10/03/2009

Crash em Suzuka... Vettel é pole

Treino acidentado manda dois pilotos para o centro médido depois de 3 bandeiras vermelhas... fora as punições...





- Não foi um treino nem um pouco comum, a não ser pelo resultado. A volta de Suzuka ao calendário da Fórmula-1 viu a pole de Sebastian Vettel, algo normal em 2009, mas também viveu momentos dramáticos após 3 bandeiras vermelhas nos acidentes de Jaime Alguersuari, Timo Glock e Heikki Kovalainen. Mais que isso, em disputa interna pelo título, Rubens Barrichello (5º colocado) e Jenson Button (7º) podem ser punidos por não desacelerarem sob bandeira amarela provocada por outro acidente, o de Buemi, que bateu duas vezes e ainda assim larga em 10º.


Primeiro os acidentes:


- O australiano Mark Webber bateu logo no treino livre da manhã, na curva Degner. O piloto ficou bem, mas a batida ocasionou uma rachadura em seu chassi que não pôde ser reparada a tempo para a classificação. Ele ficou de fora e larga dos boxes na corrida de amanhã. No Q1, Buemi bateu no mesmo local, sem muita gravidade, tanto que conseguiu voltar a tempo de se classificar para a fase seguinte.


- Começado o Q2 e o espanhol Jaime Alguersuari resolveu bater no mesmo local. Sua batida foi mais forte, de frente, e a bandeira vermelha foi acionado, o que interrompeu o treino. Após perder o controle do carro, o bólido ganhou velocidade antes de acertar a barreira de pneus por saltitar na caixa de brita, que não é mais usada nos autódromos modernos.


- Depois foi a vez do alemão Timo Glock, na entrada da reta dos boxes. Enquanto ele virava o volante de seu carro o mesmo não respondia a seu movimento, até que saiu da pista e bateu forte contra a barreira de pneus, localizada muito próxima à pista. Glock bateu com as mãos no volante curvado. Mais uma bandeira vermelha, dessa vez causando muita preocupação pois o socorro médico se fez necessário e as imagens não conseguiam mostrar o que se passava. Ele foi levado ao centro médico com um corte na perna e passa bem, segundo informações.


- Ainda no Q2 o suiço Sebastien Buemi, aquele mesmo que havia batido no primeiro treino, bateu novamente, sem provocar bandeira vermelha mas deixando problemas para seis pilotos que vinham atrás: Barrichello, Button, Alonso, Heidfeld, Kubica e Sutil. Todos eles em volta rápida que não teriam desacelerado ao passar pelo local. A decisão deve sair em instantes.


- No Q3 teve mais batida. Mais uma vez na entrada da curva Degner, o finlandês Heikki Kovalainen errou levemente, mas seus carro saltou na zebra e (principalmente) na sequência também saltou na caixa de brita, batendo forte contra a barreira de pneus. Mais uma bandeira vermelha, que deixou pouco tempo para que os pilotos fizessem suas voltas.


Encerrando a classificação:


- Dessa forma Sebastian Vettel teve mais carro para conquistar a pole position com Jarno Trulli na segunda posição. Barrichello conseguiu se colocar mais uma vez duas posições à frente de seu companheiro Jenson Button, mas ambos ainda podem ser punidos, talvez até mesmo recolocando Vettel na disputa pelo campeonato.

As punições:

- 5 pilotos foram punidos após o final do treino: Adrian Sutil (4º), Rubens Barrichello (5º), Jenson Button (7º), Sebastien Buemi (10º) e Fernando Alonso (12º). Tudo por conta do acidente do suiço no final do bagunçado Q2.

- Após a batida ele perdeu o bico de sua Toro Rosso, mas pela entrada perigosa nos boxes ele acabou sendo punido. Já os outros pilotos levaram a penitência por não respeitarem a bandeira amarela provocada pelo próprio acidente do piloto suiço.

- Adrian Sutil sai em grande prejuízo após ter obtido um dos melhores resultados da carreira. Rubens Barrichello fica ainda a uma posição da zona de pontos, com maiores dificuldades para seu companheiro de equipe que fica a 3. Sebastian Buemi foi catapultado para a parte de trás do pelotão, bem como o espanhol Fernando Alonso.

- Alguns pilotos lucram muito com o festival de punições, em especial o alemão Nick Heidfeld que de 6º sobe para 4º e o finlandês Kimi Raikkonen que de 8º sobe para 5º.

- Alguns outros tiveram seus prejuízos muito amenizados, como o alemão Nico Rosberg que de 11º passou para 7º.


A pergunta:


- Suzuka ficou 2 anos fora da Fórmula-1. O primeiro argumento, ainda em 2006, para a ausência da pista era a falta de estrutura e também de segurança. Pois bem, após reformas, o circuito foi aprovado para receber a categoria novamente. Porém se faz necessário que se reavalie a reforma que foi feita na pista.


- Em poucos lugares do mundo se usa caixa de brita em áreas de escape como as de Suzuka. A curva Degner se mostrou um perigo para os pilotos e as fortes batidas de Alguersuari e Kovalainen se devem à presença da brita, que faz com que os carros saltem quando saem da pista e ganhem velocidade, sendo que o correto seria perder, ou pelo menos possibilitar ao piloto uma chance de recuperação.


- Quem foi o responsável pela reforma e também pela aprovação do circuito? Quantos acidentes acontecerão amanhã? Suzuka entra no nível de uma pista de rua e já é possível se esperar que o Safety Car seja acionado amanhã em algumas oportunidades pois além de tudo o asfalto está com baixa aderência e saídas de pista serão comuns.


- Olho nisso...

10/02/2009

Otávio Octanos te leva para Interlagos

Pelo segundo ano consecutivo o cientista na Petrobras te leva para o Grande Prêmio do Brasil...

- Em 2008, o cientista Otávio Octanos levou alguém para o Grande Prêmio do Brasil, aquele mesmo da decisão entre Felipe Massa e Lewis Hamilton, a mais tensa da história da categoria. Pois bem, após isso parte de suas memórias foram apagadas no Laboratório Ankaa e agora ele precisa recuperá-las para premiar mais participantes com credenciais. para a corrida desse ano. É o Grande Prêmio Petrobras do Brasil de Fórmula-1. Uma gincana virtual que premiará duas pessoas com uma credencial, com direito a acompanhante, para o Grande Prêmio do Brasil.
- Para participar, basta se cadastrar no site www.grandepremiopetrobras.com.br e acompanhar os desafios que acontecerão entre os dias 2 e 11 de outubro. Serão 5 etapas, desta vez capitaneadas pelo assistente do cientista Otávio Octanos, Yan.

- Uma novidade deste ano é que os blogueiros também podem concorrer a uma credencial. Ao acessar o site, selecione a opção “Cadastre-se” e “Sou blogueiro, quero me cadastrar” (faça isso se você tem um blog, eu indico). O blog que conquistar mais cadastros para o site também assistirá ao Grande Prêmio Petrobras do Brasil de Fórmula 1.

- E você sabia que o "Mundo Veloz" descobriu algo exclusivo? Pois é... use a dica a seguir de forma valiosa, preste atenção e raciocine: “Segundo o relatório do Laboratório Ankaa, precisamos recuperar uma memória de longo prazo que seja traumática na vida do Otávio. A maior parte dos pacientes recupera essa lembrança através de algo ruim que tenha acontecido na sua infância. E todos sabem como, as vezes, crianças podem ser cruéis com os amigos, principalmente no colégio”.

Qualquer dúvida, consulte as instruções do jogo:

http://www.grandepremiopetrobras.com.br/

Conheça o perfil do Otávio nas redes sociais:

- Twitter: http://www.twitter.com/otaviooctanos

- Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=15560650018596447456

- Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=1567855329

- Boa sorte...

9/30/2009

Alonso chegou lá

Não que seja uma grande novidade, mas...


- O Santander chegou, pediu e conseguiu. Fernando Alonso está na Ferrari. Mas isso todos já sabiam, Fernando sempre quis correr por lá, a Ferrari sempre o quis e dizem as más línguas que o contrato já está acordado há muito tempo. O próprio Alonso afirmou que um contrato para 2010 já havia sido assinado no início do ano.

- Muitas datas foram anunciadas até mesmo pelo "Mundo Veloz", mas muitas coisas aconteceram no meio do caminho e nenhuma delas pôde ser confirmada, isso para não falar do Renault Gate, que atrapalhou ainda mais.

- Agora é olhar para a frente e tentar visualizar o que pode vir por aí. O primeiro quesito a se analisar é a dupla que ele formará com o brasileiro Felipe Massa. Dois latinos em uma equipe italiana, algo que pode ser prenúncio de muitos problemas.

- Alonso é o centro do universo da Fórmula-1. Onde ele for ele toma as atenções para si. É o único piloto em atividade com mais de 1 título no curriculum e é considerado o melhor do grid por mais da metade dos interessados na principal categoria do automobilismo mundial. E ele faz questão de que seus contratantes justifiquem esse curriculum dando à ele a preferência nas disputas com seus companheiros.

- Por outro lado seu novo companheiro contornou uma situação onde Kimi Raikkonen conquistou um título mundial e mesmo assim é o querido da equipe. Em Maranello hoje é Felipe Massa e mais um, afinal de contas os italianos se apaixonaram pelo "estilo Massa" de ser. A ajuda que deu à Raikkonen em 2007, o título perdido apenas na última curva de 2008 e o acidente que o deixou fora de combate em 2009 o transformaram em uma espécie de herói ferrarista. E tudo isso porque além de tudo ele melhorou sua condução a cada ano passado na equipe.

- Se juntarmos tudo isso à suas situações de stress que eles viveram entre si, como a largada de Barcelona e a chegada de Nurburgring (ambos em 2007), a situação fica um pouco mais complicada, por mais que os dois já tenham demonstrado que tudo isso ficou para trás.

- Agora... como se pode criticar a contratação do melhor piloto de Fórmula-1 da atualidade? Só mesmo sendo louco, certo? O correto seria então dispensar Felipe Massa? Ou da para contar com uma dupla onde os dois teoricamente viverão situação de igualdade?

- Acredito que no início da temporada os dois serão jogados aos leões e quem sobreviver briga pelo título. Seria a decisão correta... Alonso pensa assim?

- Isso é só o começo da novela Fefefe... FElipe e FErnando na FErrari!

Fisichella sacaneia Kimi

Soltei hoje no Twitter... aqui para vocês também...


- É apenas uma singela charge, okay? hehehe