2/22/2008

Barcelona - Dia 3

Terceiro dia de testes em Barcelona, Nakajima líder...


- Sim, o teste foi ontem, mas o "Mundo Veloz" está encontrando problemas de atualização devido à compromissos profissionais que assumi nos últimos dias, prometo aos amigos que sempre visitam este espaço que em breve tudo estará normalizado.

- E o teste apresentou mais uma surpresa, comum aos dias que antecedem à abertura de um mundial tão aguardado quanto este. Frases como esta sempre funcionam, afinal, são quatro meses sem assistir uma corrida sequer.

- Kazuki Nakajima e sua Williams terminaram o dia à frente dos demais em Barcelona. 13 pilotos estiveram presentes no primeiro dia de testes com pista seca na pista espanhola durante esta semana. Desnecessário portanto afirmar que por enquanto os tempos obtidos nesta sessão são os melhores da disputa.

- Kazuki, que gostou de ter guiado nos dois últimos dias com pista molhada, afirmou que mesmo assim a equipe não conseguiu cumprir o cronograma apresentado para o dia de trabalho. De qualquer forma elogiou mais uma vez o novo carro da Williams que, junto à Red Bull, surpreendem na pré-temporada.

Barcelona - Dia 3 - 21/02/2008
Pos  Piloto      Equipe             Tempo     Vls
1. Nakajima Williams-Toyota 1:22.153 32
2. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:22.185 64
3. de la Rosa McLaren-Mercedes 1:22.208 92
4. Massa Ferrari 1:22.213 95
5. Rosberg Williams-Toyota 1:22.248 108
6. Webber Red Bull-Renault 1:22.477 81
7. Coulthard Red Bull-Renault 1:22.499 102
8. Badoer Ferrari 1:22.535 102
9. Alonso Renault 1:22.657 61
10. Glock Toyota 1:22.901 109
11. Piquet Renault 1:23.286 104
12. Kobayashi Toyota 1:24.132 56
13. Hulkenberg Williams-Toyota 1:24.222 59
Mais...
- Você se lembra dos pilotos que vestiram o macacão da Williams recentemente? Então clique na foto abaixo para ampliar. Os nomes estão estampados na pintura comemorativa que o time usa na pré-temporada 2008.

2/20/2008

Barcelona - Dia 2

Sem McLaren na pista mais uma vez molhada, Felipe Massa registra o melhor tempo do dia...


- O dia amanheceu ruim mais uma vez em Montmeló, Barcelona. Chuvas torrenciais impediram que as equipes trabalhassem duro na parte da manhã e nenhum tempo significativo foi registrado. À tarde, mesmo com pista ainda molhada, as coisas melhoraram um pouco e Felipe Massa conseguiu registrar o melhor tempo do dia, 1:30:673, cerca de meio segundo mais rápido que o australiano Mark Webber da Red Bull. Na terceira posição o italiano Luca Badoer, piloto de testes da Ferrari, 6 décimos pior que Felipe.

- Hoje 9 carros foram à pista. 11 se apresentaram, mas Nelsinho Piquet da Renault e Kazuki Nakajima da Williams não registraram tempo, tendo passado apenas uma vez pelo setor de cronometragem, o que fez com que cada uma tivesse para si uma volta registrada. E como a ordem do dia é reclamar de alguém à qualquer momento, a chuva foi motivo de reclamações. Nelsinho Piquet chegou a dizer que é difícil demais ser paciente quando se perde dois dias de trabalho por causa do mau tempo.

- Já Fernando Alonso foi um pouco mais otimista e, embora se sentindo prejudicado, afirmou que foi uma ótima oportunidade para se treinar com pista molhada e sem o controle de tração. Taí, boa pedida, Alonso.

Barcelona - Dia 2 - 20/02/2008
Pos  Piloto      Equipe              Tempo      Vls
1. Massa Ferrari 1:30.673 46
2. Webber Red Bull-Renault 1:31.213 43
3. Badoer Ferrari 1:31.288 33
4. Coulthard Red Bull-Renault 1:31.654 44
5. Alonso Renault 1:31.731 28
6. Rosberg Williams-Toyota 1:31.963 97
7. Glock Toyota 1:32.407 33
8. Trulli Toyota 1:32.571 47
9. Hulkenberg Williams-Toyota 1:33.102 53
10. Nakajima Williams-Toyota no time 33
11. Piquet Renault no time 1
E mais...

- BMW explica que problemas na pré-temporada apareceram devido à evolução mais agressiva do novo modelo da equipe. Porém, membros de time afirmam que era necessário ousar para que se pudesse atingir as rivais que se posicionaram pouco à frente em 2007. E ninguém se diz arrependido;

- Elementar meu caro Watson. Toro Rosso afirmou que iniciaria temporada com o carro do ano passado, mas Sebastian Vettel se diz muito animado com o desempenho do novo carro da Red Bull. A explicação: As duas equipes devem usar modelos similares mais uma vez nesta temporada. Se o carro realmente andar bem algumas confusões devem vir à tona;

- Entre as dez marcas com maior visibilidade na Fórmula-1 em 2007, cinco patrocinam a McLaren: Vodafone (a mais vista), Mercedes-Benz, Hugo Boss, Mobil e Aigo. Por um lado parece muito bom, mas será que o caso de espionagem não significa que estas cinco empresas não gostariam que acontecesse exatamente o contrário?

- Ainda tivemos entre as dez Marlboro, Shell, Red Bull, Bridgestone e ING.

EUA:

- Seria hoje o dia da unificação de Champ Car e IRL. O anúncio oficial ainda não foi feito mas ao que tudo indica nada deve fugir dos planos, sendo que os carros da IRL serão oferecidos às equipes da Champ Car junto com 1,2 milhão de dólares;

- Newman Hass já teria inclusiva adquirido 3 chassis Dallara. O futuro de algumas equipes, como a Rocketsports, que havia assinado com o brasileiro Enrique Bernoldi, e da Minardi ainda é incerto;

A1:

- Mudança no time brasileiro da categoria: Saem Clemente Faria Jr. e Sergio Jimenez, entram Bruno Junqueira (que retorna) e Xandinho Negrão. E a equipe não sai do zero à zero;

Polêmica na Stock Car:

- O paulista Renato Russo resolveu "botar a boca no trombone" quanto à segurança na Stock Car. Em entrevista ao jornal "O Estado de São Paulo", à Erica Akie, ele afirmou que pilotos tomam uísque antes da largada, fumam maconha, cheiram cocaína não é de hoje. E nada fazem para que isso não mais ocorra;

- Segundo ele, que se envolveu no acidente que matou o paranaense Rafael Sperafico na última etapa do campeonato da Stock Light em 2007, o grande problema é a negligência também dos pilotos, que usam capacetes por mais de dez anos e se desfazem de equipamentos de segurança que deveriam ser obrigatórios;

- Palavra oficial da categoria (que não aceita nada que não seja oficial), representada por Carlos Col, detentor dos direitos da Stock Car no Brasil: “Estamos realmente perplexos. Estou na categoria há muito tempo, primeiro como piloto e agora como promotor, e nunca vi ou ouvi nada deste tipo. É imprudente falar uma coisa dessas sem apresentar fatos concretos. Não existe qualquer indício de que isso tenha ocorrido. O antidoping faz parte do nosso regulamento neste ano, seguindo a mesma linha da FIA.”

- Um e-mail divulgado pela assessoria de imprensa da categoria conta também com as seguintes declarações:

- Paulão Gomes: “Nunca tive conhecimento de um fato desses. E olha que tenho mais de 45 anos de automobilismo. Tenho dois filhos correndo na Stock Car e se imaginasse que existe a possibilidade de isso acontecer jamais os deixaria correr. É complicado em um esporte de risco usar drogas, seria suicídio!”

- Luciano Burti: “Isso não existe. O uso de drogas ou bebidas no automobilismo não ajuda ninguém. Teremos o antidoping porque é importante e não para justificar qualquer fato.”

- Ingo Hoffmann: “Nunca vi nada disso na categoria, mas o mais relevante em tudo isso é a realização do exame, como acontecem em vários esportes. Agora faz parte do regulamento e temos de botar em prática.”

- Cacá Bueno: “Entendo a indignação do Renato, levando em conta o momento que ele passou, mas não concordo que os pilotos sejam desunidos. A criação da comissão, que visa principalmente à segurança, mostra que as falhas existem, mas que tanto nós, quanto a própria Stock Car, estamos em busca de melhores condições."

- "Só quem passou por uma situação como a minha sabe o que eu senti", disse Renato Russo também por meio de sua assessoria no final da tarde. Vale lembrar que ele perdeu cerca de 30% do intestino no acidente. Também disse que não quis prejudicar a categoria e seu comentário foi um pouco mais abrangente que isso;

- O caso será enviado ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Esportiva), o mesmo que absolveu o jogador Dodô no ano passado e Romário na última semana. Isso quer dizer que nada acontecerá. A CBA informa que lamenta o comentário generalizado feito por Russo, que deveria ter apontado os nomes;

- Nossa lei não permite que comentários sejam feitos mais à fundo, caso contrário nomes apareceriam em alguns lugares e provavelmente também sairiam da boca de Renato Russo. Mas é bem verdade que a Stock brasileira é uma categoria melindrada demais.

Barcelona - Dia 1

Com tempo ruim, Fórmula-1 volta à Barcelona e vê Williams na frente em dias de poucos carros na pista...


- Se com pista seca já é difícil analisar o patamar das equipes apenas pelo desempenho apresentado nas sessões de testes coletivos o que dizer com um treino em pista molhada?

- Mas quando a implacável água dá as caras nada pode ser feito. E foi assim que se deu o primeiro dia de testes coletivos da Fórmula-1 em sua volta à Barcelona, em treinos que acontecem até a próxima quarta feira.

- Nico Rosberg foi o mais rápido do dia em uma sessão que contou com a participação de apenas oito carros, sendo dois de cada equipe presente: Williams, Red Bull, Renault e Toyota. E Kazuki Nakajima, companheiro de Rosberg foi o segundo colocado, sendo que quem fechou o "pódio" do dia foi o australiano Mark Webber da Red Bull.

Barcelona - Dia 1 - 19/02/2008
Pos  Piloto      Equipe             Tempo     Vls
1. Rosberg Williams-Toyota 1:30.675 73
2. Nakajima Williams-Toyota 1:32.370 96
3. Webber Red Bull-Renault 1:32.599 26
4. Alonso Renault 1:32.820 16
5. Coulthard Red Bull-Renault 1:32.924 22
6. Trulli Toyota 1:33.283 57
7. Piquet Renault 1:40.073 8
8. Kobayashi Toyota no time 1

2/18/2008

Barcelona-II

Os trabalhos de início de ano tem sequência esta semana em Barcelona...

- Mais uma vez a Fórmula-1 vai à Barcelona nesse início de ano. O principal palco de testes da categoria recebe os mais velozes carros do mundo para uma sessão de treinos que começa esta semana e termina apenas na próxima. A partir de amanhã todas as equipes da Fórmula-1 ajustarão os últimos detalhes para a estréia no mundial 2008, dia 16 de março na Austrália.

- A ausência do controle de tração, do freio motor e de alguns outros auxílios eletrônicos, tal como a padronização da central eletrônica fez com que os times resolvessem testar à exaustão todas as novidades.

- É sabido sim que os resultados pouco importam nesses treinos coletivos, mas é possível avaliar muitas tendências do patamar onde se encontram algumas equipes e pilotos. Em especial, na minha opinião, no desempenho entre companheiros de time.

- Por enquanto temos acompanhado uma Ferrari que não se confrontou amplamente com suas rivais, Red Bull e Williams brigando entre as grandes, Renault ameaçando se recuperar, McLaren mais ou menos no mesmo patamar, bem como a Honda, e uma BMW sem tomar para si as grandes atenções que tomou no ano passado. Dessa turma toda quem está blefando? Certamente alguém... e amanhã mais uma capitulo dessa história começará a ser escrito.

E mais...

- Anthony Davidson sequer sabe se será piloto da Super Aguri na temporada 2008 embora seu nome esteja praticamente confirmado. De qualquer forma ele aproveita para, mais uma vez, chamar atenção para a situação conflitante da equipe com o seu caixa. Falta dinheiro, a equipe testerá apenas três dias antes do início da temporada, os profissionais do time ainda não conhecem os sistemas e segundo o piloto os dois carros estarão no final do grid. Tola a Honda que tem duas equipes à disposição para testes e que não investe nada além do acordado entre montadora e Aguri Suzuki, o proprietário do time B;

- O fato é que a Super Aguri, que poderia trocar informações importantes com a Honda, sequer vai participar das sessões que acontecem essa semana. Apenas à partir da próxima segunda feira eles estarão na pista para se prepararem para a temporada 2008. Será que assim é possível entender porque a Honda vai tão mal e porque só dinheiro não faz um time campeão?

- Para Bernie Ecclestone o racismo é algo que deve ser comabtido sim, mas sem tanto alarde por parte da Fórmula-1, onde considera, os casos foram isolados. Ponto. Segundo a "União Contra o Facismo" na Europa, os comentários do chefão da categoria são inaceitáveis pois eles acreditam que Bernie deveria deixar claro que a Fórmula-1 não tolera mensagens racistas;

- Para Bernie foi um caso isolado e uma campanha só atenderia aos anseios de quem procura por isso, o que foi alvo de críticas da entidade que combate o racismo. Okay, acho que o tema deve ser abordado e que deva-se investir em seu combate, mas também acho que não se deve fazer tanto alarde contra casos isolados, como me parece ter sido o ocorrido em Barcelona;

- Gené aposta em Alonso para a primeira prova do mundial apesar de acreditar que a Ferrari ainda é o melhor carro do grid. Para ilustrar que seu compatriota bicampeão do mundo poderá ser a grande surpresa do grid ele usou uma famosa frase e disse que Alonso é "um lobo em pele de cordeiro". Mas tem gente que pode entender mal a colocação caso tenha tempo apenas para ler as manchetes utilizadas pelo mundo afora por muitps veículos;