1/24/2008

Valência - Tempos combinados

Kovalainen é o mais rápido da semana...


- Há sempre que se descontar o fator pista, que muda de um dia para outro, mas é interessante acompanhar os melhores tempos da semana no grid virtual dos testes coletivos da Valência dessa semana.

Valência - Combinados - 21 à 24/01/2008
Pos  Piloto        Equipe      Tempo      Dia
1. Kovalainen McLaren 1:11:000 3
2. Raikkonen Ferrari 1:11:189 4
3. Massa Ferrari 1:11:662 3
4. Nakajima Williams 1:11:971 4
5. Hamilton McLaren 1:11:994 4
6. Kubica Williams 1:12:095 4
7. Vettel Toro Rosso 1:12:109 4
8. Alonso Renault 1:12:360 3
9. Rosberg Williams 1:12:493 3
10. Heidfeld BMW 1:12:526 4
11. Webber Red Bull 1:12:594 3
12. Glock Toyota 1:12:600 4
13. Fisichella Force India 1:12:705 4
14. Piquet Renault 1:12:949 4
15. Bourdais Toro Rosso 1:12:973 4
16. Trulli Toyota 1:13:133 4
17. De la Rosa McLaren 1:13:163 2
18. Hulkenberg Williams 1:13:306 4
19. Sutil Force India 1:13:409 3
20. Asmer BMW 1:13:669 2
21. Button Honda 1:13:689 4
22. Coulthard Red Bull 1:13:944 2
23. Barrichello Honda 1:14:588 3
24. Liuzzi Force India 1:15:095 2
25. Wurz Honda 1:15:440 2
26. Kogure Honda 1:16:954 3

Valência - Dia 4

Quase como 2007...


- Encerrado o quarto dia de testes coletivos da Fórmula-1 em Valência. Quase da forma como se deu a temporada passada. O que vimos no ano passado foi uma disputa entre McLarens e Ferraris pelas quatro primeiras posições, algo que só não aconteceu hoje por culpa de Nakajima, que colocou sua Williams na quarta colocação 8 décimos acima do melhor tempo.

- Melhor tempo que foi conquistado por Kimi Raikkonen com 1:11:189, 17 milésimos de segundo mais rápido que seu compatriota Heikki Kovalainen da McLaren com Felipe Massa em terceiro. Depois de Nakajima, o quarto, aí sim veio Lewis Hamilton, andando pelo segundo dia seguido atrás de seu companheiro com Kubica em sexto, BMW por enquanto andando atrás das Williams.

- Dessa vez à bordo do novo Honda esteve Jenson Button, que depois de 76 voltas ficou apenas à frente do outro carro da equipe, piloto por Takashi Kogure. O carro do japonês era o do ano passado... sim, aquela bomba.

Valência - Dia 4 - 24/01/2008
Pos  Piloto      Equipe              Tempo     Vls
1. Raikkonen Ferrari 1:11.189 88*
2. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:11.206 89*
3. Massa Ferrari 1:11.831 96*
4. Nakajima Williams-Toyota 1:11.971 107*
5. Hamilton McLaren-Mercedes 1:11.994 84*
6. Kubica BMW-Sauber 1:12.095 78*
7. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:12.109 95
8. Heidfeld BMW-Sauber 1:12.526 105
9. Glock Toyota 1:12.600 39*
10. Fisichella Force India-Ferrari 1:12.705 62
11. Piquet Renault 1:12.949 93*
12. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:12.973 89
13. Webber Red Bull-Renault 1:13.060 91*
14. Trulli Toyota 1:13.133 15*
15. Hulkenberg Williams-Toyota 1:13.306 74
16. Button Honda 1:13.689 76*
17. Kogure Honda 1:15.703 25

* Carros de 2008
E mais:

- O prêmio Laureus 2008, o "Oscar do Esporte" tem três nomes da Fórmula-1 envolvidos na premiação deste ano. Kimi Raikkonen é o principal deles, e concorre ao prêmio de melhor esportista do ano contra o jogador Kaká, do Milan e da seleção brasileira, Roger Federer, número 1 do tênis, mais Tiger Woods do golfe, Tyson Gay do atletismo e Michael Phelps, o grande rival de Thiago Pereira na natação;

- Lewis Hamilton foi indicado ao prêmio de revelação do ano contra, entre outros, Casey Stoner da Moto GP, o sérvio
Novak Djokovic, terceiro colocado no ranking de tênis da ATP, entre outros. Tyson Gay também concorre nesta categoria;

- A Ferrari também foi indicada à melhor equipe de 2007 contra o Milan, a seleção australiana de críquete, seleção iraquiana de futebol campeã da Ásia, seleção feminina da Alemanha campeã do mundo, e a seleção de rugby da África do Sul;

- A premiação acontece no próximo dia 18 de fevereiro da Rússia.

- Bruno Senna está em Dubai para a etapa de abertura da GP2 asiática e se diz impressionado com o volume de dinheiro que o país movimenta. Porém, mostrou-se resignado ao falar sobre o que deve, ou não, sobrar para os pilotos: “Hoje mesmo, durante o coquetel de apresentação do campeonato, os organizadores anunciaram que a Samsonite será a patrocinadora principal. Mas já sei que não vou ganhar nem uma mochila”.

R.E.M

Foto vencedora do 1º concurso de fotografia da Stock Car Brasil não tem um carro como tema principal...


- Sérgio Sanderson, renomado fotógrafo das pistas brasileiras foi o vencedor do 1º Concurso de Fotografia da Stock Car Brasil. Okay, parabéns à ele, levou pra casa um prêmio de R$20.000,00. A única dúvida... pode mesmo uma foto que não tem como tema principal um carro, e sim uma garota, ganhar um prêmio de fotografia automobilística? O vencedor foi Márcio Scavone, também renomado nome da fotografia brasileira, mas no quesito publicidade.

- Fabiano Dallmeyer foi o segundo colocado e ganhou de presente uma passagem ida e volta à Nova Iorque e Bruno Terena, foi o terceiro colocado levando pra casa um notebook. Entendendo ou não a escolha... parabéns aos três.

Valencia - Dia 3

Andando com o tanque quase vazio Heikki Kovalainen foi o mais rápido no terceiro dia de testes coletivos...


- "Queríamos ver como o carro se comportava andando leve", assim Kovalainen explicou seu desempenho no terceiro dia de testes coletivos em Valência, na Espanha. E pelo jeito o carro se comportou bem pois, sem analisar a estratégia de cada um, ele foi o mais rápido do dia entre os pilotos que andaram ontem.

- Além disso ele credenciou seu desempenho ao novo molde de banco, algo que o incomodava mas que já é problema do passado. Segundo o finlandês por enquanto é possível se conformar com a quarta colocação, algo normal para o piloto e para o time nesse início de ano. Ninguém duvida que a McLaren será forte, difícil é acreditar que no início do ano eles briguem de cara pela vitória, por tudo aquilo que aconteceu no ano passado e que deixou resquícios para 2008.

- A segunda colocação ficou com o brasileiro Felipe Massa, 662 milésimos atrás de Kova, Raikkonen foi o terceiro e Hamilton o quarto lembrando um pouco os rumos tomados pela temporada passada quando McLaren e Ferrari dividiam as quatro primeiras posições entre si. Nakajima foi o quinto colocado à bordo de um modelo 2007 com componentes de 2008, o chamado híbrido.

- Ontem foi possível também à quem esteve em Valência, assistir à estréia do novo carro da Honda, pilotado por Rubens Barrichello. O desempenho? Mesmo com tanto investimento, com a chegada de Ross Brawn e com promessas de que 2008 seria melhor ele foi apenas o 16º entre 17 pilotos. Natural, foi a primeira vez que o carro foi à pista. Todos torcemos para que tudo seja diferente.

Mais uma vez a torcida espanhola lotou o autódromo Ricardo Tormo, onde acontecem os testes, para ver o bicampeão Fernando Alonso. Impressionante a paixão do torcedor local pelo controverso piloto que ontem foi apenas o 6º colocado mais uma vez. Está difícil recuperar o desempenho do primeiro quando provavelmente com o tanque vazio ele foi o mais rápido do dia com o carro do ano passado. Parece que serviu para chamar atenção. Hoje é Nelsinho quem testará o R28.

- E ainda sobre a torcida é impossível ignorar as manifestações anti Hamilton e McLaren. Vide abaixo.


- O "Mundo Veloz" está defasado sempre em um dia com relação ao resultado dos testes, mas seguimos acompanhando todo o burburinho deste início de ano.

Valência - Dia 2 - 23/01/2008
Pos  Piloto      Equipe              Tempo     Vls
1. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:11.000 92*
2. Massa Ferrari 1:11.662 81*
3. Raikkonen Ferrari 1:11.850 108*
4. Hamilton McLaren-Mercedes 1:12.076 115*
5. Nakajima Williams-Toyota 1:12.255 93
6. Alonso Renault 1:12.360 111*

7. Rosberg Williams-Toyota 1:12.493 117*

8. Webber Red Bull-Renault 1:12.594 87*
9. Heidfeld BMW-Sauber 1:12.976 51
10. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:13.015 63
11. Glock Toyota 1:13.129 95*
12. Kubica BMW-Sauber 1:13.230 121*
13. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:13.307 118
14. Sutil Force India-Ferrari 1:13.409 98
15. Trulli Toyota 1:13.547 96*
16. Barrichello Honda 1:14.588 36*
17. Kogure Honda 1:16.954 40

* Carros de 2008
E mais:

- Falando em Honda, o diretor esportivo da equipe Nick Fry afirmou ontem ao mundo que entende a péssima temporada vivida por Barrichello e sua desmotivação. Segundo ele Button se comprometeu desde o início da temporada e Barrichello ficou devendo, mas não poderia ser diferente para um piloto que havia disputado 15 temporadas na categoria e de repente encontra um carro terrível pela frente. Coerência? Sim, sem dúvida, mas se o carro de 2008 andar um pouco mais ele fica sem desculpa para Rubens;

- Kimi Raikkonen afirmou ontem também que não sabe se continua na Fórmula-1 após o término de seu contrato com a Ferrari ao final de 2009. Para ele seria muito interessante disputar alguma categoria de Rali. Mas afirmou, mesmo que continue na Fórmula-1 ele será piloto da Ferrari, equipe que definiu como a última que ele pilotará em sua passagem pela Fórmula-1. Uma rara demonstração de calor do finlandês;

- Chamou atenção: Steve Johnson, diretor administrativo da Champ Car informou ter ficado decepcionado pelo fato de, mesmo com 2 milhões de dólares para investir na categoria, o campeão da Fórmula Atlantic Raphael Mattos ter se transferido para a Indy Pró-Series. Segundo ele é necessário agora rever alguns conceitos do programa de formação de pilotos para a categoria que a cada ano que passa perde mais espaço nos EUA;

- Stock Car anuncia recordes de público batidos na temporada passada: 401 mil pessoas, contra 365 de 2006, assistiram os eventos da categoria segundo a organização, sem contar o público de Buenos Aires. Brasília e São Paulo-III foram as provas mais assistidas com 46000 pessoas nas arquibancadas e camarotes. O maior crescimento foi São Paulo-II passando de 22 para 34 mil. A única queda foi Santa Cruz do Sul que caiu de 41 para 39 mil. São números oficiais, questionáveis em 80% das provas que estive presente, mas oficiais. Carlos Col, presidente da Vicar, que organiza a categoria afirmou que para que o público aumente é necessário investimento nos autódromos. É melhor esperar deitado, Col... até sentado cansa;

- Nos testes matutinos de hoje Raikkonen foi o mais rápido seguido de Kovalainen, Massa e Nakajima. Daqui a pouco tem mais.



1/23/2008

Valência - Dia 2

Felipe Massa volta a liderar uma sessão de testes...


- O Sol voltou a dar as caras em Valência, na Espanha, onde acontecem os testes coletivos da Fórmula-1 esta semana. E quem voltou também foi a normalidade na tabela de tempos, que novamente é liderada por um carro da Ferrari, com os dois pilotos do time.

- Ao que tudo indica as equipes estão andando em ritmo de corrida, com longas seqüências de volta, o que facilita um pouco mais a compreensão de como estão os trabalhos dos times para 2008, afinal, todos estão andando com tanque cheio e alguns inclusive tem feito suas melhores volta nessa configuração, provavelmente devido ao pneu ainda novo.

- Massa ainda não havia liderado nenhuma sessão este ano. Vale lembrar que em 2007 ele foi o mais rápido em 90% das sessões de treinos e comprovou sua velocidade no início da temporada, que foi abafada por problemas no carro em Melbourne e um erro em Sepang. Desta vez porém, Raikkonen parece um pouco mais consistente que o piloto brasileiro e deve levar vantagem no início da temporada. Levar vantagem porém não significa ser beneficiado pela equipe, certo?

- Um dos destaques desse teste de ontem foi a estréia da nova Williams na mão de Nico Rosberg. O bom alemão se colocou em terceiro lugar, atrás apenas das Ferrari. Mais destaque ainda para sua declaração dizendo que o "carro é bom mas nem tanto, pode melhorar...". Seria a tão aguardada volta da Williams mesmo que aos poucos?

Valência - Dia 2 - 22/01/2008
Pos  Piloto      Equipe             Tempo     Vls
1. Massa Ferrari 1:12.182 97 *
2. Raikkonen Ferrari 1:12.721 100 *
3. Rosberg Williams-Toyota 1:12.838 80 *
4. Kovalainen McLaren-Mercedes 1:13.026 100 *
5. de la Rosa McLaren-Mercedes 1:13.163 107 *
6. Alonso Renault 1:13.316 133 *
7. Nakajima Williams-Toyota 1:13.473 89
8. Vettel Toro Rosso-Ferrari 1:13.627 86
9. Asmer BMW-Sauber 1:13.669 44
10. Bourdais Toro Rosso-Ferrari 1:13.675 73
11. Heidfeld BMW-Sauber 1:13.779 80 *
12. Trulli Toyota 1:13.820 69 *
13. Coulthard Red Bull-Renault 1:13.944 70 *
14. Glock Toyota 1:14.095 76 *
15. Liuzzi Force India 1:15.095 64
16. Wurz Honda 1:15.440 49
* Carros de 2008
E mais:

- Flavio Briatore deixa explícito que Nelsinho Piquet será o segundo piloto de Fernando Alonso em 2008. Não que ninguém soubesse, mas faltava uma confirmação oficial que veio no formato de uma frase: "Nelsinho é um cara inteligente e não criará problemas para Alonso". Agora sim, tudo confirmado;

- Com o uso de apenas uma central eletrônica para todas as equipes foi possível banir da Fórmula-1 as ajudas à pilotagem. Porém, segundo Jarno Trulli algumas equipes já descobriram como utilizar uma espécie de controle de largada, que impede que os carros patinem no início da prova. É de se prestar bem atenção nisso;

- Diante de um novo pedido para se sediar uma prova noturna na Fórmula-1, dessa vez realizado pela Malásia, surgiu uma boa declaração de David Coulthard dizendo que a Fórmula-1 corre em Mônca dentro do túnel e ninguém diz que aquele é o trecho mais perigoso da pista. Parece coerente;

- E hoje a nova Honda está na pista, nas mãos de Rubens Barrichello. É o tão aguardado sucessor daquele que, proporcionalmente, foi um dos piores carros de Fórmula-1 que eu já vi. Tão ruim que só chamava atenção para a pintura, amada por uns e odiada por outros. Força, Honda;

- E dessa vez Max Mosley afirmou que equipes que forem flagradas espionando deverão ser expulsas do campeonato, sem dó. Ou seja, ele quis dizer que da próxima vez o regulamente será cumprido pois já era previsto na cartilha da FIA (presidida por Mosley) a exclusão. A frase dele pode ser facilmente traduzida para: "Da próxima vez eu prometo que cumpro o regulamento pois da última vez eu não cumpri..."!!!



1/22/2008

Sem condições...

Neblina impede que primeiros testes em Valência se realizem de forma satisfatória...


- Ontem em Valência apenas dois carros foram à pista. Fernando Alonso com a nova Renault e Nico Hulkenberg com a Williams, que não chegaram sequer à travar uma disputa em pista visto que seus tempos foram muito diferentes e a Williams ainda apresentou problemas mecânicos. E tudo isso devido à neblina que baixou no autódromo Ricardo Tormo.

- O teste teve ares de cerimônia, afinal de contas serviu de base para que as duas equipes mostrassem os modelos com os quais disputarão a temporada 2008. A Williams como já havia outrora anunciado não fez nenhuma festa nem tão pouco alarde. A Renault por sua vez soube ser discreta também.

- Apresentando mais uma pintura comemor Frank Williams e 50.000 voltas em corridas) a equipe inglesativa (alusiva aos 500 Grandes Prêmios, 600 dea estampou no carro o nome de todos os funcionários da equipe e também o nome de todos os patrocinadores que já ilustraram seus carros. Claro, não é possível identificar cada um mas, mesmo que de forma minúscula, eles estão lá. Clique na foto para ampliar sem a esperança de ler cada nome.

- A Renault mostrou pequenas evoluções e aderiu à nova moda do "bico e bagre", com a ponte criada pela McLaren e usada também por Red Bull, Toyota e mais. Realmente parece que a tendência para os próximos anos é vermos carros com chifres e pontes. Torço para que a FIA se preocupe um pouco mais com o visual de seus carros e comece à proibir esses aparatos. Fernando Alonso não deve brigar por vitórias no início da temporada, mas no segundo semestre será comum a presença do espanhol no pódio.

Valência - Dia 1 - 21/01/2008
Pos  Piloto       Equipe             Tempo      Voltas
1. Alonso Renault 1:13.027 39
2. Hulkenberg Williams-Toyota 1:14.559 20
E mais:

- Espanhóis mostram na foto abaixo que ainda não esqueceram Hamilton. Seria essa imagem uma alusão à escapada de Hamilton semana passada em Jerez ou ao auxílio indevido que recebeu no Grande Prêmio da Europa no ano passado?


- Lewis Hamilton recebeu ontem o prêmio Hawthorn de melhor piloto inglês na temporada 2008. Será que teria como escolher outro? Hamilton a parte a safra não é essa maravilha que pintam por aí;

- Felipe Massa também conquistou um prêmio. O de melhor piloto latino-americano do ano passado. A escolha foi feita pela Associação de Cronistas do Esporte à Motor da América. O segundo colocado foi Juan Pablo Montoya e o terceiro o brasileiro Lucas di Grassi;

- Escancarada a cópia para se fugir de um envolvimento com espionagem. Nunca se falou tão abertamente sobre isso mas ontem Willy Rampf, diretor técnico da BMW, afirmou que as calotas que a equipe usará em suas rodas em 2008 realmente são fruto do trabalho da Ferrari, mas aquilo que é visível à todos não tem patente, ou seja, a cópia é livre. Isso todos nós sabíamos, mas nunca ninguém admitiu;

- Testes no Bahrein entre 4 e 6 de fevereiro, além dos dias 9 à 11 foram confirmados assim como no ano passado, mas apenas duas equipes confirmaram presença: Ferrari e Toyota. O custo de viagem é alto e em 2007 muita gente teve de empacotar as coisas e voltar para a Europa por falta de peças de reposição;

- A Gigawave, empresa responsável pelas câmeras On Board na Fórmula-1 contratou para a área de desenvolvimento nada mais nada menos que... Nigel Stepney, e responsável pelo caso de espionagem que envolveu a Fórmula-1 em 2007. É bom tratarem bem esse rapaz, caso contrário as empresas concorrentes da Gigawave terão motivos para sorrir em breve.