10/18/2009

Button... campeão com muita justiça!!!

Inglês viu... e venceu...

- E deu a lógica do campeonato no desempate dos bons desempenhos. Explico, antes de falar dessa corrida estranha e boa em Interlagos na tarde deste domingo.

- Após viver o fundo do poço, a equipe de Ross Brawn, que já foi da Honda, conheceu o campeonato dos sonhos em sua "temporada de estréia", entre aspas pois o time em si é o mesmo que disputou os últimos campeonatos sob a bandeira da montadora nipônica. Logo de cara já se percebeu que o campeão sairia da dupla Rubens/Jenson.

- E, se é que e possível, os dois conseguiram dividir o campeonato em duas partes distintas entre si. O primeiro tempo, de Button, e o segundo, de Barrichello. No "primeiro tempo" o inglês foi soberbo, conquistando todas as vitórias que lhe eram possíveis enquanto Barrichello pontuava para tentar seguí-lo, algo que nem sempre conseguia pois chegou até mesmo a ser quarto colocado na tabela em determinado momento.

- Pois no "segundo turno" a coisa virou. O brasileiro se adaptou melhor ao problema que enfrentava com os freios traseiros e com isso conseguiu virar o jogo para cima de Button. Não que tenha sido soberbo, e nem havia como pois a Brawn já não dominava como antes, mas foi bem melhor que o companheiro/rival. De qualquer forma a matemática e também o desempenho jogaram a seu favor, tanto que Rubens reconquistou o sgeundo lugar na tabela e chegou à penúltima etapa em condições ainda de conquistar o título.

- Uma vitória de Barrichello em Interlagos somada à não pontuação de Button os colocariam em condições de quase iguais, e algo teria de ser usado para que o título pudesse ficar em boas mãos, ou seja, de um campeão que conquistasse a taça com justiça. E foi o que aconteceu.

- Enquanto que no início do ano Barrichello não conseguiu uma ótima atuação, melhor que a de Button por exemplo, o inglês atingiu esse objetivo agora no final. No período de domínio de Rubens ele fez uma de suas melhores corridas no ano, indo para cima dos rivais, conseguindo ultrapassagens, dividindo curvas, apertando o ritmo e se defendendo das investidas de rivais que, em algum momento, eram mais rápidos que ele.

- A corrida de Button hoje em Interlagos foi espetacular, e se somou às suas vitórias no ano para que ele pudesse ser bradado como o justo campeão de 2009. Correr como ele correu hoje, na decisão do título foi algo para entrar para a história de Interlagos mais uma vez. Interlagos que viu Alonso campeão em 2005 em vitória de Montoya, em 2006 com a primeira vitória de Felipe Massa em casa, de Raikkonen em 2007 quando ele saiu de terceiro colocado para campeão e de Hamilton em 2008 literalmente na última curva. Que sina desse autódromo que esta se tornando a Suzuka dos tempos modernos, proporcionando as última 5 decisões de título.

- Barrichello por sua vez, após momento espetacular quando conquistou a pole nesse sábado, sai de Interlagos com a moral renovada. O recordista de corridas na categoria reconquistou o respeito de boa parte do público brasileiro, que injustamente o criticou por tanto tempo. Após a prova as arquibancadas parabenizavam Button e agradeciam Barrichello, muitos em tom de desculpas por duvidas anteriores. Ele teve a oportunidade de mostrar seu valor e o fez.

- Jamais cairia no chavão de dizer que ambos são vencedores na temporada pois só há um campeão, e esse é Button, mas ambos conquistaram vitórias distintas em suas carreiras e, como vinha ressaltando Rubens nos últimos dias, em suas vidas particulares.

- Pode parecer piegas a lição de Rubens Barrichello, mas é válida... ele diz que nunca se deve desistir de algo que se deseja e, mesmo quando você viver o fundo do poço é preciso batalhar e trabalhar, sem abaixar a cabeça pois as coisas conspiram a nosso favor. E ele provou que esse chavão é verdadeiro. Não acabou ainda, mas já é possível dizer que esse foi um belo campeonato.

Universo conspirando

Tempo abre e, depois do caos do sábado, corrida deve ser normal...


- Quando a Fórmula-1 chegou à São Paulo para a penultima prova do ano, as impressões eram de que o campeonato estava decidido à favor de Button. O que Barrichello e Vettel torciam era para que algo de muito diferente acontecesse para que Button eventualmente tivesse algum tipo de problema. E a chuva era boa para Vettel, não para Barrichello.

- No fim das contas o mau tempo chegou e o treino de classificação foi um dos mais confusos da história da categoria. Dessa forma, como é normal nessas condições, o diferente aconteceu. Barrichello sai na pole com Vettel e Button lá atrás. A chuva foi boa para o piloto da casa.

- Para a corrida a chuva poderia se tornar um problema. Não que o brasileiro não guie bem na chuva, muito pelo contrário, mas seu carro notadamente não rende tão bem quanto os rivais nessas condições. O ideal para um grid como esse seria tempo bom e uma corrida com menos possibilidade de acidentes ou Safety Car. Mas como torcer por tempo bom depois de um final de semana tão confuso?

- Eis que hoje, pouco antes das 8 da manhã o Sol apareceu. O dia amanheceu chuvoso e feio, embora não prometesse chuva forte. Neste exato momento o Sol toma conta das zonas oeste e sul de São Paulo. Não é que o improvável aconteceu? E segundo as imagens de satélite que você pode ver acima não deve chover mais pois as nuvens estão se dirigindo para oeste, rumo ao Oceano Atlântico. Essa imagem foi feita as 3 da manhã e essas nuvens de chuva já passaram pela cidade, na garoa que relatei acima.

- Parece que as coisas conspiram a favor de Rubens neste final de campeonato. Já da para dizer que o título, seja nas mãos de Button ou Barrichello, está em boas mãos. Ambos fizeram um excelente campeonato. O inglês na primeira, e o brasileiro na segunda metade do certame.

- Desde 2005 o campeonato mundial de Fórmula-1 tem uma característica, que é a decisão acontecer em Interlagos. Mas outro detalhe vem se repetindo desde 2006, que é muita emoção nas decisões que vem acontecendo sempre na última etapa. Que assim seja mais uma vez.