Nasce mais uma temporada de Fórmula-1, e as zebras querem aprontar...
- Vou escrever aqui uma frase que jamais foi proferida por nenhum veículo de comunicação especializado em automobilismo: "Treinos de sexta feira não querem dizer nada...".
- Todo mundo diz isso por aí, talvez por ser uma das grandes verdades desse meio. Mas após os resultados dessa madrugada em Melbourne é possível, sim, apontar alguns itens e obter assim algumas respostas.
Brawn-GP foi bem. Isso não significa em hipótese alguma que Barrichello repetirá a segunda colocação na corrida, mas o treino de hoje serviu para mostrar que em comparação com os rivais o carro de sua equipeé beeeeeeem melhor que o de sua antecessora Honda e o vexame comumente vivido pela antecessora não deve se repetir em 2009;
É possível dizer o mesmo da Williams? Até certo ponto, pois o desempenho do time de Nico Rosberg nunca foi assim tão ruim e nunca foi espanto ver um dos carros da equipe andando forte na sexta feira, algo que já não acontecia à Honda;
Os difusores realmente dão vantagem à quem os utiliza? Ao que tudo indica sim, quem usou se deu bem. Em breve talvez vejamos times fazendo uso da peça ao invés de tentar combatê-la na justiça;
A McLaren é esse desastre todo? Assim como a Brawn-GP não é possível apontar um extremo. Talvez não ocupem 18ª e 19ª posições na classificação e corrida, mas o carro não briga pela vitória em hipótese alguma;
- Ferrari, BMW, Renault e cia. entram no famoso bordão: "Treinos de sexta feira não querem dizer nada...".
- Não deixe de acompanhar toda a repercussão do final de semana de abertura do mundial 2009 no F1 Mania, em especial com a transmissão ao vivo dos treinos de livres, da classificação e da corrida.
- Agora as entrevistas coletivas da FIA estão de volta. São os primeiros eventos oficiais de um final de semana de Fórmula-1. Felipe Massa, Jenson Button, Robert Kubica e Sebastian Vettel foram os primeiros escaladosdo ano.
- Felipe Massa por tudo que viveu naquela final histórica da Fórmula-1 onde durante poucos minutos sentiu o gosto de ser campeão mundial de Fórmula-1.
- Kubica e Vettel são duas promessas desde os anos passado e retrasado muito decido ao que fizeram em pista, sendo que ambos conquistaram a primeira vitória de suas carreiras em 2008.
- E Jenson Button? OQuem diria, hein? Em situação normal ele não seria chamado para a primeira entrevista oficial do ano. Mas ele estava lá. E por que não Rubens Barrichello? Porque é Button que lidera as estatísticas na principal casa de apostas do mundo, a londrina. Justo.
Neste final de semana acontece não só a abertura do mundial de Fórmula-1 como também do brasileiro de Stock Car, a chamada Copa Nextel, o principal campeonato do automobilismo brasileiro...
- E ontem aconteceu o lançamento da Panasonic Racing em uma das unidades do restaurante Outback, um dos novos patrocinadores da equipe, de propriedade do próprio piloto Ricardo Zonta, que terá como companheiro o xará Sperafico.
- 40% do espaço do carro não foi vendido segundo ele, o que pôde se confirmar com a posterior apresentação do modelo aos presentes. É a crise, como todos gostam de falar, mas que em muitos casos realmente mostra suas garras, é o que parece ter acontecido mesmo.
- Perguntei a Zonta se o fato de não haver mais transmissão ao vivo das 12 etapas (quatro delas, inclusive a do próximo domingo terão apenas seu final exibido na TV) atrapalhou na captação de recursos, a resposta: "Sim, a exposição das marcas na TV é o que todos procuram, perder quatro etapas foi um golpe duro".
- Um colega perguntou o que vale a pena, o marketing direto na TV ou o chamado Marketing de relacionamento, que são as ações diretas no autódromo realizadas pelos patrocinadores e que foi usada como justificativa para se tirar as corridas do sábado e não mais ao vivo na TV (não havia mais espaço na programação aos domingos). Zonta prefere o marketing direto, a exposição.
- Interessa pra quem então o marketing de relacionamento? Pra organização ou pras equipes? Por que é tão difícil para os veículos então conseguir retorno financeiro em forma de patrocínio?
- Mais que isso, outra pergunta dizia respeito à compra dos novos carros, segundo Zonta os carros são caros, representam um gasto a mais (ele está colocando dinheiro do próprio bolso pra manter o time) e a organização não facilitou a vida das equipes na compra do carro, ao contrário do que já havia sido dito anteriormente. Ceeeeerto...
- Continuando, o carro em pista atinge uma temperatura interna de cerca de 70 graus, o que judia de qualquer piloto que esteja a bordo do mesmo. O escapamento passa por dentro do carro, na frente do piloto, a peça concentra uma temperatura dentro dela de 700 a 1000 graus. Ricardo Zonta não testou setup do carro e sim uma possível solução para isso.
- Cacá Bueno hoje se colocou em situação de extremo perigo após um violento e fumacento incêndio (fogo é minimamente aceitável, fumaça não).
- Mas o carro não havia sido exaustivamente testado? Não, me informou alguém, "foi apensas um shakedown, apenas pra ver se a máquina era capaz de sair do lugar sozinha..."
- E o campeonato começa no domingo, horas depois do final do Grande Prêmio da Austrália de Fórmula-1. Você, que vai ficar acordado até as 5 da matina pra ver a estréia da principal categoria do automobilismo mundial, pretende acordar próximo das 11 da manhã pra ver o finalzinho da prova que acontecerá em Interlagos?