9/26/2009

Button é o mais pesado, Hamilton bem

Saiu a lista de pesos para a largada de amanhã... e quem se dá bem é Lewis Hamilton...


- Hamilton larga na pole e, provavelmente beneficiado pela batida de Barrichello no final, sai mais pesado e com a vantagem de, em caso de manter a liderança na largada, vencer a corrida tranquilamente. Rosberg deve incomodar Vettel, Webber não.

- Rubens Barrichello partirá bem mais leve que Jenson Button e precisa garantir que pelo menos dois pilotos se coloquem entre ele e seu companheiro de equipe para garantir que ele consiga se manter à frente após a parada nos boxes.

- O grid não foi confirmado com o anúncio dos pesos pois o brasileiro ainda aparece em 5º, mas será punido em pelo menos 5 posições pela troca de câmbio. Ainda há a possibilidade de ser punido por ter de reparar a suspensão de seu carro no Parque Fechado.

- O mais pesado é o alemão Adrian Sutil da Force India e o mais leve é Heidfeld, com 650.

Confira a lista de pesos:

1. Hamilton 660.5
2. Vettel 651.0
3. Rosberg 657.5
4. Webber 654.5
5. Barrichello 655.5
6. Alonso 658.0
7. Glock 660.5
8. Heidfeld 650.0
9. Kubica 664.0
10. Kovalainen 664.5
11. Nakajima 680.7
12. Button 683.0
13. Raikkonen 680.5
14. Buemi 678.0
15. Trulli 690.9
16. Sutil 693.0
17. Alguersuari 683.5
18. Fisichella 678.5
19. Grosjean 683.0
20. Liuzzi 656.0

No escurinho, um cinema (com mistério)

O cinema do GP noturno de Cingapura tem direito à final dramático...


- A equipe mais forte do grid, a Brawn GP, aproveitou o escurinho de Cingapura para viver um drama que está sendo comentado por todos aqueles que gostam de Fórmula-1. Tudo começou no Q2, quando Jenson Button não conseguiu marcar um tempo razoável e, após confirmar apenas a 12ª posição no grid, ficou no aguardo do desempenho de seu companheiro de equipe, que passou para a fase final mas já tinha confirmada a perda de 5 posições no grid após trocar seu câmbio.

- Pois bem... e quando o mundo acompanhava atentamente o desempenho do brasileiro eis que ele, quando marcava o quinto tempo, escapou e bateu contra o muro, interrompendo a sessão e nos enchendo de dúvidas.

- O regulamento em questões assim é dúbio pois fala que o carro pode ser consertado no "Parque Fechado", mas ao mesmo tempo diz que, caso seja necessário mexer na suspensão, o piloto deve largar dos boxes (para onde o piloto não pôde levar o carro sozinho).

- Mais que isso, há rumores que a batida pode ter danificado seu câmbio novo e até seu motor. Em caso de nova troca ele perde mais 5 posições. Ele já usou 6 motores, o limite até o final do ano é 8, sendo que os dois propulsores restantes teriam de aguentar os Grandes Prêmios de Cingapura, Japão, Brasil e Abu-Dhabi.

- Aguardamos o momento da confirmação do grid, que será feita hoje junto com a divulgação do peso dos carros. Porém, após essa divulgação o carro ainda estará provavelmente sendo recuperado pelos mecânicos da Brawn e tudo pode mudar. Aguardemos as próximas horas.

- Caso Barrichello largue em 10º contra 12º de Button a loteria é gigantesca. Afinal de contas a largada de amanhã é uma das grandes loterias do ano, tudo pode acontecer quando se tem muros em volta. O primeiro giro também pode definir as coisas a favor de um ou de outro pois com pneus frios os carros ainda arriscam algumas ultrapassagens. Se não acontecerem entre eles, pelo menos ambos tentarão colocar rivais no meio dos dois carros da equipe.

- Caso Barrichello tenha de largar dos boxes as coisas se invertem um pouco. A cautela passa a ser deixada de lado em nome da conquista de posições pois Button estará mais perto da zona de pontuação. O brasileiro porém pode arriscar uma estratégia de apenas 1 parada, o que abre um leque de possibilidades.

- Sem esquecer também as dificuldades que a Brawn-GP tem enfrentado no circuito de Marina Bay. O aquecimento dos pneus está prejudicado e as altas zebras estão facilitando o erro dos pilotos e também o surgimento de danos no assoalho dos carros.

- Quer mais emoção? A possibilidade de um Safety Car (deliberado ou não) é altíssima. E particularmente qualifico como muito rara a possibilidade do carro de segurança no pintar na prova de amanhã.

- Em meio à decisão de título o moço da foto que ilustra este post, Lewis Hamilton, conquistou mais uma pole position mostrando que a McLaren realmente cresce em pistas de baixa velocidade, bem como seu principal piloto. A briga pela vitória deve se restringir ao inglês e também aos carros da Red Bull, que igualmente cresce em pistas nessas condições. Rosberg corre por fora.

9/24/2009

MV pergunta e fim de RenaultGate

Leitores do "Mundo Veloz" no Twitter participam de enquete e dão opinião sobre o caso...

- Praticamente é hora de encerrar o assunto Renault Gate. E hoje é um dia emblemático nesse sentido, afinal de contas o caso fez com que a Renault perdesse dois se seus principais patrocinadores, a ING e a Mutua Madrileña.

- Claro... a justificativa não poderia ser outra. A Renault já era uma espécia de ré confessa, por mais que o brasileiro Nelsinho Piquet tenha sido na verdade quem jogou a "areia" no ventilador.

- Mas vamos lá... o banco ING já havia anunciado que após o final da temporada encerraria seus investimentos na Fórmula-1 por, falando mais às claras, se tratar de um dinheiro mal gasto em tempos de crise (quando o assunto é justificar investimentos ainda estamos vivendo o epicentro da crise). O Mutua pretende ir com Fernando Alonso para onde ele quiser e isso significa que ambos vão para a Ferrari na próxima temporada.

- Detalhes podem ser previstos. Como eu mesmo citei aqui no "Mundo Veloz", Fernando Alonso não foi anunciado como piloto da Ferrari devido ao seu contrato com a Renault, que contempla também o contrato com os patrocinadores da equipe e o Santander (novo patrocinador da Ferrari e mentor da ida do espanho para lá) é um banco, tal qual o ING. Agora será que Alonso poderá ser liberado de vez para a Ferrari? Acredito até que esse detalhe dos patrocinadores tenha impedido Alonso de correr já esse ano para a equipe italiana.

- Outro detalhe menos importante... o carro da Renault agora não será tão feio.

Mundo Veloz pergunta: Renault Gate

- Essa semana perguntamos para nossos seguidores do Twitter se achavam justa a decisão do Conselho Mundial da FIA acerca do caso que envolveu a batida proposital de Nelsinho Piquet em Cingapura/2008.

- Lembrando que a Renault foi punida por 2 anos, mas só será cassada se repetir o erro. Nelsinho Piquet e Fernando Alonso não foram punidos. Pat Symonds fica fora da categoria por 5 anos e Briatore para sempre, sendo que pilotos que tenham suas carreiras gerenciadas por ele também não correm na Fórmula-1.

- Selecionamos 5 respostas:

@edipotc Não achei as punições justas. Até pq o Nelsinho que foi culpado e colocou vidas em riscos saiu na boa. Acabou em pizza TRISTE.

@gitogeorge Acho que sim, foi feita justiça, ja no caso do Nelsinho, acredito que alguem vai dar a ele a famosa "segunda chance"!!!

@edubisotto Não existe justiça no mundo dos negócios e no Circo Romano. E a F1 é um mixto dos dois. Vale ficar vivo. O resto é balela.

@danilogordo Achei que tanto o Alonso quanto Nelsinho deviam pegar tempo de gancho também, e pontos deviam ser redistribuidos.

@talitanossol O que não achei justo foi o Alonso também sair impune. Foi uma coisa meio Lula, fez de conta de não sabia de nada e abafaram...

9/21/2009

É justo?

Briatore excluído, Symonds punido, Alonso e Piquet absolvidos e Renault só se repetir o erro...

Foto: Divulgação

- Após um julgamento de qualquer espécie a pergunta que mais paira no ar quer saber sobre a justiça ou não da decisão tomada. Pois não está sendo diferente no caso Renault/Piquet/Cingapura... que também é chamado Renault Gate, em especial pela turma do Twitter.

- Vamos aos fatos. Para cada um tenho uma opinião pessoal, e você também, que gera polêmica e levanta discussão, mas contra os fatos nada mais poderemos fazer.

Renault: 2 anos de suspensão caso repita o erro:

- A equipe foi punida com suspensão de 2 anos, mas apenas caso repita o erro. Interessante a punição, que já foi vista no caso de espionagem da McLaren há 2 anos atrás. Claro que diante de um erro descomunal como este, todos querem ver cabeças rolando, mas não há como negar que o time em si não tem como controlar uma decisão tomada por aqueles que comandam as ações de campo.

- Flávio Briatore e Pat Symonds é que tomaram as decisões e por isso o time não pode ser excluído do mundial, até mesmo porque ninguém quer ver uma equipe a menos na Fórmula-1. Eu pelo menos não quero. Parte-se de do princípio que, apenas caso aconteça o mesmo erro novamente, o time será sim punido.

Flávio Briatore: excluído da Fórmula-1

- A decisão foi comemorada por todos que gostam da Fórmula-1, mas é uma atitude polêmica ao meu ver. Como excluir alguém de sua profissão? Claro, o agora ex-dirigente não passará fome e muito provavelmente não ficará desempregado, afinal de contas estamos falando de um empresário com inúmeros talentos para negociação, mas ainda assim é possível?

- Ele nunca foi funcionário da Fórmula-1, apenas das equipes pelo qual passou, em especial Renault e Benetton. Então como tratar o caso?

- Não defendo em hipótese alguma que este senhor continue comandando um time de Fórmula-1, mas não creio que uma decisão como esta deve vir de cima para baixo. Não creio que deva ser a entidade a responsável por excluir Briatore das atividades na Fórmula-1. Enfim... por linhas muito tortas um bem foi feito e ele não volta mais.

- E analisando de outra forma da para perceber que este julgamento foi uma boa forma de Max Mosley se livrar de Flávio Briatore como um de seus últimos atos como presidente da FIA. Mosley foi julgado em muitos momentos e se viu praticamente obrigado a desistir da presidência da entidade quando queria apenas diminuir o domínio que as montadoras exercem sobre a Fórmula-1. Ele sairá, mas não antes sem levar alguns consigo.

Pat Symonds: 5 anos de suspensão

- Pois bem, o engenheiro poderia passar impune, afinal de contas arquitetou todo o plano junto à Briatore. Mas sua punição foi um pouco mais branda pois se trata de alguém que não é tão odiado quanto o italiano.

Fernando Alonso: absolvido

- Talvez não seja a expressão correta, afinal de contas o espanhol bicampeão do mundo não chegou a ser julgado, mas trata-se de uma absolvição mesmo assim, que foi decidida antes do início do processo quando decidiram pela sua não-inclusão.

- Alonso é um sujeito estranho. Ele também esteve envolvido no Stepney Gate, quando a McLaren foi acusada (e considerada culpada) de espionar a Ferrari, quando obteve acesso à dados absolutamente sigilosos sobre o carro da equipe rival.

- Na ocasião ele foi o delator premiado, quando entregou a equipe em prol de conseguir se livrar do contrato que tinha com a McLaren e partir para a Renault. Péssimo negócio esportivamente falando, mas ele queria se ver livre da sombra Lewis Hamilton.

Nelson Ângelo Piquet: absolvido

- Outro que não chegou a ser julgado. Tudo por conta da chamada "delação premiada", que não significa mais nada senão o famoso "dedo-duro", ou X-9 em alguns lugares do Brasil. O cara que participa do crime, executa perfeitamente a função dele, mas quando não se vê mais em posição de vantagem resolve entregar todo mundo para se ver livre de culpa. Uma atitude tão lamentável quanto jogar seu carro no muro para alterar o rumo natural das coisas e ver seu companheiro de equipe vencer.

- Nelsinho fez algo sujo, se envolveu com gente suja e aceitou todo o esquema. Deveria ser punido, em especial por ter sujado o nome da família Piquet, de tanta tradição. Não nos esqueçamos que ele ajudou também a sujar o nome do Brasil lá fora pois é o nosso país que é conhecido como a "nação do jeitinho".

- Claro, a Fórmula-1 o punirá. Nenhum chefe de equipe em sã consciência o contratará sabendo que ele do dia para a noite pode entregar os atos de seu time quando se sentir prejudicado por algum motivo. Mas mesmo assim a FIA deveria cumprir o seu papel de dar exemplo à todos, mostrando que a justiça é mesmo cega e não enxerga quem são as partes envolvidas.

- Mas tudo bem... a única intenção desse julgamento era punir Flávio Briatore.