7/19/2008

Cheio de vontade

Lewis Hamilton deixa Massa para trás e sai na frente na Alemanha...


- Foi nos descontos... é o que diriam os narradores de futebol. A pole position para o Grande Prêmio da Alemanha estava entre o inglês e o brasileiro, que disputavam volta a volta desde ontem a ponta da tabela de tempos. Um dos dois levaria, o resto brigava pela terceira posição, inclusive os devidos companheiros d equipe.

- Hamilton foi mais rápido no Q1, Massa no Q2. Na superpole a definição ficaria a cargo da estratégia. Largar na ponta ou assegurar voltas a mais na pista amanhã para ganhar posição no box? A rsposta seria dada no Q3 mas por incrível que pareça não ficou claro.

- Massa arrepiou em sua primeira volta quando fez o melhor tempo, cerca de 6 décimos de segundo mais rápido que Lewis, com um surpreendente Alonso em segundo. Raikkonen e Kovalainen foram mal.

- Na sequência Raikkonen imprimiu o segundo tempo sem bater Massa mas Hamilton tirou um coelho da cartola e fez 1:15:666 conquistando a pole position com Massa em segundo quase 2 décimos de segundo atrás dele.

- E Raikkonen na sequência foi perdendo posição para Kovalainen, Alonso e até Jarno Trulli, caindo para a sexta posição. Enquanto dois dos três co-líderes do mundial brigam pela vitória o outro amargará uma corrida um pouco mais complicada amanhã, a não ser que chova.

- E cmo ficará a briga pela vitória? São dois pilotos que quando largam na pole fzem excelentes corridas, vantagem para Lewis. Massa em contrapartida tem se mostrado um pouco menos afoito quando não larga na posição de honra, condição que só teve chance de mostrar quando larga atrás do companheiro. Seria assim também com Hamilton?

- E o combustível? Massa parecia leve quando fez sua primeira volta no Q3, Hamilton porém mostra que também pode estar leve pois mesmo com o combustível para a prova já em seu carro o tempo que ele fez lhe daria a segunda posição na tabela de tempos de ontem pois seu companheiro de equipe fez exatamente 1:15:666, o tempo de Hamilton no Q3 de hoje.

- Apostas complicadas... você arrisca?

7/18/2008

McLaren na frente

Hamilton e Kovalainen fazem dobradinha na sexta em Hockenheim...


- Mais uma vez a McLaren resolve fazer frente á favoritíssima Ferrari no mundial 2008. Dessa vez o palco é Hockenheim, onde no próximo domingo acontece o Grande Prêmio da Alemanha com três pilotos dividindo a liderança do campeonato com 48 pontos cada: Hamilton, Massa e Raikkonen.

- No dia em que apenas 4 pilotos andaram na casa de 1 minuto e 15 segundos, os dois pilotos da equipe prateada foram os melhor logo pela manhã quando Hamilton fez 1:15:537 contra 1:15:666 de seu companheiro de equipe. Na sessão da tarde Felipe Massa resolveu esboçar uma reação quando dominou pelo menos metade da sessão com uma boa volta, 1:15:722. No finalzinho porém, Hamilton tirou um enorme coelho de sua cartola e fez 1:15:025.

- Kovalainen dessa vez não acompanhou seu companheiro de equipe e ficou atrás dos dois ferraristas na quarta colocação. Raikkonen andou boa parte do tempo perto da metade do pelotão e não foi ameaça à Massa e Lewis em momento nenhum, nem mesmo quando todos partiram com tanques vazios e pneus novos para baixar o tempo e subir na tabela.

- Todos não... Felipe Massa, que liderava o treino, não foi para a volta final e abriu mão de brigar pela primeira posição da sexta feira deixando uma pergunta no ar: Hamilton realmente o superou ou isso só aconteceu pelo fato do brasileiro sair da disputa no final? Estaria a Ferrari escondendo o jogo para a manhã?

Mais...

- Atrás deles a briga pela metade do pelotão continua acirrada. O principal piloto da Red Bull ficou uma posição à frente do principal da Renault. Mark Webber foi o quinto e Alonso o sexto com diferença de pouco mais de um décimo.

- Só depois vem a BMW, acostumada a não andar na frente no primeiro dia de treinos da GP. Kubica e Heidfeld foram apenas oitavo e nono colocados, nessa ordem. Amanhã eles melhoram, tem sido assim.

- Vettel 11º, Bourdais 18º. É muita diferença para uma equipe pequena. Parece que o alemão está mesmo empolgado com o anúncio de sua contratação pela Red Bull.

- Button e Barrichello seguem de mãos dadas após declaração de Ross Brawn de que os dois podem permanecer em 2009. 13º para o inglês e 14º para o brasileiro. Não são más posições.

Previsão:

- Amanhã a previsão de chuva é de cerca de 80% com 62% de umidade relativa do ar com temperatura variando entre 17 e 26 graus.

- Domingo um pouco menos, 65% de chances de chuva e o mesmo percentual de umidade relativa, sendo que as temperaturas deve, variar entre 18 e 29 graus.

- O que se passa com a Fórmula-1? Tanto tempo sem chuva e de repente, desde o ano passado, praticamente não se vê 3 corridas seguidas com pista seca. Impressionante.

Treinos Livres - Sexta feira - Combinados:
Pos Piloto       Equipe               Tempo
1. Hamilton McLaren Mercedes 1:15:025
2. Kovalainen McLaren Mercedes 1:15:666
3. Massa Ferrari 1:15:722
4. Raikkonen Ferrari 1:15:760
5. Webber Red Bull-Renault 1:16:017
6. Alonso Renault 1:16:163
7. Rosberg Williams-Toyota 1:16:355
8. Kubica BMW Sauber 1:16:363
9. Heidfeld BMW Sauber 1:16:377
10. Coulthard Red Bull-Renault 1:16:378
11. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:16:422
12. Trulli Toyota 1:16:530
13. Button Honda 1:16:542
14. Barrichello Honda 1:16:677
15. Piquet Renault 1:16:734
16. Glock Toyota 1:16:781
17. Nakajima Williams-Toyota 1:16:821
18. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:16:860
19. Sutil Force India-Ferrari 1:17:008
20. Fisichella Force India-Ferrari 1:17:047

Grande Prêmio da Alemanha

Grober Preis von Deutschland


Corrida
Pos Piloto      Equipe                Tempo
1. Hamilton McLaren-Mercedes 1h31:20.874
2. Piquet Renault + 5.586
3. Massa Ferrari + 9.339
4. Heidfeld BMW Sauber + 9.825
5. Kovalainen McLaren-Mercedes + 12.411
6. Raikkonen Ferrari + 14.403
7. Kubica BMW Sauber + 22.682
8. Vettel Toro Rosso-Ferrari + 33.299
9. Trulli Toyota + 37.158
10. Rosberg Williams-Toyota + 37.625
11. Alonso Renault + 38.600
12. Bourdais Toro Rosso-Ferrari + 39.111
13. Coulthard Red Bull-Renault + 54.971
14. Fisichella Force India-Ferrari + 59.093
15. Nakajima Williams-Toyota + 1:00.003
16. Sutil Force India-Ferrari + 1:09.488
17. Button Honda + 1 lap

Melhor volta: Heidfeld, 1:15.987

Não classificados/abandonos:

Piloto Equipe Vl

Barrichello Honda 52
Webber Red Bull-Renault 41
Glock Toyota 37
Qualificação
Pos PIloto       Equipe               Q3        Vls
1. Hamilton McLaren-Mercedes 1:15.666 13
2. Massa Ferrari 1:15.859 16
3. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:16.143 17
4. Trulli Toyota 1:16.191 21
5. Alonso Renault 1:16.385 19
6. Raikkonen Ferrari 1:16.389 19
7. Kubica BMW Sauber 1:16.521 20
8. Webber Red Bull-Renault 1:17.014 20
9. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:17.244 22
10. Coulthard Red Bull-Renault 1:17.503 20
Q2
11. Glock Toyota 1:15.508 17
12. Heidfeld BMW Sauber 1:15.581 14
13. Rosberg Williams-Toyota 1:15.633 16
14. Button Honda 1:15.701 15
15. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:15.858 15
Q1
16. Nakajima Williams-Toyota 1:16.083 10
17. Piquet Renault 1:16.189 7
18. Barrichello Honda 1:16.246 10
19. Sutil Force India-Ferrari 1:16.657 10
20. Fisichella Force India-Ferrari 1:16.963 10
Treino Livre 3
os Piloto       Equipe              Tempo     Vls
1. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:15.621 18
2. Massa Ferrari 1:15.693 21
3. Hamilton McLaren-Mercedes 1:15.839 21
4. Alonso Renault 1:15.943 18
5. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:16.037 24
6. Trulli Toyota 1:16.133 25
7. Piquet Renault 1:16.161 21
8. Webber Red Bull-Renault 1:16.196 19
9. Raikkonen Ferrari 1:16.380 19
10. Rosberg Williams-Toyota 1:16.405 20
11. Button Honda 1:16.447 22
12. Coulthard Red Bull-Renault 1:16.515 19
13. Nakajima Williams-Toyota 1:16.530 18
14. Glock Toyota 1:16.636 27
15. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:16.808 23
16. Heidfeld BMW Sauber 1:16.906 24
17. Sutil Force India-Ferrari 1:16.938 20
18. Barrichello Honda 1:17.189 20
19. Fisichella Force India-Ferrari 1:17.312 22
20. Kubica BMW Sauber 1:17.469 15
Treino Livre 2
Pos  Piloto       Equipe              Tempo     Vls
1. Hamilton McLaren-Mercedes 1:15.025 37
2. Massa Ferrari 1:15.722 31
3. Raikkonen Ferrari 1:15.760 34
4. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:15.990 37
5. Webber Red Bull-Renault 1:16.017 25
6. Alonso Renault 1:16.230 38
7. Rosberg Williams-Toyota 1:16.355 41
8. Kubica BMW Sauber 1:16.363 36
9. Heidfeld BMW Sauber 1:16.377 40
10. Coulthard Red Bull-Renault 1:16.378 35
11. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:16.422 41
12. Trulli Toyota 1:16.530 45
13. Button Honda 1:16.542 38
14. Barrichello Honda 1:16.677 28
15. Piquet Renault 1:16.734 42
16. Glock Toyota 1:16.781 44
17. Nakajima Williams-Toyota 1:16.829 21
18. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:16.860 14
19. Sutil Force India-Ferrari 1:17.008 39
20. Fisichella Force India-Ferrari 1:17.047 37
Treino Livre 1
Pos  Piloto       Equipe              Tempo     Vls
1. Hamilton McLaren-Mercedes 1:15.537 22
2. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:15.666 19
3. Massa Ferrari 1:15.796 22
4. Alonso Renault 1:16.163 22
5. Raikkonen Ferrari 1:16.327 23
6. Rosberg Williams-Toyota 1:16.606 27
7. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:16.618 25
8. Heidfeld BMW Sauber 1:16.719 20
9. Nakajima Williams-Toyota 1:16.821 26
10. Piquet Renault 1:17.063 26
11. Coulthard Red Bull-Renault 1:17.108 18
12. Button Honda 1:17.131 28
13. Glock Toyota 1:17.185 28
14. Webber Red Bull-Renault 1:17.268 11
15. Fisichella Force India-Ferrari 1:17.471 30
16. Barrichello Honda 1:17.500 24
17. Trulli Toyota 1:17.556 29
18. Sutil Force India-Ferrari 1:17.784 29
19. Kubica BMW Sauber 1:18.779 8
20. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:21.506 16

7/17/2008

Solução caseira (e boa)

Sebastian Vettel é anunciado pela Red Bull para 2009...


- Após anunciar a aposentadoria a partir do final desta temporada o escocês David Coulthard deixou o primeiro lugar oficialmente vago para 2009 na Fórmula-1. Não demorou muito e a equipe buscou uma solução - interna mesmo - para o problema. A sensação Sebastian Vettel, 21 anos, protagonista de algumas cenas interessantes na Fórmula-1.

- Sua história na categoria começou em 4 de agosto de 2006 quando Robert Kubica foi escolhido para o lugar do demitido Jacques Villeneuve na BMW. Vettel apareceu como piloto de testes da equipe e naquela temporada o terceiro piloto também testava na sexta feira. 29 pilotos foram para a pista na segunda sessão e o mais rápido foi exatamente este alemão precoce, que fez o tempo de 1:28:091, deixando Felipe Massa e sua Ferrari na segunda posição com 1:28:164.

- A primeira prova foi mais uma vez pela equipe e também substituindo outro piloto. Foi no Grande Prêmio dos Estados Unidos do ano passado quando Robert Kubica não pôde correr - após sofrer o terrível e famoso acidente em Montreal. É verdade que não foi uma estréia brilhante, mas o bom carro e a cautela durante a prova lhe permitiram chegar na oitava colocação e conquistar seu primeiro ponto na Fórmula-1 logo na estréia.

- O péssimo desempenho do norte americano Scott Speed, seguido de alguns desentendimentos públicos com a Toro Rosso, fez com que ele fosse mandado embora não só da equipe como também do universo da Fórmula-1, que não quer saber do garoto marrento até hoje. E mais uma vez - após acordo com a BMW - Sebastian Vettel ganhou espaço no meio de uma temporada, sendo o escolhido para defender a Toro nas sete provas restantes do mundial do ano passado. O palco? Mais uma vez Hungaroring.

- Vettel demorou a mostrar algo, mas é inegável que o desempenho da equipe melhorou após sua chegada e o primeiro a sentir isso foi seu companheiro de equipe Vitantonio Liuzzi, que aproveitou para beliscar a zona de pontuação durante as corridas.

- Quando a Fórmula-1 chegou à Ásia Vettel se deu bem. Debaixo do dilúvio de Fuji no Grande Prêmio do Japão ele era terceiro colocado quando, com Safety Car em pista, acertou a Red Bull do australiano Mark Webber que era o segundo e os dois abandonaram. Vettel chegou a ser considerado culpado pelo acidente e punido pela FIA mas, uma semana depois, um vídeo amador postado no Youtube provou que o real culpado foi Lewis Hamilton, que realizava alguns brake tests à frente dos dois. A cena que entrou para a história naquele GP foi o choro do garoto alemão que fazia até alí a corrida de sua vida.

- Mas o destino é sábio. Chegou o Grande Prêmio da China e Vettel pôde ter a chance de assombrar a Fórmula-1. Após se livrar de uma punição de perder 10 lugares no grid devido ao ocorrido no Grande Prêmio do Japão ele acabou sendo punido mais uma vez, perdendo 5 postos, por atrapalhar o finlandês Heikki Kovalainen no treino e sua posição de largada acabou sendo 17º. A corrida foi realizada em condições instáveis de clima mas em nenhum momento chegou a chover forte e Sebastian levou sua Toro Rosso até a quarta colocação no final da prova, atrás de Felipe Massa. Seu contrato para 2008 estava garantido.

- Em 2008 Vettel é o 15º colocado no mundial com 5 pontos - a Toro Rosso demorou para estrear o novo carro, que não é tão bom - 3 a mais que seu companheiro de equipe Sebastién Bourdais. Vettel abandonou pela menos 4 provas na primeira volta mas mesmo assim era tido como o substituto natural de David Coulthard, posto que agora ele alcançou.

- A Red Bull é uma equipe que cresce a cada ano. 2009 deve ser um ano e tanto para o piloto alemão que não deve ter dificuldades para bater Mark Webber, seu futuro companheiro de time. Vettel deve ser presença fácil nos pontos e quem sabe ele conquiste seu primeiro pódio, algo meio difícil de se imaginar na atual equipe.

- Dessa forma não poderia ser diferente, Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull acredita que esta não foi em nenhum momento uma decisão difícil de se tomar. Creio aliás, que a decisão já havia sido tomada há algum tempo. Apenas esperaram o Grande Prêmio da Grã Bretanha para anunciar a retirada de Coulthard em casa e o Grande Prêmio da Alemanha para fazer o mesmo com Vettel com sua ida para o time principal. Esses caras são bons de marketing.

- E Vettel já deu seu recado: "Estou indo para um lugar que tem uma ótima atmosfera, que é a Red Bull, igual à Toro Rosso. Aqui você pode ser quem é, não precisa fingir ser outra pessoa."

- E agora se fecha uma vaga na Red Bull, destinada a um piloto com um pouco mais de experiência e abre-se uma na Toro Rosso para pilotos que ainda não tem tanto status, provavelmente um apadrinhado da Red Bull. Ou Bruno Senna é o principal candidato?

7/15/2008

Quem perde menos pontos?

Esse é o tema da coluna "Mundo Veloz" de hoje no F1 Mania...


- Seria essa uma temporada tão brilhante pelo fato de termos 3 pilotos empatados na liderança do mundial de Fórmula-1? Ou será que seus grandes protagonistas andam jogando alguns pontos fora?

- Confira na coluna "Mundo Veloz" de hoje no "F1 Mania": Quem perde menos pontos?

7/14/2008

Ferrari, Mundo Veloz e F1 Mania em Interlagos

Uma volta no principal autódromo da América Latina...



- Aproveitando o final de semana da GT3 em Interlagos, o "Mundo Veloz" anunciou associação com o "F1 Mania". Com a ocasião, recebemos o convite da equipe Positron, dos pilotos Antonio Jorge Neto e Renato Catallini, para dar uma volta de carona na Ferrari F430 que os dois utilizam na disputa da categoria.

- Confira com detalhes o vídeo que foi feito por Victor Berto, responsável pelo site.

Dodge Viper

Encerrando a série...


- Encerrando a série "interior de um GT3" você pode ver o volante "Momo" que equipa o carro vencedor de ontem. O Dodge Viper Coupé pilotado por Lico Kaesemodel e Alceu Feldmann, a dupla 100% oriúnda da Stock Car.

Ferrari F430

Delicie-se com mais esta maravilha da GT3 Brasil...


- Aqui o interior da Ferrari F430, pilotada ontem por Antonio Jorge Neto e Renati Catallini.