3/10/2007

Guia da Fórmula-1: Toyota

Vale o quanto pesa? Nipônicos precisam justificar o orçamento maior que o da Ferrari...


Modelo:
TF-107
Motor: Toyota
Chefe de Equipe: Tsutomu Tomita

Em 2006: 5º lugar com 35 pts. Mais uma vez a Toyota começou o ano prometendo vitórias, mas dessa vez além de não brigar por elas deixou também de freqüentar a primeira fila, fato comum em 2005. Trulli e Ralf Schumacher também não ajudaram muito.

Expectativas: Mais uma vez a equipe tem a expectativa de brigar por vitórias, e mais do que isso, dessa vez o grande intuito é justificar o alto orçamento de 350 milhões de dólares, o maior da Fórmula-1 atual. A equipe batalha para conquistar a sua primeira vitória.

Ponto Positivo: O alto orçamento sempre pode ajudar uma equipe, outra grande aposta é o motor da equipe, um dos mais fortes da categoria.

Ponto Negativo: A aerodinâmica parece mesmo ser o ponto fraco da Toyota, há tempos os carros da equipe tem esse tipo de problema e 2007 parece não fugir à regra. Os pilotos também não parecem tão motivados assim.

PILOTOS

11-RALF SCHUMACHER









País: Alemanha
Nascimento: 30/06/1975
Altura: 1,78m.
Peso: 73 Kg.
Corridas: 37
Vitórias: 6
Poles: 6
Pontos: 299
Melhores Voltas: 8
Em 2006: 10º com 20 pts.

Expectativa: A equipe pode até não ajudar, mas Ralf quer muito voltar a brigar por vitórias.

Ponto Negativo: Embora se considere um dos três melhores pilotos da Fórmula-1 Ralf Schumacher não parece motivado para mais uma temporada sem competitividade.

Ponto Positivo: Constante em corrida pode ajudar a equipe a conquistar pontos durante as corridas.

12-JARNO TRULLI









País: Itália
Nascimento: 13/07/1974
Altura: 1,73m.
Peso: 60 Kg.
Corridas: 166
Vitórias: 1
Poles: 3
Pontos: 175
Melhores Voltas: 0
Em 2006: 12º com 15 pts.

Expectativa: Assim como Ralf o enorme desejo de Trulli é voltar a brigar por vitórias, mesmo sabendo que o time não vai ajudar.

Ponto Negativo: Depois de tanto tempo na equipe pode ter problemas de motivação na busca por resultados.

Ponto Positivo: É rápido e muito bom de classificação, deu a equipe em 2005 o “debut” na primeira fila de uma corrida.

Guia da Fórmula-1: Red Bull

Empresa de energéticos quer provar que montou uma equipe de Fórmula-1 para conseguir resultados na pista, essa idéia tem asas?

Modelo: RB-03
Motor: Renault
Chefe de Equipe: Christian Horner

Em 2006: 7º lugar com 16 pts. A equipe não conseguiu manter a boa forma de 2005 quando apareceu como surpresa adquirindo o espólio da antiga Jaguar. A compra da filial não ajudou em nada em sua estruturação.

Expectativas: Freqüentar assiduamente o pódio para provar que a equipe não composta somente de marketeiros.

Ponto Positivo: Tem um orçamento gigante à disposição, motor Renault e o mago da Fórmula-1 Adrian Newey como projetista, são elementos que podem fazer com que o carro evolua e ande bem.

Ponto Negativo: Tomando como parâmetro a pré-temporada parece que o carro não nasceu bem, além do mais, em 2006 a equipe se preocupou, sim, muito mais com marketing que com o carro em si.

PILOTOS

14-DAVID COULTHARD











País: Escócia
Nascimento:
27/03/1971
Altura:
1,82m.
Peso:
75 Kg.
Corridas:
211
Vitórias:
13
Poles:
12
Pontos:
513
Melhores Voltas:
18
Em 2006:
13º com 14 pts.

Expectativa: Brigar por pódios durante toda a temporada, chegar na frente de seu companheiro de equipe e provar que não está velho para a Fórmula-1.

Ponto Negativo: Em 2006 mostrou a velha forma da McLaren, alternando muito entre corridas boas e más.

Ponto Positivo: A experiência sempre pode ajudar, principalmente no que diz respeito à evolução de um carro que nasceu com problemas.

15-MARK WEBBER











País: Austrália
Nascimento:
27/08/1976
Altura:
1,85m.
Peso:
76 Kg.
Corridas:
86
Vitórias:
0
Poles:
0
Pontos:
69
Melhores Voltas:
0
Em 2006:
14º com 7 pts.

Expectativa: Provar que fez uma boa escolha trocando a Williams pela Red Bull, a única forma de conseguir é com cons resultados, algo que ele pretende correr atrás.

Ponto Negativo: Costuma ter problemas de relacionamento com seus problemas de equipe e nunca poupa críticas aos times.

Ponto Positivo: É muito rápido, especialmente em classificações.

Guia da Fórmula-1: Williams

Hoje chamada de ex-grande Williams quer provar que não se brinca com um gigante adormecido...

Modelo: FW-29
Motor: Toyota
Chefe de Equipe: Frank Williams

Em 2006: 8º lugar com 11 pts. A equipe começou a temporada sofrendo muito, pois perdeu principal patrocinador e ainda teve o “racha” com a BMW. Com isso o time de Frank Williams se viu sem motor e sem dinheiro. Até que o Cosworth que sobrou para a Williams parecia que faria uma boa temporada, mas enquanto todas as equipes faziam seu desenvolvimento ninguém colocava a mão no motor da Williams e a equipe foi ficando para trás.

Expectativas: Para 2007 a expectativa é apagar a má impressão deixada no último ano e silenciar aqueles que acreditam que em pouco tempo o time será vendido para alguma montadora. Ninguém a equipe acredita em vitórias, mas Frank e Patrick Head sonham freqüentar os pódios durante o ano.

Ponto Positivo: A experiência dos dois chefes da equipe pode ser um ponto positivo, assim como o novo motor Toyota que é um dos melhores da categoria.

Ponto Negativo: Embora tenha recuperado alguns patrocinadores a equipe ainda não conta com um grande orçamento e com um carro que não nasceu tão bem será difícil desenvolvê-lo.

PILOTOS

16-NICO ROSBERG











País: Alemanha
Nascimento: 26/06/1985
Altura: 1,78m.
Peso: 78 Kg.
Corridas: 18
Vitórias: 0
Poles: 0
Pontos: 4
Melhores Voltas: 1
Em 2006: 17º, com 4 pts.

Expectativa: Estava cercado de muita expectativa no último ano devido ao título conquistado na GP-2 em 2005, porém, nada apresentou de consistente. Para este ano sonha, assim como sua equipe, apagar a imagem negativa deixada no último ano.

Ponto Negativo: Não conseguiu ser consistente ainda na Fórmula-1, aletrna bons e maus momentos.

Ponto Positivo: Já mostrou que é rápido e capaz de extrair algo mais do carro.

17-ALEXANDER WURZ











País: Áustria

Nascimento: 29/03/1974
Altura: 1,86m.
Peso: 74 Kg.
Corridas: 53
Vitórias: 0
Poles: 0
Pontos: 32
Melhores Voltas: 1
Em 2006: Não disputou, esteve como piloto de testes da Williams.

Expectativa: Quer andar na frente de seu companheiro de equipe e ser reconhecido por ajudar a Williams a conseguir bons resultados na pista.

Ponto Negativo: Não disputa há anos uma temporada completa na Fórmula-1, se tornou piloto de testes profissional e não tem ritmo de prova.

Ponto Positivo: Conhece muito bem o carro e é um excelente acertador.


3/09/2007

WTCC: Farfus é o mais rápido!!!

Carros na pista e favoritismo confirmado...

- O brasileiro Augusto Farfus Junior foi o mais rápido do dia hoje com a abertura de pista e os primeiros treinos livres para a etapa de abertura do mundial de carros turismo, o WTCC, em Curitiba. Como todo bom evento da FIA os olhos estiveram bem abertos a tudo que acontecia dentro e fora do asfalto.

- Augusto Farfus fez o tempo de 1:25:895, apenas 3 milésimos de segundo mais rápido que seu companheiro de equipe, o alemão Jorg Müller. Na terceira posição ficou o holandês Tom Coronel com tempo de 1:26:219.

Confira a lista de tempos:

1. Augusto Farfus Jr. (BMW 320si) 1:25.895
2. Jorg Muller (BMW 320si) 1:25.898
3. Tom Coronel (SEAT Leon) 1:26.219
4. Alain Menu (Chevrolet Lacetti) 1:26.392
5. James Thompson (Alfa Romeo 156) 1:26.529
6. Luca Rangoni (BMW 320i) 1:26.558
7. Robert Huff (Chevrolet Lacetti) 1:26.567
8. Andy Priaulx (BMW 320si) 1:26.685
9. Yvan Muller (SEAT Leon) 1:26.794
10. Gabriele Tarquini (SEAT Leon) 1:26.804
11. Felix Porteiro (BMW 320si) 1:26.819
12. Nicola Larini (Chevrolet Lacetti) 1:26.860
13. Alessandro Zanardi (BMW 320si) 1:26.958
14. Roberto Colciago (SEAT Leon) 1:27.021
15. Jordi Gene (SEAT Leon) 1:27.434
16. Stefano D’Aste (BMW 320i) 1:27.555
17. Pierre-Yves Corthals (SEAT Leon) 1:27.596
18. Sergio Hernandez (BMW 320i) 1:27.755
19. Michel Jourdain (SEAT Leon) 1:28.161
20. Olivier Tielemans (Alfa Romeo 156) 1:28.941
21. Emmet O’Brien (SEAT Leon) 1:29.091

- Amanhã tem treino classificatório às 15 horas para definição do grid de largada. Vale lembrar também que nesse final de semana teremos as etapas de abertura do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos e na nova Copa Clio, revitalizada depois do fim do acordo com a Renault.

FÓRMULA TRUCK: CIRINO É O MAIS RÁPIDO

- Mais uma categoria tem abertura de seu campenato nesse final de semana, é a popular Formula Truck, que em Cascavel fez hoje os seus primeiros treinos livres da temporada. Wellington Cirino foi o mais rápido do dia com o tempo de 1:21:838, cerca de 5 décimos de segundo mais rápido que o campeão Renato Martins. A prova acontece domingo as 2 da tarde com transmissão da Rede Bendeirantes.

Confira os tempos:

1. Wellington Cirino (Mercedes-Benz) 1:21.838
2. Renato Martins (Volkswagen) 1:22.307
3. Vinicius Ramires (Mercedes-Benz) 1:22.842
4. Geraldo Piquet (Mercedes-Benz) 1:23.138
5. Vignaldo Fizio (Mercedes-Benz) 1:23.369

Guia da Fórmula-1: Spyker

Ex-Midland espera conseguir um lugar entre as equipes médias, será?

Modelo: F8-VII
Motor:
Ferrari
Chefe de Equipe:
Myke Gascoygne

Em 2006: 10º lugar. Ainda sob nomenclatura de MidLand a Spyker na verdade só disputou as últimas provas do ano quando comprou a equipe das mãos de Alex Schnaider. Quando chegou mudou até mesmo as cores da equipe adicionando o laranja onde antes estava o preto e prateado onde antes estava o vermelho. O desempenho em pista porém não mudou nada.

Expectativas: A Spyker espera ser melhor em 2007 do que foi a Midland em 2006, isso inclui andar nos pontos comumente para que em alguns anos a equipe esteja brigando por pódios, esse é o objetivo da montadora.

Ponto Positivo: O motor Ferrari deve dar ânimos a todos no time, caso o chassi seja bem desenvolvido força não vai faltar.

Ponto Negativo: O desempenho nos testes ainda não foi satisfatório, a equipe levou tempos fortes da Willians em Barcelona e o carro parece não ter nascido à altura do motor.

PILOTOS

20-CHRISTIAN ALBERS













País: Holanda
Nascimento: 16/04/1979
Altura: 1,76m.
Peso: 68 Kg.
Corridas: 37
Vitórias: 0
Poles: 0
Pontos: 4
Melhores Voltas: 0
Em 2006: 26º com 0 pts.

Expectativa: Andar comumente nos pontos, algo que ainda não teve a chance de fazer na Fórmula-1.

Ponto Negativo: Até hoje não apresentou grandes resultados na Fórmula-1, e por mais que não tenha guiado grandes carros isso sempre gera pressão.

Ponto Positivo: Por ser holandês e ter patrocinadores está tranqüilo em relação à resultados.

21-ADRIAN SUTIL














País: Holanda
Nascimento: 11/01/1983
Altura: 1,83m.
Peso: 75 Kg.
Corridas: 0
Vitórias: 0
Poles: 0
Melhores Voltas: 0
Em 2006: Não disputou, Sutil estréia nessa temporada.

Expectativa: Se adaptar bem ao carro e conquistar os primeiros pontos da carreira.

Ponto Negativo: Como todo estreante Adrian Sutil não conhece muitas pistas e não tem experiência de corrida.

Ponto Positivo: Já conhece bem o ambiente da equipe pois fez vários testes com a Spyker em 2006.

Guia da Fórmula: Toro Rosso

Equipe satélite da Red Bull tenta vencer a matriz acreditando na força do motor Ferrari e em uma cópia do carro da equipe principal...

Modelo: STR-2
Motor:
Ferrari
Chefe de Equipe: Gherard Berger

Em 2006:
9º lugar, 1pt. A equipe fez sua primeira temporada em 2006 depois de adquirir a Minardi em crise financeira das mãos de Paul Stoddart. Ainda em 2006 50% de suas ações foram vendidas para o ex-piloto Gherard Berger que passou também a administrar a equipe. Sendo a única equipe a utilizar motor V-10 adaptado ao regulamento ainda teve de ouvir reclamações de inúmeras equipes em relação ao seu propulsor, reclamações essas que não se justificaram pois a equipe não assustou ninguém.

Expectativas: A expectativa é mais uma vez chegar à frente de Spyker e Super Aguri, porém, dessa vez com carro projetado por Adrian Newey (que fez um clone do carro da Red Bull) e com motor Ferrari semelhante ao da equipe italiana a equipe pensa um pouco mais alto, quem sabe até vencendo a matriz Red Bull.

Ponto Positivo: O carro é o mesmo da Red Bull, embora assim como a Super Aguri a Toro tente esconder, ou seja, das mãos de Adrian Newey sempre saem bons projetos. Sem esquecer do motor Ferrari.

Ponto Negativo: Não se pode negar o fato da Toro Rosso ser uma equipe satélite, ou equipe “B” como alguns gostam de chamar. O orçamento não é o mesmo da equipe principal e seus pilotos ainda não mostraram a que vieram.

PILOTOS

18-VITANTONIO LIUZZI








País: Itália
Nascimento: 06/08/1991
Altura: 1,77m.
Peso: 67Kg.
Corridas: 22
Vitórias: 0
Poles:
0
Pontos:
2
Melhores Voltas:
0
Em 2006:
19º com 1 pt.

Expectativa: Conquistar alguns pontos para a equipe e chegar ao final da temporada sem dúvida sobre renovação de contrato ou passaporte para equipe grande.

Ponto Negativo: Terminou a temporada 2006 em xeque com a equipe renovando seu contrato há poucas semanas do início da temporada apenas, isso pode gerar pressão extra no piloto.

Ponto Positivo: Piloto rápido, tem momentos muito bons e parece ser capaz de extrair algo mais do carro.

19-SCOTT SPEED









País: EUA
Nascimento: 24/01/1983
Altura: 1,77m.
Peso: 69Kg.
Corridas: 18
Vitórias: 0
Poles:
0
Pontos:
2
Melhores Voltas:
0
Em 2006: 27º com 0 pts.

Expectativa: Mostrar mais trabalho do que em 2006, terminando mais provas e conquistando alguns pontos. Precisa se firmar como piloto de Fórmula-1, algo que não aconteceu em 2006 embora tenha renovado seu contrato.

Ponto Negativo: Foi acusado em alguns momentos de não se concentrar no trabalho, parece não ter levado a sério sua última temporada, foi o pior piloto em 2006 em termos de resultado.

Ponto Positivo: Seu retrospecto antes da Fórmula-1 ainda parece ser o seu grande cartão de visitas, caso mostre a mesma velocidade das categorias de base pode incomodar.

Guia da Fórmula-1: Super Aguri

A menor das equipes do mundial tenta provar que não está no circo somente devido ao dinheiro da Honda...


Modelo:
SA 107

Motor: Honda

Chefe de Equipe: Aguri Suzuki

Em 2006: 11º lugar com 0 pts. A equipe iniciou a temporada sem sequer saber se alinharia para a primeira prova do ano no Bahrein. Depois de muitas negociações acabaram conseguindo comprar dois chassis da Arrows de 2002 que foram adaptados ao regulamento, ou seja, o inicio de temporada foi ainda mais sofrível que o restante. Com a temporada européia conseguiram colocar na pista o chassi próprio que também não conseguiu nenhum resultado expressivo, somente em Interlagos na última prova do campeonato a equipe apresentou um ritmo perto de interessante.

Expectativas: A equipe parte para sua segundo temporada e depois dos problemas enfrentados na temporada 2006 a maior expectativas de Aguri Suzuki é conquistar alguns pontinhos e se classificar à frente de Toro Rosso, Spyker e quem sabe até Williams.

Ponto Positivo: A equipe, embora negue, utilizará o chassi da Honda de 2006, ou seja, um carro que já tem uma boa rodagem em pista e com elementos mais estruturados.

Ponto Negativo: Ainda sofrendo com problemas de orçamento a equipe talvez não consiga fazer o que a própria Honda não conseguiu fazer em 2006, ser constante.

PILOTOS:

22-TAKUMA SATO










País: Japão
Nascimento: 28/01/1977
Altura: 1.63m.
Peso: 60Kg.
Corridas: 51
Vitórias: 0
Poles: 0
Pontos: 40
Poles: 0
Em 2006: 23º com 0 pts.

Expectativa: Fazer boas corridas com a equipe e conquistar alguns pontos, além de chegar no final do campeonato à frente de Anthony Davidson.

Ponto Negativo: Piloto inconstante, comete alguns erros em momentos inesperados botando tudo a perder.

Ponto Positivo: Quando o carro corresponde gosta de dar show e não tem medo de ultrapassagens, arrojado.

23-ANTHONY DAVIDSON












País: Inglaterra
Nascimento: 18/04/1979
Altura: 1,67m.
Peso: 55Kg.
Corridas: 3
Vitórias: 0
Poles: 0
Pontos: 0
Poles: 0
Melhores Voltas: 0
Em 2006: Não disputou (piloto de testes da Honda)

Expectativa: Disputar todas as etapas da temporada em primeiro lugar, ele sonha com pontos e espera travar boa batalha com o primeiro piloto que é Takuma Sato.

Ponto Negativo: Não tem tanta experiência de corridas e talvez Sato tenha preferência da equipe, o que pode ser um problema em se tratando de uma equipe pequena.

Ponto Positivo: Foi piloto de testes por tanto tempo que ganhou habilidade para desenvolver carros, pode com isso fazer com que a Aguri ganhe um pouco de velocidade.

Guia da Fórmula-1: Introdução

A temporada está chegando e é chegada a hora de nos situarmos...

- Faltam apenas oito dias para o início da temporada 2007 de Fórmula-1, dia 18 acontece em Melbourne o Grande Prêmio da Austrália, sendo que na sexta feira acontecem os primeiros treinos livres e no sábado o treino classificatório. Aqui no Brasil devemos lembrar que as corridas e treinos serão transmitidas pelas televisões (Globo e Sportv) de madrugada devido ao fuso horário local.

- E aqui no Mundo Veloz você começa a acompanhar desde já um pouco do que pode rolar nesse mundial, aqui até o dia 17 estarei em pílulas publicando o "Guia da Fórmula-1 2007", começando por pilotos e equipe menores até pistas e um resumo da temporada que está por vir.

- Hoje começo com Super Aguri, Toro Rosso e Spyker e nos próximos dias mais equipes para você, curta bastante, daqui há pouco chega a Super Aguri...

3/08/2007

WTCC: Show em Curitiba

Final de semana agitado, é o automobilismo acordando em 2007...

- No próximo final de semana acontece em Curitiba a etapa de abertura do WTCC, World Tour Car Championship, ou seja, o campeonato mundial de turismo da Federação Internacional de Automobilismo. A categoria é um show dentro da pista com carros que tem o mínimo de preparo em relação aos modelos originais, são equipamentos muito parecidos com os que se pode comprar na loja, mesmo sabendo que não é fácil entrar em uma concessionária e sair dirigindo uma BMW como a que Augusto Farfus Junior (único brasileiro na categoria) vai pilotar no final de semana.

- Participam do WTCC carros turismo até 2000cc e protótipos são expressamente proibidos pelo regulamento. As montadoras envolvidas hoje na competição são nada mais nada menos que BMW, Alfa Romeo, Seat, Chevrolet, Ford, Peugeot e Honda. Um verdadeiro festival de velocidade e beleza no autódromo de Pinhais.

- No sábado acontecem treinos livres e o classificatório para a primeira bateria, e no domingo as duas etapas, sendo que o grid da segunda é composto pelas posições da primeira com os oito primeiros em posições invertidas, como acontece na GP2.

Confira a programação:

Sexta-feira, 9 de março de 2007

10h00: Treino livre 1 - Copa Clio (45 minutos)
11h00: Treino livre 1 - Bras. de Marcas (45 minutos)
13h00: Treino livre 2 - Copa Clio (45 minutos)
14h00: Treino livre 2 - Bras. De Marcas (45 minutos)
15h30: Testes FIA WTCC (30 minutos)
16h15: Treino livre 3 - Copa Clio (45 minutos)

Sábado, 10 de março de 2007

09h00: Treino livre 1 - FIA WTCC (30 minutos)
09h45: Treino livre 4 - Copa Clio (30 minutos)
10h30: Treino livre 3 - Brasileiro de Marcas (30 minutos)
12h00: Treino livre 2 - FIA WTCC (30 minutos)
13h30: Treino livre 5 - Copa Clio (30 minutos)
14h15: Classificatório - Brasileiro de Marcas (30 minutos)
15h00: Classificatório - FIA WTCC (30 minutos)
15h45: Classificatório - Copa Clio (30 minutos)

Domingo, 11 de março de 2007

09h00: Warm Up - FIA WTCC (15 minutos)
09h30: Warm Up - Copa Clio (15 minutos)
10h00: Warm Up - Bras. De Marcas (15 minutos)
12h15: Largada para a primeira corrida - FIA WTCC (14 voltas X 3,695 m = 51,730 Km)
12h45: Pódio da primeira corrida - FIA WTCC
13h05: Largada da corrida - Copa Clio – (máximo 40 minutos)
14h10: Largada da corrida - Brasileiro de Marcas (máximo 40 minutos)
15h30: Largada para a segunda corrida - FIA WTCC (14 voltas X 3,695 m = 51,730 Km)
16h00 : Pódio - FIA WTCC

- Para os brasileiros duas novidades. A primeira é a transmissão das duas etapas de abertura agora pelo Sportv e não mais pela dupla Band/Band Sports, a Globo se interessou pelo evento e quem sabe com a popularização da categoria não podemos ver em breve corridas do WTCC em TV aberta.

- A outra boa novidade é a presença de Augusto Farfus agora na BMW e não mais na Alfa Romeo. Apesar de ter disputado o título de 2006 e perdido apenas na última etapa em Macau ele preferiu optar pela estrutura que a BMW pôde oferecer ao brasileiro e se diz extremamente ansioso pela estréia na nova equipe. Muito também pelo fato de essa estréia acontecer em casa - "Curitiba é um circuito reconhecidamente rápido, o que casa com o meu estilo, o que me deixa ainda mais ansioso pois é demais poder estrear em casa com a BMW e não em outro lugar".

Todos os carros já estão em Curitiba no autódromo, assim como os 21 pilotos inscritos para a etapa, confira a lista:

Nr Piloto (PAÍS) Carro Equipe
1 Andy Priaulx (ING) BMW 320si BMW Team UK
2 Jörg Müller (ALE) BMW 320si BMW Team Germany
3 Augusto Farfus Jr (BRA) BMW 320si BMW Team Germany
4 Alessandro Zanardi (ITA) BMW 320si BMW Italy-Spain
5 Félix Porteiro (ESP) BMW 320si BMW Italy-Spain
6 Robert Huff (ING) Chevrolet Lacetti Chevrolet
7 Nicola Larini (ITA) Chevrolet Lacetti Chevrolet
8 Alain Menu (SUI) Chevrolet Lacetti Chevrolet
9 Jordi Gené (ESP) SEAT León SEAT Sport
10 Michel Jourdain (MEX) SEAT León SEAT Sport
11 Gabriele Tarquini (ITA) SEAT León SEAT Sport
12 Yvan Muller (FRA) SEAT León SEAT Sport
15 James Thompson (ING) Alfa Romeo 156 N. Technology
16 Olivier Tielemans (HOL) Alfa Romeo 156 N. Technology
19 Roberto Colciago* (ITA) SEAT León SEAT Sport Italia
20 Tom Coronel (HOL) SEAT León GR Asia
21 Emmet O'Brien* (IRL) SEAT León GR Asia
23 Pierre-Yves Corthals* (BEL) SEAT León Exagon Engineering
26 Stefano D'Aste* (ITA) BMW 320si Wiechers-Sport
30 Luca Rangoni* (ITA) BMW 320si Proteam Motorsport
31 Sergio Hernández* (ESP) BMW 320si Proteam Motorsport

3/07/2007

Fórmula-1 2007, novas identificações...

Pneus e câmeras coloridas...


- Não se engane, eu disse pneus e câmeras coloridas, não câmaras, risos... essas nem existem mais faz tempo. Pelo menos não no mundo das competições.

- Mas o que chamou atenção em relação à isso foi a nova resolução da FIA em relação à identificação de carros e estretégia para o público à partir de 2007. Sobre as câmeras, as equipes agora serão obrigadas a pintar as que ficam em cima dos carros para diferenciar os dois pilotos da equipe. Muito útil em tempos onde os capacetes de pilotos estão ficando cada vez ais parecidos, lotados de patrocinadores e principalmente cada vez mais escondidos. Sei que não é culpa deles o fato dos capacetes se esconderem, mas com as proteções feitas para a cabeça não tem jeito, eles se afundam cada vez mais dentro do carro, melhor assim, e com câmeras diferentes acabou a confusão.

- Sobre os pneus é um pouco mas detalhado. Agora pneus moles e duros, em comum acordo entre FIA e Bridgestone terão visual um pouco diferente, tudo para facilitar ao público que assiste a prova saber um pouco da estretégia de cada piloto. Agora poderemos entender um pouco mais do porquê determinado piloto estar mais rápido em determinado momento da prova (o que pode estar acontecendo pelo uso de pneus moles, que duram menos) ou o porquê ele está mais lento (em se tratando provavelmente de pneus duros, que duram mais). Sobre a durabilidade dos pneus ajuda também a compreender o momento da paradas no pit de cada piloto. Ainda não se sabe como será a identificação mas deverá ser uma pequena marca branca, o que em alta velocidade se transformará em um risco intermitente.

- É claro que os rivais também farão uso dessa informação, mas o mais importante é o público ter o conhecimento do que se passa. Além do mais, com informação para público e rivais aumentarão os blefes entre equipes, e aí se concentra um dos únicos pontos negativos na minha opinião que é a Fórmula-1 se tornando cada vez mais uma competições entre mecânicos e seus pit stops. Vale a pena esperar para ver, mais uma novidade da temporada, que excessão feita à ausência de Michael Schumacher andava meio sem novidades... aliás... é impressão minha ou ele anda meio esquecido?

E mais...

- Domingo tem a abertura do WTCC da FIA, o mundial de turismo da entidade, a primeira etapa do ano acontece em Curitiba, vale a pena conferir, dentro da pista a categoria e um show;

- A1 Ring, circuito localizado na Áustria e que sediou vários grandes prêmios de Fórmula-1 está mais uma vez com um reforma anunciada pelo seu proprietário Dietrich Matezchitz, também proprietário da Red Bull. A proposta dessa vez é bem mais modesta que a dos 800 milhões de dólares que haviam sido prometidos da última vez. O objetivo é sediar corridas de diversas categorias e também testes de Fórmula-1;

- Damon Hill, campeão mundial de 1996 soltou torpedos para os pilotos ingleses da Fórmula-1. Segundo ele ou Jenson Button troca de equipe logo ou ficará tarde para que ele conquiste um título mundial. Completou dizendo que o melhor inglês do ano deverá ser Lewis Hamilton, que segundo ele chegará até a vencer corridas.

3/04/2007

Raikkonen favorito?

Homem de gelo lidera bolsas de aposta em Londres...


- O finlandês Kimi Raikkonen, companheiro de equipe de Felipe Massa na Ferrari parece ter saído na frente no mundial 2007 de Fórmula-1, pelo menos no que diz respeito às bolsas de aposta londrinas, visto que na pista mesmo o melhor até aqui é o brasileiro.

- Segundo o jornal espanhol "ás" Raikkonen é o líder entre os fanáticos apostadores ingleses na corrida pelo título, pagando 2,56 euro para cada um apostado em sí, Alonso é o segundo colocado pagando 3,04 para cada euro. Felipe Massa é o só o terceiro colocado pagando 4,38 euro para cada um apostado e Kovalainen é o quarto pagando uma pequena fortuna, 17,56 para cada euro.

- Kimi Raikkonen - Ferrari - $2,56
- Fernando Alonso - McLaren - $3,04
- Felipe Massa - Ferrari - $4,38
- Heikki Kovalainen - McLaren - $17,56

- Parece ser uma aposta feita entre dois pilotos apenas, o que indica os números da bolsa londrina é que as pessoas resolveram concentrar suas apostas na Ferrari e por consequência Raikkonen ganhou de Felipe Massa, Fernando Alonso é o segundo colocado simplesmente pelo fato de que os votos de sua equipe se concentram apenas nele. Isso mostra a confiança dos aficcionados no carro da equipe de Maranello. Já a Renault (que deve ter os votos concentrados apenas em um piloto também dada a desconfiança que Giancarlo Fisichella passa para o público) não agradou, pelo menos com base nos testes.

E ainda...

- Mais uma vez quero agradecer a confiança de Prisco Palumbo em meu trabalho, ontem estreamos na Rádio Capital e em meio a adaptação fiquei muito contente com o resultado do trabalho, além do espanto que tive com a estrutura da rádio, que sinceramente, eu não esperava, mais uma vez muito obrigado.