9/06/2008

Pitacos - Spa = Sábado

McLaren surpreende e Hamilton conquista pole com facilidade...


- Não foi preciso sequer muito esforço para o inglês Lewis Hamilton conquistar a pole position para o Grande Prêmio da Bélgica dada a superioridade apresentada pela McLaren no treino classificatório de hoje. Enquanto todos esparavam um domínio da Ferrari e uma briga particular entre Felipe Massa e Kimi Raikkonen os carros prateados apareceram para brigar de igual para igual, e com vantagem.

- Assim sendo o inglês conquistou o resultado que lhe era esperado tendo como seu maior rival exatamente seu companheiro de equipe Heikki Kovalainen, que só não esteve mais perto por não ter feito uma boa segunda parcial em sua última e decisiva volta.

- Bom para Felipe Massa que, tirando mais uma vez um coelho da cartola em um treino qualificatório, acelerou para ficar com a segunda posição do grid com a impressão de ter feito mais que o carro lhe permitia.

- As estratégias devem até falar mais alto amanhã, mas Lewis parece ter o controle da situação para aumentar sua vantagem no campeonato.

E mais...

- Uma volta em Spa tem um peso muito grande na estratégia devido à extensão do circuito, o maior da Fórmula-1 com 7 Km. Logo, quem partiu para uma volta a mais está com o carro bem mais pesado que em um circuito comum. Em contrapartida poder fazer uma volta a mais com um carro leve enquanto um rival acabou de abastecer pode trazer uma grande vantagem. Ma snão ficou claro quem está mais leve;

- Hamilton creditou a pole position a 3 voltas perfeitas que ele teria feito. É uma boa forma de mudar o foco quanto ao domínio exercido pela McLaren mas não deixa de ser verdade. Caso Heikki não errasse em sua última volta eles fariam juntos a primeira fila;

- Massa não entende o que aconteceu e porque seu carro não foi rápido o suficiente para bater as McLarens hoje. É uma bela pergunta, afinal de contas, o domínio exercido nos treinos de ontem foi amplo;

- Heidfeld 5º e Bourdais 9º. Por quê alguns pilotos só resolvem apresentar um bom desempenho quando estão sob pressão? Não seria melhor guiar assim o ano todo?

- Heidfeld, que chegou a liderar o terceiro treino livre, acredita tanto ele quanto o time conseguiram resolver alguns problemas e se sente recompensado pelo resultado;

- Bourdais, o mais rápido no Q2, preferiu ser mais político e elogiou o trabalho do time. Esperto;

- Nelsinho Piquet foi a decepção. Após o mau treino de ontem ele não passou da segunda parte do treino em sua pista predileta e apenas reclamou de sua volta decisiva. Alonso foi o sexto, é mal;

- As duas Toyota surpreendentemente ficaram de fora de uma superclassificação, algo que não vem sendo muito normal em uma temporada acima da média para o time;

- Terrível de novo o desempenho dos dois carros da Honda. Dessa vez pelo menos puderam desfrutar a "glória" de ficar à frente dos dois carros da Force India;

Diário de Bordo II - Curitiba

Mais uma do Rally da Felicidade...

Depois de uma longa saga, trabalho, algumas derrapadas, cá estou com a segunda edição do Diário de Bordo, que conta, neste fim de semana, minha aventura de cobrir o I Rally da Independência. Neste momento, estou exatamente em uma serra, em algum lugar do Paraná, a caminho da cidade Tunas, onde a prova será realizada. Mas vou começar do início...

Na manhã da sexta-feira, depois de encontrar alguns jornalistas que cobrem a etapa do Campeonato Brasileiro de Cross-Country a convite de organização, viajamos até Curitiba. Depois de muitas risadas, histórias contadas, o hotel era tudo o que não encontrávamos. O jeito foi perguntar para um frentista, que explicou perfeitamente onde era a localização de onde nos hospedaríamos, mas como bons homens que nunca se perdem para encontrar algum lugar em qualquer lugar do mapa mundi, por mais desconhecido que ele seja, não confiamos nas explicações do sujeito. Mais algumas dezenas de quilômetros andados, o telefone do hotel não era o certo, pelo GPS não encontrávamos o endereço, até que depois de muitas tentativas localizamos por aqueles mapas de celular (obrigado Google!).

Estabelecidos em seus quartos, nós, jornalistas, fomos até o briefing realizado em Santa Felicidade e minutos depois eu já estava sentado em uma das cadeiras de uma longa mesa no Velho Madalosso comendo tudo o que há de bom por lá (tudo!).

Como a noite não poderia terminar em um quarto de hotel e tudo o que gostamos é um pouco de velocidade nas veias a idéia veio logo! Uma bateria de kart entre 8 jornalistas! Confesso que foi minha primeira vez em um kartódromo real, correndo pra valer! Ao final da bateria eu me encontrava na segunda posição da tabela (olhada de baixo para cima), isto pouco importou para mim. O kartódromo Raceland, localizado ao lado do Autódromo Internacional de Curitiba, tem uma bela estrutura e uma pista gigantesca, toda de alta! Incrível!

Bom trabalhador que sou, enquanto todos dormiam ou batiam papo no hotel durante a madrugada, eu fazia algumas matérias pela F1Mania.

Depois de dormir a grande quantia de 2 horas, acordamos, tomamos banho (pelo menos eu tomei!) e embarcamos em mais uma van rumo ao rally. Aqui o céu está cinza e a temperatura aquela típica paranaense, em torno dos 12°C, para mim muito agradável!

Enquanto encerro mais este Diário, avisto uma placa sinalizando 38 quilômetros até Tunas. Depois conto sobre a poeira e o barro (será que chove aqui em Curitiba? Na Bélgica? Como será que está minha São Paulo?).

Até depois (eu garanto!)

Victor D. Berto

Victor Berto é o responsável pelo Site F1 Mania, um dos maiores do Brasil e do qual o conteúdo do "Mundo Veloz" faz parte. A sessão "Diário de Bordo" conta experiência de nossos membros em viagens para cobertura de eventos relacionados ao automobilismo para que você saiba em detalhes como é cobrir um evento "in loco".

9/05/2008

Grande Prêmio da Bélgica

ING Belgian Grand Prix


Grid
Pos Piloto      Equipe               Q3        Vls
1. Hamilton McLaren-Mercedes 1:47.338 12
2. Massa Ferrari 1:47.678 16
3. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:47.815 16
4. Raikkonen Ferrari 1:47.992 14
5. Heidfeld BMW Sauber 1:48.315 18
6. Alonso Renault 1:48.504 18
7. Webber Red Bull-Renault 1:48.736 19
8. Kubica BMW Sauber 1:48.763 20
9. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:48.951 19
10. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:50.319 16
Q2
11. Trulli Toyota 1:46.949 13
12. Piquet Renault 1:46.965 15
13. Glock Toyota 1:46.995 13
14. Coulthard Red Bull-Renault 1:47.018 15
15. Rosberg Williams-Toyota 1:47.429 12
Q3
16. Barrichello Honda 1:48.153 9
17. Button Honda 1:48.211 9
18. Sutil Force India-Ferrari 1:48.226 9
19. Nakajima Williams-Toyota 1:48.268 9
20. Fisichella Force India-Ferrari 1:48.447 9
Treino Livre 3
Pos Driver       Equipe              Tempo     Vls
1. Heidfeld BMW Sauber 1:47.876 19
2. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:48.165 10
3. Alonso Renault 1:48.307 19
4. Hamilton McLaren-Mercedes 1:48.356 10
5. Massa Ferrari 1:48.692 6
6. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:48.768 16
7. Raikkonen Ferrari 1:48.815 10
8. Rosberg Williams-Toyota 1:48.836 13
9. Piquet Renault 1:48.946 17
10. Webber Red Bull-Renault 1:49.054 14
11. Trulli Toyota 1:49.057 16
12. Coulthard Red Bull-Renault 1:49.125 11
13. Kubica BMW Sauber 1:49.250 12
14. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:49.256 19
15. Glock Toyota 1:49.535 18
16. Nakajima Williams-Toyota 1:49.830 12
17. Fisichella Force India-Ferrari 1:49.949 16
18. Sutil Force India-Ferrari 1:50.034 16
19. Barrichello Honda 1:50.061 17
20. Button Honda Sem tempo
Treino Livre 2
Pos Piloto       Equipe              Tempo      Vls
1. Alonso Renault 1:48.454 21
2. Massa Ferrari 1:48.504 15
3. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:48.740 19
4. Hamilton McLaren-Mercedes 1:48.805 17
5. Raikkonen Ferrari 1:49.328 10
6. Rosberg Williams-Toyota 1:49.405 17
7. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:49.427 28
8. Sutil Force India-Ferrari 1:49.585 22
9. Trulli Toyota 1:49.715 22
10. Heidfeld BMW Sauber 1:49.725 21
11. Kubica BMW Sauber 1:49.875 22
12. Coulthard Red Bull-Renault 1:49.922 20
13. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:49.948 20
14. Glock Toyota 1:50.281 23
15. Nakajima Williams-Toyota 1:50.364 20
16. Fisichella Force India-Ferrari 1:50.740 11
17. Button Honda 1:50.925 18
18. Barrichello Honda 1:51.238 22
19. Piquet Renault 1:51.334 18
20. Webber Red Bull-Renault 1:51.640 7
Treino Livre 1
Pos Piloto       Equipe              Tempo     Vls
1. Massa Ferrari 1:47.284 26
2. Raikkonen Ferrari 1:47.623 26
3. Hamilton McLaren-Mercedes 1:47.878 27
4. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:47.932 24
5. Alonso Renault 1:48.104 26
6. Webber Red Bull-Renault 1:48.428 29
7. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:48.557 31
8. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:48.958 24
9. Glock Toyota 1:48.997 26
10. Piquet Renault 1:49.068 25
11. Kubica BMW Sauber 1:49.139 25
12. Heidfeld BMW Sauber 1:49.185 26
13. Rosberg Williams-Toyota 1:49.611 30
14. Trulli Toyota 1:49.625 14
15. Coulthard Red Bull-Renault 1:49.849 18
16. Fisichella Force India-Ferrari 1:49.986 27
17. Sutil Force India-Ferrari 1:50.117 19
18. Nakajima Williams-Toyota 1:50.125 30
19. Button Honda 1:50.464 25
20. Barrichello Honda 1:50.905 25

9/04/2008

Diário de Bordo I - Curitiba

Diário de Bordo I – Rally da Independência e outras coisas... com cobertura "in loco" do F1 Mania e "Mundo Veloz"... Victor Berto escreve no "Mundo Veloz"...


À beira de mais um fim de semana atípico, estou pronto para mais uma viagem. O destino desta vez é Curitiba, onde será realizada a 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Cross Country, chamada I Rally da Independência, que será realizado no dia 6, um dia antes de nós brasileiros comemorarmos 186 anos da independência de Portugal. As expectativas são as melhores, visto que, ao que tudo indica, o tempo que me espera por lá é de frio e chuva, principalmente no dia da prova. 

Mas nem tudo se resumirá a barro neste fim de semana, juntamente com o restante da equipe da F1Mania farei a cobertura do GP da Bélgica, 13ª etapa da temporada 2008 de Fórmula 1, incluindo algumas participações minhas em transmissões e notícias que pingarei ao longo dos dias. Somado as estas duas categorias, estarão outras, que para ser sincero, nem eu sei ao certo!

Você deve estar se perguntando: “Quem é esse cara que está escrevendo?”, não, não é o Carlos Garcia, decidi invadir o blog desta vez e, assim, me apresentar: sou Victor D. Berto, responsável pela F1Mania, portal de automobilismo cujo esta página faz parte. Aproveito esta viagem e toda esta correria para dar início à série: “Diário de Bordo”, aqui no Mundo Veloz, contando as viagens e coberturas “in-loco” que eu ou alguém da equipe (isto inclui o Garcia, ok?) fizer.

Portanto, convido você a ficar ligado os próximos dias aqui no blog, pois informações direto de Curitiba e de qualquer parte do Brasil e do mundo estarão chegando, principalmente aquilo que ninguém vê, por trás das cortinas, os bastidores do mundo da velocidade, afinal, estamos aqui para isso!

Um grande abraço!

Victor Domingues Berto
 

9/03/2008

E os pilotos não viram o disco...

Elogios ao traçado de Spa Francorchamps já viraram tradição nessa época do ano...


- Entra ano, sai ano e quando chegamos à época de Grande Prêmio da Bélgica todos enfim entram em acordo no mundo da Fórmula-1. É o momento onde as opiniões mais se parecem entre esses profissionais que, durante o restante da temporada, raramente falam a mesma língua.

- São os elogios à esta mitológica pista que fazem com que eles insistam em não "virar o disco", expressão tão velha quanto a pista preferida de 9 entre 10 pilotos. Para uns é um lugar fantástico, para outros é desafiador, para outras divertido e por aí vai.

- Todos querem andar bem em Spa, um lugar que separa meninos de homens e que geralmente retribui de bom reconhecimento os seus vencedores. Este ano as atenções estão mais concentradas na dispuata pelo título - hoje concentrada entre Felipe Massa e Lewis Hamilton - mas mesmo assim a briga pelo segundo pelotão será muito boa.

- Para aumentar ainda mais o tempero, a previsão do tempo aponta chuva para o final de semana, o que pode além de tudo tornar a corrida mais emocionante e cheia de variáveis. É chegado um momento do campeonato onde alguns pilotos - entre eles a dupla da Ferrari - precisa que seus rivais mais próximos perca mais do que os 2 pontos normais à um segundo lugar. Em Spa isso é completamente possível, ainda mais com chuva.

- Ou seja, com o afunilamento do campeonato nada melhor que a chegada do Grande Prêmio da Bélgica, que pode proporcionar um resultado interessante para o campeonato e de quebra uma boa corrida. Ótimo, mas eles não vão virar o disco também no domingo.

E mais...

- Atualizadas as especulações sobre o mercado de Pilotos para 2009 (confira clicando ao lado) com a entrada de dois nomes na disputa por uma vaga na Toro Rosso, Anthony Davidson e Nick Heidfeld (!!!);

- A vaga inclusive pode ter seu resultado final já este ano com a possível ida de Sebastian Vettel para a Red Bull após o Grande Prêmio da Itália. Seria a antecipação da aposentadoria de David Coulthard que, cá pra nós, anda apenas participando das provas;

- A equipe aliás confirmou a participação em testes ainda este mês com a dupla Takuma Sato e Sebastian Buemi que, a princípio, tornam-se os favoritos para a vaga;

Pneus...

- Parece que dessa vez vai. No ano passado os pneus slicks estavam prometidos para retorno em 2008, não aconteceu. Este ano inteiro as equipes fizeram testes com os compostos da Bridgestone e, como já se fala em especificações finais, acho difícil que se cancele a volta dos pneus lisos. Falta apenas a confirmação final;

- Interessante o comunicado que a empresa enviou informando que os compostos terão tempo de duração muito diferentes entre si. Ao que tudo indica só isso pode fazer com que as equipes realmente arrisquem na estratégia e que os pilotos se ataquem na pista para poderem aproveitar o máximo de seus pneus. A aerodinâmica deve ajudar nesse sentido. E do jeito que a coisa anda equilibrada 2009 promete;

9/01/2008

Quanto vale o show?

A corrida do milhão valeu mesmo o prêmio que pagou à Valdeno Brito?


- Há várias formas de se analizar a "Corrida do Milhão", 7ª etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car ontem no Rio de Janeiro. Emoções? Poucas.... emotivos? Poucos... ou apenas um, o vencedor. Valdeno Brito pode se considerar um predestinado por ter conquistado sua primeira vitória na categoria justamente na tão falada prova do milhão de dólares. Nem tanto pelo dinheiro, que vai para a conclusão de sua casa, mas muito pelo retorno de imagem, pela classificação ao playoff e também pelo ganho de confiança.

- Do prêmio mesmo ele verá em sua conta corrente "apenas" U$300 mil, já que o acordo dos pilotos da Medley era de dividir a bolada com a equipe e com o patrocinador (será mesmo que a empresa precisa desse dinheiro?).

- A vitória não pdoe ser considerada das mais justas, afinal de contas Cacá Bueno fez a pole position e liderou até a 41ª de 47 voltas quando teve problemas elétricos em seu carro, que simplesmente morreu por duas vezes. Briga pelo milhão mesmo apenas no início quando Allam Khodair tentou pressionar Cacá, o pit stop de Allam porém foi um desastre e o piloto acabou perdendo posições.

- A prova em si como se vê não foi abundante em emoções. O pelotão que ia do 3º ao 6º colocado tento fazer algo no início com algumas belas manobras e ultrapassagens, mas o próprio Valdeno fez com que todos se desligassem dos dois primeiros. Ingo, Burti e Jorge Neto proporcionaram bons momentos.

- Cabe aqui ressaltar também a boa prova de recuperação de Thiago Camilo, Marcos Gomes e Alceu Feldmann (esse pela estratégia) que partiram do fundo e chegaram entre os 5 primeiros.

- Um desastre não foi, mas esperava-se mais de um evento que reconhecidamente teve sua importância. Que algumas coisas sejam repetidas no próximo ano e outras sejam modificadas para que a corrida do milhão ganhe enfim um grande destaque nacional. O destaque que merece.