presente de Peter Sauber;

- Estoril está definitivamente fora da Fórmula-1. Alguns poucos fãs da categoria ainda sonhavam em ver os maiores carros do mundo na tradicional pista, mas este ano deve ficar pronto o Circuito Internacional do Algarve, à um custo de 200 milhões de euros. Uma pena, mas é bom que o país possa contar com um autódromo de ponta;

- Mark Webber entra na disputa para tentar manter a Austrália na Fórmula-1. E como contemporizador. O australiano acredita que se for preciso, o país deve realizar uma corrida noturna, assim como quer Bernie Ecclestone. Faz sentido;

- Falando em corridas noturnas, o Bahrein também se dispõe a realizar uma, mesmo sem seus organizadores terem sido consultados. O horário seria interessante para os brasileiros, que seria similar ao da prova que é realizada por aqui, com transmissão noturna para a Europa, algo que muito os agrada.

Bahrein - Combinados

Kimi Raikkonen não deixou escapar e foi o mais rápido nos tempos combinados em Sakhir...

- Tempos combinados dos testes realizados em Sakhir, no Bahrein. Destaque para os tempos obtidos no quinto dia de treinos, responsáveis pelas melhores marcas dos quatro primeiros. Badoer venceu Kamui Kobayashi no duelo dos terceiros pilotos.

Bahrein - Combinados
Pos  Driver     Equipe       Time        Dia
1. Raikkonen Ferrari 1:30.015 5
2. Massa Ferrari 1:30.190 5
3. Trulli Toyota 1:30.944 5
4. Glock Toyota 1:31.209 5
5. Badoer Ferrari 1:32:230 2
6. Kobayashi Toyota 1:32:265 3

Bahrein - Dia 6

No último dia de testes Felipe Massa derrota Raikkonen, surpreendentemente o terceiro colocado...


- Sexto dia de testes no Bahrein, Felipe Massa apenas perdeu para Kimi Raikkonen e ainda enfrentou problemas no sábado e no domingo, um hidráulico e um de motor. Porém, após afirmar que esperava passar por problemas agora para não ter de enfrentá-los durante a temporada, tudo aconteceu bem.

- Sem enfrentar problemas, que aparentemente passaram para o lado de seu companheiro de equipe finlandês, ele foi o mais rápido do dia na última sessão de testes coletivos. O segundo colocado foi o alemão Timo Glock da Toyota, que deixou Kimi Raikkonen para a terceira posição. Na lanterna Jarno Trulli, também da equipe nipo-germânica.

Bahrein - Dia 6 - 11/02/2008
Pos  Piloto     Equipe     Tempo        Vls
1. Massa Ferrari 1:31.189 91
2. Glock Toyota 1:31.209 71
3. Raikkonen Ferrari 1:31.329 85
4. Trulli Toyota 1:31.689 86

Bahrein - Dia 5

Raikkonen segue invicto e andando na frente...


- Por enquanto Felipe Massa segue sem chances nos testes que a Ferrari realiza esta semana no Bahrein. Com um dia de atraso no "Mundo Veloz" os tempos do 5º dia.

Pos  Piloto     Equipe   Tempo     Laps
1. Raikkonen Ferrari 1:30.015 61
2. Massa Ferrari 1:30.190 70
3. Trulli Toyota 1:30.944 91
4. Glock Toyota 1:31.213 93

2/10/2008

Bahrein - Dia 4

Raikkonen segue invicto nos testes realizados em Sakhir...


- Sakhir volta a receber, depois de dois dias de folga, os carros de Ferrari e Toyota que realizam seus testes coletivos na pista que também receberá a terceira etapa do mundial 2008 de Fórmula-1. E em excelente forma e entendendimento com o carro o finlandês Kimi Raikkonen segue invicto, tendo sido o mais rápido em todas elas.

- Dessa vez o domínio não foi tão acentuado quanto em sessões anteriores, afinal, Felipe Massa esteve apenas 260 milésimos de segundo atrás. Massa que, por sinal, passou por problemas hidráulicos com sua Ferrari após ter dado 53 voltas no circuito contra 66 de Raikkonen, uma diferença que pode ser considerada pequena.

- A Toyota segue na lanterna dos ensaios com Trulli em terceiro, com mais de um segundo de diferença para Raikkonen, e Glock em quarto.

Bahrein - Dia 4 - 09/02/2008
Pos  Driver      Team          Time      Laps
1. Raikkonen Ferrari (B) 1:30.914 66
2. Massa Ferrari (B) 1:31.174 53
3. Trulli Toyota (B) 1:32.382 73
4. Glock Toyota (B) 1:32.762 75
Enquanto isso...

Rússia próxima de ter GP:

- É o que diz Bernie Ecclestone que, se pudesse, realizaria a prova amanhã. O local escolhido seria o subúrbio de São Petesburgo e aconteceria apenas em 2010 junto à provas na Coréia do Sul e Dubai. É bom a turma que recebe a Fórmula-1 ficar de olhos bem abertos pois o campeonato não terá mais de 20 provas e alguém terá de ceder seu lugar para as novas praças. Quem diria... um GP na Russia;

Fisichella recusou vaga de piloto de testes:

- A vaga foi oferecida por BMW e Renault, mas ele garante que queria continuar correndo e esta posição não passava por sua cabeça pois ele queria ser titular. Quase ficou de fora, será que ele aceitaria?

Lewis já foi alvo na China:

- As acusações de racismo contra Lewis Hamilton aos poucos vão ganhando corpo. Não sei se é o momento adequado, mas Max Mosley, presidente da FIA afirmou que problemas como o acontecido semana passada na Espanha já haviam acontecido em Shangai em 2007. É bom fazer algo, e em silêncio, creio, seja melhor;

A velha e boa Formula Indy:

- Quase tudo certo para que nos próximos dias seja feito o anúncio da unificação de Champ Car e IRL para que as duas voltem a formar apenas uma categoria, a Formula Indy que, durante tantos anos, fez sucesso pelo mundo como boa alternativa à Fórmula-1. As bases dessa união, que envolve doação de carros para equipes da Champ Car e participação no fundo financeiro serão abordadas pelo "Mundo Veloz" no momento do acordo que, espero, dessa vez seja real.