9/15/2007

Raikkonen pole

Dentro da pista, volta de Spa e fim de treino tornam a agradar...


- Uma pena realmente o caso de spionagem que essa semana tomou conta da Fórmula-1. Não fosse isso e gozaríamos ainda mais do belo treino de classificação que deu a pole position para Kimi Raikkonen hoje em Spa na Bélgica. O finlandês conseguiu o tempo de 1:45:994, apenas 17 milésimos de segundo mais rápido que seu companheiro de equipe Felipe Massa que fez 1:46:011. Alonso, que em sua primeira tentativa na superpole rodou foi o terceiro colocado e Hamilton o quarto. Kubica, uma pena, foi o quinto mas perderá 10 posições no grid por ter trocado seu motor hoje pela manhã.

- Um resultado talvez inesperado para a Ferrari que, praticamente sem o título de pilotos, já a virtual campeã do mundial de construtores mesmo sem ter feito o melhor carro. Até por isso é bom largar nas duas primeiras posições logo em uma pista como Spa-Francorchamps.

- Os carros vermelhos mostraram que estão mesmo andando melhor em Spa. O desempenho da McLaren ontem nos treinos livres segundo Felipe Massa se deve ao fato de que a Ferrari não treinou em momento algum com o tanque vazio, pensando em estratégia de corrida e não de classificação. Mais uma bela particularidade dessa temporada, não existe um carro que seja soberano, cada pista apresenta uma alternativa diferente, seja lá quais forem os métodos que tenham sido usados para que se chegasse à esse equilíbrio.

- Raikkonen, assim como em Istambul segue andando desde o primeiro treino melhor que Massa, como diferencial que dessa vez ele pôde garantir a pole. Raikkonen tem a chance amanhã de abrir mais vantagem ainda sobre seu principal rival, que é Massa. Que por sua vez tem amanhã a melhor chance da temporada para vencer uma corrida mesmo sem largar na pole position.

Confira a grid de largada:

Pos  Driver        Team                     Tempo:
1. Raikkonen Ferrari (B) 1:45.994
2. Massa Ferrari (B) 1:46.011
3. Alonso McLaren-Mercedes (B) 1:46.091
4. Hamilton McLaren-Mercedes (B) 1:46.406
5. Kubica BMW Sauber (B) 1:46.996
6. Rosberg Williams-Toyota (B) 1:47.334
7. Heidfeld BMW Sauber (B) 1:47.409
8. Webber Red Bull-Renault (B) 1:47.524
9. Trulli Toyota (B) 1:47.798
10. Kovalainen Renault (B) 1:48.505
11. Fisichella Renault (B) 1:46.603
12. R.Schumacher Toyota (B) 1:46.618
13. Coulthard Red Bull-Renault (B) 1:46.800
14. Button Honda (B) 1:46.955
15. Liuzzi Toro Rosso-Ferrari (B) 1:47.115
16. Wurz Williams-Toyota (B) 1:47.394
17. Vettel Toro Rosso-Ferrari (B) 1:47.581
18. Barrichello Honda (B) 1:47.954
19. Sato Super Aguri-Honda (B) 1:47.980
20. Sutil Spyker-Ferrari (B) 1:48.044
21. Davidson Super Aguri-Honda (B) 1:48.199
22. Yamamoto Spyker-Ferrari (B) 1:49.577

Perdão, eu não aceito

E não consigo falar de pista...


- Hoje a Federação Internacional de Automobilismo conseguiu na minha visão piorar ainda mais o caráter de sua decisão ontem ao final da reunião de seu Conselho Mundial que puniu a McLaren com a perda de todos os seus pontos na temporada 2007 e multa de U$100 milhões.

- A nojentas evidências que a entidade apurou foram reveladas hoje, e podem ser lidas aqui, em matéria do site Grande Prêmio. Clique aqui.

- Delação premiada? Perto do que se vê, que é mais do que prova que os pilotos (pelo menos De La Rosa e Alonso) foram beneficiados por informações confidenciais e ilegais, já seria um belo prêmio que os dois não tivessem suas "super licenças" cassadas.

- Mas agora Fernando Alonso ganha de prêmio por sua delação a chance de ser tricampeão do mundo.

- Perdão aos que acham o contrário, mas à partir do momento que o automobilismo faz parte do meu trabalho isso muda minha vida, mesmo que seja apenas uma pequena parte dela, pois meu trabalho precisa de credibilidade.

- E sigo sem conseguir aceitar que porquê na Fórmula-1 todos espionam todos, casos como esse não devam ser julgados. É natural e claro que a McLaren não levaria uma punição maior pois a justiça definitivamente não é cega, mas sigo orgulhoso de manter minha bandeira levantada.

- O campeonato é menos importante do que isso.

- À partir de agora está completamente liberado fazer o que se quer, a achance que a FIA teve de criar um exemplo e inibir os próximos casos passou...

- E Fernando Alonso foi o mais rápido do dia com Lewis Hamilton em segundo...

9/14/2007

Aconteceu?

McLaren perde pontos no mundial de construtores e leva pra casa multa de 100 milhões de dólares...


- Desde que vi uma esfiha aberta pela primeira vez não pude deixar de confundir com uma pizza. O formato é o mesmo, redonda com recheio no centro e uma borda de massa em volta, só que em tamanho menor. Não mata a fome como uma pizza comum.

- Foi a primeira coisa que me lembrei assim que saiu o veredito da reunião do Conselho Mundial da FIA, uma esfiha aberta. Houve punição, mas não saciou a fome de quase ninguém.

- Dados os fatos que vieram à público durante os últimos meses não havia como esperar nada diferente de uma exclusão da McLaren e de seus pilotos pelo menos para o campeonato 2007, mas não foi o que aconteceu.

- A perda de todos os pontos da equipe no mundial 2007 entrega de bandeja o mundial de construtores à Ferrari, que com isso, não sai decepcionada da sessão, a equipe até mesmo já emitiu um comunicado parabenizando a FIA. Por quê tanta complacência agora?

- A multa de U$ 100 milhões apesar de tudo é extremamente pesada, o que significa 1/3 do orçamento da própria McLaren para uma temporada inteira e talvez seja maior do que o orçamento inteiro da Renault. Resta saber agora que tipo de baque a equipe pode sofrer. Não podemos nos esquecer que a equipe se classificará em último lugar no mundial de construtores e com isso não receberá um centavo sequer de premiação.

- Em relação aos pilotos, que não sofreram punição alguma, acho injusta a decisão. Os dois brigam entre sí agora para ver quem é o campeão, ou seja, beneficiados por ter um carro que segundo a FIA foi feito com base em informações de outra equipe, Alonso ou Hamilton serão campeões da temporada.

- Sobre a já famosa delação premiada aviso: roubarei um banco semana que vem, quem quiser vir comigo não tenha medo, depois de passado o roubo assumirei toda a culpa e não serei considerado culpado. Até onde eu sei, delação premiada funciona em casos onde o delator não se beneficia por um bom tempo para depois delatar o crime.

- E a situação de Alonso? Essa talvez seja agora a mais curiosa das histórias do final da temporada. Ele já tem liberação para rescindir seu contrato com a McLaren, afinal a equipe foi considerada culpada, mas ele o fará? Para onde irá? Como continuará correndo em 2007 para uma equipe que ele entregou?

- E Hamilton, não foi punido por quê? Com o que ele contribuiu? Se não contribuiu com nada não pode se enquadrar na delação premiada, certo?

- É chato falar do que acontece fora das pistas, mas é impossível fechar os olhos. E vale a pena encerrar mais uma vez dizendo que, como sempre, a justiça não é cega.

9/13/2007

Enquanto se espera...

Animação do site espanhol "As" retrata de uma forma muito divertida o caso de espionagem que envolve Ferrari e McLaren...


- Uma animação feita em flahs me divertiu muito esta manhã. Com bonecos no melhor estilo "Lego" travestidos e personagens como Ron Dennis, Lewis Hamilton, Stepney, Coughlan e outros, a historinha retrata todos os grande acontecimentos do caso.

- Clique e veja: Aqui

9/12/2007

FIA: Não usar o Brasil de exemplo

Afinal por aqui a pizza já saiu do forno...


- A primeira das punições que esperávamos (pelo menos no Brasil) não aconteceu. Agora resta a torcida para que amanhã um pouco mais de justiça seja feita, onde não se pode dizer nem sequer que terminou em pizza. Dada a enrolação, aqui terminou em espaguete.

- Que não se use o Brasil de exemplo amanhã, afinal, este não é um país sério.

9/10/2007

Como ficaria a pontuação e porquê

Se a McLaren e seus pilotos perderem seus pontos no mundial, Raikkonen seria líder...

- Caso o campeonato 2007 perca a McLaren com seus pontos e os pontos de seus pilotos a classificação como não poderia deixar de ser sofreria uma grave mudança.

- O finlandês Kimi Raikkonen seria o líder do mundial com 6 vitórias (agregando Malásia, Hungria e Itália) e 92 pontos.

- Massa seria o segundo colocado com fogo na disputa pois ele estaria hoje os mesmos 5 pontos atrás, com 85 e as mesmas 6 vitórias (agregando Mônaco, EUA e Alemanha).

- Heidfeld ainda estaria matematicamente na disputa com 73 pontos e uma vitória, a do Grande Prêmio do Canadá, até isso pode acontecer, será que devolverão a taça assim como fizeram com Fisichella em 2003 em Interlagos?

Confira as mudanças:

Austrália:

Raikkonen segue com sua vitória = +0 pts.
Heidfeld sobe de 4º para 2º = +3
Massa sobe de 6º para 4º = +2


Malásia:


Raikkonen sobe de 3º para 1º = +4pts.

Heidfeld sobe de 4º para 2º = +3

Massa sobe de 5º para 3º = +2


Bahrein:


Massa segue com sua vitória = +0pts.

Raikkonen sobe de 3º para 2º = +2

Heidfeld sobe de 4º para 3º = +1


Espanha:

Massa segue com sua vitória = +0pts.

Heidfeld e Raikkonen abandonaram +0


Mônaco:

Massa sobe de 3º para 1º = +4pts.

Heidfeld sobe de 6º para 4º = +2

Raikkonen sobe de 8º para 6º = +2


Canadá:


Heifeld sobe de 2º para 1º = +2pts.

Raikkonen sobe de 5º para 4º = +1

Massa foi desclassificado


EUA:


Massa sobe de 3º para 1º = +4pts.

Raikkonen sobe de 4º para 2º = +3

Heidfeld abandonou


França:


Raikkonen mantém vitória = +0pts.

Massa mantém 2º lugar = +0

Heidfeld sobe de 5º para 4º = +1

Inglaterra:


Raikkonen mantém vitória = +0pts.

Massa sobe de 5º para 3º = +2

Heidfeld sobe de 6º para 4º = +2


Alemanha:


Massa sobe de 2º para 1º = +2pts.

Heidfeld sobe de 6º para 5º = +1
Raikkonen abandonou = +0


Hungria:


Raikkonen sobe de 2º para 1º = +2pts.

Heidfeld sobe de 3º para 2º = +2

Massa sobe de 14º para 12º = +0


Turquia:


Massa mantém vitória = +0pts.

Raikkonen mantém 2º lugar = +0

Heidfeld sobe de 4º para 3º = +1


Itália:


Raikkonen sobe de 3º para 1º = +4 pts.

Heidfeld sobe de 4º para 2º = +3

Massa abandonou = +0


Resultado:


Raikkonen = 92pts. (+18)

Massa = 85 (+16)

Heidfeld = 73 (+21)


É assim que o campeonato pode ficar após a reunião da próxima quinta feira em Paris no que alguns sabiamente já chamam de GP de Paris.

9/09/2007

Virando a página da história

Pensando apenas pelo lado da justiça...


- Nos últimos dias muito se falou sobre a reabertura do caso de espionagem dentro da Ferrari que será reaberto na próxima quinta feira em Paris, sobre a "colaboração" de Fernando Alonso que teria entregue de vez a McLaren ao conselho e até mesmo sobre alguma nova evidência que talvez nem seja mesmo os tais e-mails que Alonso recebeu de De La Rosa e mandou para a FIA.

- Também nos últimos dias, enquanto nem sequer atualizava o blog, conversei com algumas pessoas à respeito e ouvi coisas boas e ruins, como é normal a qualquer caso, pelo menos para quem gosta de filtrar aquilo que ouve.

- Pois bem, sei que não só no mundo da Fórmula-1 como em quase todos os cantos do mundo em que vivemos existem coisas erradas, maracutaias, lobby, máfia... enfim, muita coisa que muitas vezes não conseguimos seuqre imaginar. Porém, mesmo sabendo que tudo isso existe eu não sou obrigado a concordar e ficar de braços cruzados porquê essas coisas são normais, afinal de contas, eu sou um cara que não joga nem papel na rua, por mais que muitas pessoas joguem, emporcalhando cidades como São Paulo e Rio de Janeiro por exemplo.

- O McLarengate, que é uma definição melhor que Stepneygate, a anterior, praticamente já fez a minha cabeça. Pessoas pequenas, para não dizer insignificantes, conseguiram já manchar o mundial 2007, um dos melhores (e não o melhor) dos últimos anos.

- Hoje tenho convicção que a McLaren teve acesso às informações do dossiê Ferrari e que, infelizmente, fez uso dessas informações, algo que eu não tinha muita certeza de início pois sempre penso pelo lado positivo.

- Aí alguém vem me dizer: "Ah, mas a McLaren não pode ser punida, isso mancharia o campeonato e a imagem da Fórmula-1". Pois que manchem, eu não sou obrigado a aguentar que a Fórmula-1 tenha permita uma palhaçada como essa, e se isso acontecer, aí sim a imagem estaria arranhada, pelo menos comigo.

- Outro vem dizer: "Ah, mas se Raikkonen ou Massa forem campeões o título não terá valor pois seus rivais foram punidos". Não, não concordo, afinal de contas se a McLaren fez uso mesmo das informações ferraristas está explicado o porquê os ferraristas estão em situação tão complicada.

- Um terceiro vem dizer: "O mundo é assim mesmo e você não vai mudá-lo". Mais um motivo para que eu continue pensando de uma forma livre, sem mudar meu pensamento para proteger ninguém ou alguma coisa, o que é muito comum por aí. Prefiro continuar assim.

- Muitos defendem que a Fórmula-1 não é um esporte e sim uma competição. Eu concordo em partes pois toda competição deve ser disputada em bases esportivas, ou seja, de igualdade. A temporada 2007 do mundial de Fórmula-1 não está sendo disputado dessa forma, isso claro, ao que tudo indica.

- Não quero saber porquê Alonso denunciou a McLaren, pois de fez agiu corretamente, mas sou contra anistia também pois se sabia desde o início é mais um que levou vantagem e ficou quieto. Agora é fácil fazer isso, quebrar seu contrato e viver melhor em outro lugar. Torço por sinal para que isso aconteça pois é um belíssimo piloto, o melhor da nova geração, e merece um lugar onde esteja feliz, mesmo sem vitórias.

- O choro de Ron Dennis pode ser explicado facilmente. Confiou nas pessoas erradas. Se fez parte do esquema lágrimas de crocodilo. Se não agiu de má fé que chore também pois sabe que é responsável pelas pessoas que estão debaixo de seu nariz e vê os sorrisos por vitórias conquistadas durante a temporada se transformarem em algo falso que talvez à partir de quinta feira alguém possa dizer que não aconteceu.

- Se a McLaren for punida severamente no conselho de Paris deixará no ar a interessante pergunta: "O crime compensa?", pois talvez caso não houvesse entrado no esquema a McLaren teria conquistado vitórias da mesma forma, ou um pouco menos, porém muito mais do que a nulidade de pontos que a equipe pode entrar na próxima semana.

- E torço para que a Fórmula-1 passe por essa crise. Ilesa não passará com certeza, com punição ou sem, mas espero que justiça seja feita para que não fique doído assistir Fórmula-1 daqui para frente.

- Daqui há alguns anos tudo isso se tornará uma vaga lembrança em nossas memórias. As estatísticas comandarão os estudos sobre a primeira década deste século e quando alguém folhear alguma publicação para ver quem obteve mais vitórias e títulos nessa fase da história com certeza será tentado a prestar mais atenção aos números de Michael Schumacher.

- E mais uma vez. Aqui não estou defendendo o lado da Ferrari como se fossem isentos de quaisquer críticas, simplesmente estou criticando duramente um assunto triste sobre o qual se tem informações mais sólidas do que se viu nos últimos anos.

- A Fórmula-1 não morrerá jamais. Portanto, se necessário, mandem-na para a UTI e viremos a página da história.

Uma grande resposta

Vitória de Alonso explica de vez a situação da Fórmula-1 em 2007...


- A vitória de Fernando Alonso hoje explica muito mais que qualquer "Lista de Ocorrências" a situação do mundial 2007. Independente de que forma tenha conseguido isso, vencer em Monza, e grande casa da Ferrari, onde a equipe tradicionalmente se dá bem, é uma prova de que a McLaren tem hoje um carro muito melhor que o da Ferrari.

- Uns dirão que a McLaren está melhor pois teve acesso à informações privilegiadas, o que cada vez mais está se tornando evidente, mas a grande verdade é que o time de Alonso e Hamilton fez o carro do ano.

- A vitória foi fácil, largando na pole, tendo pego mais que ninguém desde a semana passada "a mão" da pista ele largou de forma simples, sentindo até um certo receio segundo suas próprias palavras de ser tocado por alguém pois a pista não permite qualquer erro até mesmo pela falta de espaço.

- Atrás dele Felipe Massa partiu para cima de Hamilton, colocou o carro à frente, mas depois de um toque entre os dois e do corte de caminho feito por Hamilton ficou mesmo em terceiro lugar. Mas somente até a 9ª volta, quando ele de forma estranha parou nos boxes abandonando uma volta depois alegando problemas na parte traseira do carro.

- A principal Ferrari na pista então era a de Raikkonen que, partindo para uma estratégia de parada única, conquistou a segunda posição de Hamilton depois da segunda parada do inglês. Motivo que acabou gerando o mais belo momento da prova quando na volta 42 Hamilton recuperou o segundo lugar com uma ultrapassagem na primeira chicane, com os dois fritando pneus e quase tocando rodas. Foi bonito de se ver, Hamilton chegou a entrar de lado na curva para conquistar a posição e dedicou a manobra à todos os membros da equipe McLaren dizendo que fez isso por eles.

- Outros pilotos se destacaram com ultrapassagens em pista. Button sobre Rosberg, Rosberg dando o troco por fora na mesma chicane, e também Kubica sobre o próprio Rosberg recuperando posição que perdera nos boxes.

- O grande destaque de Monza é que agora Fernando Alonso está apenas 3 pontos atrás de Hamilton no mundial e isso esquentará e muito as próximas etapas caso não sejam punidos.

- A prova teve apenas dois abandonos, o de Massa e o de Coulthard na segunda volta que acabaou gerando a entrada do Safety Car, tirando isso não houve grandes alternativas, pelo menos não na pista, mas isso é assunto para outro post.

Resultado final e classificação do mundial (clique para ampliar):