2/28/2008

A hora da verdade

Fim da pré-temporada decreta início do trabalho dobrado para engenheiros e palpiteiros de plantão...


- Fim da pré-temporada da Fórmula-1. Barcelona assitiu essa semana as últimas sessões e trabalhos realizados por equipes e pilotos da categoria visando a etapa de abertura no próximo dia 16 de março em Melbourne na Austrália.

- Alguns comentários já circulam por aí como a Renault que não espera vencer corridas, a Force India que não se deixou levar pelo bom resultado obtido nos testes, a McLaren que se vê em grande forma, Jenson Button afirmando que a Honda ainda não encontrou seu acerto ideal, Barrichello afirmando que o carro é inconstante, BMW anunciando que ainda testará seu pacote aerodinâmica em Menorca, Ferrari pedindo para não ser considerada favorita pois ainda há problemas de confiabilidade no caro, etc, etc e tal.

- Agora é hora dos guias da temporada 2008 depois das últimas impressões que cada um deixou, mesmo sabendo que muitas delas se esvairão com a estréia de novos pacotes aerodinâmicos, elementos testados em segredo e também pela condição de igualdade que todos os pilotos e equipes encontrarão à partir do dia 14 com o início dos treinos livres no Albert Park em Melbourne.

- É muito simples, algumas equipes ainda não andaram com o tanque vazio, muitas delas escondem o jogo e outras nem sequer colocam suas grandes inovações para testes para que não sejam copiadas por outros times. Jà se diz por aí, em especial depois do escândalo de esiponagem que abalou a Fórmula-1 no ano passado, que o que se vê à olho nu não tem sequer patente garantida. Por essas e outras é que se diz que o seguro morreu de velho.

- Alonso mesmo elogiou a BMW afirmando que as voltas do carro com tanque cheio são de se encher os olhos, oq ue caracterizaria um exemplo clássico de equipe que não quer chamar atenção. O contrário se pode dizer da Williams, que necessitaria de patrocinadores e por isso teria andado sempre com o tanque vazio afim de poder conseguir boas voltas e se classificar bem na tabela de tempos. Até a Honda, que deixou todo mundo de cabelo em pé no ano passado pelo baixo rendimento e não foi bem no início deste ano pode estar escondendo o jogo. O colega Luis Fernando Ramo, também conhecido como Ico, tem até uma boa explicação para tal, que pode ser lida ao clicar aqui.

- O trabalho para eles não acaba, está mal começando, mas para nós, meros mortais, o jeito é esperar, cada um com a sua torcida.

Curtas

- Fernando Alonso afirma que o comportamento de Lewis Hamilton foi a justificativa para as ofensas racistas proferidas por torcedores espanhóis contra o pilot inglês. Achei o caso exagerado mas... lembre-se Alonso, racismo não tem justificativa;

- Falando no espanhol ele acredita que o favorito à conquista do mundial 2008 é o finlandês Kimi Raikkonen. Quando perguntado ele não citou a Renault e disse que Ferari e McLaren brigarão pela taça mas o homem à ser batido é o de gelo;

- Por conhecer todas as pistas e já ter sentido a pressão que é ser um piloto de Fórmula-1 ele aproveitou pra dizer que Lewis Hamilton poderá também chegar ao final da temporada disputando o título mais uma vez. Por que não?

- Mike Gascoyne, diretor técnico da FOrce India afirmou que a equipe deve crescer em 2008 no comparativo com a antiga Spyker e que o principal motivo será a chegada do italiano Giancarlo Fisichella. Faz sentido, mas acredito mais que ele seja um novo Wurz na Fórmula-1. Ajuda, mas não anda;

- Barcelona receberá mais uma importante sessão de testes em breve. Mas não é para a pré-temporada desta vez. Entre os dias 14 e 17 de abril as equipes voltarão ao circuito dessa vez para andar com a primeira evolução dos pneus slicks que a Bridgestone pretende implantar na categoria já no ano que vem. Uma ótima notícia e que prova que eles estão levando a história à sério;

- "The Michael Schumacher Business Avenue" é o nome do mais novo edifício de Dubai, nos Emirados Árabes. Para a utilização de seu nome os promotores do empreendimento pagarão ceca de 5 milhões de Euro para o alemão. Impressionante o quanto estão forçando o gosto por Fórmula-1 no Oriente Médio e o quanto s egasta para isso. Será que teremos retorno?

- Dan Wheldon lideoru o primeiro dia de testes na Fórmula Indy, o primeiro após a extinsão (chega de acreditar que foi uma fusão) da Champ Car. Nenhuma equipe da finada categoria deixou de existir, já que apenas times da ex-IRL estiveram presentes;

- Dia 20 de abril haverá duas corridas válidas pelo campeonato. Equipes da ex-IRL correrão em Motegi e times provenientes da Champ Car correrão em Long Beach. Explica-se: as duas corridas já estavam marcadas antes da extinção da Champ Car e contratos já estavam assinados por promotores das duas provas. Ao contrário do que estão dizendo por aí não acho nenhum absurdo, apenas pitoresco, afinal de contas é natural que em uma movimentação grande como essa aconteça algo aparentemente absurdo no período de readaptação. Também não esperem nenhuma equipe da Champ Car sendo campeã no fim do ano;

- Carros do WTCC chegam à Curitiba, no simpático autódromo de Pinhais. A etapa de abertura do mundial de carros turismo acontece no próximo domingo.

- F-Truck confirma prova à ser realizada no próximo dia 6 de julho em São Paulo (dia do meu aniversário, presente na caixinha ao lado). A prefeitura de São Paulo, cumprindo ordens da FIA, proibiu que veículos com o peso dos Truck competissem na reformada pista paulistana. à esperar.

2/27/2008

Barcelona-II - Combinados

Quem diria, Jarno Trulli foi o mais rápido dos ensaios em Barcelona...


- 28 pilotos foram à pista em Barcelona desde a última semana para a última sessão de testes da pré-temporada de Fórmula-1 em 2008. Os últimos ajustes foram feitos, os últimos estudos e quem não teve tempo de fazer o que queria está neste momento pensando: "Agora só vamos sentar nesses carros no próximo dia 14 de março". É quando acontecem os primeiros treinos livres para o Grande Prêmio da Austrália, a primeira etapa do mundial deste ano.

- Devido à velocidade que a pista ofereceu à todos no sexto e último dia, 15 pilotos conseguiram suas melhores marcas exatamente nesta sessão, em especial o mais rápido da semana, espantosamente, Jarno Trulli, italiano que corre pela Toyota. 1:20:801 foi seu tempo, contra 1:21:234 da Hamilton na sessão de ontem. Em terceiro o escocês David Coulthard da Red Bull com 1:21:258.

- Alguns detalhes chamam atenção além de Trulli ter sido o mais rápido da semana. Nelson Piquet Jr. mais uma vez ficou à frente de seu companheiro de equipe, 7º contra 8º, à exemplo dos testes em Jerez.

- As Ferraris ficaram abaixo do esperado com seus 4 carros: Raikkonen foi o 9º, Massa o 13º, Michael Schumacher o 16º e Luca Badoer apenas o 19º.

- O bom desempenho da Honda não foi suficiente para colocar Jenson Button além do 22º posto sendo que Wurz foi o 28º e Barrichello o 25º. Bem pior que a Force India, por exemplo, que conquistou a 14ª posição com Fisichella e 18ª com Adrian Sutil.

Para efeito de comparação importante:

3º dia: 4 melhores marcas;
4º dia: 4 melhores marcas;
5º dia: 5 melhores marcas;
6º dia: 15 melhores marcas.

- Esses dados funcionam para que lembremos que poucos pilotos estiveram na pista todos os dias.

Barcelona-II - Combinados
Pos  Piloto       Equipe           Tempo     Dia
1. Trulli Toyota 1:20.801 6
2. Hamilton McLaren 1:21.234 5
3. Coulthard Red Bull 1:21.258 6
4. Rosberg Williams 1:21.293 6
5. Kovalainen McLaren 1:21:309 6
6. Webber Red Bull 1:21:368 6
7. Piquet Renault 1:21:443 6
8. Alonso Renault 1:21:454 6
9. Raikkonen Ferrari 1:21:722 5
10. Nakajima Williams 1:21:769 6
11. Glock Toyota 1:22:155 6
12. de La Rosa McLaren 1:22:208 3
13. Massa Ferrari 1:22:213 3
14. Fisichella Force India 1:22:233 6
15. Kubica BMW 1:22:299 6
16. M.Schumacher Ferrari 1:22:428 4
17. Bourdais Toro Rosso 1:22:465 6
18. Sutil Force India 1:22:521 6
19. Badoer Ferrari 1:22:535 3
20. Vettel * Red Bull 1:22:558 5
21. Heidfeld BMW 1:22:624 6
22. Button Honda 1:22:659 5
23. Liuzzi Force India 1:22:942 5
24. Vettel * Toro Rosso 1:23:115 4
25. Barrichello Honda 1:23:169 5
26. Klien Force India 1:23:239 4
27. Kobayashi Toyota 1:23:880 4
28. Wurz Honda 1:24:154 6
29. Hulkenberg Williams 1:24:222 3

Barcelona - Dia 6

Toyota surpreende e fecha último dia de ensaios na frente...


- Caminhando longamente para que um dia consiga ser uma grande equipe de Fórmula-1, a Toyota fechou o último dia de testes da pré-temporada 2008 da Fórmula-1 na primeira posição. Jarno Trulli, considerado por alguns um "Leão de Treino", no seu melhor giro conseguiu marcar 1:20:801, mais de 1 segundo mais rápido que outra surpresa, o escocês David Coulthard da Red Bull, que deixou o alemão Nico Rosberg na 3ª posição.

- Apenas na quarta posição aparece uma McLaren, com Heikki Kovalainen, à frente de Mark Webber, o quinto, confirmando a boa fase da Red Bull. Na sexta posição Nelson Piquet, que hoje ficou à frente de seu companheiro Fernando Alonso. As Ferraris marcaram presença no final da tabela de tempos com Raikkonen em 9º e Massa em 13º e as duas Honda voltaram a fechar a tabela de tempos.

Barcelona - Dia 6 - 27/02/2008
Pos  Piloto      Equipe              Tempo     Vls
1. Trulli Toyota 1:20.801 83
2. Coulthard Red Bull-Renault 1:21.258 76
3. Rosberg Williams-Toyota 1:21.293 77
4. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:21.309 87
5. Webber Red Bull-Renault 1:21.368 91
6. Piquet Renault 1:21.443 114
7. Alonso Renault 1:21.454 128
8. Nakajima Williams-Toyota 1:21.796 124
9. Raikkonen Ferrari 1:21.933 80
10. Hamilton McLaren-Mercedes 1:22.011 88
11. Glock Toyota 1:22.155 49
12. Fisichella Force India-Ferrari 1:22.233 90
13. Massa Ferrari 1:22.286 49
14. Kubica BMW-Sauber 1:22.299 93
15. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:22.465 79
16. Sutil Force India-Ferrari 1:22.521 97
17. Heidfeld BMW-Sauber 1:22.624 61
18. Wurz Honda 1:24.154 82
19. Button Honda 1:24.275 73

Barcelona - Dia 5

Mais uma vez Hamilton...


- Após domínio da Ferrari na sessão matutina, Lewis Hamilton e Heikki Kovalainen conquistaram as duas primeiras posições no penúltimo dia de testes coletivos da Fórmula-1 na pré-temporada 2008. O inglês conseguiu o tempo de 1:21:234, 2 décimos de segundo mais rápido que seu companheiro de equipe que fez 1:21:434. Atrás deles, Kimi Raikkonen conseguiu no melhor de seus giros apenas 1:21:722, quase meio segundo atrás do tempo do líder. O detalhe é que no treino realizado durante a manhã ele ficou meio segundo à frente de Lewis.

- Desta vez Schumacher não foi à pista e apenas limitou-se a dizer que a disputa pelo título de 2008 deve mais uma vez se concentrar entre Ferrari e McLaren. Por ter andado na segunda feira com o carro vermelho ele afirmou que o novo bólido é melhor em quase todas as áreas mas ainda faltam alguns detalhes à serem corrigidos, talvez citando a falta de confiabilidade já comentada por Aldo Costa. Será um problema assim tão grande?

- A lista de tempos, fora a disputa Ferrari e McLaren trouxe nomes pitorescos entre os 10 primeiros. Giancarlo Fisichella levou sua Force India à 6ª posição, o piloto de testes do time Vitantonio Liuzzi foi o décimo. Independente do fato do provavelmente terem andado com o tanque vazio os tempos foram bons já que Fisichella, por exemplo ficou a pouco mais de um segundo do líder.

- Jenson Button também chamou atenção. 9º colocado com a Honda, uma das piores equipes do ano passado e que ainda não havia arrancado suspiros em testes realizados este ano.

- Sebastian Vettel foi também muito bem. 7º lugar com a Red Bull. Com a contusão sofrida por David Coulthard ele foi escalado para andar com o time principal que, segundo o escocês, brigará em 2008 com BMW e Williams pela terceira força. Esqueceu-se da Renault.

Barcelona - Dia 4 - 26/02/2008
Pos  Piloto       Equipe              Tempo     Vls
1. Hamilton McLaren-Mercedes 1:21.234 81
2. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:21.434 68
3. Raikkonen Ferrari 1:21.722 72
4. Rosberg Williams-Toyota 1:22.309 75
5. Massa Ferrari 1:22.513 102
6. Fisichella Force India-Ferrari 1:22.516 102
7. Vettel Red Bull-Renault 1:22.558 109
8. Kubica BMW-Sauber 1:22.625 94
9. Button Honda 1:22.659 67
10. Liuzzi Force India-Ferrari 1:22.942 89
11. Nakajima Williams-Toyota 1:22.977 100
12. Trulli Toyota 1:23.023 98
13. Alonso Renault 1:23.112 77
14. Barrichello Honda 1:23.169 74
15. Heidfeld BMW-Sauber 1:23.284 77
16. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:23.323 98
17. Webber Red Bull-Renault 1:23.458 58
18. Piquet Renault 1:23.467 45
19. Glock Toyota 1:23.561 80

2/25/2008

Correção

Para usuários e Internet Explorer...

- Sou usuário de Firefox e cometi aqui no "Mundo Veloz" um terrível engano. Em praticamente toda sas tabelas postadas por mim com os tempos dos testes coletivos de pré-temporada, a visualização para usuários de Internet Explorer estava prejudicada devido à diferença no entendimento das tabelas entre os dois programas.

- A correção foi agora efetuada e você que usa o programa da Microsoft pode ver os tempos de todos os testes que aconteceram esse ano clicando na coluna verde ao lado direito deste texto.

- Mil desculpas...

Barcelona - Dia 4

Com pista úmida pela manhã, seca à tarde e com Raikkonen e Schumacher na pista, Hamilton foi o mais rápido do dia...


- Ao fim de um dia de trabalho onde os pilotos enfrentaram condições diferentes de clima (molhada pela manhã e seco à tarde) e com 9 títulos mundiais representados no teste, já que Schumacher resolveu testar a Ferrari, o inglês Lewis Hamilton conseguiu a volta mais rápida do dia ao virar na melhor de suas passagens o tempo de 1:22:276, pouco mais de 4 centésimos de segundo mais rápido que Kimi Raikkonen, o segundo colocado. 1 décimo atrás, o heptacampeão da Ferrari.

- Destaque para a boa posição do alemão Adrian Sutil, 11º com a Force India e seu novo modelo, o VJM01. O ponto negativo vai para os dois pilotos da Honda, Barrichello e Alexander Wurz, antepenúltimo e penúltimo colocados, respectivamente.

- Os testes prosseguem amanhã e quarta, depois disso os carros vão para a pista apenas no dia 14 de março com os treinos livres para o Grande Prêmio da Austrália, primeira etapa do mundial 2008 de Fórmula-1.

Barcelona - Dia 1 - 22/02/2008
Pos  Piloto       Equipe              Tempo     Vls
1. Hamilton McLaren-Mercedes 1:22.276 78
2. Raikkonen Ferrari 1:22.319 82
3. M.Schumacher Ferrari 1:22.428 83
4. Nakajima Williams-Toyota 1:22.724 54
5. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:22.852 71
6. Rosberg Williams-Toyota 1:22.974 108
7. Alonso Renault 1:23.021 79
8. Heidfeld BMW-Sauber 1:23.075 75
9. Webber Red Bull-Renault 1:23.091 62
10. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:23.115 71
11. Sutil Force India-Ferrari 1:23.188 95
12. Klien BMW-Sauber 1:23.239 43
13. Liuzzi Force India 1:23.270 70
14. Piquet Renault 1:23.442 42
15. Glock Toyota 1:23.609 86
16. Kobayashi Toyota 1:23.880 29
17. Barrichello Honda 1:24.460 115
18. Wurz Honda 1:24.667 109
19. Coulthard Red Bull-Renault 1:24.826 25
E mais...

- Um problema na pressão de óleo em uma simulação de corrida feita por Luca Badoer na última semana acendeu o sinal amarelo na Ferrari. Aldo Costa, diretor técnico do time admitiu que nem tudo está 100% okay e este pequeno problema ainda tem de ser corrigido, caso contrário, pode afetar a confiabilidade do carro;

- Super Aguri, que tenta de várias formas salvar sua vida na Fórmula-1 não saiu dos boxes para os testes em Barcelona esta semana, como de esperado. Existe até mesmo a dúvida que seus carros alinhem para a primeira prova do mundial. A Honda apresentou um plano de recuperação da equipe que, ao que tudo indica, não foi do agrado de Aguri Suzuki, o proprietário do time. A Honda continua se esquecendo que pode usar o time como uma base de testes para as mudanças que a Fórmula-1 está passando;

- Canadá e Suiça foram os vencedores da última etapa da A1 GP em Durban. O Brasil abandonou faltando três voltas para o final da primeira prova e chegou em 9º na segunda. Essa equipe não engrena.