12/17/2008

Na Moto GP não!!!

Tem mais da Honda por aí... agora na Moto GP...


- Deu no Terra. A Honda repensou o anúncio feito quando deixou a Fórmula-1 de que não deixaria a Moto GP. Pois bem, em matéria creditada à revista Solo Moto, teria a montadora decidido também deixar a categoria e o anúncio seria realizado na próxima sexta feira.

- Aí sim é uma perda e tanto. Se por um lado a saída da Fórmula-1 deixou uma lacuna no número de carros mas não na importância do evento, caso a empresa deixe também a Moto GP o baque pode ser irreparável e até letal.

- Já não é de hoje que se diz que na Moto GP os gastos são ainda mais absurdos que na Fórmula-1, e a mesma reportagem informa que a empresa gasta cerca de 400 milhões de euro (sim, sem o "S", euro não se altera em seu plural), o que daria cerca de 1,3 bilhão de reais. Para se ter uma noção, a fraca equipe de Fórmula-1 gastava pouco mais de 300 milhões de dólares, algo como 750 milhões de reais.

- Os departamentos motociclístico e automobilístico são indenpendentes entre si, mas a empresa é uma só. Se o sr Takeo Fukui quase chorou ao anunciar a saída da Fórmula-1, agora o homem despenca.

- E a turma vai ficando cada vez maior... Honda na Fórmula-1, Audi na Le Mans, Suzuki e Subaru no WRC e agora a própria Honda na Moto GP. Vem mais por aí, agora tenho certeza.

A dúvida Ferrari

Algarve põe Ferrari na berlinda...


- E no belíssimo Algarve a McLaren com a aerodinâmica para 2009 (que teoricamente deixa os carros mais complicados de se guiar) bate a Ferrari com dois carros de 2008 e pneus slick (teoricamente a melhor combinação do encerramento de ano).

- É chover no molhado se eu disser que não se pode tirar alguma conclusão? Sim, é, mas que são estranhos esses resultados são. Para se ter noção, em Jerez a Red Bull e a Toro Rosso (leia-se Sebastien Buemi) dominou todas as sessões de fim de ano exatamente com carros de 2008 e pneus sclick. E de lavada.

- E que se destaque a beleza do novo autódromo, com linhas clássicas. Já bem disse o Felipe Maciel que o circuito abandona a mesmice das criações de Hermann Tilke, o mentor dos últimos novos circuitos.

- Mais que isso, parece uma comparação boba, mas o novo circuito do Portimão pode trazer de volta a alegria aos portugueses resgatando a tradição do Estoril, não só por ter chances reais de abrigar uma corrida de Fórmula-1, como também por ter inúmeros trechos parecidos com o clássico circuito, que nunca deveria ter deixado o calendário.

- Seja bem vindo Algarve... e logo!!!

Resultados dos testes:

Jerez - Dia 1
Jerez - Dia 2
Algarve - Dia 1
Algarve - Dia 2

12/15/2008

Loeb vence Corridas dos Campeões

Francês pentacampeão mundial de Rali vence Coulthard na final e é campeão na "categoria solo"...



- Após vencer todos os seus adversários, se recuperando do baixo desempenho na "Copa das Nações", vencida pela Alemanha de Schumacher e Vettel, Sebastien Loeb bateu David Coulthard em uma corrida desempate com o buggy escolhido para a final da competição.

- Loeb já o havia vencido com o mesmo carro e Coulthard o venceu com o belo KTW X-bow, que o escocês bateu duas vezes. Uma na "Copa das Nações", quando perdeu para Schumacher, e outra na disputa individual, onde mesmo assim venceu. Nas duas o estrago foi grande.

- As imagens acima são da alemã Eurosport, é a última prova, em qualidade baixa, mas da para ter uma boa noção do que é a disputa realizada dentro do estádio de Wembley, em Londres. Desde já faço questão de parabenizaro colega Rodrigo Mattar pela excelente transmissão para o Brasil pela Sportv.

- Vídeos da Copa das Nações podem ser vistos no Café com F1, de Thiago Raposo.